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Março: um mês dedicado ao cuidado e bem-estar das mulheres

Março: um mês dedicado ao cuidado e bem-estar das mulheres

Já parou para pensar que estamos nos aproximando de março e este período do ano é reconhecido por ser dedicado às mulheres? É nesta época que grandes oportunidades se abrem para as farmácias, já que o público feminino é um grande entusiasta dos cuidados com a saúde, beleza, autoestima, amor e bem-estar. As mulheres também estão entre as responsáveis pelo cuidado com a família e tudo o que está inserido neste universo. Com base nisso, é um momento importante para focar as atividades em proporcionar grandes experiências para o público feminino, encantar pela empatia e prestatividade, e fidelizar o público que chega até a farmácia. Sendo assim, é uma fase ideal para trazer às lojas um mix ainda mais variado de produtos que agradem a essas consumidoras cada vez mais exigentes. Perceber a importância desta data é uma forma de garantir o diferencial nesta época do ano.  Cative o público feminino Para começar, procure investir nos produtos e serviços que mais atraem o público feminino. Absorventes, tinturas, ceras depilatórias, acessórios de cabelo e unha, acessórios de maquiagem e dermocosméticos estão entre as preferências e fazem parte dos produtos que mais chamam a atenção.  O ideal é fazer com que eles estejam expostos de forma clara, em um ambiente adequado, onde é possível expor as características e benefícios dos produtos. É importante ter em mente que as mulheres são exigentes, buscam variedades e novidades. É um público que gosta de interagir com os produtos e passa um tempo maior do que o masculino em uma farmácia. Portanto, é necessário se preocupar com a experiência vivida dentro do estabelecimento. É essa experiência que irá fidelizar a shopper e garantir o diferencial da sua farmácia. Invista na comunicação Pensar em estratégias de comunicação que valorizem a mulher também é importante. Seja nas redes sociais, nos veículos de comunicação que a farmácia tenha parceria ou até mesmo como decoração, é importante ressaltar a força feminina. Um ambiente aconchegante, que reforce o quanto ela é uma cliente especial, fará a diferença. Não esqueça disso. Utilize da comunicação visual para atrair as mulheres demonstrando o quanto o cuidado faz bem. Apresente produtos, benefícios e as facilidades que eles podem trazer no dia a dia de autocuidado, por exemplo. Apesar da grande variedade de marcas existentes no mercado e do espaço dado para a categoria nas farmácias, é recomendado trabalhar muito bem as subcategorias de cada marca, já que cada pessoa possui, por exemplo, um tipo e tonalidade de pele e preferências pessoais. Isso irá fazer a diferença. Confira também: 10 principais  tendências globais de consumo em 2023.

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Farma & Farma Popular une tradição familiar ao cuidado com a saúde

