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Esfriou! É hora de preparar o PDV para as doenças respiratórias

Esfriou! É hora de preparar o PDV para as doenças respiratórias

Esfriou! E, apesar do charme das estações mais frias do ano, essa época é sempre marcada pelo aumento dos casos de doenças respiratórias, como gripes, resfriados, bronquites, pneumonias e, mais recentemente, Covid-19. Como as farmácias se tornaram hubs de saúde, muitas pessoas procuram esse estabelecimento ao apresentarem os primeiros sintomas de doenças respiratórias. Logo, o inverno costuma ser uma das épocas de maior movimento no PDV farmacêutico. Sendo assim, é essencial que os gestores de farmácias estejam preparados para atender a essa demanda. Ou seja, é preciso oferecer, aos clientes, os produtos e os serviços que eles precisam para se proteger e se recuperar dessas doenças. A seguir, vamos explorar as principais medidas que os gestores de farmácias podem tomar para preparar seus estabelecimentos para as doenças respiratórias do inverno. Continue lendo e confira! Dicas para preparar o PDV em época de maior propagação das doenças respiratórias Com a chegada do frio e a propagação das doenças respiratórias, as farmácias se tornam um importante ponto de referência para a população, que busca produtos e informações sobre prevenção e tratamento dessas enfermidades.  Abaixo, veja algumas dicas que podem ser colocadas em prática! Incentive os seus clientes a terem mais cuidados preventivos Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o médico Rodrigo Biondi, coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital de Brasília, explicou que o clima frio não é o causador da propagação das doenças respiratórias. O especialista entende que isso se deve a uma série de comportamentos da população, como manter as janelas de ônibus e salas de aula fechadas. “Isso gera a impressão que no inverno existem mais doenças respiratórias. Existem, mas não por conta do frio e sim por conta da nossa interação mais próxima. No verão, as pessoas ficam em ambientes mais abertos, como no parque”, declarou Biondi. O médico também disse que: “O inverno não aumenta pneumonia, gripe ou viroses pelo efeito direto da queda da temperatura; elas aumentam pelos comportamentos da população, que fica em ambientes fechados, aumentando o contágio”. Sendo assim, é uma boa prática que a farmácia produza conteúdos para as suas redes sociais, por exemplo, orientando os clientes sobre os cuidados que eles devem adotar. Na pandemia, aprendemos a tomar certos cuidados, como usar máscaras de proteção e álcool em gel 70% ao sair de casa.  Apesar da Covid-19 já estar controlada, esses hábitos podem continuar a ser incentivados. Dessa maneira, não se protege apenas do novo coronavírus, mas também de outras viroses típicas do inverno.  Organize o PDV de forma estratégica É importante que a farmácia esteja organizada e que os produtos para doenças respiratórias estejam facilmente acessíveis e bem sinalizados no layout do PDV. Além disso, é necessário que haja uma boa variedade de produtos, desde medicamentos até produtos de higiene e proteção, como máscaras e álcool em gel. No frio, também costuma crescer a procura por suplementos vitamínicos para aumento da imunidade e dermocosméticos, especialmente para a pele ressecada. Então, aposte nesses itens em seu estoque e organize-os estrategicamente no PDV. Promova a capacitação dos funcionários É fundamental que os funcionários estejam bem informados sobre os produtos e serviços oferecidos pela farmácia, bem como sobre as doenças respiratórias e suas formas de prevenção e tratamento.  Dessa forma, eles poderão oferecer um atendimento de qualidade aos clientes, esclarecendo dúvidas e orientando sobre o uso correto dos produtos. O farmacêutico pode fornecer um breve treinamento aos atendentes, para que eles saibam como prestar esclarecimentos e indicar produtos aos clientes. Promova atendimento no consultório farmacêutico Além de orientar quanto ao uso de remédios e evitar a automedicação, o farmacêutico pode oferecer atendimento personalizado. No consultório, o profissional pode esclarecer dúvidas sobre as doenças respiratórias e indicar o melhor tratamento para cada caso. Em situações mais graves, ele também poderá encaminhar o paciente para atendimento médico. Ofereça testes para Covid-19 Desde o surgimento da nova doença, a oferta de testes para Covid-19 se tornou um serviço essencial nas farmácias.  Os testes rápidos para detecção do vírus são uma maneira rápida e segura de identificar os casos positivos e orientar o paciente sobre as medidas de isolamento e cuidado. Aplique vacinas da gripe As vacinas da gripe são uma forma eficaz de prevenção contra a doença, principalmente em épocas de maior propagação das doenças respiratórias.  As farmácias podem oferecer o serviço de aplicação das vacinas, orientando sobre a importância da imunização e esclarecendo dúvidas sobre o assunto. Crie programas de adesão Os programas de adesão são uma forma de fidelizar os clientes, oferecendo benefícios como descontos em produtos e serviços. Além disso, os programas podem incluir  acompanhamento farmacêutico personalizado. Dessa forma, o profissional poderá se manter em contato com os pacientes, sempre esclarecendo dúvidas e dando orientações. Isso pode ser feito presencialmente, com a ida do paciente até a farmácia, ou por meio de canais digitais, como o WhatsApp. Não esqueça do delivery Se tem uma coisa que aprendemos com a pandemia, é a importância do isolamento social quando estamos com sintomas gripais.  Sendo assim, não é recomendável que uma pessoa com doenças desse tipo vá até a farmácia buscar os medicamentos, tendo em vista que poderia contaminar outros clientes e os funcionários do estabelecimento. Para facilitar a rotina desses pacientes, a farmácia pode criar ofertas especiais via delivery, entregando medicamentos e produtos nos domicílios. Prepare já o seu PDV para a temporada de doenças respiratórias e faça a diferença para os seus pacientes! Fique em nosso blog e conheça também os 5 C’s da comunicação, que vão auxiliar você na gestão farmacêutica.

