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Seis motivos para profissionalizar a comunicação da sua farmácias

Seis motivos para profissionalizar a comunicação da sua farmácia

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Mais do que gerir o estoque, atender bem ao cliente e ter resultado financeiro expressivo, a comunicação é um importante processo interno e que não deve ser negligenciado. Não é incomum que as farmácias utilizem meios informais de comunicação – como e-mail pessoal ou aplicativos de mensagens instantâneas – entre a empresa e cada uma das unidades, e também entre gestores e funcionários. O problema é que esse tipo de plataforma acarreta um desperdício de tempo que acaba por atrasar toda a operação. “Alguns dos nossos clientes do segmento de farmácias têm quase 500 lojas, e, sempre que precisavam disparar um informe ou responder a um chamado, faziam esse processo manualmente”, conta Guilherme Reitz, CEO e cofundador da Yungas, empresa de tecnologia especializada na gestão e comunicação de grandes redes. “Redes assim, de porte médio a grande, são bastante demandadas pelas unidades, e precisam contar com métodos ágeis de retorno, facilitando a comunicação e evitando retrabalho.” Confira seis motivos pelos quais é essencial profissionalizar a comunicação de toda grande rede de farmácias: 1- Separar trabalho e vida pessoal na comunicação A comunicação via email pessoal ou aplicativos de mensagens tem um problema óbvio: a falta de fronteiras entre os períodos de folga e aqueles dedicados ao trabalho. É difícil ficar totalmente offline quando não se está trabalhando, ou deixar de responder uma mensagem recebida durante um momento de descanso. Além de evitar esse tipo de situação – e mesmo possível processos trabalhistas em função de demandas executadas fora do expediente -, o uso de uma ferramenta específica e exclusiva dedicada à comunicação interna garante que não haverá perda ou duplicidade de dados, atrasos ou retrabalho em função de informações enviadas à pessoa errada ou a alguém que não esteja trabalhando no momento. 2- Organizar procedimentos operacionais e administrativos Por sua própria natureza, o setor farmacêutico é um dos mais fortemente fiscalizados por órgãos oficiais, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – assim, é vital ter sempre em dia relatórios e documentos, no caso de uma auditoria ou fiscalização. “É papel da marca orientar e ajudar as unidades no seguimento de padrões e processos, garantindo o cumprimento das normas e evitando denúncias que podem ser desastrosas para a reputação da rede como um todo”, destaca Guilherme Reitz, da Yungas. “Isso vai desde ter sempre os documentos e alvarás obrigatórios à mão até orientar farmacêuticos e enfermeiros a respeito dos procedimentos padrão para a realização de exames, ou mesmo manter um registro constante do monitoramento dos refrigeradores onde são estocados certos medicamentos, por exemplo.” Uma maneira eficaz de fazer fiscalizações internas e manter organizados os comprovantes necessários é por meio de checklists periódicos online, que podem ser preenchidos por cada loja e verificados pela companhia, inclusive com o envio de fotos e documentos que comprovem os dados informados. “Centralizando os relatórios em uma plataforma especializada, os dados não ficam à mercê de um possível esquecimento por parte do farmacêutico, por exemplo, evitando multas, processos e outras dores de cabeça”, Guilherme completa. 3- Proporcionar treinamento e capacitação Farmacêuticos e outros colaboradores de redes de farmácias precisam estar em constante atualização sobre novos produtos e procedimentos. Mantendo uma plataforma de comunicação organizada e unificada, é possível disponibilizar para toda a empresa informes, treinamentos e vídeos a respeito de produtos até então inéditos – e também a respeito de como apresentar e vender esses produtos ao público consumidor. As capacitações com coordenadores, farmacêuticos podem ser presenciais (com os convites sendo enviados online) ou então remotas, realizadas e gerenciadas por meio de uma plataforma especializada – o que também permite que os treinamentos sejam gravados e fiquem disponíveis para outros colaboradores mais tarde. 4- Aumentar o engajamento das lojas em campanhas de marketing Redes de grande porte costumam investir bastante em campanhas de marketing – mas de nada adianta se essas campanhas não forem aproveitadas e divulgadas por elas em todo o seu potencial. Uma plataforma de comunicação adequada e específica permite analisar o engajamento de cada unidade, podendo inclusive notificar a marca sobre quem leu ou não cada mensagem. “A nível local, é cada farmácia que reproduz o posicionamento da rede como um todo; assim, o engajamento nas campanhas da marca é essencial para que esse posicionamento seja percebido com clareza pelo público consumidor”, aponta o CEO Guilherme Reitz. Além disso, de acordo com um levantamento divulgado no ano passado pela Ingage Consulting, empresa norte-americana de consultoria empresarial, quando se trata de uma rede de lojas, unidades engajadas têm lucros em média 3,7 vezes maiores do que as não-engajadas. 5- Garantir a comunicação e a adequação à LGPD Aplicativos de mensagens pessoais e até mesmo plataformas de característica empresarial nem sempre estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. Áreas como marketing, RH e comercial, presentes em toda grande rede de farmácias, normalmente possuem extensos arquivos com informações pessoais de clientes e colaboradores – e, no caso de um incidente de vazamento de dados, as autoridades teriam dificuldades em realizar uma investigação dentro de plataformas de uso popular. Além da exposição de nomes, contatos e imagens pessoais, o uso de soluções cotidianas pode incluir outros riscos, como vazamentos de documentos oficiais de setores financeiros ou estratégicos da empresa. Para evitar todos esses transtornos, o ideal é que informações sensíveis da empresa e dos funcionários sejam coletadas, armazenadas e descartadas por meio de plataformas específicas e seguras, obedecendo às instruções de segurança da lei – o que também ajuda a evitar problemas de litígio de forma geral. 6- Evitar comunicação contraditórias Sem uma gestão estratégica e profissional da comunicação, diferentes informações podem ser repassadas a funcionários ou clientes, acarretando dificuldades em manter a cultura empresarial entre os colaboradores e uma voz ou posicionamento únicos perante o público consumidor. Quanto mais unidades de farmácias fizerem parte da rede, mais facilmente a descentralização pode levar à entrega de serviços ou produtos que não seguem o padrão da marca.

