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Mês das Crianças: é hora de preparar a farmácia para este período do ano

Mês das Crianças: é hora de preparar a farmácia para este período especial do ano

Chegou a hora de preparar a farmácia para um momento especial do ano. O mês de outubro está chegando e com ele o Dia das Crianças. Neste mês específico, é importante ressaltar as rotinas e a preparação da família para a chegada de um bebê ou os cuidados com as crianças que se intensificam a cada fase da vida. É possível preparar a farmácia e oferecer além de uma variedade de produtos e serviços, uma experiência que irá fazer a diferença para papais, mamães e todos que tem contato com o universo infantil. A chegada de um bebê ou as rotinas de cuidados com as crianças são importantes e envolvem a preparação de toda a família e uma variedade de compras necessárias para esta fase da vida. Afinal, os gastos familiares tendem a crescer com a chegada de uma criança, já que o mais importante para os pais é a saúde e a proteção. Por isso, a categoria de cuidados infantis deve estar bem abastecida e preparada para um consumidor exigente. Fraldas, as linhas voltadas aos cuidados dentais infantis, linha baby, leites especiais e papinhas, hastes flexíveis, lenços umedecidos, entre tantos outros produtos merecem destaque e devem estar agrupados em categorias e expostos de uma maneira que atraia o cliente e demonstre a preocupação da farmácia com toda a família. Afinal, quem não gosta de se sentir bem-cuidado? Reforce a importância do cuidado no mês das crianças Quando falamos no universo infantil, o cuidado é sempre importante. O que mais os pais precisam é se sentirem seguros e ter a confiança que na farmácia encontrarão tudo o que for necessário. Por isso é tão importante manter um mix de produtos variados e estar sempre atento com a comunicação e a disposição dos produtos nas gôndolas. Os cuidados e o gerenciamento eficaz desta categoria devem iniciar já na preparação do ambiente. No espaço dedicado aos produtos infantis, é essencial criar um local aconchegante, que transmita ternura e reflita um pouco do universo infantil. Usar elementos visuais para ajudar o cliente a localizar a categoria de cuidados infantis é fundamental para chamar a atenção do público. Outra dica é organizar os produtos de acordo com a rotina de cuidados. Assim fica mais fácil o cliente passar por cada um destes espaços e ficar atento ao que precisa. O mais importante é conhecer as necessidades do cliente e ter à disposição dele, os produtos que ele precisa. Agora que você já sabe a importância de manter uma linha de cuidados infantis, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. Faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas!

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Varejo farmacêutico: os vilões que impedem uma gestão mais eficiente

Os vilões que impedem uma gestão mais eficiente na sua farmácia

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Não podemos esquecer de algumas ações e controles (internos) fundamentais para termos uma capacidade maior de enfrentar os considerados vilões Concorrência, carga tributária elevada, produtos com margens de lucro cada vez menores, falta de mão de obra especializada e comprometida, rupturas no estoque, processo de precificação inadequado, falta de capital de giro, enfim, esses são alguns dos vilões que cercam as farmácias e que dificultam elas terem um resultado cada vez mais sólido e duradouro. Já faz anos que o varejo farmacêutico vem passando por alto grau de competitividade e quem não estiver preparado tenderá a ter grandes dificuldades não só para se manter no mercado, mas também conseguir um resultado cada vez mais sólido e consistente. Considerando esse cenário, esse artigo tem como finalidade principal apontar, ou pelo menos tentar, quais são os verdadeiros vilões (ou vilão) que fazem com que as farmácias não consigam ter uma gestão realmente eficaz. É fato que o varejo farmacêutico está cada dia mais competitivo, porém, ao atentarmos apenas para o que acontece no mercado externo acabamos por esquecer algumas ações e controles (internos) fundamentais para termos uma capacidade maior de enfrentar os considerados vilões. Presenciamos no varejo que, a cada três farmácias que contratam um consultor especialista no ramo, duas pedem aumento de faturamento, mas sequer tem, ou se preocupa em ter, um controle realmente eficaz de suas despesas, um planejamento correto de compras, de estoque ou mesmo uma precificação correta que seja competitivo e ao mesmo tempo não onere seus resultados. Ao longo de anos na jornada como consultor especializado no varejo farmacêutico, estou cada dia mais convicto de que a atenção (ou culpa) é ou está sendo desviada para esses vilões, deixando o processo de gestão para segundo plano. Percebemos que para alguns é muito mais fácil dizer “a concorrência é desleal” ou “não encontro um parceiro que atenda às minhas necessidades” ou, ainda, “não tenho poder de negociação”, ou “não sei fazer um processo de precificação eficiente”, entre outras desculpas que certamente todos nós já ouvimos. Se você perguntar para qualquer gestor de farmácia se seu desconto comercial junto aos seus parceiros está adequado às suas necessidades ele vai dizer que não. Mas, se futuramente esse desconto aumentar 10%, 15% ou 20%, ainda sim vamos escutar que o mercado continua desleal, que o resultado está cada vez mais apertado. Sabe por quê? É fácil, seu lucro continuará “escorrendo pelo ralo”. Isso porque não há uma gestão correta, não há um planejamento eficaz. Enfim, não há vilões e sim um vilão que não se atenta que é necessário mudar, especializar e evoluir periodicamente. Um exemplo claro foi, a muitos anos, a entrada do genérico no varejo farmacêutico. Todos diziam: agora tudo vai melhorar! Está aí, compra-se genéricos com um desconto bem melhor do que os medicamentos considerados “de marca” e pelo que podemos perceber, as coisas continuam ruins para os que não fazem gestão. Outro exemplo foi a entrada das operações logísticas (OL) que propiciam negociações diretas com os laboratórios e com descontos mais elevados. Porém, mesmo com essa melhora no potencial de compra, os resultados ainda continuam “apertados”. Precisamos mudar urgentemente uma “situação” que se chama cultura. Muitos dos gestores do varejo farmacêuticos acham que a cultura administrativa de 20 anos atrás (época inflacionária ou de sonegação) se encaixa no mercado atual. Diante do processo evolutivo do mercado, é fundamental uma gestão de compra correta, um controle efetivo de seus estoques e despesas, trabalhar com metas, estudar o mercado, treinar seus funcionários, se especializar cada dia mais em diversos requisitos que são extremamente necessários para entender como realmente se administrar uma farmácia. Muitos já se atentaram a essa necessidade e estão se reciclando e evoluindo mesmo que lentamente, outros sempre acham que as coisas irão melhorar e existem aqueles que acham que não tem mais jeito. Então, fica a dúvida: será mesmo que são esses vilões que impedem uma melhora gradativa nos resultados ou seria a falta de uma gestão correta que possibilite sabermos um pouco mais sobre o verdadeiro potencial de nossa farmácia e qual caminho realmente seguir? Acredito que os dois têm seu peso fundamental no processo efetivo de melhora e cada um será maior ou menor dependendo da cultura que cada gestor pretenderá seguir: a antiga ou a necessária. Contudo, se nos atentarmos a algumas ações que possibilitem nosso crescimento profissional e deixarmos de lado a vaidade, o pessimismo, a acomodação e colocarmos a “mão na massa” com certeza nossos resultados serão significativamente melhores.

