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Farmácias Glória aliam saúde e bem-estar à tradição farmacêutica

Farmácias Glória aliam saúde e bem-estar à tradição no ramo farmacêutico

Uma história familiar que há 50 anos leva saúde e bem-estar à cidade de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Foi com esses propósitos que iniciou em 28 de junho de 1972, a história das Farmácias Glória. A trajetória de sucesso iniciada na década de 1970, permanece hoje por meio dos sócios-proprietários Marisol Mazzutti (administradora), Mauro Mazzutti (farmacêutico), Mônica Mazzutti (administrativo) e Márcia Mazzutti (advogada). “A farmácia foi fundada pelo senhor Edgar Wagner na década de 60 e comprada por José Miguel Mazzutti em 1972, que foi inspetor de banco, trabalhou em seguradora e em fábrica de móveis, quando o sogro informou sobre a venda de uma pequena farmácia em Carazinho. Com a esposa e suas filhas mais velhas (Mônica e Marisol) ele retornou à cidade natal para se dedicar ao novo negócio. Era a primeira farmácia da cidade e continua sendo o ponto mais antigo neste ramo. É onde funciona a matriz da rede”, aponta a administradora Marisol Mazzutti.  Ao todo, desde a primeira farmácia, até a mais nova, aberta em 2015, são nove farmácias, além de uma manipulação e clínica de vacinas. Diferencial das farmácias Glória De acordo com os proprietários, o grande diferencial da farmácia é o atendimento. “Por isto seguimos firmes no nosso propósito que é: servir pessoas promovendo saúde e beleza. Em 2005 passamos a integrar a Rede de Farmácias Associadas, o que foi decisivo para nos fortalecer ainda mais. O associativismo proporciona uma troca de experiências enorme e isto nos faz crescer em conjunto. Além disto ganhamos mais competitividade, poder de compra, fixação da marca e qualificação através dos treinamentos. Queremos elevar cada vez mais o padrão de qualidade de nossas lojas, produtos e serviços para continuarmos crescendo e sendo competitivos, consequentemente entregando cada vez mais e surpreendendo nossos clientes”, aponta Marisol.   Parceria importante com das Farmácias Glória com a GAM Para que toda esta história de cinco décadas pudesse ser contada, foi importante o apoio de parceiros ao longo desta caminhada, como é o caso da GAM. “Temos uma relação baseada em credibilidade, transparência e confiança com a GAM, e, em consequência disto, se tornou longa e duradoura. Acreditamos que as relações de negócio devem ser pautadas no ‘ganha-ganha’, isto é, deve ser bom para todos os envolvidos: empresa, fornecedores, colaboradores e clientes. O projeto de logística Conexão está sendo importantíssimo para nós. O nosso desejo é que crie cada vez mais força para termos acesso a grandes fornecedores do mercado”, reforça a administradora.  Além dos parceiros, Marisol aponta também a importância dos colaboradores. “Entendemos que os colaboradores são peças chaves para o crescimento da empresa.  Por isto contamos com uma psicóloga, que está à frente de muitos programas de valorização do pessoal. São desenvolvidas várias atividades, como encontros em troca de experiências, o nosso ‘Café com o RH’, programa de reconhecimento por tempo de serviço e aniversários, recrutamento e seleção e avaliação de desempenho. Além disto, temos uma assessoria interna, formada por nosso supervisor e gestores/farmacêuticos, que capacita nossos gestores, farmacêuticos e colaboradores dentro das próprias farmácias”, reforça.   Tudo isso faz com que os valores que permeiam a farmácia desde o início da sua fundação (Humanidade, Integridade, Produtividade, Crescimento e Realização). “O propósito da empresa está sempre presente em todo o processo, respeitamos cada cliente individualmente, somos responsáveis em fornecer produtos de qualidade, sempre atendendo as normas sanitárias vigentes, tendo muito ética e comprometimento com a saúde e bem-estar de todos. Todas as lojas, passam por auditorias internas periódicas pela farmacêutica responsável, para manter um padrão de excelência no atendimento e cuidado com o consumidor”, finaliza a administradora.

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Cuidados masculinos: preparem-se para o Dia dos Pais