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10 dicas para aprimorar o fluxo de caixa no pós-temporada

10 dicas para aprimorar o fluxo de caixa no pós-temporada

É bem provável que você já tenha ouvido falar que o ano só começa depois do Carnaval, não é mesmo? Essa expressão popular ganhou força porque grande parte das pessoas só começa a organizar as metas pessoais e profissionais depois das festas de fim e início de ano. A chamada pós-temporada se caracteriza por ser um período em que os negócios precisam aprimorar o fluxo de caixa. Isso é necessário, tendo em vista que os próximos meses serão cruciais para garantir o bom faturamento da empresa. Em 2023, as projeções para o mercado de drogarias são bastante positivas! De acordo com dados da consultoria IQVIA, divulgados pelo portal Panorama Farmacêutico, o setor deverá ter um aumento de até 15% nas vendas.  Para aproveitar ao máximo esse cenário, há algumas estratégias e práticas para fechar o caixa com sucesso e manter o negócio em uma posição financeira saudável.  A seguir, apresentaremos as melhores dicas para ajudar os gestores de farmácias a gerenciarem seus fluxos de caixa no pós-temporada. Confira! 1. Analise o fluxo de caixa do período anterior Para entender o comportamento de seus clientes no pós-temporada, é importante analisar o fluxo de caixa do período anterior. Isso ajudará a identificar os produtos mais vendidos, os horários de pico e as tendências de consumo. Contar com um bom sistema de gestão ajuda muito nesse momento! 2.Gerencie as despesas É importante gerenciar cuidadosamente as despesas para manter o lucro da farmácia. Analise os custos fixos e variáveis e identifique áreas onde é possível economizar sem comprometer a qualidade do serviço. 3. Gerencie os prazos de pagamento dos fornecedores É uma boa prática gerenciar cuidadosamente os prazos de pagamento dos fornecedores, evitando atrasos e possíveis juros.  Negocie prazos mais longos e verifique a possibilidade de descontos para pagamentos à vista.  Assim, você consegue aumentar a lucratividade e até mesmo ter mais margem para baixar os preços e realizar promoções. 4. Monitore as vendas e as margens de lucro Monitore regularmente as vendas e as margens de lucro da farmácia para identificar oportunidades de crescimento. Se você perceber que o setor de cosméticos está trazendo uma boa margem de lucro, por exemplo, invista mais nesse segmento.  Você pode até mesmo reforçar as campanhas de marketing para atrair o público que compra produtos desse tipo. 5. Reduza o desperdício Reduza o desperdício de produtos e recursos para evitar gastos desnecessários em sua farmácia. Gerencie cuidadosamente as datas de validade dos produtos e otimize o uso de energia e água na loja. Ao tomar esse cuidado, inclusive, a sua farmácia estará preservando o meio ambiente e sendo mais sustentável. Tais ações são muito valorizadas pelos consumidores contemporâneos. 6. Faça investimentos inteligentes Avalie cuidadosamente os investimentos necessários na farmácia e faça escolhas inteligentes para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI). É interessante que você invista em tecnologias e sistemas que possam ajudar a aumentar a eficiência e reduzir os custos. Contar com um software de gestão eficiente, por exemplo, vale muito mais a pena do que controlar o fluxo de caixa no papel. 7. Ofereça serviços adicionais para injetar dinheiro no fluxo de caixa Ofereça serviços adicionais, como exames rápidos, consultas farmacêuticas e programas de medicamentos personalizados para aumentar as receitas e fidelizar os clientes. Lembre-se que a tendência é que as farmácias sejam cada vez mais vistas como um hub de saúde e não mais como uma loja de medicamentos. Por isso, apostar nos adicionais também é ir ao encontro das novidades do mercado. 8. Controle o fluxo de caixa diariamente É essencial controlar o fluxo de caixa diariamente para ter uma visão clara da situação financeira da farmácia.  Isso permitirá que você identifique rapidamente problemas e tome medidas para corrigi-los antes que se tornem maiores. 9. Automatize a gestão da sua farmácia Automatizar a gestão da farmácia é uma maneira eficiente e eficaz de manter as finanças organizadas e otimizar as operações.  Um sistema automatizado fará com que você controle o estoque, as vendas, as compras e as finanças de forma integrada e simplificada. 10. Treine os colaboradores para usar o software de gestão É importante que todos os vendedores e balconistas da farmácia saibam como usar o software de gestão escolhido. De tal maneira, eles poderão fornecer informações precisas e atualizadas sobre as finanças e as operações da farmácia.  Isso ajudará a manter as finanças organizadas e facilitará o fechamento do caixa no fim do dia. Gerenciar o fluxo de caixa de uma farmácia pode ser desafiador, especialmente após grandes festas e feriados. No entanto, implementar as dicas mencionadas neste artigo contribui para uma boa gestão e para garantir a saúde financeira da sua empresa. Aproveite que o ano está só começando e também dê uma olhada em nosso conteúdo com as tendências do mercado farmacêutico para 2023. Você poderá ter bons insights com a leitura!  

