GAM Distribuidora

Feira das Farmácias Associadas movimenta R$ 50 milhões

Feira das Farmácias Associadas movimenta R$ 50 milhões

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Panorama Farmacêutico. O ano está terminando e a temporada dos eventos setoriais também vai dando adeus a 2022. Entre os mais expressivos encontros empresariais no último trimestre do ano, está a Feira de Negócios das Farmácias Associadas. Uma das mais pujantes redes do associativismo tem mais de 1.170 lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. O estado gaúcho, berço das Farmácias Associadas, concentra 85% dos PDVs. A 15ª edição do evento aconteceu de 19 a 22 de outubro em Gramado (RS) e teve cobertura especial do Panorama Farmacêutico. Ocupando uma área de 2.100 metros quadrados do Centro de Exposições Serra Park, o evento reuniu a maior parte das farmacêuticas nacionais. No total, foram 53 expositores para um público estimado em 2.500 participantes. Segundo os organizadores, 82% dos pontos de venda estavam presentes na edição, com hospedagem e alimentação garantidas pelo evento. A feira contabilizou vendas na casa dos R$ 50 milhões – um valor 16% superior ao do último encontro, ocorrido em 2019, quando foram gerados R$ 43 milhões em negócios entre os varejistas e os expositores presentes. “Repetimos a área da feira com praticamente o mesmo número de expositores da 14ª edição. Congregamos parceiros, principalmente distribuidores que nos atendem e farmacêuticas, em dois dias de feiras”, relata Ben Hur Jesus de Oliveira, presidente das Farmácias Associadas (foto principal). “A tônica do evento são as vendas antecipadas com condições especiais da indústria, que envolvem descontos, prazos dilatados, premiações e outros incentivos ao varejista membro”, completa. Farmácias Associadas estimulam vendas da indústria A maioria dos expositores consegue bater metas de negócios no primeiro dia da feira. Quase todos também trazem ao encontro “combos” de produtos a serem comercializados. “É uma feira que gera resultados. Nossa expectativa é captar R$ 8 milhões em vendas”, antecipou Marco Antônio Teixeira, diretor comercial da Hypera Pharma, que dividia o estande com a farmacêutica irmã Neo Química. Para o gerente de demanda da Geolab, Lazaro Gutierrez, trata-se do evento comercial mais badalado do sul do país. “A feira apresenta vários predicados. Atrai muitos visitantes. Gramado é uma cidade pequena, de fácil locomoção e sobretudo turística, que todos querem conhecer. E o principal, traz boas vendas”, lembra. Outro ponto forte é a negociação direta com tomadores de decisão, sejam gestores de lojas ou responsáveis por compras. “Com isso, captamos mais CNPJs e conseguimos ampliar a participação dentro do cliente”, acrescenta. A combinação de vendas antecipadas com bônus em forma de descontos, prazos, brindes de qualidade e atrativos como premiações acontece em um momento propício. Para a indústria e distribuidores, o evento das Farmácias Associadas acontece às vésperas de um período de baixo faturamento – dezembro e janeiro – e excelente para fazer caixa. Já para o associado da rede gaúcha, a feira é uma oportunidade para boas compras. Nela, encontram condições especiais dos laboratórios – em média, os descontos variam de 10% a 20% e prazos de parcelamento podem chegar a 180 dias. Além disso, têm acesso a brindes significativos e concorrem a prêmios de alto valor agregado, incluindo eletrodoméstico e motocicletas elétricas. Participantes opinam Juliano Ducatti, gestor de seis PDVs na região de Canoas (RS) Tenho três meses como associado. Encontrei nos estandes condições de compra muito favoráveis, que os promotores que visitam as lojas não conseguem oferecer no dia a dia Clarice Marçal, gerente de inovação da GAM Distribuidora A feira é um momento de congraçamento. Trouxemos nossos combos de comercialização. Além disso, operamos a logística de armazenagem e distribuição das compras dos membros das Farmácias Associadas. Por meio do programa Conexão, damos ao PDV orientação, competitividade e um melhor mix de produtos, principalmente na área de higiene e beleza Vinícius Cardoso, gerente de contas distrital da EMS  A EMS é o principal parceiro das Farmácias Associadas, com 13% de participação dentro das lojas. Oferecemos prazos e descontos de até 95% dependendo do item. Não trouxemos prêmios e brindes, mas vamos levar 300 melhores PDVs compradores para um evento social fechado. Temos como meta visitar, mensalmente, 50% dos membros da rede em 2023. Hoje a visitação é de 30% Rafael Barreto, da MG Company Distribuidora Abrimos o segundo dia de exposição perto de bater uma meta de vendas audaciosa. Vamos levar também bons contatos pós-feira Aline Mendes, gerente nacional de distribuição farma da Colgate-Palmolive  Viemos promover a plataforma de compras diretas Loja Colgate Farma para os varejistas da rede. Hoje 30% já usam a ferramenta, mas o objetivo é alcançar uma participação de 50% entre os associados. Na feira, apresentamos um combo de produtos com 20% de desconto nas compras pela ferramenta Raquel Cardoso, gestora de três PDVs na região de São Pedro da Serra (RS) Compareço há 11 anos na feira, mas este ano os descontos estão melhores. Além disso, consegui até 150 dias de prazo, com pagamento parcelado na compra de itens de higiene e beleza Farmácias associadas tem forte presença em cidades pequenas e médias As Farmácias Associadas estão à frente da Panvel e Farmácias São João em número de lojas no varejo farmacêutico nacional. Do total de PDVs espalhados por quatro estados, 1.004 estão localizados no Rio Grande do Sul. A rede está presente em 302 dos 498 municípios gaúchos e agrega mais de 3 milhões de clientes ativos. Em faturamento, ocupa a terceira posição entre as varejistas farmacêuticas do Rio Grande do Sul. Nos últimos 12 meses até setembro, as Farmácias Associadas movimentaram R$ 1,47 bilhão, valor que a coloca no 11º lugar no ranking setorial. Faz parte da Febrafar, onde se destaca também como a maior varejista entre as empresas que compõem a entidade. Caso fizesse parte da Abrafarma, seria a 10ª maior rede afiliada à entidade. “Trata-se de uma rede associativista raiz, com membros muito participantes e comprometidos com a marca”, enfatiza Edson Tamascia, presidente da Febrafar. “Eles têm uma operação muito bem estruturada e eficiente, o que vem atraindo cada vez mais interessados de outros estados em se unir à bandeira”, completa. Desde 2018, as Farmácias Associadas deixaram