CUIDADOS MASCULINOS

A atenção com a pele, os cabelos, a hidratação do corpo, entre tantos outros cuidados até certo tempo atrás era considerado uma preocupação mais voltada ao público feminino. No entanto, com o passar dos anos, essa visão vem se transformando e mesmo que as mulheres ainda sejam as maiores interessadas no universo da beleza, higiene, perfumaria e cosméticos das farmácias, os homens ganham cada vez mais visibilidade e demonstram interesse pelo setor. Segundo dados disponibilizados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), há seis anos, 45% dos homens já se consideravam vaidosos e a tendência é que este número cresça ainda mais em 2022. É comum encontrar homens interessados em produtos como aparelhos de barbear, cremes pós-barba, cremes de barbear, desodorantes masculino, shampoos e condicionadores, tintura, preservativos e dermocosméticos. A popularização dos mais diversos produtos voltados para os cuidados masculinos e a desmistificação dos tratamentos e produtos voltados a este público aumentaram a segurança e a procura deles nas farmácias. Fique atento à disposição dos produtos de cuidados masculinos Para deixar a farmácia ainda mais atrativa e fazer com que o homem se sinta bem cuidado, o primeiro passo é dar atenção ao gerenciamento de categorias. Quando o homem vai à farmácia, ele tende a ficar menos tempo e comparar menos um produto com o outro. A compra deles é, na maioria das vezes, muito mais prática e objetiva. Pensando neste perfil de cliente, o ideal é destinar um espaço para este perfil comportamental, facilitando o formato de compra deste shopper, tornando-a mais agradável.                  Deixe à disposição, e em local de destaque, produtos voltados para os cabelos, barba e hidratantes. A dica é que esses produtos (mais procurados) tenham um sortimento abrangente, sem deixar de lado as principais marcas. O ponto extra também é interessante, principalmente na área de checkout. Preservativos, por exemplo, são uma opção para exposição dupla, em mais de uma área da farmácia. Promoções são sempre bem-vindas Em datas especiais, especialmente para o Dia dos Pais que se aproxima, procure realizar promoções e, desta forma, mexer com as emoções e provocar o interesse do shopper. Busque promoções para incentivar o interesse de itens complementares (por exemplo: espuma + aparelho, aparelho + pós-barba, shampoo + bálsamo). No entanto, para fidelizar ainda mais o shopper e deixá-lo ainda mais à vontade e familiarizado com o universo do cuidado masculino, algumas ações podem ser realizadas. Utilizar as redes sociais da farmácia para mostrar os produtos disponíveis e chamar atenção para promoções voltadas aos homens é uma boa opção. Além disso, deixar a farmácia ambientada é uma boa alternativa, especialmente neste período de preparação para o Dia dos Pais. Agora que você já sabe a importância de manter uma linha completa e variada de produtos voltados ao universo masculino, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. Faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas!

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Tenha uma cultura organizacional estabelecida e transforme a farmácia

Tenha uma cultura organizacional estabelecida e transforme a sua gestão farmacêutica

Um dos pilares para melhorar a gestão farmacêutica é desenvolver uma cultura organizacional sólida para a drogaria.  Em palavras simples, podemos dizer que a cultura organizacional é o “jeito de ser”, a “personalidade” da farmácia. Porém, a ideia por trás desse conceito é bem mais profunda.  É sobre isso que falaremos neste artigo! Quer saber mais sobre como uma cultura bem estruturada pode transformar a sua gestão farmacêutica? Então, siga conosco! O que é a cultura organizacional? O autor Giuseppe Maria Russo, em seu livro “Diagnóstico da cultura organizacional”, traz a seguinte definição: “Cultura organizacional é o conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização que representam o padrão de comportamento desses membros”. Ele também conceitua os valores organizacionais, que “representam o núcleo da cultura organizacional, diferenciam uma organização da outra, direcionam atitudes, julgamentos e comportamentos individuais”. Assim sendo, podemos dizer que a cultura organizacional é o conjunto de valores e crenças nos quais uma empresa acredita e transparece isso para todos os seus públicos. Tais valores devem ser enraizados no ambiente da empresa, para que todos os colaboradores os sigam à risca.  Qual é a importância de fomentar a cultura organizacional na farmácia? Qualquer empresa precisa ter uma cultura organizacional bem definida e trabalhada para que os seus colaboradores se mantenham produtivos e alinhados aos valores da empresa. Quando a farmácia tem uma cultura voltada para o desenvolvimento dos colaboradores, investindo em treinamentos e na educação deles, por exemplo, é uma prática que o colaborador percebe e o discurso faz conexão. Além de reter talentos, eles atenderão melhor os clientes alinhados com o propósito da empresa.  Ou seja, a cultura organizacional vai sendo percebida pelos clientes, afinal seus colaboradores são porta-vozes da sua marca, do seu negócio. Como transmitir a cultura organizacional para os colaboradores e para o público externo? Quando falamos em desenvolvimento da cultura organizacional, é importante termos em mente as diferentes classificações de públicos. Entendendo as diferentes categorias de públicos Uma boa referência para seguir é a ideia proposta pelo professor de relações públicas Fábio França, no livro “Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica”. Na obra, França categoriza os públicos de uma empresa em interno, externo e misto.  O público interno é aquele que vivencia o dia a dia da organização e as suas rotinas, além de ter vínculos formais com o negócio, ou seja, os colaboradores. O público externo, por sua vez, são as pessoas de fora da empresa, mas que têm interesse nela. São exemplos: clientes, fornecedores, moradores da comunidade em que o negócio está inserido etc. Temos ainda o público misto, formado por pessoas que vivenciam o dia a dia da empresa, mas que não têm vínculos formais com ela.  Fomentando a cultura organizacional Com os conceitos apresentados em mente, deve-se pensar que a cultura organizacional se forma de dentro para fora. Ou seja, ela deve ser fomentada e fortalecida no ambiente interno da farmácia, para que isso transpareça de forma natural para os públicos externos. Para dar início a um processo de cultura organizacional, é importante que os gestores materializem a missão, a visão e os valores nos quais o negócio acredita e deseja. Dar clareza às políticas e as prioridades do negócio para os colaboradores, assim eles possuem liberdade com responsabilidade para as tomadas de decisões e os gestores conseguem focar em estratégias do negócio. Sabe aquele sentimento ou fala que todo gestor pensa? “mas já te falei sobre isso várias vezes?” ou “quando ocorrer tal situação, dê prioridade a isso, pois está conectado aos nossos valores”. Essa materialização são norteadores que possibilitam o time nas práticas do dia a dia. O fomento da cultura entre os colaboradores, vale lembrar, se dá, principalmente, a partir do exemplo. Se um dos valores da farmácia é atender bem, por exemplo, o gestor não pode agir de forma ríspida com os clientes.  Aquela máxima do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, não se aplica quando falamos em cultura! Que benefícios ter uma cultura organizacional consolidada proporciona para as farmácias? Quando uma farmácia tem a cultura organizacional bem definida e consolidada, diversos benefícios são percebidos pelos gestores e colaboradores. Entre eles, destacamos: a melhora na tomada de decisões estratégicas; o desenvolvimento saudável do ambiente de trabalho; mais eficiência na comunicação interna; a satisfação dos clientes com os produtos/serviços da farmácia; a boa imagem da farmácia para o mercado e a comunidade; o aperfeiçoamento das lideranças; entre outros. Viu como ter uma cultura estabelecida pode transformar a sua gestão farmacêutica? Então, caso ainda não tenha isso bem definido no seu negócio, comece a pensar sobre o assunto o quanto antes.Aproveite e também desenvolva o planejamento estratégico da sua farmácia. Assim, o seu negócio terá ainda mais chances de prosperar!