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5 ações para fortificar a saúde no mês da prevenção à hipertensão arterial

5 ações para fortificar a saúde no mês da prevenção à hipertensão arterial

Você sabia que cerca de 30% da população adulta brasileira é hipertensa? Esse dado foi levantado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e acende um alerta para a população. Tendo em vista que as farmácias têm se tornado verdadeiros hubs de saúde, você pode desenvolver ações para que os seus pacientes se previnam da hipertensão arterial. Em 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Além disso, nesse mês é realizada a campanha do Abril Vermelho, que a sua farmácia pode fazer parte. Ao aderir à campanha contra a hipertensão arterial, além de contribuir com a saúde dos seus clientes, também será possível criar uma imagem mais positiva da farmácia.  Veja, a seguir, mais informações sobre o Abril Vermelho e algumas dicas de ações interessantes que podem ser realizadas! Abril Vermelho: campanha de combate à hipertensão arterial O Abril Vermelho é uma campanha de conscientização sobre a hipertensão arterial, que ocorre todos os anos durante o mês de abril.  A iniciativa tem como objetivo alertar as pessoas sobre os perigos da hipertensão e promover hábitos saudáveis ​​de vida que ajudem a prevenir e controlar a doença. A hipertensão arterial é uma condição na qual a pressão arterial está elevada acima dos valores normais, podendo causar danos aos vasos sanguíneos e aumentando o risco de problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).  É uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo e pode ser agravada por fatores como sedentarismo, dieta inadequada, tabagismo e estresse. De acordo com o médico cardiologista Dante Senra, em entrevista à CNN Brasil, a hipertensão é responsável por 65% dos casos de infarto agudo e 80% dos AVCs. Por isso, prevenir a doença é tão relevante. Além de aumentar a conscientização sobre a hipertensão arterial, o Abril Vermelho também busca promover hábitos saudáveis. A prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, redução do consumo de sal e tabagismo, controle do estresse e monitoramento da pressão arterial são exemplos. É importante lembrar que a hipertensão arterial pode ser uma doença silenciosa, ou seja, muitas pessoas podem ter pressão alta e não apresentar sintomas.  Por isso, é fundamental fazer exames regularmente para avaliar a pressão arterial e adotar hábitos saudáveis para prevenir e controlar a doença. 5 ideias de ações para o mês da prevenção à hipertensão arterial na sua farmácia Que tal preparar a sua farmácia para fortificar a saúde dos clientes no mês da prevenção a hipertensão arterial?  A seguir, veja algumas dicas para engajar o estabelecimento na campanha do Abril Vermelho. 1. Faça a aferição da pressão arterial dos clientes gratuitamente no consultório farmacêutico Fazer a aferição da pressão arterial dos clientes gratuitamente no consultório farmacêutico é uma ótima iniciativa para aumentar a conscientização sobre a hipertensão arterial e incentivar as pessoas a monitorarem a sua saúde.  Além disso, o consultório farmacêutico é um ambiente propício para oferecer orientação e informação aos pacientes, podendo ajudá-los a entender melhor a sua condição e a adotar hábitos saudáveis de vida. Caso seja necessário, o farmacêutico pode encaminhar o paciente para consultar com um cardiologista. Assim, exames mais aprofundados poderão ser realizados e um tratamento adequado proposto pelo profissional. 2. Colete dados dos pacientes hipertensos para promover campanhas focadas Coletar dados dos pacientes hipertensos para promover campanhas focadas é uma estratégia eficaz para oferecer um atendimento mais personalizado aos pacientes, assim como direcionar campanhas de marketing. Com essas informações, a farmácia poderá enviar ofertas de descontos para os clientes hipertensos e que fazem uso de medicamento contínuo, por exemplo. 3. Produza conteúdos sobre a hipertensão arterial para as suas redes sociais Produzir conteúdos sobre a hipertensão arterial para as redes sociais das farmácias é uma forma eficaz de ampliar o alcance da campanha e oferecer informações úteis para um público mais amplo.  Os conteúdos podem incluir dicas de prevenção e controle da hipertensão, informações sobre a importância do monitoramento da pressão arterial e outras orientações importantes para manter a saúde cardiovascular. 4. Faça uma decoração alusiva ao Abril Vermelho na farmácia Fazer uma decoração alusiva ao Abril Vermelho na farmácia é uma maneira de chamar a atenção dos clientes para a campanha e reforçar a importância da conscientização sobre a hipertensão arterial.  A decoração pode incluir cartazes informativos, banners e outros materiais que destaquem a importância do tema. Além disso, você pode decorar a farmácia com arabescos de balão vermelho, fitas decorativas com essa tonalidade nas gôndolas e prateleiras etc. 5. Convide um cardiologista para falar com os seus clientes sobre o tema Convidar um cardiologista para falar com os clientes sobre o tema é uma excelente forma de oferecer informação de qualidade e incentivar a adoção de hábitos saudáveis.  O profissional pode compartilhar informações importantes sobre a hipertensão arterial, suas causas e riscos, bem como orientações sobre como prevenir e controlar a doença. Isso pode ajudar os pacientes a entender melhor a sua condição e a adotar hábitos de vida saudáveis que podem reduzir o risco de problemas cardiovasculares. Caso a sua farmácia não tenha um grande espaço para realizar um workshop ou outro evento do tipo, a atividade pode ser feita online.  O médico pode conversar com o seu público ao vivo pelas redes sociais, inclusive esclarecendo as dúvidas que as pessoas têm sobre a hipertensão arterial. O que você achou das nossas ideias para trabalhar no mês da prevenção arterial? Com certeza elas contribuirão muito com a comunidade em que a sua farmácia está inserida! Temos mais conteúdos legais para você! Veja agora como os influenciadores digitais podem auxiliar nas vendas da farmácia!  