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Mais Farma leva saúde e qualidade de vida à cidade de Canoas

Mais Farma leva saúde e qualidade de vida à cidade de Canoas

Foi em um churrasco em família que surgiu a oportunidade de abrir a Mais Farma, uma farmácia fundada em 7 de agosto de 2018, em Canoas, e que surgiu com a finalidade de levar ainda mais saúde e bem-estar à comunidade. “Nunca estive neste ramo antes, porém meu primo era gerente de um laboratório farmacêutico. Estávamos em um churrasco com a família e surgiu a ideia, minhas irmãs estavam ansiosas e abraçaram a causa, e então surgiu a Mais Farma. Por meio do conhecimento do primo, José Antônio Gomes, ele conseguiu auxiliar nos primeiros passos da empresa e assim fomos trilhando nosso caminho neste ramo”, explica a proprietária, Ana Paula Rude. Atualmente a Mais Farma conta com duas filiais e planeja até o segundo semestre de 2024 abrir mais duas lojas. Se destaca pelo ótimo atendimento e prestação de serviços para os clientes, preço justo e um mix dos produtos. “Até chegarmos onde estamos, tivemos algumas dificuldades. A primeira, logo no começo, foi a burocracia que o Estado exige. A segunda, com certeza foi encontrar parceiros fornecedores que tinham objetivo comum de crescer. E a GAM neste momento, foi fundamental, nosso fornecedor parceiro desde a inauguração da loja. A GAM é e sempre foi um dos nossos principais parceiros, sempre trabalhando com Ética e Transparência”, garante a proprietária. Planejamento para o futuro Segundo a proprietária, para o futuro a empresa sabe da responsabilidade como empreendedor e como prestador de serviços para a comunidade. “Traçamos metas e desafios, profissionalizamos a equipe através de treinamentos, incentivamos estudo na área afins de prestar cada vez mais ao nosso cliente o atendimento com a capacitação adequada. Queremos sempre passar uma mensagem de Resiliência. Capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. Ter a mente flexível e o pensamento otimista com metas claras a certeza de que tudo passa. Não chegamos até aqui sozinhos. Realizamos parcerias sólidas, equipe motivada e treinada para melhor atender nossos clientes”, enaltece Ana. Trajetória baseada nos valores da farmácia  Toda a história da Mais Farma está baseada nos valores da empresa que são a Inovação, Sustentabilidade, Responsabilidade, Bem-estar dos clientes, Aliança estratégica com nossos fornecedores e colaboradores satisfeitos e comprometidos. “Nós encaramos como pilar fundamental o serviço com equipes de loja bem preparadas para esclarecer as mínimas dúvidas sobre a categoria, como a diferença de crise alérgica de uma gripe. O farmacêutico, principalmente por ser um profissional de saúde, tem que saber orientar o cliente que chega com esse sintoma. Tirar dúvidas sobre produtos que dão ou não sono. Existe um mínimo de dúvidas que o shopper traz sobre tratamento de alergia que ele tem que saber responder. Treinamento se faz algo fundamental para receber o shopper influenciado pela sazonalidade e que espera, na sua jornada no ponto de venda (PDV), sair de lá com suas dúvidas sanadas. A estratégia de atendimento fideliza e gera tráfego, torna a loja um porto seguro para o shopper”, finaliza a proprietária.

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Marketing para farmácia: confira as melhores dicas para o seu negócio!