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5 expectativas dos consumidores para o varejo em 2022

5 expectativas dos consumidores para o varejo em 2022

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Os clientes das farmácias estão familiarizados com o omnichannel e cada vez mais exigentes em relação às formas de pagamento De todas as transformações que a pandemia trouxe à sociedade, uma das mais impactantes foi o avanço do mundo digital e este, gerou uma expectativas nos consumidores que, por sua vez, descobriram um novo universo, principalmente no Brasil. De acordo com os dados do Relatório Varejo 2022 feito pela Adyen, plataforma de tecnologia financeira, em parceria com a KPMG, 11% das vendas do varejo no país aconteceram no e-commerce. De acordo com a pesquisa, 67% das empresas nos setores de varejo, alimentos e bebidas e hospitalidade do mundo cresceram suas receitas em 20% ou mais em 2021. Outro dado que vale destacar é que 49% dos comerciantes dizem que seus negócios estão em uma posição melhor devido aos investimentos em operações online durante a pandemia e 94% das empresas planejam investir mais em 2022. Leia também: 5 detalhes que influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor. Confira cinco expectativas que o consumidor tem em relação ao varejo em 2022: 1. Compras em vários canais  Para 61% dos consumidores os varejistas devem continuar a oferecer a mesma flexibilidade de compras entre multicanais que forneceram durante a pandemia. Ficar para trás pode resultar em perda de venda e cliente. As empresas devem considerar explorar soluções de comércio unificado e consolidar pagamentos para proporcionar uma experiência mais fluida e ágil para o cliente. A exigência por jornadas de compra flexíveis são tão fortes que podem ajudar na fidelização. Contudo, nem poucos varejistas já estão prontos para o mundo omnicanal. Ainda de acordo com a pesquisa, 61% dos consumidores seriam mais leais a um varejista que os permitisse comprar produtos online e devolver na loja – acima dos 54% em 2020 –, mas apenas 28% das empresas se dizem prontas para prover esses serviços.  2. Programas de fidelidade mais eficazes e guiados por tecnologia Em tempos em que muita gente nem sai mais com a carteira de casa, não faz sentido pedir para que o seu cliente carregue o cartão fidelidade da sua loja pra lá e pra cá – muito menos pedir para que eles carimbem 10 vezes o carnê para ganhar uma refeição de graça. No mundo phygital, o programa fidelidade precisa contemplar online e offline e ser tão prático quanto a experiência de compra.  Dados do Relatório de Varejo mostram que 70% dos consumidores em todo o mundo querem que varejistas usem a tecnologia para tornar seus programas de fidelidade ou recompensas mais fáceis e eficazes. O estudo também destaca uma oportunidade particularmente forte em programas e aplicativos de fidelidade vinculados a pagamentos: 61% dos consumidores fariam o download do aplicativo de um varejista para receber melhores recompensas e 57% teriam maior probabilidade de comprar com uma marca se o programa de fidelidade funcionasse automaticamente através de seu cartão de crédito. 3. Maior consciência ambiental e social Os chamados critérios ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) são um fator de decisão cada vez mais importante para os consumidores escolherem com quais marcas querem se relacionar. A pesquisa descobriu que apoiar boas causas e permitir que os clientes façam suas próprias contribuições ajuda a aumentar a lealdade à marca. Dois terços (66%) acreditam que as empresas têm a responsabilidade de garantir que seu estoque seja de origem e produção ética, e 53% preferem marcas que defendem as causas em que acreditam. No entanto, os varejistas ainda têm um caminho a percorrer para atender efetivamente a essas demandas. Enquanto 38% dos consumidores topam pagar mais por um item se as emissões de carbono associadas à produção forem compensadas, apenas 24% das empresas oferecem essa opção. 4. Experiências de compra aprimoradas pela tecnologia  Apesar do aumento significativo das compras online durante a pandemia, ainda há bastante interesse pela experiência na loja física – e os consumidores têm grandes expectativas de que a tecnologia possa ser usada para melhorá-la. Globalmente, 64% dos consumidores dizem que os estabelecimentos físicos são um ponto de contato importante, mesmo que comprem online com o mesmo varejista.  No Brasil, 39% dos consumidores afirmaram que ainda preferem a loja física, e 66% dizem que as marcas devem usar a tecnologia nos pontos físicos para promover experiências melhores. Além disso, 73% dos brasileiros dizem que seriam mais fiéis a uma empresa que lhes permitisse comprar online e devolver em uma loja.  Em um mundo em que a compra online é tão fácil, a loja cada vez mais se consolida como um espaço de experiência de marca. Dessa maneira, portanto, é preciso encontrar maneiras de cativar os clientes, diminuir filas e criar momentos memoráveis. 5. Mais métodos de pagamento e mais flexibilidade Assim como os consumidores querem decidir como e quando comprar, existe também uma exigência de flexibilidade quando o assunto é pagamento. Nos últimos tempos, vimos a chegada das carteiras digitais ao Brasil, a popularização de cartões sem contato, o boom do débito online e a chegada do PIX. Dessa maneira, então, cada consumidor tem o seu jeito preferido de pagar, e os varejistas precisam estar prontos para atendê-los.  Globalmente, 78% dos consumidores esperam poder pagar com os principais cartões e 54% querem ter a possibilidade de utilizar carteiras digitais. No Brasil, 52% dizem que desistiram de fazer alguma compra porque não podiam pagar do jeito que queriam. À medida que os comportamentos dos consumidores direcionam a necessidade de inovação e flexibilidade em um mercado global competitivo. As empresas que conectam seus canais de vendas e aproveitam os dados para entender melhor seus clientes, antecipar suas necessidades e superar suas expectativas serão as que garantirão sucesso e lealdade a longo prazo.