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Gestão de farmácia: 7 práticas essenciais para uma boa rotina

7 práticas essenciais para uma boa rotina administrativa em sua farmácia

Quando uma boa gestão de farmácia é realizada, há impactos diretos nas vendas, entrosamento de equipes, fidelização de clientes, entre outros pontos. É por conta desses motivos que você precisa compreender sobre as práticas que são essenciais para uma boa rotina administrativa da sua drogaria. Elencamos uma série de práticas essenciais para uma boa rotina administrativa em sua farmácia. Confira a seguir! 1. Pratique um atendimento humanizado Como o próprio nome sugere, o atendimento humanizado é aquele com foco nas relações humanas. Ou seja, é um modelo de atendimento mais individualista e menos mecânico para atender os clientes. A ideia é que os atendentes se envolvam com as pessoas que vão até a farmácia e realmente compreendam as suas necessidades, oferecendo as melhores soluções. O atendimento humanizado é essencial para conquistar e fidelizar clientes. Logo, é um pilar importante e que não pode ser negligenciado, quando falamos em gestão de farmácia.  2. Trabalhe com indicadores de desempenho e softwares de gestão de farmácia É muito importante que as farmácias tenham bons softwares de gestão para organizar e monitorar as suas atividades. Isso é necessário até mesmo para otimizar as tarefas, tendo em vista que é muito moroso fazer tudo de forma manual. Ao escolher um sistema de gestão de farmácia, é uma boa prática apostar em uma solução que permita o acompanhamento de indicadores de desempenho. Pontos como a satisfação do cliente, os custos de operação, o ticket médio, entre outros, devem ser monitorados por meio de relatórios estratégicos. A ideia é que você possa acompanhar de perto todas as áreas da farmácia e realizar melhorias naquelas que forem necessárias.  3. Planeje bem o seu estoque Para evitar perdas financeiras e também ter sempre os produtos mais desejados pelos clientes na loja, fazer um bom planejamento de estoque é fundamental. Uma metodologia que pode ser aplicada é a PVPS (Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair).  Trata-se de um método de organização que considera o prazo de validade dos produtos, de modo que os que estão mais próximos do vencimento, devem ser colocados prioritariamente à venda. 4. Controle o fluxo de caixa Quando falamos em gestão de farmácia, não podemos deixar de lado a parte financeira. Nesse sentido, ter um fluxo de caixa eficiente é essencial para que as farmácias tenham uma operação mais segura e saudável. É interessante que se utilize um sistema que registre todas as entradas e as saídas de dinheiro do estabelecimento. Assim, fica mais fácil ter um panorama da situação financeira do negócio.  5. Planeje bem o ambiente O ambiente da farmácia também deve receber uma atenção especial. Deve-se sempre manter todos os espaços da loja muito bem organizados e limpos. Além disso, recomendamos que sejam desenvolvidas ações com base no gerenciamento de categorias. Esse tipo de estratégia objetiva aumentar a lucratividade dos estabelecimentos do comércio varejista, entregando uma melhor experiência de compra para o shopper. Ou seja, por meio da organização das gôndolas e prateleiras do PDV, pode-se conquistar melhores resultados em vendas. Para isso, deve-se adotar uma rotina que facilite a identificação de padrões de compra e perfil dos clientes.  6. Desenvolva estratégias de marketing eficientes O marketing também é um ponto importante da gestão de farmácias. Logo, você não pode deixar de lado esse tipo de estratégia, com foco na captação e fidelização de clientes. As ações de marketing podem ser feitas em ambientes online e offline, de acordo com o perfil de seus clientes. Você pode apostar em ações de merchandising no PDV, investir em anúncios de mídias locais, desenvolver publicações nas redes sociais, praticar o marketing digital etc. Caso você represente uma farmácia de rede, também pode se aproveitar de todas as campanhas que as franquias fazem nas mídias para trazer mais clientes para a sua farmácia. 7. Acompanhe as tendências do mercado farma Também é demasiadamente importante que você acompanhe todas as tendências do mercado farma, para sempre implementar as novidades em sua farmácia. Algo que tem se falado muito ultimamente é sobre a transformação das farmácias em hubs de saúde. Ou seja, as farmácias estão deixando de ser apenas lojas de medicamentos e passando a serem vistas como estabelecimentos em que podem ser realizados serviços de saúde. As práticas que apresentamos aqui são bem importantes para você ter uma boa rotina administrativa na sua farmácia. Por isso, não deixe de pensar sobre elas e tentar colocá-las em prática. Você pode continuar se informando sobre gestão de farmácia em nosso conteúdo que fala sobre análise SWOT. Não deixe de conferir!