Farma & Farma Popular une tradição familiar ao cuidado com a saúde

A vontade de empreender e oferecer à comunidade um serviço de qualidade, além do bom atendimento, foram os motivadores de Vanessa Zanella e Diego Felipe Foppa para abrir, em 27 de fevereiro de 2010, a Farma & Farma Popular, no município de Xaxim, Santa Catarina. São 13 anos de um negócio idealizado em família e que segue levando saúde e bem-estar a todos os seus clientes. “Cursei a faculdade de farmácia e resolvemos abrir uma farmácia junto com o supermercado do meu pai. Durante a faculdade de farmácia, resolvemos que iríamos abrir uma farmácia, pois meu pai já tinha comércio na cidade de Xaxim. Sabia da importância de ter uma franquia para conseguir ter um diferencial, então iniciei a busca por uma rede e escolhemos a Farma & Farma. Logo em seguida inauguramos a farmácia na sala ao lado do supermercado”, explica a proprietária, Vanessa Zanella. Atualmente, a Farma & Farma Popular conta com oito farmácias e irá inaugurar a nona neste ano. “Estamos com duas farmácias em Xaxim, duas em Chapecó, uma em Xanxerê, uma em Maravilha, uma em Tijucas e uma em Joinville. No início não foi fácil. Nossas maiores dificuldades foram a falta de experiência no ramo farmacêutico, porém recebemos todo auxílio da franqueadora Farma & Farma. Outra dificuldade que encontramos foi na abertura da segunda farmácia, quando aumentamos a equipe e tivemos que mudar o formato de compra. Para superar todos esses desafios sempre buscamos conhecimento e nunca desistimos do nosso sonho. Cresci ouvindo meu pai falar que o sol nasce para todos e sempre acreditei que com trabalho e dedicação iria dar certo”, garante Vanessa. Diferenciais da farmácia Entre os diferenciais da farmácia está o planejamento, além do cuidado com o atendimento oferecido e os produtos de qualidade à disposição do consumidor. “Em 2016 fizemos nosso planejamento de crescimento de faturamento e quantas lojas queremos ter até 2040.  Para que isso ocorra, sempre focamos em oferecer o melhor preço,  aliado ao bom atendimento e qualidade nos produtos. Além disso, um  dos diferenciais é o estacionamento, pois sabemos da importância de facilitar o acesso para o cliente. Também possuímos tele-entrega”, afirma a proprietária.   Parceria com a GAM A missão de promover saúde e bem-estar junto à comunidade, com produtos e serviços de excelência no ramo farmacêutico só pode ser cumprida quando a empresa conta com parceiros que auxiliam no projeto. “Sempre buscamos parceiros responsáveis e que também se preocupem com a saúde das pessoas, como é o caso da GAM. Temos uma parceria muito boa com a distribuidora e temos que agradecer pelo excelente atendimento. No início de 2022 fomos conhecer a GAM e deixamos para o seu Genésio um pote de mel, já que eu sou apicultor. No final do ano fomos na meGAMais e tivemos a oportunidade de falar com seu Genésio e ele lembrou do mel que deixei. Descobri que ele gosta muito de mel e naquele dia fiquei na responsabilidade de mandar mais mel com as informações do mesmo e sobre qual florada era o mel”, comenta o proprietário Diego Felipe Foppa.  Em mais de uma década de história, a Farma & Farma Popular não deixa de lado seus valores que são a economia, humildade, alegria, simplicidade, conhecimento e confiança. “Isso reflete no nosso trabalho. Trabalhamos com um amplo mix de produtos entre medicamentos e perfumaria. Também fomos a primeira farmácia em Santa Catarina no formato zig-zag aonde cliente tem uma nova experiência de compra. Este formato temos apenas em duas filiais, uma em Xanxerê e outra em Tijucas. Com essa história construída, só temos a dizer: acredite nos seus sonhos e trabalhe muito para conquistar. Não desanime nas dificuldades toda empresa passa por desafios e precisa focar nas soluções”, finaliza Vanessa.  Endereços da Farma & Farma Popular: Matriz – Avenida Giacomo Lunardi, 611, Bairro Alvorada, Xaxim/SC Filial 02 – Avenida Plinio Arlindo de Nês, Centro, Xaxim/SC Filial 03 – Avenida Fernando Machado, 2681 D, São Cristóvão, Chapecó/SC Filial 04 – Rua Marechal Borman, 50, Centro, Xanxerê/SC Filial 05 – Avenida Senador Atílio Fontana, 2790 E, Efapi, Chapecó/SC Filial 06 – Avenida Anita Garibaldi, 211, Centro, Maravilha/SC Filial 07 – Avenida Bayer Filho, 1453, Tijucas/SC Filial 08 – Rua D. Francisca, 2176, Saguaçu, esq. binário Iriríu, Joinville/SC Fone Central de atendimento – 0800 302 6000 Instagram – @farmaefarmapopular_farmacias   * Você também pode ter sua história de sucesso publicada na Revista da GAM!  Para participar, basta entrar em contato pelo e-mail: marketing.adm@gam.com.br, enviando também o contato, telefone e código de cliente GAM. Mostre seu diferencial e o que faz de sua farmácia um lugar tão especial para clientes, amigos e colaboradores. Participe!

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10 principais tendências globais de consumo em 2023