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Decisão de compra: 5 detalhes que influenciam diretamente ao cliente

5 detalhes que influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor

Não são apenas os fatores culturais e sociais que interferem na decisão de compra de um cliente. Existem diversos pontos que contribuem positivamente para melhorar a experiência de compra dos consumidores. Para os gestores de farmácia, conhecer esses detalhes é muito importante. Assim, é possível melhorar possíveis fraquezas e proporcionar uma experiência mais positiva aos usuários. É sobre esse tema que falaremos neste conteúdo. Continue a leitura para saber mais! Detalhes que influenciam na decisão de compra: conheça os 5 principais O processo de decisão de compra de um cliente envolve muitos fatores que, por conta da rotina corrida de um gestor de farmácia, muitas vezes passam despercebidos. Veja, a seguir, alguns dos pontos que podem ser melhorados e facilitar a decisão dos usuários em comprar na sua farmácia.  1. Limpeza do ambiente As farmácias são estabelecimentos de saúde, assim como os consultórios médicos e os hospitais. Logo, a limpeza impecável é algo imprescindível para melhorar a experiência do cliente. É muito importante que seja criada uma rotina de limpeza na drogaria, para que o chão, as prateleiras, os balcões e todas as demais áreas estejam sempre limpas e higienizadas. O mesmo vale para os colaboradores, que precisam manter os uniformes sempre limpos e alinhados.  2. Organização do layout O layout da farmácia representa o primeiro contato do cliente com o estabelecimento. Trata-se de um ponto muito importante para que ele decida se comprará na loja ou não. É importante que as gôndolas e prateleiras sejam muito bem organizadas, para que o consumidor encontre facilmente aquilo que ele está procurando. Uma boa estratégia é organizar a sua farmácia em mini departamentos ou mundos. Assim, podem ser feitos agrupamentos de produtos por categorias existentes no ponto de vendas. A farmácia pode ter um espaço exclusivo para diferentes mundos, tais como: beleza, infantil, cuidados pessoais, cuidados com a pele, medicamentos, produtos fitness, entre outros. 3. Precificação É claro que os preços influenciam muito no processo de decisão de compra dos clientes.  Por isso, a farmácia precisa adotar estratégias como a precificação inteligente. A ideia é que sejam trabalhados preços atrativos para o cliente, mas que ao mesmo tempo tragam uma boa margem de lucro para o estabelecimento. Também podem ser criadas promoções exclusivas, principalmente para fidelizar clientes. Baixar os preços de medicamentos de uso contínuo, por exemplo, pode atrair quem precisa tomar esse tipo de remédio todos os meses. Em contrapartida, é essencial investir em outras áreas para que os consumidores não comprem apenas os medicamentos, mas também outros itens em sua ida à drogaria. Assim, o ticket médio do estabelecimento tende a subir.  4. Atendimento diferenciado Todo mundo gosta de ser bem atendido quando vai a uma loja. Logo, esse é um detalhe muito importante para a decisão de compra dos clientes. O objetivo das farmácias deve ser focar no atendimento humanizado, que considera a integralidade dos cuidados. De tal forma, prevê a união entre a qualidade, a técnica e o relacionamento desenvolvido entre os clientes e a equipe. Para oferecer um atendimento diferenciado, é importante que a farmácia invista em infraestrutura. Ter um consultório farmacêutico, para prestar cuidados individualizados, por exemplo, é uma ótima alternativa. Também é interessante proporcionar treinamentos para os atendentes e demais funcionários. Assim, eles sempre poderão atender os clientes de forma qualificada.  5. Mix de produtos Para que os clientes escolham comprar na sua farmácia, é importante ter um bom mix de produtos. Ao trabalhar com várias marcas e laboratórios, por exemplo, o cliente poderá escolher os produtos ou medicamentos que ele mais gosta e confia. Além disso, o cliente poderá testar novas marcas e voltar para comprar mais unidades do mesmo produto, caso goste da opção escolhida. Todos esses detalhes são muito importantes para proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente. Por isso, considere todos eles em sua farmácia! Implemente essas melhorias e veja o negócio aumentar a lucratividade. Fique com a gente! Leia agora o nosso artigo que fala sobre a farmácia clínica e a importância de criar esse espaço de saúde.