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AC Farma une tradição e atendimento de qualidade em Laguna

AC Farma une tradição e atendimento de qualidade em Laguna

Foi com um trabalho focado na ética, respeito e qualidade, e com o objetivo de levar saúde e bem-estar à cidade de Laguna que, em 8 de setembro de 2014, Alex Sandro Ribeiro e Ivana Garcia Rebello Ribeiro fundaram a AC Farma. Um local que une história, tradição e um trabalho voltado ao cuidado de toda a comunidade.  “Me formei no curso de farmácia no ano de 2002, e sempre tive a certeza que iria abrir a minha própria farmácia, mas teria que trabalhar primeiro para adquirir experiência. Sendo assim, fiquei como responsável técnico de uma farmácia até o ano de 2007 quando abri a minha primeira farmácia em sociedade, sociedade que encerrou em 2014”, explica o proprietário Alex Sandro Ribeiro.   A matriz da AC Farma foi inaugurada em 8 de setembro de 2014, na Rua Raulino Horn, no centro histórico de Laguna. Está instalada em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, onde sempre foi um ponto de farmácia desde 1931. Já a filial foi fundada no dia 2 de agosto de 2021, também localizada no centro histórico da cidade, em um edifício construído na década de 1960.  “Com o apoio da minha esposa Ivana Garcia Rebelo Ribeiro e de uma grande amigo e parceiro de trabalho, Valdemir Ascari Montanha, no ano de 2014 inaugurei a matriz da AC Farma que estamos até hoje. Uma loja associada ao grupo Farmarcas, com um formato de gestão alinhada com o atual mercado farmacêutico e que, através de informações, suporte, inovação e tecnologia, nos permite estarmos aptos para competir de igual para igual com os grupos líderes do mercado farmacêuticos”, ressalta o proprietário. Parceria importante com a GAM A trajetória de sucesso iniciada há quase 10 anos só foi possível de ser construída graças ao apoio de importantes parceiros, como a GAM. “Temos muitos exemplos de excelência e crescimento constante e um deles é a GAM. Uma empresa que mantém uma identidade de respeito e parceria com seus clientes e está sempre atenta às mudanças do mercado, mostrando uma enorme habilidade de se atualizar sem perder a sua essência, que estar sempre próximo aos seus clientes”, afirma Alex Sandro.  Diferencial no mercado De acordo com Alex Sandro, o associativismo possibilita que existam ferramentas que coloquem a farmácia em um lugar de destaque. “Vejo também que um grande diferencial é que se tornou um DNA do nosso estabelecimento, é o nosso atendimento humanizado e respeito, qualidade dos nossos produtos e um ótimo preço. Nossos clientes acabam se tornando nossos amigos e acabamos fazendo parte da sua família. Além disso, nada seria possível sem o apoio dos nossos colaboradores. Eles são fundamentais em todo este processo”, aponta. “Seguimos em constante aprendizado, sempre com olhar no futuro, mas com o pé no presente. Temos planos de crescimento, mas um crescimento constante com uma base sólida. Estamos em um mercado onde o relacionamento e confiança são fundamentais, trabalhamos com produtos que precisam de muita responsabilidade e nossa equipe, que segue em treinamento constante, está sempre atenta para todas as situações”, complementa o proprietário.

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Hub de saúde: saiba o que é e como se adaptar a esse novo conceito