11 passos para fortalecer o marketing na sua farmácia

Investir em um marketing para farmácia eficiente é muito importante para que você consiga aumentar as suas vendas, manter um bom relacionamento e fidelizar clientes. E engana-se quem pensa que marketing para farmácia é algo que só deve ser pensado por grandes redes. Mesmo quem tem uma pequena drogaria de bairro pode e deve investir nessas estratégias para ter mais sucesso com o negócio. Se você quer saber mais sobre o assunto e aprender quais são os passos necessários para fortalecer o marketing na sua farmácia, continue a leitura! Marketing para farmácia: entenda o conceito e a importância O marketing é uma área bem abrangente e que envolve muita coisa. Philip Kotler, um dos mais renomados autores e pesquisadores do segmento, o define como:  “um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor”. Trazendo essa realidade para o setor farmacêutico, podemos dizer, portanto, que as drogarias devem investir em marketing para que consigam se comunicar melhor com os seus públicos e impulsionar a venda de seus produtos. Investir em marketing para farmácia é importante para que a sua marca seja mais reconhecida, fazendo com que as pessoas desenvolvam uma relação de confiança com o estabelecimento. Ao saberem que a sua farmácia é a melhor da região, que oferece um atendimento de qualidade, presta bons serviços farmacêuticos, tem um mix de produtos variados e pratica um bom preço, dificilmente os consumidores comprarão numa concorrente. Veja 11 passos para melhorar as estratégias de marketing para farmácia Agora que você já entende mais sobre a relevância do marketing para farmácia, vamos apresentar uma série de passos para melhorar as suas estratégias de divulgação. Confira! 1. Conheça bem os seus clientes O primeiro passo para estruturar uma estratégia de marketing para farmácias é conhecer os seus clientes. Somente assim você poderá entender melhor o que eles desejam ao buscar o seu estabelecimento.  Fazer pesquisas com as pessoas que compram de você é uma boa ideia. Dessa forma, você poderá entender, por exemplo, quais são os meios de comunicação que os  seus clientes mais acessam. 2. Adote ações de merchandising no PDV Muito se fala em marketing nas redes sociais e outras mídias, mas as estratégias podem (e devem) ser estruturadas também no próprio PDV. A comunicação visual é muito importante na farmácia e você pode organizar as prateleiras estrategicamente para vender mais. Aqui é interessante, por exemplo, criar “mundos”, como o infantil, o de cuidados para a pele, o de produtos masculinos etc. Nas ações de merchandising no PDV, você também pode usar cartazes e banners para anunciar serviços prestados no consultório farmacêutico, como aplicação de injeções e vacinas, testes rápidos para diagnosticar a Covid-19, aferição da pressão arterial, entre outros. 3. Desenvolva estratégias de marketing colaborativo O marketing colaborativo consiste em compartilhar recursos com outras organizações para aumentar o número de leads, clientes e a influência da marca. Nesse sentido, é bem interessante que a farmácia tenha parcerias com empresas da área da saúde, como: laboratórios, distribuidoras, classe médica e demais profissionais que possam agregar valor ao serviço e mix que a farmácia disponibiliza para seus clientes. Como ponto de partida é importante que um integrante da equipe assuma o papel mais estratégico para avançar com a presença da farmácia e formar novas parcerias. 4. Considere investir em mídia local Muito embora a internet esteja ganhando cada vez mais espaço e se tornando uma das principais plataformas para as ações de marketing, a mídia tradicional ainda tem força, principalmente em cidades pequenas. Por isso, dependendo do caso, pode ser útil considerar investir em anúncios em emissoras de rádio e TV ou jornais locais, por exemplo. Porém, ao fazer essa opção, fuja do tradicional. Ao anunciar em rádio, não fique apenas informando os preços dos produtos, por exemplo. Proponha algo diferente com a emissora, como conversar ao vivo com ouvintes e esclarecer dúvidas, fazer sorteios, concursos etc. 5. Invista no marketing digital Sem sombra de dúvida, não podemos deixar de citar o marketing digital. Aqui podem ser realizadas diversas estratégias, de acordo com a realidade e os objetivos de cada farmácia. As redes sociais, por exemplo, são ótimos canais para estreitar o relacionamento com os públicos por meio de conteúdo interativo. Também são uma ótima opção para fazer anúncios pagos e alcançar uma grande quantidade de pessoas. Ainda no marketing digital, você pode apostar na produção de conteúdo para blog ou canal no YouTube, trazendo dicas de saúde, beleza, bem-estar, entre outras editorias que se relacionam de alguma forma com as farmácias. 6. Desenvolva estratégias de fidelização Mais do que atrair novos clientes, as estratégias de marketing para farmácia são importantes para fidelizar os shoppers. Por isso, é uma boa prática desenvolver estratégias, como os clubes de fidelidade. A sua farmácia pode ter um app com programas de pontos, por exemplo, em que os clientes ganham descontos, brindes ou cashback ao comprarem sempre com você. Os clubes de fidelidade também podem oferecer preços especiais para pacientes que precisam de medicamentos de uso contínuo. Afinal, essas pessoas precisam, todos os meses, comprar os remédios. Logo, fidelizá-las é bem interessante. 7. Considere cadastrar a farmácia em aplicativos de delivery Ao cadastrar uma farmácia em aplicativos de delivery, como Rappi e iFood, é possível obter diversas vantagens de marketing para o estabelecimento.  Entre os benefícios está o aumento da visibilidade, já que a farmácia passa a ser vista por um grande número de usuários que utilizam o aplicativo. Isso pode levar a um crescimento significativo nas vendas. Ao se cadastrar em um aplicativo de entrega, a farmácia pode alcançar um público maior e mais diversificado, incluindo pessoas que não são da região onde ela está localizada. Com isso, é possível expandir seu mercado e alcançar novos clientes. Os aplicativos de entrega também oferecem uma experiência de compra fácil e conveniente para os clientes, permitindo que eles façam seus pedidos rapidamente e recebam os produtos em casa. Isso

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Maio, um mês especial todo dedicado às Mães

Maio, um mês especial todo dedicado às Mães

Maio é um mês diferenciado, um período do ano dedicado às mamães. É uma época onde os corações se voltam para homenagear aquelas que são importantes na vida de cada um e que merecem todo o carinho e gratidão. É um momento de demonstrar o amor que se sente e também de presentear. É por este motivo que se torna uma grande oportunidade para as farmácias que, se planejarem o ambiente, garantirem um estoque variado e promoverem ações específicas para a data, poderão fidelizar ainda mais clientes, especialmente as homenageadas neste período do ano. Sem dúvida, ser mãe é uma dádiva, um momento na vida da mulher que é celebrado e que traz inúmeras mudanças. É uma fase linda, difícil, mas que traz consigo novos hábitos e novos produtos que passam a ser adquiridos, afinal, que futura mamãe não fica de olho nas gôndolas para ver as novidades da linha bebê, quando a criança é pequena, por exemplo? Além disso, toda mãe também precisa de cuidado. Cuidar de si é também um gesto de amor e reflete nas atividades que toda mãe desempenha. É por este motivo que ter uma farmácia preparada para receber este público é um grande diferencial. Em maio, o calendário se torna mais um grande aliado. Com o Dia das Mães, é possível trazer ações que agradem o shopper e proporcionem uma experiência de compra positiva. Que tal ficar atento a essas dicas importantes que separamos para vocês? Mas como fazer diferente na farmácia em maio?                               Não se esqueça que é sempre muito importante conhecer o PDV e promover um aproveitamento da exposição adequada dos produtos nas gôndolas. Neste período do ano, é necessário investir em produtos que poderão ser utilizados para presentear, como os destinados ao bem-estar, cuidados pessoais, beleza, dermocosméticos, entre outros. Toda mãe merece um carinho e quando esses produtos estão à disposição, bem localizados e de fácil identificação, fica muito mais fácil adquiri-los. Para fazer diferente é possível montar uma ponta de gôndola apenas com presentes, kits ou produtos relacionados à mulher e cuidados pessoais. É importante decorar o espaço comunicando a ação. Assim, mesmo que não seja esse o objetivo que levou o shopper até a loja, vai ajudá-lo a lembrar a data e incentivar a compra por impulso. Outra dica é destacar os produtos femininos nas prateleiras, no mesmo espaço que eles já estão atualmente, mas ajudando a lembrar que é o mês das mães e que aquele produto pode ser uma opção de presente. Neste caso, pode ser usada a régua de gôndola, etiqueta diferenciada ou demais materiais de merchandising. É importante é não esquecer dos kits e os combos de produtos. Eles são sempre atrativos e despertam a atenção do cliente, principalmente pela praticidade de encontrar tudo pronto e embalado. Afinal, é difícil encontrar quem não esteja com pressa ou sem tempo para as compras. Agilidade e facilidade são grandes diferenciais. Homenageie as mães, elas merecem Garantir uma decoração diferenciada, voltada ao lado afetivo, desenvolvida especialmente para as mães também é importante. Afinal, quem não gosta de se sentir amada, lembrada e querida? Faça com que todo esse carinho transpareça também nas redes sociais e canais de comunicação que a farmácia possui. É uma forma de disseminar a importância do cuidado e do bem-estar daquelas que são tão importantes. Mãe é especial e merece todo o carinho.