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Joinville Drogaville leva confiança, qualidade e bom atendimento

Drogaville leva confiança, qualidade e bom atendimento a Joinville

Foi a vontade de ter o próprio negócio e levar saúde e bem-estar às pessoas que em 2003, o casal Kellen Akiko Fujisawa e André Luiz Trindade iniciou um sonho e abriu em Joinville, Santa Catarina, a Drogaville. Uma história que foi construída com muito trabalho, força de vontade e baseado em valores como o trabalho honesto, excelência e qualidade no atendimento e para manter a integralidade, sempre respeitando o ser humano. “A Kellen se formou em farmácia pela Universidade Paranaense (Unipar) e trabalhava em uma farmácia para adquirir experiência e realizar seu sonho de montar o seu próprio negócio. Quando nos casamos em 2003, saímos do interior do Paraná para passear em Joinville. Vimos ali uma cidade com muitas empresas, e percebemos a oportunidade de começar a nossa farmácia”, comenta André Luiz Trindade, um dos proprietários. De acordo com André, com a ajuda dos pais de Kellen, eles compram uma farmácia já existente e, em julho de 2003, começaram a trabalhar. “No início éramos só nós dois. Depois de alguns anos compramos o prédio e tivemos que contratar um funcionário. Em 2015 ampliamos a loja, em 2019 mudamos toda a loja e, novamente em 2021, mais uma reforma para melhor atender os clientes. Graças a Deus e ao trabalho de todos estamos sólidos no mercado e hoje contamos com 18 colaboradores”, aponta André. Bom atendimento como diferencial em Joinville De acordo com os proprietários, entre os principais diferenciais da farmácia estão o bom atendimento, um visual de loja sempre diferenciado e os melhores preços. “Destacamos nossa confiabilidade adquirida no bairro durante todos os anos em que nosso trabalho vem sendo desenvolvido na região, fortalecendo os laços entre nossos amigos e clientes parceiros. Isso faz com que o nosso planejamento para o futuro seja desenvolvido dia após dia, buscando sempre melhorias no atendimento, visando assim a expansão de novas lojas para melhor atender nossos clientes, levando até eles o conforto e o bom atendimentos que nós prezamos”, garante André.  Parceria importante com a GAM Segundo André, o trabalho desenvolvido na Drogaville não possui contraindicação. “Ele é embasado na empatia e na confiança, que desenvolvemos através de todos estes anos atuando sempre com carinho, empatia, responsabilidade e profissionalismo. Nossos atendimentos são realizados da maneira mais humana possível, buscando sempre a objetividade e satisfação dos nossos clientes. Nosso mix variado tem a responsabilidade de atender todas as classes sociais, visando o conforto e o melhor preço”, esclarece. Para que todo este cuidado seja mantido, é importante as parcerias como a da GAM. “A GAM vem sendo uma grande parceira nossa desde muito cedo. Através dela conseguimos manter sempre nosso mix de produtos variados e buscando sempre o melhor preço para nossos clientes”, afirma. “É muito reconfortante quando ajudamos nossos clientes que buscam ajuda e um atendimento com atenção e dedicação. Nós da equipe Drogaville desejamos muita saúde e força para todos nossos amigos e clientes, para que juntos consigamos vencer este momento pandêmico”, complementa André.

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Experiência do cliente como o ambiente limpo e organizado impacta

Como o ambiente limpo e organizado impacta na experiência do cliente na farmácia?