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Minhafarma leva saúde e bem-estar à região metropolitana e Serra gaúcha

Minhafarma leva saúde e bem-estar à região metropolitana e Serra gaúcha

Foi a vontade de empreender e levar ainda mais saúde e qualidade de vida à região metropolitana e Serra do Rio Grande do Sul, que em 28 de outubro de 2017, Jatir Turmina abriu a primeira loja da Minhafarma. Foram seis meses de estudos e planejamentos das estratégias de atuação no mercado para que o sonho se tornasse realidade. “Sempre trabalhei com vendas, mas na área alimentar. Atuei forte também em logística e em e energia elétrica. A ideia veio, pois conhecia muito o setor de farmácias, mas como fornecedor e vi que esse segmento há anos tem crescido acima da média do mercado e tem condições de trabalhar com muitas categorias de varejo (medicamentos, perfumaria, higiene, beleza, conveniência etc.)”, enaltece o proprietário, Jatir Turmina. Segundo Turmina, o grande diferencial da Minhafarma está no cultivo de uma relação de amizade com o cliente. “Cuidamos de nossos clientes de maneira transparente para que estes sintam-se parte da Minhafarma. Acreditamos que nosso maior diferencial está relacionado ao fato de diariamente tentarmos ressignificar a farmácia na vida das pessoas, onde deixamos de ser apenas um espaço de venda de remédios e nos tornamos um local para estar. Todo cliente precisa viver um momento próprio no seu dia a dia, o seu momento pessoal e para isso ele precisa de um espaço agradável com amigos para alegrar o seu dia. E por que esse lugar não poderia ser uma farmácia?”, comenta. Em cinco anos de história, a Minhafarma conta com 22 filiais distribuídas pela região metropolitana e Serra do Rio Grande do Sul.  “Temos muitas experiências positivas nesses cinco anos, mas para citar uma, coloco um dos nossos pilares que é o pertencimento. Onde todos devem sentir que a farmácia seja de cada um. Por isso o nome de Minhafarma. Sentimos diariamente na maioria da equipe (principalmente nos mais antigos) que esse sentimento é bem forte, e que se preocupam com tudo. Desde as vendas como com os custos. Quando eles vêm um custo maior que deveria ser, nem que for R$ 10, logo alguém comenta que podemos baixar o custo”, explica Jatir. Parceria de sucesso com da MinhaFarma com a GAM Os projetos para o futuro que incluem o crescimento com a ampliação do número de lojas da rede, sem perder a organização e o planejamento alcançado, só podem ser realizados com o incentivo e apoio de parceiros, como é o caso da GAM.“Possuímos uma relação em constante evolução em todos os departamentos de ambas as empresas. Criamos e fortalecemos uma relação de confiança e crescimento com a GAM prospectando sempre a excelência, que se reflete na satisfação do nosso cliente. Nossos departamentos possuem uma boa comunicação com os da GAM, o que facilita os processos. Acreditamos ser este o grande “Tou.ché” dos negócios, um trabalho a quatro mãos onde todos se empenham para o melhor”, garante o proprietário. Tudo isso reforça os valores da empresa que busca cada vez mais cuidar das pessoas. “Fazemos com eficiência, confiamos e aprendemos. A mensagem que sempre tentamos passar aos nossos clientes e fornecedores é que eles também podem se sentir donos da Minhafarma, trazendo sentido a expressão “minha” ou “meu”. Levando com isso o sentimento de pertencimento”, finaliza Jatir.

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GAM ganha selo de Melhores Práticas na Gestão Jurídica

GAM é reconhecida com o selo de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos

A eficiência e as práticas de gestão da GAM foram mais uma vez reconhecidas, desta vez com a conquista do selo de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, na 7ª edição do prêmio promovido pela Inteligência Jurídica (InteliJur). Foram seis etapas até a final, que será a participação no Congresso Nacional do 7º Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, em São Paulo, no dia 15 de junho de 2023. A GAM recebeu o selo de Melhores Práticas na Gestão com a apresentação do case: “JURÍDICO 4.0, transformação de departamento, com digitalização e ferramentas gratuitas”. Cada case foi avaliado segundo a sua eficiência, custo-benefício, criatividade, inserção de novos processos, facilidade de implementação e controle. Saiba mais:  O 7º Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, organizado pela Intelijur, visa distinguir os melhores projetos desenvolvidos pelos jurídicos de empresas dentro do cenário nacional, valorizando o trabalho dos profissionais da área e promovendo a troca de experiências e conhecimentos. Acompanhe mais sobre a prática e o projeto desenvolvido pela GAM:

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O que os consumidores esperam de 2023?

O que os consumidores esperam de 2023?