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Explore a Black Friday em outubro em sua farmácia

Explore a Black Friday em outubro em sua farmácia

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. O fim do ano promete uma injeção de ânimo para as vendas e é justamente essa a mensagem da edição de outubro do Guia da Farmácia. Além das eleições e da Copa do Mundo, o varejo se prepara para a Black Friday, data que se tornou uma das mais importantes do calendário para quem deseja fazer bons negócios. Para as farmácias que querem participar dessa agenda que promete ótimos resultados, preparamos, nesta edição, uma reportagem especial que mostra os caminhos para alcançar as expectativas dos analistas do setor, que esperam uma movimentação de aproximadamente R$ 5,9 bilhões no período. Projeta-se, inclusive, um incremento de vendas nas farmácias de 20% a 30% quando comparado ao ano anterior para o período. A matéria, mostra, justamente, os segredos para atingir essas metas, envolvendo estoque, sortimento, bons preços e atendimento diferenciado, a fim de se diferenciar para o consumidor e garantir que a sua loja seja a escolhida do momento da conversão. Clique aqui e adquira já seu exemplar! Além da black friday: outros destaques da edição de outubro ENTREVISTA: apostando na saúde como futuro da beleza, a diretora-geral da Divisão de Cosmética Ativa da L’Oréal, Roberta Sant’Anna, prevê crescimento de dois dígitos da área nos próximos cinco anos e vê as farmácias como estratégia central para esses resultados. AGENDA DA SAÚDE: a dor na forma aguda é motivo de sofrimento para cerca de 80% da população global e, somente no Brasil, 37% das pessoas já foram acometidas pela dor crônica. Conheça o mote da campanha celebrada em 17 de outubro para redução desses números. RECURSOS HUMANOS: no dia 30 de outubro, é comemorado o Dia do Balconista de Farmácia – profissional que, de modo geral, é responsável pelo primeiro contato com o consumidor.Clique aqui e adquira já seu exemplar! ESPECIAL SAÚDE: também atento à saúde da população, o Guia da Farmácia trouxe uma série de conteúdos que podem esclarecer dúvidas recorrentes no balcão. A Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos, por exemplo, foi um dos temas abordados, trazendo as últimas estatísticas, formas de prevenção e iniciativas voltadas para imunização e tratamento. Algumas campanhas de saúde também foram lembradas, como o Dia Mundial de Combate à Dor, celebrado em 17 de outubro; e o Câncer de Mama, largamente abordado pelo Outubro Rosa.