É muito comum que farmácias pensem em estratégias mirabolantes para melhorar a experiência do cliente, mas que pecam no básico, como a limpeza do estabelecimento. Pensar em novas ideias e soluções para melhorar a jornada de compra, obviamente, é importante. Porém, não adianta querer pensar em ações diferenciadas se o básico ainda não for bem feito. Logo abaixo, vamos falar mais sobre a importância da limpeza da farmácia e apresentar uma série de dicas para deixar o ambiente sempre impecável. Acompanhe! A importância da limpeza para melhorar a experiência do cliente na farmácia As farmácias são estabelecimentos de saúde, assim como os hospitais, as clínicas e os consultórios médicos. O que você pensaria se fosse consultar com o seu médico e os móveis do consultório estivessem empoeirados? Certamente essa não seria uma experiência agradável, não é mesmo? O mesmo vale para a sua farmácia. É ainda importante destacar que, como mostra uma reportagem do jornal Agora São Paulo, a pandemia trouxe hábitos de higiene permanente. Ou seja, mesmo com a crise sanitária controlada, muitas pessoas ainda seguem hábitos de higiene rigorosos, como o uso de álcool em gel nas mãos antes e após tocar produtos em estabelecimentos. Portanto, com clientes mais criteriosos em relação aos hábitos de higiene, ter uma farmácia sempre com a limpeza impecável é fundamental.  5 dicas para manter a sua farmácia sempre com uma limpeza impecável Agora que você já sabe mais sobre a importância da limpeza da sua farmácia para melhorar a experiência do cliente, vamos para algumas dicas práticas!  1. Providencie a documentação necessária Para que funcionem dentro da legalidade, as farmácias precisam seguir todas as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre outras coisas, é necessário ter uma licença fornecida pelo Corpo de Bombeiros e outra pelo departamento de vigilância sanitária da sua cidade. Convém manter essa documentação sempre em dia e deixá-la em local visível para os clientes. 2. Mantenha as gôndolas e prateleiras sempre organizadas A limpeza não diz respeito apenas à ausência de sujeira, mas também à organização dos ambientes. Por isso, você deve manter as gôndolas e prateleiras da farmácia sempre organizadas, com os produtos bem dispostos e visíveis para os clientes. O mesmo vale para os balcões da farmácia, que não podem ficar cheios de papéis, canetas e materiais de escritório. 3. Tenha um profissional para fazer a faxina pesada da farmácia É importante que as farmácias tenham um profissional especializado para fazer a limpeza da farmácia. Caso o estabelecimento for de pequeno porte e não justificar a contratação de uma faxineira fixa para trabalhar diariamente na farmácia, podem ser contratadas diaristas uma ou duas vezes por semana. A ideia é que as diaristas façam a limpeza mais pesada da farmácia, como lavar o chão e os vidros, enquanto os demais colaboradores realizam a manutenção diária. 4. Elabore um cronograma de limpeza Para que a sua loja esteja sempre limpa, você pode fazer um cronograma de limpeza para os funcionários.  A cada dia da semana uma pessoa pode ser a responsável por varrer o chão e tirar o pó das prateleiras, por exemplo. Isso contribui para que os clientes vejam que a farmácia está sempre limpa e adequada para recebê-los. 5. Reforce o uso de uniformes limpos É importante que os colaboradores usem uniforme e mantenham uma boa apresentação de acordo com o código de conduta do negócio. Se ocorrer algum acidente, como derramar café ou respingar algum alimento na roupa, por exemplo, é recomendável fazer a troca.  Ao seguir essas dicas, você terá um ambiente que transmite a mensagem de limpeza e organização, algo que é essencial para uma boa experiência do cliente. Coloque isso em prática! Aproveite e conheça também os atributos que os clientes valorizam nas farmácias! Temos um artigo completo sobre esse tema.

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Inverno: temperaturas baixas reforçam a importância do cuidado

Temperaturas baixas reforçam a importância do cuidado com a saúde no inverno

Chegou o período do ano onde se tira os casacos do armário e as temperaturas ficam mais baixas. O inverno se aproxima e traz com ele problemas comuns nesta época do ano: as gripes e os resfriados. É um período onde o cuidado precisa estar mais em evidência e onde a procura pelas farmácias também acaba sendo mais frequente, especialmente na busca de produtos relacionados a este período, como os descongestionantes, antigripais e xaropes.  É muito importante estar preparado para poder atender bem o shopper. Manter um mix variado para oferecer o melhor a quem busca prevenção e tratamento destas doenças comuns no inverno são essenciais, não só para garantir a venda, como também para mostrar o cuidado que a farmácia tem com o seu cliente. Demonstrar interesse pelo o que ele precisa ou está sentindo é fundamental e reforça este elo. Por isso, colocar à exposição do shopper produtos em pontos extras (além do ponto natural, ponto de gôndola ou checkout), explorar a variedade e novidades do mercado e manter profissionais preparados para atender o público chamam a atenção e trazem este diferencial para o período mais frio do ano. Importância do bom atendimento Uma equipe capacitada é um grande diferencial do mercado. Quem não gosta de ser bem atendido ou de ter suas dúvidas sanadas, especialmente em um momento relacionado à doença e se está mais fragilizado? Um bom atendente ouve com atenção as necessidades do cliente para suprir ou superar as expectativas dele, e ainda faz com que ele possa levar para casa, produtos que não lembrou de comprar. Por exemplo, o cliente pode ir à loja para buscar um antitérmico e o atendente pode perguntar se ele também deseja um termômetro. Ou ainda investigar se ele foi diagnosticado com gripe e teria interesse em levar um antigripal. É uma forma de demonstrar prestatividade e interesse pelo o que o cliente está sentindo. Isso gera confiança e segurança. Comunicação também é essencial Não esqueça que para se destacar é essencial manter uma boa comunicação com os clientes. A maneira mais atual de fazer isso é por meio das redes sociais e aplicativos de conversa. Procure gerar conteúdo de qualidade, atendendo as dúvidas de saúde dos clientes, por exemplo. Explique sobre produtos muito utilizados no inverno, como os relacionados aos resfriados e gripes, e divulgue nas redes sociais e em outros meios de comunicação que a farmácia possua. Garantir os preparativos para a estação mais fria do ano é importante e se torne um diferencial na hora da venda. Procure sempre estar atualizado nos produtos e não esqueça de manter também um ambiente arejado e disponibilizar sempre o álcool em gel em pontos da farmácia para que o shopper se sinta seguro no momento da compra. E é claro, não esqueça! Os produtos que você precisa para montar um mix variado e garantir boas escolhas para a sua farmácia ou drogaria, você encontra no nosso eGAM. Tenha ótimas compras com a gente e sirva da melhor forma o seu cliente! *Se você quiser sugerir temas para serem abordados neste espaço, entre em contato conosco. Envie um e-mail para: marketing.adm@gam.com.br. Sua participação é muito importante para a GAM