Hub de saúde: saiba o que é e como se adaptar a esse novo conceito

O mercado farma está em constante evolução e sempre acompanhando as demandas da sociedade atual. Nesse sentido, um novo conceito que está sendo implementado é a transformação das farmácias em hubs de saúde. É perceptível que está ocorrendo um grande remanejamento no setor. Você, como gestor farmacêutico, precisa estar atento a essas movimentações, para que o seu negócio não seja ultrapassado pelos concorrentes. Este conteúdo tem o objetivo de explicar o que é um hub de saúde e mostrar como a sua farmácia pode se adaptar a esse novo conceito. Acompanhe os tópicos a seguir! Hub de saúde: entenda o novo conceito do mercado farma Para entender o que é um hub de saúde, é interessante voltarmos um pouco no tempo, para que possamos acompanhar o processo histórico e evolutivo das farmácias. As primeiras farmácias que surgiram eram conhecidas como boticas, nas quais os farmacêuticos (na época chamados de boticários), produziam os medicamentos no próprio estabelecimento.  Com o passar dos anos, por conta da industrialização dos medicamentos, as farmácias deixaram de ser boticas e passaram a ser uma espécie de loja de remédios, surgindo o termo drogarias. Passado mais um tempo, para aumentar os lucros das drogarias, os gestores desses estabelecimentos começaram a vender outros produtos voltados à saúde e ao bem-estar. De tal forma, foram inseridos produtos como cosméticos, itens de higiene pessoal, entre outros. Agora, as farmácias estão caminhando para se tornarem hubs de saúde. A ideia é que os estabelecimentos deixem de ser apenas uma loja de medicamentos e produtos voltados para o bem-estar, tornando-se verdadeiros espaços de saúde. Dessa forma, uma série de serviços voltados para a saúde podem ser realizados no estabelecimento, como a aplicação de vacinas, administração de medicamentos, realização de testes e exames rápidos etc. Além disso, a farmácia pode ter um consultório farmacêutico, em que o profissional responsável pode acolher e orientar pacientes sobre o uso de medicamentos, realizando o encaminhamento médico, quando necessário.  Isso é muito importante, inclusive, para evitar a automedicação, um problema bastante grave em nossa sociedade. Benefícios da implementação de hub de saúde A transformação das farmácias em hubs de saúde é uma evolução benéfica para todos os envolvidos, bem como para a comunidade em geral. Veja a seguir, como a implementação de hubs de saúde nos bairros das cidades pode ser vantajoso. Para os clientes e comunidade em geral A pandemia da COVID-19 fez com que muitas pessoas passassem a valorizar mais a saúde e os cuidados pessoais. Logo, a procura por atendimento médico e a realização de exames de rotina têm aumentado. Caso as farmácias ofereçam serviços desse tipo em suas dependências, os clientes terão a oportunidade de procurar os estabelecimentos quando necessitarem fazer exames rápidos, por exemplo. Para a comunidade em geral, isso é muito benéfico, tendo em vista que haverá mais locais que podem ser procurados para realizar serviços e ter atendimento na área da saúde. Para os estabelecimentos de saúde da região Com a popularização dos hubs de saúde, as pessoas podem procurar esses estabelecimentos quando estão sentindo sintomas leves, por exemplo. Isso desafoga as filas de atendimento médico nos sistemas de saúde público e privado. Dessa forma, os postos de saúde e prontos-socorros podem dedicar mais tempo para atender pessoas com casos de doenças mais graves ou que precisam ser atendidas com urgência, por terem sofrido algum acidente ou algo do tipo. Para os gestores de farmácias Os gestores farmacêuticos são beneficiados porque as farmácias terão uma maior circulação de pessoas. Alguém que vai até o estabelecimento para fazer um exame pode aproveitar para comprar um medicamento ou outro produto e vice-versa. Ou seja, a lucratividade da farmácia será aumentada, tendo em vista que haverá novas entradas de receita no negócio. Além disso, estando mais “perto” dos pacientes, a farmácia pode personalizar os atendimentos e até mesmo a venda de produtos.  O desenvolvimento de programas de fidelidade também pode ser aperfeiçoado, caso a farmácia crie uma espécie de “plano de saúde” próprio, dando descontos a quem compra no estabelecimento. Transformação de farmácias em hubs: uma tendência para negócios de todos os tamanhos Transformar as farmácias em hubs de saúde é uma tendência para estabelecimentos de todos os portes e não apenas para as grandes redes de farmácias. Pelo contrário, as pequenas farmácias podem aproveitar muito essa tendência e ter uma relação ainda mais próxima dos pacientes. Um comerciante que tem uma pequena farmácia de bairro, provavelmente, conhece boa parte de seus clientes a fundo, entende a realidade dessas pessoas, sabe quais são as suas necessidades e as soluções que desejam.  Logo, criar um hub de saúde pode ter ainda mais sucesso, justamente por conta dessa relação de proximidade. A sua farmácia já se transformou em hub de saúde? Certamente essa é uma ótima maneira de estar mais próximo de seus clientes e atrair mais pessoas para o estabelecimento, concorda? Acompanhe as nossas redes sociais para ter acesso a mais dicas interessantes! Estamos no Instagram e no Facebook. 

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Público adulto abrem novas possibilidades para as farmácias