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Depois de quase três anos de pandemia, é perceptível a transformação nos hábitos de consumo, a jornada phygital e o relacionamento entre consumidores e marcas De acordo com a pesquisa global do Ipsos publicada no início de janeiro, os consumidores brasileiros estão animados em relação ao ano de 2023. Cerca de 85% disseram estar mais otimistas do que em 2022. É importante destacar que o grau de otimismo no Brasil é o maior dentre vários países pesquisados, a média global é de 65%. Depois de quase três anos de pandemia, é perceptível a transformação nos hábitos de consumo, a jornada phygital e o relacionamento entre consumidores e marcas. A adaptação à nova realidade foi necessária e, consequentemente, notam-se mudanças nos valores e na maneira como as pessoas passam a priorizar as questões do dia a dia. Neste artigo trago uma curadoria de alguns estudos sobre as tendências de 2023, como Euromonitor, Mintel, GFK, a fim de entender alguns comportamentos de consumo que as empresas devem estar atentas como: “compradores cautelosos”, “eco- econômicos”, “consumidores exaustos”, “consumidores & tecnologia”, “consumidores protagonistas”, “consumidores polarizados”. Num momento de incertezas, uma das tendências que se destaca é sobre os consumidores mais cautelosos na hora de comprar em função do cenário inflacionário, observa-se uma propensão maior à poupança para ter mais segurança, ao consumo de marcas próprias dos varejistas e a compra em canais com preços mais baixos como o atacarejo. Os consumidores eco-econômicos estão preocupados com a poluição, o melhor uso dos recursos naturais, o desperdício, o uso de itens por mais tempo, tudo isso vem impulsionando o consumo consciente. A economia circular é uma das alternativas desta tendência especialmente no segmento da moda e vestuário. Consumidores exaustos estão em busca pelo equilíbrio, querem rever suas rotinas para reduzir o stress, ter uma alimentação mais saudável, praticar atividades físicas de maneira frequente e ter hábitos de saúde preventivos. As pessoas valorizam cada momento de lazer onde podem relaxar e tentam equilibrar trabalho e vida pessoal. A relação dos consumidores e a tecnologia vem sofrendo transformações, pois consumidores passam a ter uma jornada cada vez mais phygital, utilizando aplicativos diversos nos smartphones para facilitar seu dia a dia, interagindo com robôs, utilizando dispositivos de realidade virtual etc. Ao mesmo tempo que adotam a tecnologia no uso, esperam uma humanização no relacionamento com as marcas. Há uma preocupação muito forte em relação ao uso mais inteligente das telas, evitando o excesso de horas em conexão. Os consumidores protagonistas querem estar no centro das marcas, se tornam coautores de inovação, conteúdos e influenciam outros clientes com recomendações e sugestões. O fortalecimento dos influenciadores de diversos níveis, especialmente os nano e micro influenciadores. Para finalizar, trago uma questão que tem sido tema de debate em vários países do mundo, os consumidores polarizados no âmbito político e social, que expressam seu posicionamento político ativamente por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens. A divisão da sociedade afeta diretamente a relação do consumidor com as marcas e seus influenciadores. Ao comparar com os comportamentos mais relevantes de 2022, notamos que não há grandes novidades ou diferenças, mas vale ressaltar que os consumidores estão em busca de melhores experiências ao consumir produtos e serviços, estão mais pragmáticos ao comprar e tendem a valorizar as marcas que se posicionam de maneira clara frente a temas como diversidade, meio ambiente, desigualdade socioeconômica entre outros. Por outro lado, fica mais evidente que certas mudanças de hábitos de consumo se consolidaram nos últimos anos.

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Cuidados pessoais uma área que cada vez mais ganha evidência

Cuidados pessoais uma área que cada vez mais ganha evidência na farmácia

Cuidar dos cabelos, manter o corpo hidratado e bem cuidado, estar atento à saúde bucal e da pele passaram a ser tratados como cuidados essenciais para manter a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Com base nisso, as farmácias deixaram de ser um local somente para a venda de medicamentos e se tornaram um espaço onde estão cada vez mais concentradas opções de produtos utilizados para os cuidados pessoais. Shampoos e condicionadores, cremes de tratamento, sabonetes, desodorantes, creme dental, enxaguantes, fio dental e escova, hidratante corporal, dermocosméticos e uma imensa variedade de produtos ligados ao cuidado se fazem cada vez mais presentes na vida das pessoas e ganham ainda mais espaço nas prateleiras e gôndolas. Por isso, é sempre importante estar atento que, com um consumidor cada vez mais exigente e que procura otimizar o tempo, as farmácias ganharam ainda mais visibilidade e abriram espaço para fidelizar cada vez mais o consumidor que busca praticidade e adquirir produtos de qualidade. Experiência na hora da compra A experiência na hora da compra é um dos fatores decisivos para que o shopper se sinta acolhido, importante e tenha certeza que, aquele local escolhido para fazer suas compras de cuidados pessoas, se preocupa com a sua saúde e bem-estar. Por isso, tente ampliar o espaço das categorias com maior saída. Invista também em pontos extras, e aí estão inclusas as pontas de gôndola, ilhas e totens para o checkout. Nestes espaços, reforce a comunicação com imagens voltadas à beleza e ao cuidado. Aposte também nas redes sociais como fortalecedora da marca, dos produtos comercializados pela farmácia. O engajamento se constrói quando seu seguidor se sente acolhido. Afinal, quem não gosta de perceber quando há preocupação e cuidado com os produtos que são oferecidos em determinado local? Atenção voltada ao shopper Não esqueça que nessa categoria de cuidados pessoais, também devem ser incluídos os produtos sazonais. Tenha o controle do estoque e faça o shopper perceber todo este cuidado. Isso demonstra a preocupação em oferecer os produtos que estão relacionados à estação e também reforça o cuidado com o bem-estar do cliente. Sabendo de tudo isso, não esqueça que os produtos que você precisa para montar um mix variado e garantir boas escolhas para a sua farmácia ou drogaria, você encontra no nosso eGAM (www.egam.com.br).