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Evite perdas na sua farmácia com uma boa gestão de compras

Evite perdas na sua farmácia com uma boa gestão de compras

Para evitar perdas na sua farmácia e, consequentemente, ganhar mais tempo e dinheiro, fazer uma boa gestão de compras é fundamental. A gestão de compras, cabe lembrar, é a atividade que faz a organização do processo de compras do que a empresa precisa adquirir. Dessa forma, em uma farmácia, as principais atividades do gestor de compras envolvem identificar as demandas e as quantidades necessárias de produtos. Além disso, deve-se buscar fornecedores, negociar prazos e pagamentos. 5 dicas para melhorar a gestão de compras na sua farmácia Listamos algumas dicas para que a gestão de compras seja mais eficiente na sua farmácia. Veja abaixo! 1. Trabalhe com a curva ABC Podemos definir a curva ABC como um método de categorização de estoques que contribui diretamente para a melhora da gestão de compras. A metodologia da curva ABC divide os produtos que uma empresa mantém em estoque em três classes, de acordo com a importância. Veja: Classe A: são os produtos com importância, valor ou quantidade que respondem a 20% do total do estoque. Tratam-se dos itens com uma demanda de 65% em determinado período; Classe B: são os produtos com importância intermediária, correspondendo a 30%do total. Tratam-se de itens com uma demanda de 25% em determinado período; Classe C: são os produtos com menor importância, valor ou quantidade e que correspondem a 50% do total. Eles têm uma demanda de até 10% em determinado período. É claro que esses números podem variar de negócio para negócio. No entanto, tendo esse parâmetro é possível nortear o trabalho de gestão de compras. 2. Faça um planejamento com base nas datas sazonais Para que a gestão de compras seja eficiente, também é importante que se tenha um planejamento com base nas datas sazonais. Quando o verão se aproxima, por exemplo, a tendência é que a farmácia receba mais clientes em busca de protetores solares, bronzeadores e outros produtos desse tipo. Já no inverno, quando as doenças respiratórias são mais comuns, a farmácia tende a vender mais xaropes para tosse, remédios antigripais, pastilhas para a garganta etc. Em datas comemorativas, como o Natal, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, entre outras, a farmácia também pode ver as suas demandas crescerem. Nesse sentido, é importante que a gestão de compras siga um calendário sazonal, que deve ser alinhado com o marketing da farmácia. 3. Faça o controle de estoque de forma eficiente O controle de estoque precisa ser muito bem realizado para que a farmácia evite perdas, comprando mais produtos do que o necessário, por exemplo. Uma das metodologias que pode ser usada é o PVPS, sigla para “Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair”. Esse método de organização considera o prazo de validade dos produtos para vendê-los. Ou seja, aqueles que estão com a data de vencimento mais próxima, devem ser vendidos primeiro. Com isso, o estoque fica bem organizado, se evitam as perdas e o gestor de compras tem uma ideia mais clara sobre o que deve ser reposto. 4. Considere a contratação de uma plataforma de gestão de compras No mercado, existem plataformas digitais para gestão de compras. Elas são ligadas ao estoque e garantem o acesso a transações comerciais, cotações de preços, formas de pagamento, entre outros itens. Além disso, elas geram relatórios automáticos para o acompanhamento. Assim, a gestão de compras pode ser sempre aprimorada, entrando em um fluxo de melhoria contínua. 5. Tenha bons fornecedores  Finalmente, você precisa de bons fornecedores para fazer uma gestão de compras eficiente. Busque sempre manter parcerias estratégicas e de longa duração com distribuidoras de medicamentos e outros produtos do setor farmacêutico. Ao ter um bom relacionamento com os fornecedores, você também terá mais facilidade para negociar preços, prazos de entrega e formas de pagamento. Isso tudo dá mais vantagem competitiva para o seu negócio. Evite perdas na sua farmácia: coloque em prática o quanto antes as nossas dicas de gestão de compras! Para continuar aprendendo, leia agora o nosso artigo que explica como o gerenciamento por categorias ajuda no planejamento de estoque.

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Masterfarma Gravatá leva saúde e bem-estar para Navegantes