Cuidados adultos abrem novas possibilidades para as farmácias

O cuidado com a saúde e a qualidade de vida cada vez mais acompanham as pessoas em todas as fases da vida. Em qualquer idade há produtos específicos nas farmácias que garantem ainda mais bem-estar ao shopper e trazem a certeza do cuidado. Com as pessoas acima de 60 anos, não é diferente. Com o envelhecimento da população, a procura por produtos ligados aos cuidados adultos voltados para esta faixa etária também cresce e isso abre novas oportunidades para a farmácia. O público adulto é exigente, preza especialmente pelo bom atendimento e procura produtos e serviços sempre em busca da satisfação pessoal e da família. Tudo isso para garantir segurança na hora da compra, satisfação ao encontrar o que precisa, e o mais importante, saúde, bem-estar e qualidade de vida. Dentro dessas possibilidades que a farmácia tem à disposição para os adultos estão itens importantes como os leites especiais, fraldas geriátricas, absorventes geriátricos, lenços e toalhas, produtos para próteses dentárias, meias de compressão, vitamina E, suplementos, nebulizadores e aparelhos de pressão. Além disso, o OTC, do inglês Over The Counter, em tradução para o português significa “sobre o balcão”, têm ganhado ainda mais destaque, como colágenos, unhas, produtos voltados aos cabelos, pele, entre outros. Como transformar a experiência do público adulto na farmácia? Existem alguns pontos importantes que podem ser focados para garantir uma melhor experiência do shopper na farmácia e eles devem ser trabalhados para ser um diferencial do negócio. Para que a farmácia consiga aproveitar ainda mais a demanda pelos produtos da linha geriátrica, apostar em mudanças de layout, apresentação dos produtos e gerenciamento por categorias se torna cada vez mais essencial. Facilitar a identificação com a exposição dos produtos de forma clara e uma comunicação de fácil visualização também são importantes. A exposição é outro fator que precisa de atenção. Os produtos não devem estar em difícil acesso ou em prateleiras altas e, de preferência, próximos ao balcão de atendimento, pois esse público específico pode precisar de orientação na escolha pelo produto. É necessário também procurar por adaptações nas áreas da farmácia que podem fazer a diferença. Por exemplo, já pensou em incluir pequenas lupas nas gôndolas para facilitar a leitura das embalagens e etiquetas de preço? Pode ser um pequeno detalhe que irá auxiliar quem necessita especialmente dos produtos ligados ao cuidado adulto.   Atendimento é um grande diferencial Não esqueça também do atendimento diferenciado e de qualidade. É importante que todos os profissionais da farmácia estejam treinados para entender este público que é exigente e gosta de atenção, carinho e disponibilidade na hora da compra. Garantir um atendimento diferenciado, personalizado e de qualidade é essencial para fidelizar o público adulto e garantir uma experiência ainda melhor na farmácia.  Agora que você já sabe a importância de manter uma linha de cuidados adultos diferenciada e completa na sua farmácia, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. A Nestlé, Kimberly, Arrayanes e Evergreen prepararam ótimas ofertas e são excelentes escolhas para a sua farmácia ou drogaria. Aproveite, faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas!

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Gestão de indicadores: 5 que são essenciais para a sua farmácia

5 indicadores que são essenciais acompanhar no crescimento da sua farmácia

Acompanhar o crescimento da sua farmácia é bem importante, até mesmo para saber se as atividades de marketing, promoções e outros tipos de ações estão trazendo resultados positivos para o estabelecimento. Além disso, ao ter um maior conhecimento sobre a sua drogaria, fica mais fácil superar qualquer tipo de dificuldade que apareça.  Tudo isso é possível se você fizer uma boa gestão de indicadores. Afinal, as métricas não mentem e funcionam como um verdadeiro raio-X do seu negócio, mostrando aquilo que está funcionando bem e o que deve ser melhorado. Pronto para conhecer alguns indicadores que são essenciais para acompanhar o crescimento da sua farmácia? Então, siga lendo este artigo! Gestão de indicadores: saiba o que é e sua importância no setor farmacêutico A gestão de indicadores é um processo que utiliza indicadores (ou KPIs) para monitorar o desempenho de um negócio sob vários aspectos. No livro “Indicadores de desempenho: dos objetivos à ação”, os autores Andressa Francischini e Paulino Francischini, explicam que, antes de iniciar uma estratégia desse tipo, é necessário definir o objetivo do gestor e os critérios relevantes de interpretação. Em suas palavras: “A primeira pergunta que se deve fazer é: ‘quais objetivos minha empresa tem que atingir?’. Procure interpretar claramente o objetivo em termos simples, isto é, quais efeitos esse objetivo tem que produzir”. Os autores também explicam que é importante priorizar quais são os efeitos mais importantes e depois definir quais são os indicadores que devem ser acompanhados. O trabalho deve ser feito conforme o esquema abaixo: (FONTE: Francischini e Francischini, 2017) Veja 5 indicadores para acompanhar na sua farmácia Conforme comentamos, a gestão de indicadores deve ser feita de acordo com os objetivos que precisam ser analisados em casa farmácia, como demonstra o esquema de Francischini e Francischini. Porém, há algumas métricas que tendem a ser relevantes para a grande maioria das farmácias e que você pode acompanhar no seu negócio. Veja, a seguir! 1. Satisfação do cliente Ter clientes satisfeitos é um objetivo de qualquer negócio. Afinal, se as pessoas ficarem insatisfeitas com a sua farmácia, elas não voltam a comprar no estabelecimento. Para monitorar esse indicador, você pode fazer pesquisas de satisfação, como a NPS. Assim, terá dados sólidos para analisar a forma como os clientes estão vendo a sua farmácia. 2. Custos de operação É interessante que o gestor da farmácia acompanhe os custos de operação do negócio. Para isso, preciso considerar tudo o que é essencial para o funcionamento do estabelecimento. Some os valores pagos de salário aos funcionários, contas de energia elétrica, água e internet, valor do aluguel, compra e manutenção de equipamentos etc. Acompanhar esse indicador é importante para ver quais gastos podem ser cortados e potencializar os lucros do negócio. 3. Ticket médio O ticket médio é o valor médio que cada cliente compra quando vai à farmácia. Quanto mais alto for esse indicador, melhor para o negócio. Mensurar o ticket médio é importante para que se possa pensar em estratégias para aumentá-lo. Organizar o PDV de forma estratégica, por exemplo, pode fazer com que os shoppers comprem mais por impulso e isso aumenta a arrecadação da farmácia. 4. Turnover Turnover é um termo que nomeia a rotatividade de colaboradores. Para uma farmácia, ter esse indicador muito alto é pouco vantajoso. Afinal, prospectar novos funcionários custa caro, assim como treiná-los para que aprendam a executar as atividades na farmácia. Caso o turnover esteja muito alto, o gestor farmacêutico pode verificar o que pode ser feito para reter os colaboradores no estabelecimento. 5. Lucratividade É bem comum vermos farmácias que apresentam um bom faturamento, mas poucos lucratividade. Isso acontece, principalmente, quando o negócio tem muitas contas a pagar. Dessa forma, é importante conhecer a margem de lucro líquida e a margem de lucro bruta do negócio.  A partir desse indicador, é possível analisar o que pode ser feito para melhorar os lucros líquidos da farmácia, como cortar gastos ou reajustar os preços, se for necessário. Esses são apenas alguns dos indicadores para farmácias que podem ser acompanhados. Você pode escolher mais métricas, conforme os seus objetivos. Agora que já sabe mais sobre gestão de indicadores, continue no blog da GAM e veja quais são as placas obrigatórias para farmácia e como colocá-las.