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Medicamentos de uso contínuo o valor percebido por trás da venda

Medicamentos de uso contínuo: o valor percebido por trás da venda

Considerado como um dos maiores nomes do marketing de todos os tempos, Philip Kotler afirma em um dos seus livros que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um antigo”. Tal afirmação tem tudo a ver com o valor percebido pelo paciente no relacionamento com as farmácias. Isso se justifica porque as pessoas, que fazem uso de medicamentos de uso contínuo, precisam comprá-los todos os meses. Se a sua farmácia tiver uma boa estratégia de venda e pós-venda, poderá conquistar esse público e fidelizá-los. Siga lendo e entenda como! 9 estratégias para fidelizar o paciente na venda de medicamentos de uso contínuo  Os medicamentos de uso contínuo, como o próprio nome sugere, são aqueles que devem ser utilizados para tratar condições que também são contínuas. Não são remédios que utilizamos eventualmente, como um xarope para tosse, que tomamos somente até que esse sintoma seja aliviado, por exemplo. Entre os medicamentos de uso contínuo mais comuns estão os para controle da pressão arterial sistêmica, para a diabetes, para problemas de saúde mental, entre outros.  Veja, a seguir, algumas estratégias para fidelizar os pacientes crônicos em sua farmácia! 1. Envie mensagens quando o remédio do paciente estiver próximo ao fim É interessante que a sua farmácia tenha um cadastro de clientes/pacientes sempre atualizado. Dessa forma, você poderá acompanhar quando os remédios das pessoas estiverem terminando, a partir da data da última compra. Quando estiver faltando cerca de uma semana para os medicamentos de determinado cliente terminarem, por exemplo, envie uma mensagem via WhatsApp ou por e-mail, para que ele não esqueça de fazer a compra. 2. Facilite o processo de compra É claro que qualquer pessoa pode precisar fazer o uso de medicamentos de uso contínuo. No entanto, a maioria dos usuários desses remédios são idosos, geralmente acometidos por uma ou mais doenças crônicas. Por conta da idade avançada, em muitos casos, quem faz a compra não é o paciente em si, mas sim algum familiar ou cuidador. De tal maneira, é natural que esse shopper tenha diversas tarefas no seu dia a dia e pouco tempo para correr atrás desse tipo de coisa. Logo, o atendimento deve ser facilitado ao máximo. Caso seja possível fazer a entrega dos medicamentos por delivery, por exemplo, essa é uma excelente estratégia a ser adotada. 3. Preste orientações sobre o uso dos medicamentos de uso contínuo Para que os medicamentos de uso contínuo façam mais efeito e não causem desconfortos nos pacientes, é importante que eles sejam tomados corretamente. Porém, não existe um padrão para cada pessoa definir um horário ou forma para tomar o remédio, por exemplo. Se uma pessoa é diabética, mas além dos remédios para controlar a glicemia também toma um antidepressivo, por exemplo, é preciso ter cuidado para que o efeito de um medicamento não anule o outro. O farmacêutico pode prestar uma espécie de consultoria, nesse sentido. O profissional deve avaliar a rotina e as condições de cada paciente e passar orientações sobre as formas de uso dos medicamentos. Isso faz com que os clientes vejam valor agregado na sua farmácia e voltem lá todos os meses para comprar os medicamentos de uso contínuo que necessitam. 4. Crie programas de descontos para usuários desse tipo de medicamento Uma boa ação para fidelizar usuários de medicamentos de uso contínuo é criar programas de descontos exclusivos. Você pode trabalhar com preços especiais para essas pessoas, incentivando elas a comprarem no seu estabelecimento todos os meses. Também pode ser feita a distribuição de brindes que sejam úteis aos usuários dos medicamentos. Você pode mandar fazer estojos para guardar as cápsulas e separar por horário, cortadores de comprimidos, entre outros itens interessantes para ter em casa e que sejam relacionados à farmácia. 5. Proporcione um atendimento personalizado Uma das maneiras mais eficazes de fidelizar um paciente é oferecendo um atendimento personalizado e de qualidade, demonstrando interesse em seu tratamento e necessidades. Nesse sentido, todos os atendentes da drogaria precisam ser treinados para atender os clientes de forma personalizada.  A atenção deve ser ainda mais quando se trata da venda de medicamentos de uso contínuo, tendo em vista que essas pessoas são mais propensas a se tornarem compradores fiéis. 6. Faça parcerias com médicos Estabelecer parcerias com médicos e clínicas para indicação de seus produtos ajuda a aumentar a fidelização dos pacientes. Os programas de desconto para usuários de medicamentos de uso contínuo podem ser apresentados para os médicos da sua região. Dessa forma, os profissionais parceiros poderão indicar a sua farmácia para que os clientes comprem os medicamentos com desconto. Esse tipo de ação é benéfico para todas as partes envolvidas. Afinal, o médico que der essa dica ao paciente também estará demonstrando preocupação e cuidado, o que aumenta as chances de fidelizá-lo. Ao mesmo passo, o paciente fará economia e a sua farmácia aumentará a lucratividade. Ou seja, todo mundo sai ganhando! 7. Faça um acompanhamento pós-venda Realizar um acompanhamento pós-venda, por meio de ligações, mensagens ou e-mails, para verificar se o paciente está tendo algum problema ou dúvida em relação ao uso do medicamento, é uma forma de demonstrar preocupação e atenção. Reservar um tempo para esse tipo de atividade ajuda a reter clientes e fazer com que eles lembrem de comprar os medicamentos de uso contínuo sempre na sua farmácia, 8. Tenha cuidados com a embalagem Ter cuidado com a apresentação e a qualidade da embalagem dos medicamentos pode fazer toda a diferença para o paciente e ser um fator importante na decisão de compra e fidelização. Essa atenção precisa ser redobrada quando os remédios são entregues por delivery! Aqui o recomendado é colocar as caixinhas dos medicamentos em embalagens maiores de papelão ou sacolas lacradas. Dessa forma, o paciente saberá que ninguém violou o produto e que ele pode fazer uso do seu medicamento com segurança. 9. Faça da tecnologia uma aliada Utilizar a tecnologia para facilitar o processo de compra, como por exemplo, oferecer um aplicativo para a compra de medicamentos ou