Masterfarma Gravatá leva saúde e bem-estar para a cidade de Navegantes

O sonho de ter o próprio negócio foi o que motivou Jessica Rodrigues, Mayara Rodrigues e Luzinete de Souza a fundarem em 23 de setembro 2011, a JL Medicamentos. Com o nome fantasia de Masterfarma Gravatá, a empresa se consolidou em Navegantes com a proposta de elevar ainda mais qualidade de vida e bem-estar aos seus clientes. “Me formei no Paraná (Unipar) em 2009 e vim para Santa Catarina pelas oportunidades. Trabalhei dois anos como funcionária e, dois anos mais tarde, surgiu a oportunidade de ter a nossa própria empresa. Como todo começo, foi difícil, tive muita vontade de vencer, porém poucos recursos. Hoje contamos com duas lojas e, no próximo mês, estaremos abrindo a terceira loja. Todas em Navegantes, na cidade que escolhemos para morar”, explica a sócia, Jessica Rodrigues. Segundo a proprietária, a maior dificuldade sempre esteve na parte administrativa, não só no que se refere ao financeiro, mas também na administração de pessoas. “Sai da faculdade como farmacêutica sem nem uma experiência na parte administrativa. A única forma de acertar nessa parte foi voltar aos estudos e aprender sempre com os que estão há anos no mercado. Não quis tentar aprender com os meus erros e sim aprender com quem entende, assim as chances de errar seriam menores. Uma das pessoas que me ajudou muito nessa etapa e agradeço muito, foi Edson Ramos Siqueira. A ele agradeço muito por todos os ensinamentos”, aponta Jessica. Diferenciais no mercado Para as sócias, um dos grandes diferenciais da empresa está a busca constante pelas novidades e o foco no bom atendimento. “Hoje em dia se destacar nesse ramo virou uma loucura. Tentamos sempre fazer as melhores negociações para poder ofertar o melhor valor ao nosso cliente, porém esse não é o principal requisito de nossa empresa. Nossa prioridade sempre será o atendimento, uma equipe engajada, sempre envolvida com a empresa e o cliente, trazendo em cada atendimento empatia e, claro, resolvendo a dor do cliente. Procuramos também o que há de mais novo no mercado, principalmente no ramo de cosméticos”, reforça a proprietária. Para que todo este trabalho seja possível, a empresa conta com parcerias importantes como a da GAM. “Só temos a agradecer pela GAM sempre acreditar em nós, mesmo nos momentos de dificuldades. Hoje posso dizer, como toda segurança, que ela é o nosso maior parceiro e é a distribuidora mais completa e correta do ramo”, garante Jessica. Projetos para o futuro da Masterfarma Para o futuro, o sonho é abrir ainda mais lojas. “É isso que almejamos, porém com nossa marca própria e, quem sabe, futuramente nossa própria franquia. Nosso protótipo será inaugurado no próximo mês, a Farmácia Mais Mulher, e isso nos enche de orgulho. Por isso deixamos sempre como mensagem: acredite em você, trabalhe com empenho e se dedique aos seus sonhos e tenha pessoas ao seu lado com os mesmos propósitos”, finaliza. Endereço da Masterfarma Gravatá:  Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, 7434, Gravatá, Navegantes, SC. *Você também pode ter sua história de sucesso publicada na Revista da GAM! Para participar, basta entrar em contato pelo e-mail: marketing.adm@gam.com.br, enviando também o contato, telefone e código de cliente GAM. Mostre seu diferencial e o que faz de sua farmácia um lugar tão especial para clientes, amigos e colaboradores. Participe!

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Verão abre espaço para a linha solar nas farmácias

Verão abre espaço para a linha solar nas farmácias

O frio começou a sair de cena e já deu espaço às temperaturas mais quentes. Tudo isso já é visível nas ruas. A primavera está aí e o verão se aproxima trazendo consigo mais calor ao longo dos dias e, isso, faz com que as pessoas se exponham ainda mais ao sol. Como consequência, aumenta a procura por produtos indicados para a proteção contra os raios UVA e UVB. As mudanças das estações são um período do ano que exige um novo planejamento que abrirão espaço para novos protagonistas. No verão, entre produtos que fazem sucesso nas gôndolas das farmácias e drogarias estão os protetores solares, bronzeadores e produtos pós-sol, além dos repelentes.  Ainda que a proteção contra os raios solares deva ser feita todos os dias, assim como os cuidados gerais com a pele, o consumo de fotoprotetores cresce nos meses mais quentes do ano. Diante disso, o mercado de protetores solar atinge seu maior pico de vendas nos próximos meses. Para que a sua farmácia esteja preparada para este momento, a exposição correta destes produtos nas gôndolas irá facilitar a compra do shopper e incrementar seu faturamento. Não esqueça a oportunidade que surge ao dar destaque a esta categoria nos períodos de pré-verão e verão. Mantenha eles expostos em locais de alto fluxo, por meio de pontos extras e cross-merchandising, facilitando a lembrança e a decisão de compra da categoria. Procure também sinalizar o espaço para que o shopper perceba que o verão está chegando e, mesmo que não tenha ido até a farmácia para comprar um produto de proteção solar, perceba o quanto aquele produto também é importante para a sua saúde. Sabendo que a procura por produtos relacionados ao verão deve crescer nos próximos meses, o ideal é organizar um ambiente convidativo para que o shopper possa conhecer todas as novidades dos segmentos. Procure manter um alinhamento correto com relação à exposição, mix de produtos e preço na região de atuação. Não esqueça também de garantir a exposição dos produtos da linha solar em lugares estratégicos, que facilitam a visualização do consumidor. Outro ponto bem importante a ser explorado é a comunicação em todas as mídias onde a sua farmácia estiver presente. Uma boa estratégia de comunicação contribui com o conhecimento dos produtos pelo público atingindo inclusive aqueles que ainda não são consumidores da categoria. Viu só como é necessário ficar atento a alta das temperaturas? Agora que você já sabe a importância de manter uma linha de proteção solar completa e gerenciada em categorias, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. Aproveite, faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas!