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Gestão farmacêutica: os 5 C’s da comunicação para sua farmácia

Os 5 C’s da comunicação que vão auxiliar na gestão farmacêutica

A comunicação é uma das habilidades mais importantes para qualquer empresa. Na gestão farmacêutica, não é diferente!  Comunicar-se bem não só ajuda a criar um ambiente de trabalho mais produtivo, como também é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização dos clientes. Originalmente proposta pelo autor Mauro Segura, a teoria dos 5 C’s da comunicação moderna tem o objetivo de contribuir para que as empresas possam aprimorar a forma como se comunicam com os seus públicos diversos. Marcelo Salum, CEO & Founder do Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo (IBVV), adaptou a teoria para o setor farmacêutico, em uma publicação do portal Guia da Farmácia. Dada a relevância desse conhecimento para os gestores de farmácias, preparamos um resumo sobre a teoria dos 5 C’s da comunicação para você. Confira, na sequência! Gestão farmacêutica: conheça os 5 C’s da comunicação e como eles podem ser desenvolvidos Uma farmácia bem-sucedida incentiva a busca pelo conhecimento e oferece programas de treinamento e desenvolvimento para sua equipe.  Os 5 C’s da comunicação contribuem diretamente para isso. Conheça-os! 1. Comprometimento “Comprometer-se é fazer de seu dever um prazer”, Marcelo Salum O comprometimento é fundamental para a construção de uma equipe forte e coesa. Por isso,os funcionários devem estar empenhados em atingir os objetivos da empresa e dispostos a trabalhar em conjunto para alcançá-los. Para implementar o comprometimento em sua farmácia, é importante incentivar a participação dos funcionários em atividades relacionadas ao negócio, como reuniões e treinamentos, e estabelecer metas claras para a equipe. 2. Confiança “Celebrar a confiança exige transparência, verdade e ética profissional”, Marcelo Salum A confiança é a base de qualquer relacionamento, incluindo o ambiente de trabalho. Sendo assim, é importante que os colaboradores confiem uns nos outros e na administração da drogaria para trabalhar em harmonia.  Para desenvolver uma cultura voltada para a confiança em sua farmácia, é essencial estabelecer uma comunicação transparente com a equipe e fornecedores, além de demonstrar integridade e ética em todas as ações. 3. Cooperação “A cooperação exige uma visão ampla, bem como, disposição em exercitar e aceitar o novo, independente de preconceitos”, Marcelo Salum A cooperação é essencial para o sucesso da equipe, pois permite que as pessoas trabalhem juntas para alcançar objetivos comuns.  De tal maneira, é necessário estabelecer uma cultura de trabalho em equipe, incentivando a colaboração entre os funcionários. Outra ideia interessante é promover atividades que estimulem a integração da equipe. 4. Comunicação “Para que haja comunicação, é necessário que o emissor expresse a mensagem e que o receptor a entenda!”, Marcelo Salum O quarto C é a comunicação em si, tendo em vista que ela é um dos principais pilares da gestão farmacêutica. É fundamental criar canais de comunicação interna eficazes, como reuniões regulares e sistemas de comunicação interna, além de fornecer feedback constante para os funcionários. Além disso, a gestão farmacêutica também deve se preocupar e desenvolver atividades voltadas para a comunicação externa. Aqui entra uma série de atividades e ações, como produção de conteúdo e gerenciamento de redes sociais, estratégias de marketing digital, trade marketing, organização dos produtos nas gôndolas, gerenciamento de categorias etc.  Afinal, praticamente tudo comunica e passa uma mensagem para as pessoas que entram na farmácia. 5. Capital intelectual “Conhecer seu público-alvo, perfil de seus clientes e os produtos e medicamentos, que serão vendidos, diferem um bom profissional de outro.”, Marcelo Salum Finalmente, temos o capital intelectual! Trata-se do conjunto de conhecimentos e habilidades que os funcionários têm e que podem ser aplicados em benefício da empresa.  Para implementar o capital intelectual em sua farmácia, é importante valorizar e reconhecer as habilidades e conhecimentos dos funcionários. Além, é claro,  de fornecer treinamento e desenvolvimento para que os colaboradores possam aprimorar suas habilidades e se manterem atualizados sobre as tendências do mercado. Implementar os 5 C’s da comunicação pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável. Além disso, contribuirá para aumentar a satisfação dos clientes e melhorar a eficiência dos processos na gestão farmacêutica. O que você achou da teoria dos 5 C’s para a gestão farmacêutica? Interessante, não é mesmo? Então, coloque as ideias apresentadas em prática e garanta os melhores resultados para a sua farmácia. Veja mais conteúdos relevantes em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

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Conheça os 4 pilares importantes de um bom gerenciamento de categorias