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Layout farmácia 8 dicas para potencializar seu PDV em 2023

8 dicas para potencializar o layout do seu PDV em 2023

O layout de uma farmácia pode ser definido como a forma que o espaço físico é organizado, projetado e equipado para atender às necessidades de funcionamento do estabelecimento. Ele é importante porque influencia diretamente na eficiência, na segurança, na acessibilidade e na satisfação dos clientes e dos funcionários.  Então, se você pretende vender mais em 2023 e aumentar a satisfação dos seus clientes, deve investir no PDV. Reunimos algumas dicas interessantes neste conteúdo. Continue a leitura! Layout da farmácia: 8 dicas para potencializar o PDV em 2023 O layout de uma farmácia é essencial para garantir a eficiência do trabalho, a segurança e a satisfação dos clientes e dos funcionários. Por isso, é importante que ele seja cuidadosamente planejado e projetado, levando em consideração todas as necessidades envolvidas. A seguir, veja algumas dicas interessantes para potencializar o seu PDV em 2023! 1. Crie um fluxo claro Organize a disposição dos produtos de forma que os clientes possam facilmente encontrar o que procuram e percorrer a loja sem dificuldades. Isso pode ajudar a aumentar as chances deles verem outros itens e comprarem mais. Aqui é interessante criar fluxos de uso dos produtos. Na seção de itens de higiene pessoal, por exemplo, os sabonetes podem ficar perto dos xampus.  Assim, quando um cliente for comprar um desses itens, poderá lembrar de adquirir também o outro. 2. Destaque os itens que trazem mais lucratividade Ao organizar o layout da farmácia, é interessante que você destaque os produtos de maior lucratividade, como suplementos e cosméticos, colocando-os em áreas de fácil visualização e acesso para os clientes. Assim, as pessoas que entram na farmácia visualizarão facilmente esses itens e poderão comprar por impulso. De tal forma, o ticket médio do estabelecimento tende a subir. 3. Utilize sinalizações claras Use sinalizações claras e bem posicionadas para indicar a localização dos diferentes departamentos, como medicamentos, suplementos e cosméticos. Com as placas e demais elementos de comunicação visual organizados de forma adequada, o cliente encontrará mais facilmente o que ele procura. Assim, terá uma melhor experiência ao comprar na drogaria. 4. Trabalhe estratégias de comunicação no PDV Disponibilize folhetos e cartazes informativos sobre saúde, bem-estar e prevenção de doenças. Isso pode ajudar a educar os clientes e aumentar o interesse em produtos relacionados. Além disso, você pode inovar e colocar QR Codes nas prateleiras, para que os clientes escaneiem com os celulares e acessem textos, vídeos e outros conteúdos sobre os produtos. Em uma prateleira com maquiagens, por exemplo, pode ser inserido um QR Code com dicas para aplicar o produto e fazer combinações com os vários itens da linha. 5. Organize os medicamentos por cores e tamanhos Utilize a organização por cores e tamanhos para identificar rapidamente os medicamentos. Por exemplo, você pode colocar todos os remédios verdes juntos e ordená-los pelo tamanho da embalagem. Isso facilita para que os farmacêuticos e atendentes encontrem mais rapidamente os medicamentos solicitados pelos clientes. Assim, o atendimento será mais ágil e satisfatório. 6. Utilize displays e gôndolas de forma estratégica Utilize displays e gôndolas para destacar os produtos de maior interesse, como promoções, novos lançamentos e itens populares. Quando fizer promoções, também pode adicionar pontos extras no PDV. Vamos supor, por exemplo, que você está com ofertas de uma linha de protetor solar. Nesse caso, pode ser feita uma ilha em um ponto estratégico da farmácia apenas com esse item. 7. Organize o consultório farmacêutico É cada vez mais comum que as farmácias tenham consultórios farmacêuticos, em que são prestados atendimentos básicos, dadas orientações sobre o uso de medicamentos, realizadas injeções e vacinas etc. Sendo assim, certifique-se de que a área de atendimento seja agradável, com cadeiras confortáveis e espaço suficiente para conversas privadas entre o farmacêutico e o paciente que está sendo atendido. 8. Crie um ambiente atraente Decore a loja com uma paleta de cores suave e atraente, iluminação adequada e displays bem posicionados. Isso pode ajudar a criar um ambiente acolhedor para os clientes. Uma ideia interessante é usar as cores da identidade visual da sua farmácia de forma estratégica na decoração do PDV. Em épocas de campanhas sazonais, você também pode decorar o ambiente com cores e elementos alusivos às datas. Lembre-se que o layout de uma farmácia é essencial para garantir a eficiência do trabalho, a segurança e a satisfação dos clientes e dos funcionários. Por isso, é importante que ele seja cuidadosamente planejado e projetado, levando em consideração todas as necessidades envolvidas. Continue aprendendo sobre isso! Veja o nosso conteúdo sobre a importância das etiquetas no PDV.