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Como planejar a expansão da sua farmácia em 2023?

Como planejar a expansão da sua farmácia em 2023?

Praticamente todos os empreendedores têm o objetivo de desenvolver cada vez mais os seus negócios. Para quem tem uma farmácia não é diferente! E, com um novo ano se aproximando, chega também o momento de começar a planejar quais são os próximos passos a serem dados nas empresas. Você planeja expandir a sua farmácia em 2023? Então, fique por aqui e veja as dicas e orientações que temos para você! Vamos lá? Saiba se é o momento certo para expandir a farmácia Primeiramente, é preciso saber se é o momento certo para expandir a sua farmácia ou não. Para isso, uma análise criteriosa sobre as finanças da loja, bem como do cenário em que ela está inserida, está se comportando. Na parte interna, é interessante fazer um balanço sobre como foi o ano de 2022 até agora.  O faturamento está de acordo com a expectativa? Você consegue fazer sobrar dinheiro para investir em melhorias e novidades no ano que vem? Isso é algo que deve ser considerado! A farmácia também não funciona sozinha, ela está inserida numa comunidade com cenários econômicos, sociais e políticos em constante inovação. Tudo isso reflete nos negócios! O ano de 2023 será o primeiro a iniciar com a pandemia da Covid-19 controlada,por exemplo. Isso tem feito com que a economia melhore e conta como um ponto positivo para investir em seu negócio. Outro ponto que conta é que neste ano teremos eleições presidenciais. Não se sabe ainda se o atual Governo continuará no poder ou se um novo representante será eleito pelo povo. Tudo isso, como sabemos, impacta a economia e deve ser analisado por quem está se aventurando nos negócios. Na prática, você precisa ficar de olho em tudo para investir de forma tranquila e não “meter os pés pelas mãos”.  Faça pesquisas de mercado As pesquisas de mercado são um instrumento dos mais interessantes para quem pensa em expandir um empreendimento. Vamos supor que você tem uma farmácia no bairro X e está pensando em abrir uma filial no bairro Y. Para que isso dê certo, fazer uma pesquisa é fundamental! Será que no bairro Y há público suficiente para suportar mais uma farmácia? E o perfil de consumidores é  mesmo do bairro X?  Questões como essas devem ser analisadas criteriosamente e o desenvolvimento de uma pesquisa pode dar as respostas que você precisa para estruturar o seu mercado. Busque por qualificação Os gestores de farmácias precisam estar sempre se qualificando e buscando novos conhecimentos para melhorar a gestão do seu negócio. Há várias formas de você se qualificar para ter mais conhecimentos no mercado empresarial. Você pode fazer cursos sobre finanças, marketing, atendimento, entre outras áreas pertinentes para esse tipo de negócio. Também é uma boa ideia acompanhar publicações de revistas, blogs e portais que falem sobre negócios.  O Sebrae, por exemplo, sempre faz publicações interessantes para os empreendedores, assim como o nosso blog, que é sempre atualizado com conteúdos cuidadosamente preparados para você. Estabeleça o tipo de expansão que deseja ter Há diferentes formas de expandir uma farmácia! Uma delas, como citamos, é abrir filiais em outros bairros ou até mesmo cidades. Porém, você também pode expandir a drogaria de outras formas. Caso tenha demanda, pode iniciar um e-commerce e vender não medicamentos, e outros itens pela internet, por exemplo. Outra alternativa é transformar a sua farmácia em um hub de saúde e oferecer atendimento farmacêutico e serviços da área, de modo geral. Enfim, você pode ser criativo e estabelecer qual tipo de expansão deseja realizar, bem como estipular metas. No entanto, lembre-se sempre de dar um passo de cada vez. Assim, você conseguirá melhores resultados para a sua farmácia em 2023. Uma boa prática a ser executada anualmente é a análise SWOT. Para saber mais sobre a metodologia, leia o nosso artigo sobre esse tema!

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Perdas farmácia: como reduzir e melhorar o aproveitamento?