Conheça os 4 pilares importantes de um bom gerenciamento de categorias

Imagine a seguinte situação: você entra em uma farmácia procurando por um medicamento para dor de cabeça. No entanto, a loja não tem uma organização clara dos produtos, o que torna difícil encontrar o que você precisa. Frustrante, não é mesmo? É por isso que o gerenciamento de categorias é tão importante e você deve aplicá-lo. O gerenciamento de categorias, vale lembrar, é o processo de organização dos produtos nas prateleiras, visando aumentar as vendas e aprimorar a experiência do cliente.  Nas farmácias, isso inclui categorias como medicamentos, produtos de higiene pessoal, cosméticos, suplementos alimentares, entre outros.  E, para que possa ser feito um bom gerenciamento, existem quatro pilares fundamentais. Continue conosco e saiba quais são eles, a seguir! Veja quais são os 4 pilares do gerenciamento de categorias O consultor judeu-alemão Kurt Salon, fundador da famosa consultoria em gestão e estratégia KSA, elencou os 4 pilares do gerenciamento de categorias. Na sequência, vamos comentar cada um deles, para que você possa organizar melhor a sua farmácia. 1. Introdução eficiente de produtos Esse pilar consiste em inserir novos produtos de forma estratégica, a partir da identificação de oportunidades.  Na prática, isso significa que, ao perceber que uma marca não está satisfazendo os clientes, é preciso buscar outras opções para atender às suas necessidades.  Lembre-se que esse é um processo que requer análise de mercado e um planejamento cuidadoso. A escolha das marcas vendidas em sua farmácia refletem na forma como os clientes a enxergam. Por isso, trabalhe apenas com produtos de boa qualidade. 2. Promoção eficiente de produtos O segundo pilar do gerenciamento de categorias diz respeito à forma como os produtos são promovidos nas gôndolas e prateleiras da farmácia.  Isso inclui não só a disposição dos itens no ponto de venda, mas também as ações de merchandising que apresentem os produtos de forma atrativa e intuitiva para o cliente.  Além disso, é importante garantir que os produtos estejam próximos uns dos outros para incentivar a compra complementar. 3. Sortimento eficiente de produtos Para aumentar o ticket médio da farmácia, é fundamental ter um mix de produtos variado, que atenda às diferentes necessidades dos clientes. É necessário conhecer bem o perfil da clientela para planejar corretamente o estoque e evitar que itens fiquem parados nas prateleiras.  A ideia é que a farmácia seja vista como um local onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos relacionados à saúde e ao bem-estar. 4. Reposição eficiente de produtos Por último, mas não menos importante, está a reposição eficiente de produtos. Isso significa que os itens precisam ser repostos nas gôndolas e prateleiras no tempo certo, para evitar que os clientes tenham que buscar o que precisam em outras farmácias.  Ter um controle de estoque eficiente é fundamental para garantir que nunca falte nada na farmácia, principalmente os itens mais procurados pela clientela. Ou seja, isso é algo que exige um monitoramento constante. Resultados de um bom gerenciamento de categorias para farmácias Um bom gerenciamento de categorias em farmácias pode trazer diversos resultados positivos. Veja, a seguir, os principais deles! Melhora na experiência do cliente Um gerenciamento eficiente de categorias permite que os produtos estejam organizados de forma clara e intuitiva, facilitando a busca do cliente pelo que ele precisa.  Além disso, o sortimento adequado e a promoção eficiente de produtos podem ajudar a fidelizar o cliente e aumentar a percepção de valor da loja. Aumento nas vendas e no ticket médio Ao identificar oportunidades de introdução de novos produtos e de promoção eficiente dos produtos, é possível aumentar as vendas e o ticket médio da farmácia.  Também cabe lembrar que um sortimento eficiente pode ajudar a otimizar o estoque e evitar que produtos fiquem parados, aumentando a rentabilidade da loja. Melhora na gestão de estoque Um gerenciamento eficiente de categorias permite que a gestão de estoque seja mais precisa, evitando o excesso ou a falta de produtos.  Com um controle adequado, é possível evitar perdas financeiras e garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para venda. Redução de custos A eficiência na gestão de categorias pode ajudar a reduzir custos, já que evita o desperdício de produtos e otimiza a utilização do espaço físico da loja. Competitividade no mercado Uma farmácia com um gerenciamento eficiente de categorias pode se destacar no mercado, oferecendo aos clientes uma experiência de compra mais agradável e eficiente.  Isso pode ajudar a fidelizar clientes e atrair novos consumidores, tornando a loja mais competitiva. Agora, propomos uma reflexão: a sua farmácia já segue à risca os 4 pilares do gerenciamento de categorias? Caso ainda não, é importante planejar isso com muita dedicação, para que os resultados positivos que listamos possam ser alcançados. A GAM oferece gratuitamente um amplo acervo de conteúdos gratuitos sobre gestão de categorias. Cadastre-se e acesse agora mesmo! 

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Acessibilidade em farmácias: torne o seu PDV mais inclusivo