10 principais tendências globais de consumo em 2023

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Consumidores gastando de forma responsável, porém emocional; o papel da digitalização nos processos de compra; e as demandas de igualdade feminina, são alguns dos fatores que definirão as tendências globais de consumo A empresa global de pesquisa de mercado, Euromonitor International, divulgou, o seu relatório exclusivo com as 10 principais tendências globais de consumo em 2023. Esse relatório anual da Euromonitor visa ajudar organizações a ficarem à frente da disrupção, prever motivações de compras e suprir necessidades não atendidas. Consumidores gastando de forma responsável, porém emocional; o papel da digitalização nos processos de compra; as demandas de igualdade feminina e uma Geração Z disruptiva, são alguns dos fatores que definirão as tendências globais de consumo em 2023, de acordo com a Euromonitor. Confira as demais tendências: Automação autêntica: humanos e máquinas precisam estar em sincronia para fornecer soluções significativas. As conexões emocionais não devem ser subestimadas e os benefícios tecnológicos devem superar a necessidade de interações pessoais para criar uma experiência perfeita. Compradores cautelosos: a crise do custo de vida está diminuindo o poder de compra dos consumidores. Economizar é prioridade. Em 2022, 75% dos consumidores não planejavam, então, aumentar os gastos gerais. Controlar o tempo de tela: as pessoas ainda estão ligadas a seus dispositivos, mas o tempo de tela é mais seletivo. Os consumidores querem uma experiência digital eficiente e filtrada de acordo com seus interesses. Eco-econômicos: os padrões de consumo são menos de aquisição e mais de redução, o que impacta positivamente o planeta. 43% dos consumidores reduziram o consumo de energia no ano passado. Hora do jogo: os games se tornaram um líder em entretenimento e transcenderam a divisão geracional. O que antes era um nicho é agora uma oportunidade de mercado em massa. Aqui e agora: soluções flexíveis expandem o poder de compra e aliviam as pressões de custo para ajudar os consumidores a gastar com felicidade. No curto-prazo, “alegria” é um motivador de compra. Em 2022, o valor de empréstimo do buy now, pay later foi de US$ 156 bilhões. Rotinas revividas: a pós-pandemia está aqui. Os consumidores estão se adaptando a novos horários e navegando em um retorno à realidade. 39% dos consumidores disseram que mais de suas atividades diárias serão presenciais nos próximos cinco anos. Ascenção Feminina: os consumidores se recusam a permanecer em silêncio sobre a desigualdade de gênero. Representação justa, equidade e inclusão estão na vanguarda das decisões de compra das mulheres. Os prósperos: a fadiga está se instalando à medida que os consumidores navegam em tempos caóticos e erráticos; eles estão colocando as necessidades pessoais acima de tudo. 53% dos consumidores estabeleceram um limite estrito entre vida profissional (ou escolar) e pessoal em 2022. Jovens e disruptivos: os consumidores da Geração Z defendem suas crenças e se expõem. Eles são imunes à publicidade tradicional. Autenticidade e impacto social fazem a diferença. “Os últimos anos foram tudo menos convencionais e 2023 não será exceção. As empresas devem esperar um comportamento bastante divergente à medida que os consumidores lidam com os desafios contínuos enquanto voltam ao normal”, conta o Head de Inovação da Euromonitor International, Alison Angus.

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Não deixe o delivery para trás! Serviço continua sendo destaque em 2023

Não deixe o delivery para trás! Serviço continua sendo destaque em 2023

Não é novidade para ninguém que o delivery é um modelo de atendimento que foi muito impulsionado na pandemia da Covid-19. Afinal, devido ao isolamento social obrigatório, as pessoas saíam menos de casa e tiveram que aprender a fazer as compras online. Porém, o delivery para o setor farmacêutico veio para ficar e a tendência é que siga em alta no decorrer de 2023. Então, você não pode pensar em deixar de oferecer esse serviço aos seus clientes, mesmo com o “fim” da pandemia. Neste artigo, falaremos sobre o atual momento do delivery para farmácias e como aperfeiçoar esse serviço em sua loja. Fique com a gente! Delivery: uma modalidade de atendimento que veio para ficar no ramo farmacêutico Recentemente, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) divulgou um estudo sobre delivery feito pela NielsenlQ Ebit. De acordo com a pesquisa, a venda de medicamentos online cresceu 56,8% apenas no primeiro semestre de 2022. O número é bastante significativo e demonstra que a venda online de medicamentos, cosméticos, perfumarias e outros itens vendidos em farmácias veio para ficar.  O que se observa é que a pandemia mostrou para as pessoas, até mesmo as mais conservadoras, que comprar online é seguro e traz vários benefícios. Então, elas seguem comprando pela internet, mesmo com a crise sanitária praticamente superada. O delivery agora passou a ser visto como uma nova cultura comercial! Os clientes estão optando por essa modalidade para poupar tempo e não terem que ir pessoalmente até os estabelecimentos. Além disso, boa parte dos consumidores não se importa em pagar mais por essa comodidade. Sendo assim, a farmácia não necessariamente precisa oferecer entrega grátis, embora esse seja um diferencial interessante. Aperfeiçoando o delivery na sua farmácia Quando falamos em delivery para farmácias, é importante que você tenha em mente que isso já não pode ser visto como um adicional ou extra. As vendas online devem ser encaradas pelos gestores como uma das principais modalidades de atendimento da farmácia, tão importante quanto as vendas presenciais. Para aperfeiçoar o delivery na farmácia, é importante que o estabelecimento esteja presente em diversos canais de atendimento, como redes sociais, WhatsApp, e-commerce etc. Também é interessante que um ou mais atendentes da farmácia priorizem o atendimento online. Sendo assim, eles devem ser responsáveis por responder as mensagens e preparar os pedidos dos clientes que entrarem em contato por meio desses canais. Marcar presença em plataformas de marketplace, como o iFood e o Rappi também é uma ideia interessante. O público desses aplicativos é muito grande e as pessoas costumam utilizá-los para comprar produtos diversos. Se você colocar a sua farmácia no iFood, por exemplo, os clientes poderão selecionar os medicamentos ou outros produtos que desejarem e colocar no carrinho virtual. Depois, eles fazem o pagamento pela própria plataforma e você receberá a solicitação. O WhatsApp também conta com uma versão Business, que é ótima para organizar os contatos e fazer vendas online. Vale muito a pena usar esse recurso para garantir o bom atendimento online aos clientes. E, é claro, você pode ter o seu próprio site ou aplicativo, caso acredite que isso seja viável para melhorar as estratégias de vendas online. Agora que você já sabe que o delivery seguirá forte em 2023, aproveite e fique por dentro de outras tendências do mercado farmacêutico para este ano. Publicamos um conteúdo que conta todas as novidades. Leia agora mesmo!