Como reduzir as perdas na farmácia

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Confira as dicas da consultora de varejo na empresa Complement Consultoria & Marketing, Flávia Nunes; e da gerente de Desenvolvimento de Negócios da Inwave, Vanessa Urbieta Furtos, precificação incorreta, consumo de produtos no interior da loja e sem pagamento, itens com data de validade vencida e danos ao manipular mercadorias são algumas das perdas comuns a que qualquer varejista está sujeito e que pode prejudicar os resultados dos negócios. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), divulgada em 2021, as principais perdas no canal farma, são: Quebras operacionais: 59%. Furtos externos: 18%. Erros administrativos: 10%. Furtos internos: 8%. Outros: 5%. Processos que ajudam a reduzir as perdas farmácia Confira as dicas da consultora de varejo na empresa Complement Consultoria & Marketing, Flávia Nunes; e da gerente de Desenvolvimento de Negócios da Inwave, Vanessa Urbieta, para reduzir as perdas da farmácia: Acompanhar as etapas de transporte. Monitorar o armazenamento. Analisar as possibilidades da exposição dos produtos nas gôndolas. Criar uma política para itens danificados em estoque. Observar e definir quais são os possíveis pontos de perda da operação. Prevenir fraudes e erros de fornecedores, principalmente nas entregas. Criar um checklist de estoque. Corrigir falhas administrativas, por exemplo, precificação. Identificar perdas de oportunidade, por exemplo, negociação, promoção, logística, entre outros. Criar uma política para lidar com produtos de alto risco, que devem ser expostos de forma segura, porém atrativa. Na área de vendas, contar com a proteção eletrônica de mercadorias, ou de sistemas antifurtos inteligentes. Atuar com o tripé: pessoas (treinamento), processos (políticas e procedimentos) e tecnologia (produtos e soluções), que integrados evitarão prejuízos ao varejista.

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Gestão financeira: veja quais são os erros mais comuns no PDV

Gestão financeira: veja quais são os erros mais comuns no PDV

Ter uma gestão financeira eficiente é essencial para que as farmácias tenham mais lucratividade e possam potencializar os seus lucros. Porém, além de conhecer a teoria sobre contabilidade empresarial e administração financeira, o gestor de uma farmácia precisa ter expertise para reconhecer possíveis erros comuns no PDV. Ao reconhecer essas falhas, que podem parecer pouco impactantes ou “bobas” em um primeiro momento, será possível desenvolver ações eficientes para que a farmácia deixe de perder dinheiro e se torne mais lucrativa. Há alguns erros que são comuns de serem observados no comércio varejista, principalmente nas drogarias. Veja, abaixo! Não escolher o regime tributário mais adequado A legislação contábil exige que seja feito o recolhimento de impostos em qualquer tipo de negócio. Porém, para não pagar mais tributos do que é necessário, deve-se saber escolher o regime tributário mais adequado para o perfil da sua empresa. No Brasil, existem três tipos de regimes tributários que podem ser escolhidos. Entenda: Simples Nacional O Simples Nacional é um regime tributário voltado para as microempresas e empresas de pequeno porte. Como o próprio nome sugere, ele é mais simples e exige pouca burocracia. Basicamente, todos os impostos que a empresa precisa pagar são reunidos em uma única guia, que precisa ser quitada mensalmente. Para se enquadrar no Simples Nacional, as empresas devem ter obtido o seguinte faturamento: Microempresas: até R$ 360 mil anuais; Empresas de pequeno porte: até R$ 4,8 milhões anuais. Lucro Real Ao optar pelo Lucro Real, o cálculo dos impostos considera o faturamento mensal ou trimestral do negócio e recai sobre o lucro obtido.  Basicamente, a apuração dos valores é feita pela soma das receitas do negócio, subtraindo as despesas e os custos obtidos. Ou seja, ao optar pelo Lucro Real, a sua farmácia pagará impostos sobre o lucro líquido que ela obteve no período. Lucro Presumido No modelo de Lucro Presumido, a base de cálculo dos impostos são pré-fixadas pela legislação, com um limite de margem de lucro que se altera conforme a atividade da empresa. Para as farmácias, que realizam atividades comerciais, a margem presumida é de 8%. Já para os negócios que prestam serviços, é de 32%. Geralmente, a maioria das farmácias opta pelo Lucro Presumido. Porém, nesse modelo, corre-se o risco de pagar uma carga tributária maior do que se deve. Para saber qual é o melhor regime para o seu negócio, convém estudar a sua contabilidade a fundo.  Por isso, solicitar essa revisão ao seu contador é essencial, para evitar que o seu negócio pague mais impostos do que é obrigado. Não utilizar um sistema de classificação de produtos Se você já está há certo tempo no meio farmacêutico, deve ter observado que a legislação de classificação dos produtos desse tipo passa constantemente por atualizações.  Sendo assim, é indicado usar sistemas de classificação de produtos atualizados. Assim, você poderá fazer a classificação tributária correta das mercadorias e evitar pagar mais impostos do que o necessário.  Ter um controle de estoque deficiente Todas as farmácias precisam fazer o controle de estoque corretamente. Isso é necessário para que os produtos não percam o prazo de validade antes de serem vendidos e precisem ser descartados, causando prejuízo para o negócio. Além disso, anualmente, as farmácias são obrigadas por lei a fazer a apuração do inventário. Caso isso não seja realizado, o negócio pode ser multado e ter mais um impacto negativo na gestão financeira. Não compreender o peso da folha de pagamento na gestão financeira A folha de pagamento tem um peso significativo na gestão financeira do negócio. Por isso, antes de contratar novos colaboradores, é importante pensar se um novo cargo realmente precisa ser executado. É claro que todos os gestores precisam de bons profissionais para atender os clientes e realizar as atividades da farmácia. Porém, se o negócio tiver mais funcionários do que pode pagar, as contas não vão fechar e a margem de lucro diminuirá. Uma alternativa para reduzir os custos da folha de pagamento é contratar freelancers ou terceirizar alguns tipos de serviços. Em vez de empregar mais uma pessoa fixa para a equipe de limpeza da farmácia, por exemplo, você pode contratar uma diarista para ajudar a fazer a faxina mais pesada, em determinadas ocasiões. Para que a gestão financeira do seu negócio seja eficiente, ficar de olho nessas falhas e evitar que elas aconteçam é muito importante. Temos a esperança de que este conteúdo tenha ajudado nesse sentido. Lembre-se também da importância de ter uma boa parceria com o escritório de contabilidade que atende a sua farmácia. Você precisa ter confiança nesses profissionais, para sempre ter a liberdade de esclarecer dúvidas e propor mudanças. Achou este conteúdo interessante? Em nosso blog também publicamos um artigo bem relevante sobre a importância das etiquetas de preço no seu PDV. Não deixe de conferir!