Acessibilidade em farmácias: torne o seu PDV mais inclusivo

Tendo em vista que a acessibilidade é um tema de grande relevância na sociedade atual, é interessante que os gestores farmacêuticos fiquem atentos a ele e tornem os seus PDVs mais inclusivos. Isso é importante para garantir que todas as pessoas tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades, independente de suas condições físicas, mentais ou sensoriais.  É importante que você saiba que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 8,4% da população possui algum tipo de deficiência. Ou seja, as empresas precisam estar preparadas para atender a essas mais de 17,3 milhões de pessoas de maneira adequada, garantindo uma experiência de compra inclusiva e satisfatória.  No setor de farmácias, em particular, a acessibilidade é essencial, uma vez que muitas pessoas com deficiência necessitam de medicamentos e produtos de saúde para o seu dia a dia.  Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 37% das pessoas com deficiência afirmaram consumir mensalmente em drogarias e farmácias.  Queremos ajudá-lo a investir em melhorias no seu PDV. Por isso, preparamos este artigo sobre a importância da acessibilidade em farmácias e como tornar esse ambiente mais inclusivo. Continue a leitura e fique bem-informado. Por que investir na acessibilidade em drogarias? Investir na acessibilidade em drogarias é fundamental para garantir que todas as pessoas tenham um ambiente inclusivo e possam usufruir dos serviços prestados.  Além de ser uma obrigação legal, a acessibilidade é importante para atender bem e fidelizar todos os perfis de clientes, incluindo as pessoas com deficiência.  Cabe lembrar que a Lei 10.098/2000 assegura o direito à promoção da acessibilidade mediante a supressão de barreiras e obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.  Já o Estatuto da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Lei 13.146/2015, define como barreira qualquer entrave que limite a participação social da pessoa ou o acesso à informação.  Na área de farmácias, a Anvisa estabelece, por meio da RDC 47/2009, que as embalagens de medicamentos devem conter em sistema braile o nome comercial do medicamento ou a denominação genérica de cada princípio ativo.  Além disso, deve prever também a bula em formato especial, como áudio, braile ou com fonte ampliada.  Embora o gestor da farmácia não seja responsável por elaborar as embalagens e as bulas dos medicamentos, pode prestar atenção nos fornecedores e priorizar os que oferecem esses serviços.  Investir na acessibilidade é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização dos clientes, além de cumprir com as obrigações legais citadas. Orientações para garantir a acessibilidade na sua farmácia Existem diversas ações que podem ser tomadas para garantir a acessibilidade em uma farmácia. A seguir, veja algumas ações que podem ser implementadas no seu PDV. Acesso físico Garanta que sua farmácia seja acessível para pessoas com mobilidade reduzida, com rampas, corrimãos e elevadores quando necessário.  Além disso, é importante garantir que o espaço seja suficiente para a circulação de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê. Sinalização Utilize uma sinalização clara e acessível, com placas grandes, em contraste com o fundo e com fontes fáceis de ler.  Também aposte em símbolos gráficos que sejam compreensíveis para pessoas com deficiência cognitiva. Iluminação Certifique-se de que a iluminação da sua farmácia seja adequada para pessoas com deficiência visual, evitando a luz excessiva ou excessivamente baixa. Atendimento Treine seus funcionários para atender todos os tipos de clientes, incluindo as pessoas com deficiência.  Incentive-os a serem pacientes, respeitosos e a oferecer ajuda quando necessário. Porém, sempre tendo cuidado para não praticar capacitismo. Embalagens e bulas Priorize fornecedores que ofereçam embalagens de medicamentos com informações em Braille e bulas em formatos acessíveis para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Tecnologia assistiva Invista em tecnologias assistivas como leitores de tela e ampliadores de fonte para tornar seu ambiente mais acessível para pessoas com deficiência visual. Comunicação Garanta que sua equipe de atendimento esteja preparada para se comunicar com pessoas com deficiência auditiva. Isso pode ser feito oferecendo alternativas como o uso de papel e caneta ou aplicativos de tradução de língua de sinais.  Caso seja possível contar com colaboradores que saibam se comunicar em Libras, isso também é interessante. Mobiliário Certifique-se de que o mobiliário de sua farmácia seja adequado para pessoas com deficiência. No consultório farmacêutico, por exemplo, devem ser colocadas cadeiras confortáveis e com braços para facilitar o levantamento, por exemplo. Produtos Tenha em mente que nem todos os clientes têm a mesma facilidade de alcance e mobilidade.  Portanto, organize seus produtos de maneira acessível, colocando os itens mais utilizados ao alcance dos clientes. Feedback Crie um canal de feedback para seus clientes com deficiência, perguntando sobre suas experiências na farmácia e o que pode ser melhorado. As orientações que trouxemos aqui são importantes para garantir a acessibilidade em uma farmácia e atender bem a todos os clientes.  Lembre-se de que investir em acessibilidade não é apenas uma obrigação legal, mas também uma forma de oferecer um serviço de qualidade e inclusivo para todas as pessoas. Temos mais conteúdos interessantes para você em nosso blog! Veja agora 7 práticas essenciais para uma boa rotina administrativa em sua farmácia.

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Adefarma leva bom atendimento e bem-estar para a cidade de Navegantes

Foi com o propósito de levar saúde e qualidade de vida para a cidade de Navegantes, em Santa Catarina, que o casal Ademilton Machado e Edna Silva Montagna Machado aceitou o desafio e fundou no dia 3 de março de 2004, a Adefarma. Uma trajetória que une o início da formação familiar com a vontade de ter o próprio negócio. “Com 15 anos comecei a trabalhar na farmácia, e o Ademilton na época, já namorando, trabalhava no aeroporto de Navegantes como motorista. Passados cinco anos deste momento, já recém-casados, vimos a oportunidade de abrir a primeira farmácia. Na época, meu ex-patrão anunciou a saída da farmácia do local, onde até hoje permanecemos, e resolvemos aceitar o desafio. Foi o começo de uma vida de renúncias, superamos inúmeros obstáculos, porém as coisas foram acontecendo com muito trabalho duro”, garante a proprietária Edna Silva Montagna Machado. Entre as maiores dificuldades encontradas no começo da jornada esteve a falta de profissionais farmacêuticos. “Isso, no entanto, nos encorajou a tomar uma decisão. O Ademilton se demitiu na empresa onde trabalhava há mais de 12 anos, se dedicou a farmácia com os seus dois funcionários na época, e eu fui fazer o curso de Farmácia. Já formada em 2012 e com duas farmácias a todo vapor, Ademilton e minha irmã Joiciani, meu braço direito, também ingressaram no ensino superior”, relembra Edna. Diferencial no mercado Toda essa dedicação fez com que a Adefarma se destacasse por levar aos seus clientes um ambiente moderno e sofisticado, levando toda comodidade, dentro do bairro onde está inserida. “Temos um consultório farmacêutico com foco em atendimento humanizado e atenção farmacêutica de qualidade. Além de outros serviços, como exames laboratoriais remotos, aferição de pressão arterial, entre outros. Grande mix de produtos, principalmente em linhas ortopédicas, beleza e cosméticos”, relata a proprietária. Parceria de sucesso da Adefarma com a GAM A Força, a Fé e Deus estão entre os valores construídos pela empresa. De acordo com Edna, ser uma farmácia totalmente ética, cujas características sejam ser, íntegra, respeito ao ser humano, excelência e qualidade no atendimento, são fundamentais para o sucesso. Para que tudo isso ocorra, é muito importante o apoio de parceiros, como a GAM.“A GAM está há muitos anos na nossa história, está desde o nosso início, é uma empresa que tem credibilidade. É uma parceria forte, seu sistema de pedidos eletrônicos é ótimo, isso facilita muito nosso dia a dia. Sem contar com seu mix que são amplos, medicamentos de referência, genéricos, cosméticos, perfumaria, entre tantos outros”, reforça. Tudo isso faz com que a Adefarma esteja sempre atenta ao mix de produtos, inovações do mercado, e a necessidade do cliente. “Às vezes sonhamos, e esses sonhos vão sendo consumidos pela rotina, sufocados pelo excesso de tarefas e acabam minando o potencial de continuar sonhando. Obstáculos, concorrências desleais, faltas de recursos diversos, entre outras dificuldades que surgem fazem parte dos negócios e da vida. Porém servem como degraus de crescimento e aprendizado. Sonhe, acredite, trabalhe com dedicação e amor. É essa a mensagem que queremos passar”, finaliza Edna.