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5 passos para começar o ano fidelizando clientes em seu PDV

5 passos para começar o ano fidelizando clientes em seu PDV

Fidelização de clientes: esse é um assunto que você não pode deixar de lado neste ano de 2023! Ao investir em estratégias desse tipo você consegue aumentar a lucratividade da farmácia e otimizar as despesas de marketing. Além disso, ao apostar nas estratégias de fidelização, você se diferencia da concorrência. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela Invesp, 44% das empresas focam na aquisição de clientes e apenas 18% na retenção. Mas, como começar o ano fidelizando clientes na farmácia? Para isso, há várias ações práticas que podem ser desenvolvidas. Trataremos sobre elas neste artigo. Então, fique com a gente! 1. Ofereça uma boa experiência de compra para os clientes Para começar o ano fidelizando clientes em seu PDV, garantir uma boa experiência de compra é fundamental. Por mais que isso pareça óbvio, muitas drogarias pecam nesse sentido e é aí que você precisa se diferenciar. A experiência de compra na farmácia deve ser toda planejada! Os produtos devem ser organizados adequadamente no PDV, por exemplo. Assim, os clientes encontrarão o que procuram com mais facilidade e perceberão que a sua loja se destaca pela organização. 2. Aposte nas redes sociais para melhorar a fidelização de clientes Hoje em dia, os ambientes físicos e digitais praticamente se fundem. A esse fenômeno, a pensadora Martha Gabriel dá o nome de cibridismo. Dentro desse contexto, é essencial apostar em estratégias para fidelizar os clientes no PDV usando as redes sociais.  Os canais online podem explorar estratégias de marketing de conteúdo, trazendo dicas sobre como usar os produtos que a sua loja vende, por exemplo. Essas ações de relacionamento são ótimas para fidelizar clientes. Para divulgar uma nova linha de cremes para o corpo, por exemplo, você pode convidar um dermatologista para falar sobre a importância desse produto e como utilizá-lo na rotina diária. 3. Crie programas de fidelização de clientes É uma boa prática criar programas de fidelização de clientes, para garantir que os consumidores sempre voltem à sua loja, com determinada frequência. Nesse sentido, um grande trunfo que as farmácias têm são as pessoas que usam remédios de uso contínuo. Como precisam comprar os medicamentos todos os meses, essas pessoas podem ficar fiéis à sua farmácia, caso percebam vantagens em comprar sempre de você e não nas concorrentes. Você pode oferecer descontos para pacientes que aderirem a um programa de fidelidade, por exemplo. Para isso, basta criar uma segmentação exclusiva para isso em seu software de vendas e aplicar as promoções exclusivas para esse público. 4. Ofereça uma ampla variedade de serviços na sua farmácia As pessoas não enxergam mais as farmácias apenas como lojas de medicamentos e cosméticos, mas sim como verdadeiros hubs de saúde. Sendo assim, é uma boa prática oferecer uma ampla variedade de serviços, como um consultório farmacêutico, onde podem ser aplicadas vacinas e injeções, realizados exames rápidos etc. Esse tipo de serviço é muito interessante, uma vez que é visto como um plus pelos clientes. A pessoa pode comprar o medicamento receitado pelo médico e já fazer a aplicação no mesmo local, por exemplo. 5. Faça pesquisas de satisfação Muitas vezes os clientes gostariam de melhorias na sua farmácia e, por conta da rotina de trabalho, você acaba não se dando conta disso. Para identificar esses pontos de melhoria, fazer pesquisas de satisfação é uma ideia das mais interessantes. Você pode realizar pesquisas presenciais e/ou online para coletar as necessidades e os anseios dos seus clientes. Depois, dê feedbacks e implemente as melhorias, de acordo com as possibilidades. 2023 tem tudo para ser um ano promissor para a sua farmácia! Então, aposte nas ações de fidelização de clientes e aproveite para ter uma ótima lucratividade nos próximos meses. Fique por aqui e veja também quais são os 5 fatores imprescindíveis para praticar no varejo farmacêutico.  