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Inteligência de dados: o que é e como implantar na sua farmácia

Inteligência de dados: o que é e como implantar na sua farmácia

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Se engana quem pensa que só as grandes redes de farmácias podem contar com essas tecnologias, ou que é necessário investir uma fortuna para adotar essa estratégia no ponto de venda Provavelmente você já ouviu falar sobre inteligência de dados. Esse é o nome dado para o conjunto de métodos analíticos e ferramentas empregados para formar o melhor entendimento das informações coletadas na farmácia. Com base nestas informações, os gestores da loja podem melhorar os serviços ou investir de forma estratégica, conforme veremos a seguir com detalhes. E se engana quem pensa que só farmácias de grandes redes podem contar com essas tecnologias, ou que é necessário investir fortunas para ter soluções como estas no ponto de venda. Confira, a seguir, e implante já a inteligência de dados na sua farmácia. O que é a inteligência de dados? A inteligência de dados é o conjunto de todos os métodos analíticos e ferramentas empregados para formar um melhor entendimento das informações coletadas na farmácia. Por meio das informações coletadas, torna-se possível aos gestores melhorar os serviços ou investimentos na loja. Assim, a inteligência de dados se concentra na análise e na interação com as informações de uma forma significativa para promover uma melhor tomada de decisão. Esta estratégia permite, ainda, que a farmácia personalize sua comunicação e fale de forma mais assertiva com o seu cliente, impactando, diretamente, em indicadores como tíquete médio, frequência de compras e aquisição de novos clientes. “Também torna possível o planejamento dos investimentos de mídia e marketing, assim, possibilitando ações que não se pautem somente em desconto. Afinal, nem todo cliente precisa de desconto para fazer a próxima compra, por exemplo. Mas só é possível saber disso quando usamos a inteligência de dados para capturar informações, analisar comportamento e potencial, entregar ativações personalizadas e, não menos importante, mensurar conversões e resultados em tempo real”, explica o fundador da Bnex, Fernando Gibotti. Download Gratuito do Material Benefícios da inteligência de dados na farmácia Entre os benefícios da inteligência de dados na farmácia estão: Entregar ativações personalizadas. Capturar informações. Mensurar conversões e resultados em tempo real. Permitir que a farmácia personalize sua comunicação e fale de forma mais assertiva com o seu cliente, impactando diretamente em indicadores como tíquete médio, frequência de compras e aquisição de novos clientes. Tornar possível o planejamento dos investimentos de mídia e marketing, possibilitando ações que não se pautem somente em desconto. Por que devo digitalizar minha farmácia? A partir do momento que a farmácia ou drogaria inicia o processo de trabalho com inteligência de dados, ela já está inserida num ambiente digital, não tendo como desvincular uma coisa da outra. Dessa forma, digitalizar é importante porque cada perfil de cliente possui uma necessidade e um potencial específico, e hoje é impossível acionar clientes e traçar estratégias personalizadas sem a digitalização. Isso porque a tecnologia é o meio para que as marcas possam alcançar seus clientes em escala, mas sem perder a personalização que impacta, diretamente, no aumento das vendas. Quem pode ter uma farmácia digital? Todas as farmácias ou drogarias podem ser digitais. “A digitalização para cada rede pode ter um aspecto diferente, conforme o nível de maturidade. Assim, é importante identificar essa maturidade para definir um plano de digitalização adequado ao momento e aos recursos do negócio”, explica Gibotti. Dessa forma, digitalizar é importante porque cada perfil de cliente possui uma necessidade e um potencial específico, e hoje é impossível acionar clientes e traçar estratégias personalizadas sem a digitalização. “A tecnologia é o meio para que as marcas possam alcançar seus clientes em escala, mas sem perder a personalização que impacta diretamente no aumento das vendas”, avalia Gibotti. Download Gratuito do Material Como competir com grandes redes sem ter uma farmácia 100% digitalizada? Hoje, sem a digitalização, competir com as grandes redes é uma tarefa muito difícil. No entanto, não é necessário o mesmo investimento que eles fazem para conquistar o cliente. Isso porque, a digitalização deve atender a necessidade do negócio dentro da sua realidade e das suas metas. E, hoje, é possível contratar parceiros e plataformas pensados justamente na dinâmica das farmácias. Como digitalizar a farmácia sem gastar uma fortuna? Isso é possível escolhendo o parceiro adequado para sua necessidade. O parceiro ideal terá uma solução adequada para o momento do negócio e um time dedicado a traçar um plano de digitalização que faça sentido, assim, evitando o desperdício de recursos. Então, é fundamental pensar em planos de curto, médio e longo prazo, respeitando as variáveis do negócio. Opções de ferramentas para inteligência de dados para a sua farmácia CRM Plataforma de Customer Relationship Management (CRM) ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente, que captura dados, analisa e identifica as oportunidades, além de ativar, e se comunicar com clientes e analisar os resultados com precisão. Tudo em uma solução única, com foco na fidelidade, engajamento e no aumento do faturamento. Com a plataforma, é possível criar a oferta certa, no momento certo, para cada cliente. Confira algumas opções dentro do CRM: Programa de relacionamento e fidelidade É um clube de vantagens para estimular o aumento do tíquete médio, da frequência de compra e atrair novos clientes. Com um programa de benefícios personalizado com a sua marca, você: Atrai o cliente para a sua loja. Estimula seu cliente a se identificar no momento da compra. Cria sua base de dados de clientes. Analisa o comportamento de consumo e identifica oportunidades de venda na sua base de dados. Cria ofertas especiais para o cliente fidelizado. Captura de dados dentro e fora da loja Com o seu programa de relacionamento ativo, você pode capturar os dados de perfil e consumo do seu cliente em tempo real, em diversas plataformas, como: App mobile personalizado com a sua marca. Hotsite. PDV (totem ou no balcão). Wi-Fi social. Capturando dados de forma recorrente, é possível analisar, prever e influenciar comportamentos de consumo com precisão. Hipersegmentação de clientes Depois de capturar