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GAM celebra 55 anos de uma trajetória construída com base na confiança e responsabilidade

GAM celebra 55 anos de uma trajetória construída com base na confiança e responsabilidade

A construção de uma marca é baseada nas experiências, vivências, desafios e superações que ela enfrenta ao longo de toda a sua trajetória. A GAM, em abril, celebra seus 55 anos atuando de forma consistente no mercado com a missão de ser o elo entre a indústria e o varejo, distribuindo confiança. Fundada em 1968 por Genésio Antônio Mendes, a empresa tem sua estrutura formada pela sede administrativa, a GAM-AD, na cidade de Tubarão/SC, e por cinco Centros de Distribuição: um em Santa Catarina, também em Tubarão, o segundo em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, o terceiro em Serra, no Espírito Santo e um em São José dos Pinhais, Paraná. No último ano, expandiu sua atuação para mais um local do Brasil, o Distrito Federal. São 55 anos de uma trajetória baseada na superação de grandes desafios, investimentos em tecnologia, expansão para outras regiões do país e na valorização das pessoas. Em mais de cinco décadas de história, o principal investimento da GAM é nas pessoas de seu time. São elas que permitiram a empresa chegar onde está hoje, cada vez mais fortalecida com um portfólio de serviços e uma variedade de marcas que atende as necessidades do varejo. “Vivemos um momento de muitas incertezas econômicas no país. Nesses momentos precisamos ficar atentos e revisar com muita frequência nosso planejamento e estratégias. De qualquer forma, mesmo com esse cenário, entendo que o principal desafio continua sendo cuidar das pessoas do time e continuar atraindo bons profissionais. É por isso que podemos dizer que o principal investimento da GAM é nas pessoas de seu time”, explica o CEO da GAM, Guto Nuernberg.   A mesma ideia é compartilhada pela responsável por Gestão de Pessoas, da GAM, Michelli Kaminski. “Na nossa história está presente a valorização das pessoas, são elas/somos nós que fizemos o negócio acontecer. As pessoas são a nossa maior riqueza, e a coesão ao nosso propósito nos torna únicos: fazemos o nosso melhor para servir as pessoas. E por trabalharmos entregando o nosso melhor a todos, cuidamos de cada um como único, valorizamos o potencial, incentivando e investindo em capacitações, cultura da inovação e criatividade resultando em crescimento colaborativo e sustentável”, garante a Michelli. Inovação sempre presente A inovação está presente em todos os processos realizados na GAM ao longo desses 55 anos, na maneira diferente de pensar e questionar as soluções existentes, sempre colocando as pessoas no centro das decisões.  “Os hábitos e necessidades de consumo das pessoas mudam com uma velocidade enorme. É necessário transformar os negócios para que atendam novos cenários e consigam permanecer relevantes para seus clientes. Para a GAM, a distribuição é um leque de soluções capaz de atender diversas necessidades da indústria e do varejo. Através da identificação de oportunidades e da co-criação com parceiros é possível inovar e construir o futuro do mercado”, reforça a gerente de marketing e inovação, Clarice Flor Marçal. Ao longo de 55 anos, a GAM transformou seus negócios atendendo aos novos cenários e, desta forma, se mantendo relevante para os seus clientes.  Foco na questão ambiental As questões ambientais e sociais também fazem parte do DNA da GAM e ganharam ainda mais força ao se difundir cada vez mais a importância da sustentabilidade e do compromisso com o meio ambiente e as futuras gerações. Com a chegada do ESG, uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, e que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, o tema se tornou ainda mais presente no caminhar da GAM. “A partir de um raciocínio simplório podemos entender que a sustentabilidade e perenidade de um negócio requerem recursos naturais (E), pessoas para produzir e consumir (S) e uma dinâmica efetiva e ética (G). O que muda com a chegada da onda ESG é o despertar para a incorporação da temática na proposição e gestão estratégica. No nosso caso, teremos uma migração das atividades hoje no âmbito de responsabilidade sócio-ambiental para o planejamento estratégico, para a proposta de valor aos stakeholders”, esclarece o estrategista em Negócios da GAM, Ézio Oliveira Júnior.  Com inovação, desenvolvimento nas áreas de sustentabilidade e ambiental e principalmente com o foco em ouvir e pensar nas pessoas, a GAM reforça sua trajetória que completa 55 anos de uma união que se fortalece diariamente. Cada pessoa que tem sua trajetória ligada à empresa é parte fundamental de todo esse processo.