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Rede Poffo de Farmácias qualidade e bom atendimento em Ituporanga

Rede Poffo de Farmácias leva qualidade e bom atendimento à região de Ituporanga

Foi a vontade de empreender e ter o seu próprio negócio que motivou Diogo Poffo a abrir, em Ituporanga, Santa Catarina, a primeira loja da Rede Poffo de Farmácias. Em 24 de agosto de 2007, ele iniciou o sonho que hoje conta com oito farmácias no grupo e que se mantém vivo através do trabalho em conjunto com sua esposa Cristiane Mazzini Poffo, a família e a dedicação das equipes.  “Na época estava me formando no curso de farmácia, porém já tinha a ideia de ter a minha própria farmácia. Só que não tinha experiência no ramo ainda. Na época, tive como mentor um grande amigo, Adilson Bonfanti, que me instruiu para iniciar o negócio. A fundação se deu primeiro na escolha do local onde iria abrir a farmácia. Fiz vários estudos de campo e acabei escolhendo a cidade de Ituporanga para iniciar, pelo seu tamanho e potencial”, explica o proprietário Diogo Poffo. Entre as maiores dificuldades encontradas estiveram a organização e estruturação da empresa. “Nossas maiores dificuldades sentidas foram quando começamos a aumentar nosso tamanho e, com isso, otimizar nossa organização, bem como automatizar a maior parte dos nossos processos. Hoje nos destacamos com a qualidade do atendimento, preço acessível e um mix variado de produtos”, garante Diogo. Parceria com a GAM e REDE Poffo de Farmácias De acordo com o proprietário, todas as pessoas que tem um sonho e vontade de alcançar, vão encontrar algum jeito de fazer, se trabalhar com dedicação e amor. Para que isso ocorra, a parceria de empresas como a GAM se tornam essenciais.  “Sempre é ótimo trabalhar com a GAM, é uma empresa que preza pela pontualidade e pela excelência no seu serviço prestado, podendo contar sempre com sua agilidade”, afirma Diogo. Planejamento para o futuro O futuro da Rede Poffo Farma se baseia na responsabilidade e cuidado com o cliente. “Hoje vejo nosso trabalho não só como a venda de produtos aos clientes, mas também no atendimento e atenção prestada a cada um deles de forma individualizada. O ramo farmacêutico se atualiza e muda muito depressa, então fizemos um planejamento anual sempre e vamos reformulando conforme necessidade. Para esse próximo ano que temos ainda algumas incertezas, vamos fazer o trabalho para continuar mantendo nossa qualidade de serviço”, garante. Endereços das farmácias Rede Poffo: Ultra Popular | Rua Presidente Nereu, 90, Centro – Ituporanga – Santa Catarina. Ac Farma – Ao lado do hospital  | Rua 14 de fevereiro, 225, Centro – Ituporanga – Santa Catarina. Ac Farma – Vidal Ramos | Avenida Jorge Lacerda, 1017, Centro – Vidal Ramos – Santa Catarina.  Ac Farma – Unidade Jardim América | Rua Deputado Albino Zeni, 680, Jardim América – Ituporanga – Santa Catarina. AC Farma – Taió | Rua Coronel Federsen, 1133, Centro – Taió – Santa Catarina. Ultra Popular – Ibirama | Rua Tiradentes, 321, Centro – Ibirama – Santa Catarina. AC Farma – Presidente Getúlio | Rua Curt Hering, 523, Centro – Presidente Getúlio – Santa Catarina. AC Farma – Agrolândia | Alameda trombudo Alto, 250, Centro – Agrolândia – Santa Catarina.

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Carnaval: prepare sua farmácia para a data

Prepare sua farmácia para o Carnaval

Verão, sol e Carnaval. Passada as festas do final de ano é hora de preparar a farmácia para este período tão alegre do ano. As ruas enfeitadas, desfiles e a alegria dos foliões são um indicativo que o Carnaval chegou e é importante se preparar para recebê-lo e, principalmente, oferecer nas farmácias aquilo que os foliões estão à procura e necessitam nesta época do ano.  Então, que tal entrar no clima desta festa? Carnaval é uma festa temática e criar um ambiente diferenciado pode auxiliar para movimentar as vendas das farmácias e drogarias. Alguns produtos têm as vendas mais aquecidas nesta época do ano como os preservativos e lubrificantes, esmaltes, antiácidos, protetores e hidratantes pós-sol, ceras depilatórias e descolorantes. Eles devem ter um local de destaque e de fácil acesso ao shopper. Eles podem ser organizados de maneira a incentivar essas vendas. Explore bem as pontas de gôndolas, cestos expositores e o checkout. Divulgação é sempre importante O Carnaval é uma festa importante em todo o país que movimenta diversos setores e, principalmente, o comércio. Por isso, a farmácia também precisa entrar nesse clima de festa e alegria. Uma decoração temática e criativa faz a diferença e deixa todos ambientados ao período que está se vivendo. Muito brilho, cores, máscaras e objetos comuns desta época podem fazer parte da decoração e criar um ambiente descontraído que faça o shopper se sentir mais à vontade na hora da compra. Outra dica importante é utilizar as redes sociais da farmácia para divulgar as promoções e mostrar a variedade de produtos que estão disponíveis. Isso acaba chamando atenção e abrindo novas possibilidades para as vendas. Planejamento faz a diferença Não esqueça de outro ponto bem importante: o estoque. Ficar atento a ele é necessário para fazer a diferença no Carnaval. Planejamento antecipado é primordial em qualquer período do ano. Não esqueça disso!  Com toda essa preparação realizada, com o estoque garantido e a loja com a “cara do Carnaval” é bem mais fácil fidelizar o shopper e, é claro, garantir bons lucros nesta época do ano. Depois da pandemia da Covid-19, toda oportunidade que temos para celebrar deve ser exaltada. Então, que venha o Carnaval! Agora que você já sabe a importância de se preparar para esta época do ano, manter um mix variado de produtos e garantir boas escolhas para a sua farmácia ou drogaria, aproveite, faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas!   * Se você quiser sugerir temas para serem abordados neste espaço, entre em contato conosco. Envie um e-mail para: marketing.adm@gam.com.br. Sua participação é muito importante para a GAM!  