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Etiquetas de preços: importância nas vendas do seu PDV

A importância das etiquetas de preço no seu PDV

Um estudo feito pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (Ifepec), em parceria com a Unicamp, revelou um dado interessante: 75,4% dos clientes escolhem as farmácias em que vão comprar de acordo com o preço dos produtos. Essa realidade enfatiza a importância da farmácia trabalhar com etiquetas de preços feitas de forma estratégica. Afinal, não basta trabalhar com valores competitivos, é preciso que isso fique visível ao cliente. Como boa parte das decisões de compra ocorrem no próprio PDV, fazer a etiquetação corretamente é mais do que necessário. Para entender sobre isso, leia os tópicos a seguir! Etiquetas de preço: entenda a importância para as farmácias As etiquetas de preço têm um papel importante em qualquer comércio varejista. Isso porque os shoppers querem saber o quanto está sendo cobrado por cada produto, para que decidam se comprar determinado produto vale a pena para ele ou não. Além disso, as etiquetas também otimizam o trabalho dos vendedores e balconistas da farmácia. Com as etiquetas bem distribuídas pelas gôndolas, o cliente tem mais autonomia e não precisa chamar um atendente toda vez que quiser saber quanto custa determinado produto. A experiência de compra do shopper torna-se mais produtiva e eficiente. Logo, isso também contribui para que ele se fidelize à sua farmácia e volte a comprar dela em outras oportunidades. Informações que devem constar na etiqueta de gôndola Ao elaborar uma etiqueta de venda para a sua farmácia, deve-se prestar atenção nas informações que precisam ser colocadas no papel. É muito importante que seja colocado o nome do produto, a marca, o tipo, o peso e, é claro, o preço cobrado por ele. Com esses dados, o cliente consegue relacionar o produto à etiqueta e decidir se comprará ou não uma unidade. Além disso, caso você julgue interessante, pode imprimir também o código de barras no produto na etiqueta. Veja, abaixo, um exemplo do que precisa ser constar em uma etiqueta de gôndola: Tipos de etiqueta de gôndola mais comuns Nas farmácias, existem três tipos mais comuns de etiquetas de gôndola que podem ser utilizados. Veja, a seguir, quais são eles! Etiqueta de papel A etiqueta de papel é a mais comum de ser vista em farmácias. Com esse formato, basta imprimir as peças em folhas simples, recortá-las ou destacá-las e colocá-las nos displays das gôndolas e prateleiras. As etiquetas de papel trazem um bom custo-benefício para as farmácias, tendo em vista que são facilmente substituídas quando há alteração no valor cobrado pelos produtos. Etiqueta adesiva As etiquetas adesivas são idênticas às de papel, mas são impressas em uma folha com cola, para que sejam fixadas nas prateleiras, sem a necessidade de um display. Esse tipo de etiqueta é mais utilizada em produtos que possuem particularidades na embalagem ou que os preços não costumam mudar com muita frequência. Etiqueta de gôndola eletrônica Já existem no mercado as etiquetas de gôndola eletrônicas. Tratam-se de dispositivos que ficam nas prateleiras e trazem as informações sobre o preço e características do produto. Além de dar uma aparência moderna ao estabelecimento, as etiquetas eletrônicas facilitam na hora de atualizar os preços. Para isso, basta fazer a atualização do valor no sistema da farmácia e os números mudam automaticamente nas prateleiras. Porém, esse tipo de etiqueta exige um investimento inicial um tanto quanto alto. Por isso, ainda é pouco comum encontrarmos farmácias que os utilizem. Passo a passo: aprenda a fazer etiquetas de preços no Word Chegou a hora de “colocar a mão na massa”! Confira, na sequência, um tutorial de como fazer etiquetas de preço simples para a sua farmácia, no Microsoft Office Word. Vamos lá? Na guia “Correspondências”, clique em “Rótulos” e, em seguida, em “Criar grupo”; Na guia “Etiquetas”, clique em “Opções”; Na caixa de diálogo “Opções de etiqueta”, clique em “Novo rótulo”; Na caixa “Nome”, digite um nome para a nova etiqueta personalizada; Nas caixas “Rótulo altura” e “Largura da etiqueta”, digite as medidas de altura e largura que deseja para a sua etiqueta; Nas caixas “Número de colunas” e “Um número para baixo”, digite o número de etiquetas por linha e uma página para baixo; Clique em “Ok”; Pronto! Agora, é só preencher as suas etiquetas com os valores e demais informações dos produtos, imprimir e colocar nas prateleiras. Agora que já sabe mais sobre a importância das etiquetas de preço na sua farmácia, não deixe de ter estratégia ao utilizá-las. Desse modo, o seu estabelecimento poderá ter ainda mais lucratividade e eficiência. Leia também o nosso artigo que traz 7 práticas essenciais para uma boa rotina administrativa na farmácia!