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FarmaVida leva atendimento de excelência a Içara

FarmaVida leva atendimento de excelência a Içara

O sonho de ter o próprio negócio foi o que motivou Clayton Borges e Daiana Aparecida da Silva de Souza, de Içara, em Santa Catarina, a assumir, no dia 16 de fevereiro de 2012, o desafio de serem proprietários da FarmaVida. A falta de experiência no setor não foi um obstáculo para a construção desta história que já dura nove anos.  “A ideia inicial era ter o próprio negócio, mas não tínhamos ainda em mente em que ramo iríamos seguir. Até que surgiu a oportunidade de comprarmos a farmácia. Desde então nos apaixonamos pelo varejo farmacêutico. Somos uma empresa que preza pela ética profissional e o respeito à saúde de nossos clientes. Contamos com farmacêuticos presentes em todo o horário de funcionamento da loja e atendentes gabaritados para sanar as queixas de nossos clientes, sem a prática da famosa ‘empurroterapia’. Nosso objetivo é garantir que o cliente tenha seu problema solucionado e fique satisfeito com nosso atendimento”, explica o proprietário da FarmaVida, Clayton Borges. Atualmente a empresa conta com um mix de produtos com mais de 14 mil itens, proporcionando boas opções de compra aos seus clientes. “Prezamos por ter o atendimento mais acolhedor possível, queremos que as pessoas se sintam abraçadas, estamos sempre atentos aos seus anseios para encontrar a melhor solução possível para as suas dores”, garante Clayton. Diferencial no mercado De acordo com a proprietária, Daiana Aparecida da Silva de Souza, um dos grandes diferenciais da FarmaVida é a busca pelo atendimento de excelência. “Queremos que nossos clientes se sintam acolhidos quando chegam à nossa farmácia. Chamamos eles pelo nome, ficamos sempre atentos as suas queixas, tentamos sempre investigar mais a fundo a causa do seu problema para que possamos levar a ele a melhor solução. Tudo isso sempre pautados na ética profissional e garantindo o melhor preço”, relata. “Além disso, somos a única farmácia da cidade que trabalha com tele-entrega totalmente gratuita para qualquer região. Dispomos de entregador próprio (nosso serviço de entregas não é terceirizado) pois, assim, garantimos a qualidade de nosso atendimento em todos os canais de venda, mantendo o padrão FarmaVida de servir”, complementa. Parceria importante da GAM Para que toda esta trajetória de sucesso se mantenha, garantir parcerias como a da GAM é muito importante. “Trabalhamos com a Distribuidora GAM, desde o início da nossa gestão na farmácia. Foi uma relação construída ao longo do tempo, onde conseguimos unir forças e garantir o melhor para o cliente. A grande maioria das compras da farmácia é feita através da GAM, que sempre conta com um mix de produtos variados, poucas rupturas e o recebimento das mercadorias acontece logo cedo no dia seguinte a solicitação, proporcionando a nós e aos nossos clientes a confiança de adquirir o produto rapidamente”, afirma Daiana.  Todo este comprometimento com o cliente e a vontade de oferecer produtos de qualidade e um atendimento diferenciado, fazem com que a FarmaVida tenha um objetivo ainda maior que é de expandir os canais de atendimento, tanto em lojas físicas como no atendimento remoto. “Queremos que nossos clientes possam nos encontrar em qualquer lugar, seja para realização de compras ou para sanar suas dúvidas sobre saúde. Desafios vamos encontrar sempre, isso faz parte das nossas vidas, e vamos nos tornar melhores com o que aprendermos com eles. Por isso, nunca desista dos seus sonhos”, finaliza a proprietária.