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Varejo farmacêutico: 5 fatores imprescindíveis para praticar

5 fatores imprescindíveis para praticar no varejo farmacêutico

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Para melhorar seu negócio, primeiro pense em mudar seu comportamento A mudança de comportamento do empresário do varejo farmacêutico, bem como de seus funcionários, é a chave para a melhora efetiva de resultados, dando a clareza de que se a mudança não persistir os resultados tenderão a ser cada vez menos eficazes. Dos fatores importantes que listaremos abaixo, todos estão diretamente ligados à uma mudança de cultura dentro da empresa. Cultura que persegue controles mais eficazes, modelos de gerenciamentos organizacionais práticos, entendimento de mercado, entre outros. Então entenda, para melhorar seu negócio, primeiro pense em mudar seu comportamento. 1. Planejamento de vendas Quando pensamos em planejar o quanto minha farmácia deve vender, precisamos entender que alguns fatores precisam ser levados em consideração para que tal ação não se torne uma armadilha e desmotive a equipe, consequentemente, não atingindo os resultados esperados. Fatores como perspectiva de crescimento do mercado, tendência de vendas nos últimos 4 meses, bem como o entendimento real da despesa total da farmácia são fundamentais para a elaboração de quanto a equipe precisa realmente atingir. Crescimento de mercado. É fato que a ocorrência de algumas farmácias proporcionarem um crescimento além do mercado, contudo, a grande maioria (ainda mais com o desempenho atual da economia) encontra-se em situações bem abaixo dos desempenhos alcançados dos últimos anos. Dessa forma, se temos um crescimento de mercado estimado 7% (por exemplo) o mínimo que precisamos alcançar é esse patamar. Então ter a informação de quanto nosso mercado irá crescer é fundamental. Tendência de venda nos últimos 4 meses: É normal presenciar planejamentos de vendas tendo como base sempre o mês anterior, ou seja, objetivando ao longo do ano um crescimento totalmente linear. Esse movimento não se encaixa, pois sabemos que em todo ramo de atividade temos os períodos sazonais. Dessa forma, entender que em alguns meses temos que planejar a venda menor que o mês anterior é fundamental para que consigamos manter a equipe com foco nos resultados, sempre de forma motivada e acreditando que o desafio de venda que foi colocado é passível de ser alcançado. Despesa total da farmácia: Fechando os 3 fatores, a despesa total  é tão importante quanto os dois já citados. É de extrema importância planejar uma venda que atinja um resultado para que seja coberta as despesas e nos proporcione o tão esperado lucro. Infelizmente, presencia se muitas lojas sem um controle correto, sempre “achando” que sua despesa representa X ou Y. Importante entender que despesa está relacionado a tudo que a farmácia paga e não tem como objetivo revender para obter lucro, ou seja, fornecedores não fazem parte. Assim, um planejamento de venda realmente eficaz será conseguido a partir do momento que o gestor entenda o que ocorre no mercado, tenha as medições do comportamento da sua venda ao longo do ano e tenha, principalmente, sua despesa efetivamente controlada. São os 3 pilares principais para elaborar um planejamento consistente. 2. Estratégia de mercado para varejo farmacêutico Estratégia é uma palavra de origem grega (strategia), que significa obter um plano, método ou manobra para alcançar determinado resultado. Nos dias atuais, ainda mais num mercado de extrema concorrência, é fundamental que a estratégia esteja ligada nas ações do dia a dia da empresa. Para planejar e obter uma sstratégia eficiente é preciso ter variáveis que possibilitem tomadas de decisões corretas, da qual somente será possível quando se obter informações fidedignas para análise. Assim, o comportamento de estar atento à concorrência, ao cliente, ou mesmo com a própria equipe será importante para que seja possível entender qual caminho trilhar para melhorar os resultados. Um exemplo, do varejo farmacêutico, está ligado ao desconto fornecido aos cliente nos produtos chamados “formadores de opinião”. Nessa linha de produtos muitas lojas pesquisam frequentemente seus concorrentes e planejam ações sempre com intuito de apresentar aos clientes ganhos “extras”. O caso dos anticoncepcionais, por exemplo, é normal ter no mercado farmácias trabalhando com desconto de 22%, porém, algumas passam a dar um desconto diferenciado se levar uma segunda caixa. Assim o cliente pode ter o mesmo desconto de 22%, porém, se levar a segunda caixa o desconto aumenta para 30%. Lembrando que esse caso é dado apenas como exemplo para entender que a vantagem em oferecer algo a mais para o cliente está presente no dia a dia das farmácias. Analise qual seria a melhor forma e quais os produtos que podem encaixar na realidade de cada PDV. Para toda estratégia de vendas é necessário uma medição de seus resultados. O correto é medir a quantidade de unidades vendidas e não o valor em R$. Assim será possível entender antes e durante da ação o resultado que está sendo realizado. Pesquise seu concorrente, entenda o comportamento do seu cliente e de seus funcionários e Planeja uma Estratégia que esteja dentro de suas características. 3. Planejamento e gestão de compras A gestão de compras é fundamental para que a Loja tenha um nível de ruptura extremamente baixa, tenha um nível de estoque dentro da realidade de cada farmácia e possua um fluxo de caixa saudável, sem “queimar” o capital de giro. Quando falamos em gestão de compras precisa se entender que ter uma boa gestão não é apenas comprar com maior desconto, mas analisar prazo e, principalmente, se realmente é preciso comprar. Infelizmente é rotina encontrar farmácias que trabalham sem capital de giro na maioria dos dias que representam o mês. Lojas que dos 30 ou 31 dias, ficam no “vermelho”15, 20 dias. Isso se dá por dois fatores básicos: não tratar prazo e comprar além da demanda necessária, principalmente no fim do mês quando a distribuição e os laboratórios aparecem com bons negócios para serem realizados. É importante entender que um bom negócio é quando compro com menor preço e tenho capital de giro disponível para honrar o compromisso ou, o prazo de pagamento, está dentro da minha realidade de recebimento. Caso contrário a Compra passa se tornar um problema na gestão financeira da farmácia. Não