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Vale a pena cadastrar sua farmácia em aplicativos de entrega

Vale a pena cadastrar a farmácia em aplicativos de delivery?

Por conta da facilidade do serviço, cada vez mais consumidores têm recorrido a plataformas de delivery para comprar não só alimentos, mas também outros itens essenciais, como medicamentos. Nesse sentido, os gestores das drogarias têm se perguntado se vale a pena cadastrar os seus estabelecimentos em aplicativos de entrega, como o iFood e o Rappi. Neste artigo, discutiremos as vantagens e desvantagens de se cadastrar em aplicativos de delivery, considerando o potencial aumento de vendas e a ampliação do canal de atendimento ao cliente.  O nosso objetivo é auxiliar você na tomada de decisão sobre a inclusão ou não de sua farmácia em aplicativos de entrega. Continue lendo para saber mais! Prós e contras de cadastrar a farmácia em aplicativos de entrega Os aplicativos de delivery, como Rappi e iFood, estão se tornando cada vez mais populares nos últimos anos, oferecendo uma ampla variedade de produtos.  Por conta disso, as farmácias enxergam nesse tipo de plataforma uma possibilidade de vender mais e aumentar a lucratividade. A seguir, confira os prós e os contras de vender medicamentos e outros itens de farmácia em aplicativos de entrega de terceiros: Prós Comodidade para os clientes A comodidade de receber medicamentos em casa é um benefício significativo para muitas pessoas. Sendo assim, pedir medicamentos por delivery é útil, principalmente para usuários com mobilidade reduzida ou que moram em áreas remotas, sem acesso fácil a uma farmácia na redondeza. Quem trabalha o dia todo e tem pouco tempo livre para ir à farmácia fazer compras, também pode se beneficiar disso. Ampliação do alcance do negócio O uso de aplicativos de delivery pode ser uma maneira eficaz de expandir a base de clientes de uma farmácia. Isso porque, por meio do app é possível alcançar pessoas que, talvez,  de outra forma, não teriam conhecimento da loja ou não seriam capazes de visitá-la pessoalmente. Maior visibilidade online da farmácia O uso de aplicativos de delivery aumenta a visibilidade da farmácia online, permitindo que mais pessoas conheçam seus produtos e serviços. Uma pessoa que abriu o iFood para pedir um lanche, por exemplo, pode ver uma promoção ou cupom de descontos para a categoria de farmácias e fazer um pedido em seu estabelecimento. Integração de estoque Algumas plataformas de delivery permitem integrar o estoque da farmácia diretamente com o sistema do aplicativo. Isso ajuda a otimizar o gerenciamento de inventário, evitando que produtos percam o prazo de validade, além de melhorar a eficiência geral do processo de atendimento ao cliente. Contras Restrição de produtos que podem ser comercializados Não são todos os produtos da farmácia que podem ser vendidos por aplicativos de entrega. Os medicamentos que precisam ter a receita médica retida, por exemplo, exigem mais cuidados com as vendas em marketplaces. Apesar disso, algumas plataformas de delivery, como é o caso do Rappi, possibilitam a interação entre o cliente e o farmacêutico, para que as receitas digitais sejam compartilhadas pelo aplicativo. Tal solução está em vigor desde 2021, como mostra uma reportagem do portal Guia da Farmácia. Mesmo assim, outras plataformas de delivery ainda não permitem a venda de remédios controlados. Por isso, a lucratividade da farmácia poderá ser reduzida. Problemas logísticos A entrega de medicamentos exige uma logística mais complexa e precisa ser feita de maneira adequada para garantir a integridade do produto e a segurança do paciente. O transporte incorreto, por exemplo, pode danificar o medicamento e comprometer sua eficácia, ou resultar em atrasos na entrega que podem afetar a saúde do paciente. Nos apps de delivery, nem sempre os entregadores são contratados pela própria farmácia. Eles podem ser parceiros da plataforma e você não tem como saber se eles têm os conhecimentos necessários para transportar medicamentos. Redução da margem de lucro Os custos associados ao uso dos aplicativos de delivery podem reduzir a margem de lucro da farmácia. Isso acontece porque, geralmente, as plataformas cobram taxas e comissões pela venda dos produtos. Logo, a sua rentabilidade pode ser afetada. Competição com outras farmácias Os aplicativos de entrega são verdadeiros shopping centers digitais, com inúmeros estabelecimentos cadastrados. Sendo assim, a competição com outras farmácias no mesmo aplicativo pode ser acirrada e reduzir a lealdade dos clientes. É bem provável que os compradores escolham a farmácia que oferece o menor preço ou a maior conveniência, em vez de se tornarem fiéis à sua marca. Aplicativo de delivery próprio X marketplace: o que vale mais a pena? Os aplicativos próprios da farmácia oferecem diversas vantagens em relação às plataformas de delivery de terceiros, os chamados marketplaces. Com um aplicativo próprio, a farmácia tem maior controle e personalização da experiência do usuário, além de eliminar as taxas e comissões. Além disso, um aplicativo próprio pode aumentar a fidelização dos clientes e permitir uma integração mais eficiente com os processos internos da farmácia.  Por outro lado, as plataformas de delivery de terceiros possuem uma base de usuários já estabelecida, o que pode facilitar a atração de novos clientes para a farmácia.  Também vale destacar que essas plataformas oferecem uma gama de opções de delivery e uma ampla rede de entregadores.  Cabe ao gestor farmacêutico avaliar as necessidades do seu negócio e escolher a opção que melhor se adequa às suas exigências.  Uma boa estratégia pode ser o uso combinado dos dois modelos, com um aplicativo próprio para controle interno e fidelização de clientes e uma plataforma de delivery de terceiros para expansão do alcance de entrega. O que você pensa sobre isso? Reflita, planeje e veja o que é mais interessante para o seu negócio e os seus clientes. Fique por aqui! Leia agora o nosso artigo com 10 dicas para aprimorar o fluxo de caixa no pós temporada.

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