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Regional Farmácias leva saúde e bem-estar ao Sul catarinense

Regional Farmácias leva saúde e bem-estar ao Sul catarinense

Com a coragem e a determinação de ter o próprio negócio, João Batista Paulo Varela fundou em 11 de novembro de 1993, na cidade de Santa Rosa do Sul, extremo Sul catarinense, a Regional Farmácias. A primeira loja foi inaugurada na localidade de Vila São Cristóvão, e atualmente conta com mais sete filiais entre as cidades de Araranguá, Criciúma e Balneário Arroio do Silva. “Trabalhava com meu pai, mas sempre quis ter meu próprio negócio. Nunca havia trabalhado em farmácia. Na verdade, nunca pensei em trabalhar com farmácia, mas a ideia veio bem a calhar. A fundação foi bem difícil, mas tive o apoio da minha família. Mas, com o passar dos anos, tivemos várias experiências como o crescimento da rede, a formação de ótimos colaboradores, a expansão do conhecimento, o reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido, entre tantas coisas boas que compartilhamos”, ressalta o proprietário João Batista Paulo Varela. De acordo com João, muitas foram as dificuldades enfrentadas até que a farmácia fosse reconhecida por todos pelo atendimento de excelência, tele entrega rápida e vasto mix de produtos. “Entre as dificuldades esteve a falta de conhecimento no seguimento e a falta de recursos financeiros. Mas conseguimos superar tudo isso com persistência aliada à busca constante de conhecimento através de seminários, palestras e convenções. Tudo isso garantiu uma melhor gestão, possibilitando a entrada de recursos financeiros, assim como a capacitação dos colaboradores”, comenta. Parceria importante com a GAM e Regional Farmácias Na caminhada de quase 30 anos de fundação, o proprietário ressalta a importância do trabalho desenvolvido com parcerias como a da GAM. “Uma das primeiras distribuidoras a me atender foi a GAM. Por isso, tenho muita admiração pelo ótimo trabalho que desenvolve, mas, acima de tudo, pela credibilidade e o respeito pelos seus clientes, assim como pelos seu próprios colaboradores”, aponta. Todo este trabalho faz com que a empresa esteja cada vez mais motivada e focada na expansão, sem deixar de lado seus valores: família, espiritualidade, honestidade, caráter, atitude e paixão. “Precisamos ter fé e acreditar nos nossos projetos, olhar com carinho e atenção a todos aqueles que caminham conosco. É fundamental para alcançar ótimos resultados nos dias de hoje, afinal, cuidar dos colaboradores é tão importante quanto cuidar dos nossos clientes.  Procuramos fazer sempre um atendimento humanitário com foco na satisfação do cliente e para isso contamos com vasto mix de produtos”, enaltece João Batista. Sobre as farmácias A Regional Farmácias conta atualmente com oito lojas, sendo seis unidades em Araranguá, uma em Criciúma e uma em Balneário Arroio do Silva.

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