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Farmácia Sanar leva saúde e qualidade de vida a Canoas

Farmácia Sanar leva saúde e qualidade de vida a Canoas

Foi a coragem de ter o próprio negócio que motivou Fernanda Oliveira da Silva e Maurício Dona Carvalho a inaugurar no dia 15 de julho de 2022, a Farmácia Sanar, no bairro São José, município de Canoas, no Rio Grande do Sul. A experiência na área foi o principal incentivo para aceitar o desafio de empreender. “Somos farmacêuticos desde 2019, mas trabalhávamos em rede como gestores/ farmacêuticos desde a nossa formação. Sempre sonhamos em ter uma farmácia própria, e, neste ano, em julho, surgiu uma proposta de compra e encaramos este desafio. Compramos e entramos na vida de proprietário. Estamos apenas há três meses no ramo como proprietários e, no final do mês de novembro, inauguramos a segunda loja”, explica o proprietário, Maurício Dona Carvalho. Entre os principais destaques da farmácia estão o atendimento com dois farmacêuticos especialistas em farmácia clínica, ambulatório para aplicação de injetáveis, aferição de glicose e pressão arterial. “Nos diferenciamos também pela agilidade na tele-entrega, respeito com o cliente, grande mix de produtos, entre outros. Isso faz com que tenhamos como planejamento para o futuro a excelência em atendimento das equipes, ter o melhor mix de produtos, proporcionar saúde e bem-estar a todos os nossos clientes”, garante Maurício. Parceria com a GAM Para se iniciar um negócio é muito importante contar com parceiros que sejam incentivadores e apoiadores do projeto. É assim com a GAM. “Estamos em contato com a GAM há pouco tempo, mas sempre juntos. Uma parceria forte, sempre auxiliando, sanando dúvidas, uma empresa responsável. Com certeza, a GAM faz parte do nosso crescimento. Muitas compras durante o dia realizamos com a GAM e queremos cada dia ter mais demanda para seguir essa parceria, ambos crescendo juntos”, enaltece Maurício. Tudo isso reforça ainda mais os valores mantidos e construídos pela empresa. “Procuramos sempre atender com ética e excelência, levar satisfação do cliente e bem-estar, sem deixar de lado a agilidade no atendimento. Recepcionamos o nosso cliente cordialmente, chamando pelo nome. Além disso, procuramos ter um mix completo para atender todas as faixas etárias, desde o recém-nascido até os idosos. Isso faz com que a nossa história seja construída com base nos valores que acreditamos”, finaliza o proprietário. Endereços da Farmácia Sanar:  Matriz | Farmácia Sanar – Av: Ramiro Barcelos, 549. São José – Canoas / RS. Telefone: (51) 37854777 Filial 01 | Farmácia Sanar – Av: Ramiro Barcelos, 2024. São José – Canoas / RS. Telefone: (51) 37854777 * Você também pode ter sua história de sucesso publicada na Revista da GAM!  Para participar, basta entrar em contato pelo e-mail: marketing.adm@gam.com.br, enviando também o contato, telefone e código de cliente GAM. Mostre seu diferencial e o que faz de sua farmácia um lugar tão especial para clientes, amigos e colaboradores. Participe!

