O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Se engana quem pensa que só as grandes redes de farmácias podem contar com essas tecnologias, ou que é necessário investir uma fortuna para adotar essa estratégia no ponto de venda Provavelmente você já ouviu falar sobre inteligência de dados. Esse é o nome dado para o conjunto de métodos analíticos e ferramentas empregados para formar o melhor entendimento das informações coletadas na farmácia. Com base nestas informações, os gestores da loja podem melhorar os serviços ou investir de forma estratégica, conforme veremos a seguir com detalhes. E se engana quem pensa que só farmácias de grandes redes podem contar com essas tecnologias, ou que é necessário investir fortunas para ter soluções como estas no ponto de venda. Confira, a seguir, e implante já a inteligência de dados na sua farmácia. O que é a inteligência de dados? A inteligência de dados é o conjunto de todos os métodos analíticos e ferramentas empregados para formar um melhor entendimento das informações coletadas na farmácia. Por meio das informações coletadas, torna-se possível aos gestores melhorar os serviços ou investimentos na loja. Assim, a inteligência de dados se concentra na análise e na interação com as informações de uma forma significativa para promover uma melhor tomada de decisão. Esta estratégia permite, ainda, que a farmácia personalize sua comunicação e fale de forma mais assertiva com o seu cliente, impactando, diretamente, em indicadores como tíquete médio, frequência de compras e aquisição de novos clientes. “Também torna possível o planejamento dos investimentos de mídia e marketing, assim, possibilitando ações que não se pautem somente em desconto. Afinal, nem todo cliente precisa de desconto para fazer a próxima compra, por exemplo. Mas só é possível saber disso quando usamos a inteligência de dados para capturar informações, analisar comportamento e potencial, entregar ativações personalizadas e, não menos importante, mensurar conversões e resultados em tempo real”, explica o fundador da Bnex, Fernando Gibotti. Download Gratuito do Material Benefícios da inteligência de dados na farmácia Entre os benefícios da inteligência de dados na farmácia estão: Entregar ativações personalizadas. Capturar informações. Mensurar conversões e resultados em tempo real. Permitir que a farmácia personalize sua comunicação e fale de forma mais assertiva com o seu cliente, impactando diretamente em indicadores como tíquete médio, frequência de compras e aquisição de novos clientes. Tornar possível o planejamento dos investimentos de mídia e marketing, possibilitando ações que não se pautem somente em desconto. Por que devo digitalizar minha farmácia? A partir do momento que a farmácia ou drogaria inicia o processo de trabalho com inteligência de dados, ela já está inserida num ambiente digital, não tendo como desvincular uma coisa da outra. Dessa forma, digitalizar é importante porque cada perfil de cliente possui uma necessidade e um potencial específico, e hoje é impossível acionar clientes e traçar estratégias personalizadas sem a digitalização. Isso porque a tecnologia é o meio para que as marcas possam alcançar seus clientes em escala, mas sem perder a personalização que impacta, diretamente, no aumento das vendas. Quem pode ter uma farmácia digital? Todas as farmácias ou drogarias podem ser digitais. “A digitalização para cada rede pode ter um aspecto diferente, conforme o nível de maturidade. Assim, é importante identificar essa maturidade para definir um plano de digitalização adequado ao momento e aos recursos do negócio”, explica Gibotti. Dessa forma, digitalizar é importante porque cada perfil de cliente possui uma necessidade e um potencial específico, e hoje é impossível acionar clientes e traçar estratégias personalizadas sem a digitalização. “A tecnologia é o meio para que as marcas possam alcançar seus clientes em escala, mas sem perder a personalização que impacta diretamente no aumento das vendas”, avalia Gibotti. Download Gratuito do Material Como competir com grandes redes sem ter uma farmácia 100% digitalizada? Hoje, sem a digitalização, competir com as grandes redes é uma tarefa muito difícil. No entanto, não é necessário o mesmo investimento que eles fazem para conquistar o cliente. Isso porque, a digitalização deve atender a necessidade do negócio dentro da sua realidade e das suas metas. E, hoje, é possível contratar parceiros e plataformas pensados justamente na dinâmica das farmácias. Como digitalizar a farmácia sem gastar uma fortuna? Isso é possível escolhendo o parceiro adequado para sua necessidade. O parceiro ideal terá uma solução adequada para o momento do negócio e um time dedicado a traçar um plano de digitalização que faça sentido, assim, evitando o desperdício de recursos. Então, é fundamental pensar em planos de curto, médio e longo prazo, respeitando as variáveis do negócio. Opções de ferramentas para inteligência de dados para a sua farmácia CRM Plataforma de Customer Relationship Management (CRM) ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente, que captura dados, analisa e identifica as oportunidades, além de ativar, e se comunicar com clientes e analisar os resultados com precisão. Tudo em uma solução única, com foco na fidelidade, engajamento e no aumento do faturamento. Com a plataforma, é possível criar a oferta certa, no momento certo, para cada cliente. Confira algumas opções dentro do CRM: Programa de relacionamento e fidelidade É um clube de vantagens para estimular o aumento do tíquete médio, da frequência de compra e atrair novos clientes. Com um programa de benefícios personalizado com a sua marca, você: Atrai o cliente para a sua loja. Estimula seu cliente a se identificar no momento da compra. Cria sua base de dados de clientes. Analisa o comportamento de consumo e identifica oportunidades de venda na sua base de dados. Cria ofertas especiais para o cliente fidelizado. Captura de dados dentro e fora da loja Com o seu programa de relacionamento ativo, você pode capturar os dados de perfil e consumo do seu cliente em tempo real, em diversas plataformas, como: App mobile personalizado com a sua marca. Hotsite. PDV (totem ou no balcão). Wi-Fi social. Capturando dados de forma recorrente, é possível analisar, prever e influenciar comportamentos de consumo com precisão. Hipersegmentação de clientes Depois de capturar