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Quais são as placas obrigatórias para farmácias e onde colocá-las?

Quais são as placas obrigatórias para farmácias e onde colocá-las?

Você conhece as placas de farmácia que são obrigatórias e não podem faltar no seu estabelecimento? Ter essa informação é muito importante, tendo em vista que a ausência pode resultar na aplicação de multas ou outras penalidades. Por isso, se a sua farmácia ainda não providenciou todas as placas obrigatórias, continue a leitura. Explicaremos tudo neste artigo! Placas de farmácia: saiba o que são Podemos definir as placas como canais de comunicação visual que são utilizados para passar mensagens rápidas às pessoas. No livro “Comunicação dirigida escrita na empresa”, a autora Cleuza Cesca explica que o conteúdo de um placa deve “ser proporcional ao seu tamanho e acessível ao público destinatário”. As placas de farmácia, portanto, são elementos que devem ser fixados nos estabelecimentos desse tipo. Há várias placas que são obrigatórias e, se a sua farmácia não fizer a colocação, poderá ser penalizada pelos órgãos fiscalizadores, como a Anvisa e o Procon. Por isso, vale a pena se informar e saber quais são as placas de farmácia obrigatórias para o seu estabelecimento. Assim, você evita qualquer tipo de sanção. Conheça as placas de farmácia obrigatórias e veja onde colocá-las Para saber quais são as placas de farmácia obrigatórias, você precisa consultar as legislações federais, estaduais e municipais. Veja! Placas obrigatórias por leis federais A seguir, apresentaremos uma lista com placas de farmácia que são obrigatórias em estabelecimentos de todo o Brasil, tendo em vista que a exigência vem de leis federais. Veja! Placa do modelo da farmácia Todas as farmácias são obrigatórias a fixar uma placa em uma de suas paredes contendo as seguintes informações: nome fantasia; número do CNPJ; razão social; responsável técnico (nome completo do farmacêutico, registro no CRF e horário de atendimento); responsável técnico substituto; horário de funcionamento da farmácia; licenças sanitárias; informações com nome e telefone de pelo menos dois estabelecimentos de saúde próximos. Placa de atendimento preferencial Essa placa deve informar que a farmácia realiza o atendimento preferencial e prioritário a grupos como idosos, gestantes, portadores de deficiência, pessoas com crianças de colo, obesos e autistas. O aviso pode ser fixado nos balcões de atendimento do estabelecimento. Placa sobre os efeitos de medicamentos As farmácias também devem fixar uma placa sobre os efeitos dos medicamentos, na área destinada para os remédios.  Os dizeres dessa placa são: “Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico”. Placa de Farmácia Popular Caso a sua farmácia seja credenciada no programa Farmácia Popular, deve fixar uma placa em local visível, conforme prevê a legislação do Ministério da Saúde. O próprio Governo Federal costuma disponibilizar essa placa para os estabelecimentos participantes do programa. Onde você pode conferir mais informações aqui. Placas obrigatórias por leis estaduais Há ainda placas que são obrigatórias por leis estaduais. Para saber quais são elas, é importante que você consulte a legislação do seu Estado. Em Santa Catarina, por exemplo, os estabelecimentos devem disponibilizar uma placa proibindo a entrada de pessoas com capacete no espaço. Isso está previsto na Lei Estadual 14.411, de 16 de abril de 2008. Placas obrigatórias por leis municipais Também existem placas que devem ser colocadas por conta de leis municipais. Um bom exemplo pode ser visto na Lei Ordinária nº 4242/2007, do município de São José/SC. Essa lei obriga a colocação de placas informando as pessoas de que elas estão sendo filmadas, caso o estabelecimento conte com um sistema de monitoramento por vídeo. Além das placas obrigatórias, você pode usar outros avisos fixados no seu estabelecimento, tais como: tabela de preços de serviços, informações sobre uso de determinados medicamentos, divulgação de programas públicos de saúde da sua cidade etc. Para evitar as penalidades e, principalmente, orientar os seus clientes, o uso de placas de farmácia é relevante. Por isso, confira as legislações locais e veja se está tudo em dia no seu estabelecimento. Fique conosco! Leia agora o nosso artigo com 5 detalhes que influenciam na decisão de compra do cliente.