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Aposte em packs promocionais e venda mais neste fim de ano

Aposte em packs promocionais e venda mais neste fim de ano

Além de pensar no planejamento estratégico, o fim de ano é uma época em que podem ser feitas várias promoções exclusivas para aumentar a lucratividade da sua farmácia. Trabalhar com packs promocionais é uma ideia das mais interessantes, tendo em vista os benefícios que esse tipo de estratégia proporciona. Que tal saber mais sobre como trabalhar com esse tipo de estratégia? Contaremos tudo neste artigo. Continue com a gente! Pack promocional: entenda o que é e quais são os principais tipos Os packs promocionais são kits de produtos criados de forma estratégica e vendidos com preços mais competitivos para o consumidor. Na prática, trata-se da criação de combos com produtos que já estão à venda na sua farmácia. Eles podem ser trabalhados em várias datas comemorativas, principalmente no fim de ano, em que é possível fazer packs promocionais presenteáveis. Afinal, nessa época, todo mundo está à procura de boas opções de presentes para os amigos e familiares. Estrategicamente, a sua farmácia pode tirar proveito disso para vender mais. Tipos de packs promocionais Existem diferentes tipos de packs promocionais que podem ser criados. Um deles trabalha com produtos iguais ou semelhantes. É o caso do famoso “compre 3 e pague 2”, por exemplo. Esse tipo de pack promocional com um único produto é ideal para itens que as pessoas consomem muito, tais como sabonetes, xampus, protetores solares, desodorantes, entre outros. Há ainda os packs personalizados, que são kits de produtos que se complementam. Você pode fazer um kit de produtos masculinos com desodorante, creme de barbear e loção pós-barba, por exemplo. Vantagens de vender packs promocionais no fim de ano Vender packs promocionais é bastante vantajoso para as farmácias, principalmente em datas sazonais, como o fim de ano. Veja alguns benefícios de realizar essa estratégia: Criação de packs personalizados Você pode criar packs personalizados para atender a diferentes perfis de públicos e clientes da sua farmácia. É possível criar packs de produtos masculinos, femininos, infantis, para banho, para higiene íntima, de maquiagens etc. Além disso, você pode aproveitar que muitas pessoas aproveitam as férias de fim de ano para curtir as praias e as piscinas para vender packs especiais de verão. Eles podem conter protetores solares, bronzeadores, loções pós-sol, entre outros. Aumento da receita no fim de ano Os packs são uma ótima alternativa para você aumentar o ticket médio da farmácia no fim de ano. Aproveite e faça packs temáticos com embalagens presenteáveis. Certamente você fará muitas vendas de kits para o Natal. Fidelização de clientes A venda de packs promocionais é uma ótima alternativa para apresentar novos produtos aos clientes e fidelizá-los. Imagine, por exemplo, que um cliente comprou um pack de verão com protetor solar e desodorante, tendo em vista que o preço estava mais atrativo do que o comum. Se essa pessoa gostar dos produtos que comprou, certamente voltará à sua farmácia para adquiri-los novamente, mesmo quando eles não estiverem mais em promoção. Ideias para vender os packs promocionais na farmácia Você pode usar a sua criatividade para vender mais packs promocionais na farmácia! Uma ideia interessante é usar as pontas das gôndolas ou prateleiras para posicionar os kits. Você também pode criar ilhas e outros tipos de pontos extras no PDV para que os produtos chamem a atenção da clientela. Colocar cartazes na vitrine da farmácia, bem como expor alguns packs nesse espaço também é uma ideia das mais interessantes. Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa e criar excelentes packs promocionais para o fim de ano na sua farmácia. Também tire um tempinho para dar uma conferida nas tendências do mercado farmacêutico para 2023. Tem muita coisa interessante acontecendo e nós contamos tudo em nosso blog.  

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