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Programa de fidelidade: 7 passos para criar boas estratégias no PDV

Programa de fidelidade: 7 passos para criar boas estratégias no PDV

Ter um programa de fidelidade recompensa os clientes por escolher comprar no seu negócio. Além disso, esse tipo de estratégia incentiva a lealdade dos shoppers e incentivam-nos a continuar frequentando a sua farmácia.  Neste artigo, falaremos sobre os principais tipos de programas de fidelidade para farmácias e apresentaremos um passo a passo para você aplicar essa estratégia no seu PDV. Confira, a seguir! Programa de fidelidade: Entenda o que é Programas de fidelidade são iniciativas das empresas para recompensar e incentivar a lealdade dos clientes.  Eles oferecem benefícios, como descontos, ofertas exclusivas e outras vantagens, aos shoppers que compram frequentemente no negócio.  O objetivo dessa estratégia é fidelizar os clientes e mantê-los retornando para futuras compras. Assim, a farmácia sempre manterá uma boa lucratividade e poderá até mesmo otimizar os seus investimentos em marketing. Principais tipos de programas de fidelidade Existem diversos tipos de programas de fidelidade que as farmácias podem oferecer aos seus clientes. Abaixo, veja quais são os mais comuns: Programa de pontos Os clientes ganham pontos por cada compra realizada na farmácia, que podem ser trocados por descontos ou produtos. Programa de descontos Os clientes recebem descontos em suas compras futuras, com base nas compras realizadas anteriormente. Programa de membro exclusivo Os clientes são eleitos membros exclusivos com base em seu histórico de compras ou outros critérios estabelecidos pela farmácia.  Eles recebem vantagens adicionais, como acesso a promoções exclusivas e ofertas especiais. Programa de coalizão São iniciativas que unem os programas de fidelidade de diferentes marcas para oferecer mais benefícios aos consumidores. Por exemplo, ao gastar em uma loja, o cliente pode ganhar vantagens em outras.  Os pontos acumulados com compras em uma rede de drogarias, por exemplo, podem ser trocados por descontos ou produtos em uma rede de supermercados.  Nesse modelo, os dados são administrados pelo operador do programa, restringindo o acesso à base de dados pelas redes varejistas associadas. Esses são alguns dos principais tipos de programas de fidelidade que as farmácias podem oferecer. A escolha do programa certo dependerá das metas e objetivos do negócio, assim como do perfil dos seus clientes. 7 passos para criar boas estratégias de programa de fidelidade no seu PDV Para que você crie um bom programa de fidelidade na sua farmácia e possa tirar o máximo de proveito dessa estratégia, fizemos um passo a passo. Veja: 1º passo: conheça o seu público-alvo É preciso que você entenda as preferências, necessidades e comportamentos de compra dos clientes para criar uma estratégia personalizada. 2º passo: defina os seus objetivos Também é necessário que você defina os objetivos que você deseja alcançar com o programa de fidelidade, como aumentar as vendas, retenção de clientes ou aumentar a satisfação dos consumidores. 3º passo: escolha o modelo de programa de fidelidade Escolha o modelo que mais se adequa ao seu negócio, como programa de pontos, programa de recompensas ou programa de coalizão. Para fazer a melhor escolha, é importante levar em consideração os seus objetivos e o público que deseja atingir, conforme explicado nos tópicos anteriores. 4º passo: ofereça benefícios atrativos Crie recompensas que sejam realmente atrativas para os clientes, como descontos, brindes exclusivos, acesso a eventos especiais etc. Lembre-se que, para ter adesão dos clientes, os programas precisam realmente ser úteis e vantajosos para eles. 5º passo: facilite o processo de adesão Para atrair mais participantes, o processo de adesão ao programa de fidelidade deve ser simples e fácil de ser realizado, tanto presencialmente quanto online. Nesse sentido, é uma boa prática promover um treinamento para os seus colaboradores, para que eles saibam como proceder, caso um cliente peça para se cadastrar no programa.  Além disso, eles precisam promover a ação, explicando para os clientes que forem até a sua loja, como realizar a inscrição. 6º passo: tenho uma comunicação eficaz Promova o seu programa de fidelidade de forma clara e eficaz, seja por meio de anúncios em mídias sociais, comunicações por email ou ações de marketing Caso você tenha uma equipe de marketing trabalhando para a sua farmácia, convém informá-los do programa de fidelidade, para que a divulgação seja incluída nas atividades planejadas. 7º passo: análise e ajuste o programa de fidelidade, conforme a necessidade Monitore o desempenho do programa de fidelidade regularmente e ajuste-o se necessário, para garantir que ele esteja alcançando os objetivos desejados. Com esse passo a passo seguido à risca, você tem tudo para conquistar ótimos resultados com os programas de fidelidade. E para continuar apostando no crescimento da sua farmácia, confira agora 5 detalhes que influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor.

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