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Dia dos Pais está chegando! Elabore estratégias e seja mais assertivo

Dia dos Pais está chegando! Elabore estratégias e seja mais assertivo em suas vendas

Em 2022, o Dia dos Pais será celebrado em 14 de agosto. Com a proximidade da data, é importante você já pensar em estratégias para vender mais nessa época. Afinal, os períodos sazonais são ótimas oportunidades para conquistar e fidelizar clientes. Além disso, ao trabalhar bem as datas comemorativas, você pode aumentar o ticket médio da farmácia naquele período. Segundo uma pesquisa feita pela CNDL/SPC Brasil, divulgada em uma matéria do portal Negócios SC, mais de 100 bilhões de brasileiros vão às compras no Dia dos Pais. Há uma expectativa de que mais de R$ 20 bilhões sejam destinados para presentes. Logo, é imprescindível desenvolver boas estratégias para ser mais assertivo nas vendas de sua drogaria no Dia dos Pais 2022. Veja 5 estratégias para impulsionar as vendas da farmácia no Dia dos Pais Com o intuito de contribuir para a lucratividade da sua farmácia, preparamos algumas dicas de estratégias para você colocar em prática no Dia dos Pais na sua farmácia. Acompanhe! 1. Prepare e decore o PDV com a temática da data Para começar, é uma boa ideia preparar o seu ponto de vendas com a temática. É possível fazer cartazes e banners promocionais com mensagens alusivas ao Dia dos Pais, buscando chamar a atenção dos clientes. Você também pode dar mais destaque para o espaço voltado para produtos masculinos na farmácia. Caso ache interessante, pode criar um ponto extra no PDV com esses itens, principalmente se estiver trabalhando com preços promocionais. 2. Promova campanhas voltadas para a saúde masculina Uma boa forma de atrair e fidelizar clientes no período que antecede o Dia dos Pais é criar campanhas voltadas para a saúde masculina. A farmácia pode até mesmo promover eventos ou produzir conteúdo para as suas redes sociais com médicos especialistas em saúde masculina.  Um urologista pode ser convidado para falar sobre o câncer de próstata, a andropausa, entre outros assuntos importantes para o universo masculino.  O farmacêutico também pode atuar nesse sentido! No consultório da farmácia, pode ser incentivado que os pais realizem exames de glicemia e HIV, testagem de Covid-19, aferição da pressão arterial etc. 3. Dê descontos ou mimos para os clientes que são pais No mês de agosto, a farmácia também pode dar descontos ou presentear os clientes que são pais com alguns mimos. Você pode negociar com os fornecedores algum tipo de item presenteável, como amostras de perfumes ou dermocosméticos voltados para o público masculino. Com certeza os pais ficarão contentes ao serem presenteados e voltarão a comprar de sua farmácia em outras oportunidades. 4. Promova sorteios com presentes para o Dia dos Pais Promover sorteios de presentes para o Dia dos Pais também é uma boa estratégia para atrair clientes para a farmácia nesse período. Uma ideia interessante é trabalhar com um item atrativo, como uma TV, um celular ou outro item que tenha um preço um pouco mais elevado e que chame a atenção dos clientes. Assim, pode ser criada uma promoção em que a cada X reais gastos na farmácia, o cliente ganha um cupom para participar de um sorteio no Dia dos Pais. O sorteio pode ser feito ao vivo pelas redes sociais da farmácia, com algum representante do estabelecimento retirando os cupons premiados da urna. Dessa forma, é possível ter transparência na condução da atividade. 5. Crie kits presenteáveis para os filhos presentearem os pais Pensando em impulsionar as vendas no Dia dos Pais, você também pode criar kits presenteáveis. Uma boa estratégia é criar cestas com desodorantes, sabonetes, perfumes, shampoos, cremes de barbear, loção pós-barba, entre outros itens voltados para o público masculino. Você também pode dar a opção dos clientes montarem as próprias cestas, com os produtos preferidos dos seus pais. Assim, o presente fica muito mais personalizado. Os kits presenteáveis são uma opção rápida e eficiente para quem deixou para comprar o presente de Dia dos Pais na última hora.  Como muitas pessoas têm esse comportamento, você poderá vender muitas unidades de cestas na véspera ou até mesmo na própria data comemorativa. As dicas que trouxemos aqui certamente ajudarão a sua farmácia a alcançar resultados positivos. Você também pode usar a criatividade para aprimorá-las ou desenvolver outras estratégias no período. O que não pode é deixar a data passar em branco, até mesmo porque os seus concorrentes provavelmente também a trabalharão.Acompanhe a GAM nas redes sociais e receba sempre as nossas dicas em primeira mão. Você nos encontra no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

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