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Experiência do shopper: tendências durante as compras

Tendências na experiência de compra do shopper

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Apostar em uma comunicação visual que encanta, um mix mais especifico e cheio de novidades ajuda a ter mais sucesso nas vendas. Cada vez mais nosso shopper busca por inovações e novas maneiras de encontrar o produto que ele busca. Seja uma experiencia gastronômica, onde ele poderá degustar aquele chocolate preferido num ambiente lúdico e cheio de tecnologias ou até mesmo, num filme que permita que ele sinta os aromas, medo e demais emoções, indiferente da classe social enquadrada, o grande x da questão é: o shopper quer encontrar novidades! E essa vontade não se limita á apenas o mundo gastronômico, tecnológico e digital. Pelo contrário, essa tendência já chegou no ambiente farmacêutico. Imagine que há uns 10 anos, seu cliente levaria o filho para tomar uma injeção e encontraria um ambiente com um aroma capaz de  acalmar o medo de injeção, uma iluminação aconchegante, uma decoração divertida nas paredes e ao final do procedimento, a criança sairia rindo porque não sentiu dor e ganhou o “certificado de princesa”? Difícil imaginar né? Mas essa é uma das tendências que já está sendo aplicada nos ambulatórios das farmácias.  Além disso, nosso shopper se gostar, pode inclusive adquirir o aromatizador e os óleos aromáticos que gostou ao sentir dentro daquele ambiente, visto que nas farmácias atuais, já podemos incluir um setor de terapias alternativas/ produtos veganos – uso oral, cosmético, tópico ou difusor de ambientes – onde nosso shopper poderá encontrar todos aqueles produtos “parabéns free”, veggie, cruelty-free, orgânicos. Essa inclusive é uma das categorias de venda que mais cresceu e ganhou força nos últimos 5 anos, com um crescimento de 130%, segundo a Nielsen. Outra tendência que vem crescendo e tem potencial para crescer ainda mais nas farmácias são as linhas PET. O mercado brasileiro é o terceiro no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Reino Unido em consumo de produtos e serviços para animais. Juntando essa informação a experiencia de compra do nosso shopper, que ao entrar na farmácia poderá encontrar artigos para o seu pet como: acessórios, raçoes, linha de higiene, temos aí um cenário que promove experiencia e comodidade ao shopper que é “pai de pet”. Além da experiencia dentro da farmácia, o shopper ainda poderá encontrar uma área exclusiva para deixar seu pet seguro (caso esteja acompanhado dele) nos ambientes externos da farmácia. E para aqueles adeptos aos esportes, como o ciclismo (categoria esta, aliás, que ganhou novos adeptos com a pandemia), poderá encontrar nas farmácias, produtos exclusivos de ingestão e uso na pratica desses esportes. Já algum tempo a linha de suplementos vem sendo explorada no varejo farma, mas com o aumento dos adeptos aos esportes e com a restrição ás academias no período de pandemia, os usuários desses produtos tiveram que mudar sua forma de praticar esportes e a farmácia ganhou com isso, um novo perfil de clientes que passou a encontrar nas farmácias que aproveitaram essa oportunidade de negócio, um ponto seguro para adquirir as suplementações, acompanhadas da orientação de profissionais farmacêuticos especialistas em nutrição esportiva.  Várias farmácias inclusive, incluíram em seu novo layout, uma seção com um mix de produtos muito mais elaborado, com mobiliários destinados a essa classe de produtos e que conversa diretamente com esse público alvo.  Para explorar um dos maiores públicos  que temos nas farmácias – público infantil – a tendência se baseia em proporcionar as mamães shopper, experiencias de compra que visem o cuidado e bem estar da criança; Para isso, os setores infantis passam a ser elaborados pensando em como proporcionar soluções para os desafios que as mães trazem.  Um exemplo disso, é a colocação de balanças embutidas no mobiliário de parede do setor infantil ( a mamãe vai buscar o leite da criança, por exemplo, e pode já verificar o peso do seu filho), crianças que voltarão as aulas presenciais e poderão encontrar entre os acessórios disponíveis, copos, suportes, lancheiras, além de alimentos nutritivos; Acessórios como chinelos, camisetas com proteção uva/uvb também estão inclusos no mix deste setor, principalmente em farmácias localizadas no litoral brasileiro ou em cidades turísticas.  E para aqueles que irão presentear a nova mamãe, as farmácias atuais promovem as famosas “listas de presente/chá de bebe”, onde a mamãe escolhe os itens que gostaria de ganhar, os convidados adquirem na farmácia escolhida e a futura mamãe ainda poderá ganhar alguns benefícios por ter escolhido a farmácia! Assim como as listas online de presentes de casamento (que sempre fizeram sucesso nas lojas físicas e virtuais), as listas de chá de bebe estão se popularizando nas farmácias brasileiras! Outro ponto importante nas novas tendências, é a preocupação com o fluxo do cliente dentro da loja. Que as farmácias já deixaram de ser apenas pontos para aquisição dos medicamentos, isso já sabemos! Mas a inovação atual é pensar em garantir o maior tempo de experiencia possível dentro da farmácia, criando setores que “encantem “nosso shopper e aumente o tempo de permanência do mesmo. Com isso, o shopper consome mais e a farmácia reduz a incidência de “pontos frios” (pontos onde o produto exposto não vende tanto quanto poderia vender se o fluxo de clientes neste local fosse maior). Esse efeito pode ser conseguido com modelos de farmácia que priorizam o fluxo único ( apenas uma entrada e uma saída) , onde nosso shopper passa ao longo do caminho percorrido, por todos os setores da farmácia e nela encontra de forma muito bem posicionada, as categorias de higiene, perfumaria e beleza, contendo desde mobiliários com comunicação visual que encanta, a um mix mais especifico e cheio de novidades do ramo de cuidados e beleza. No quesito “aparência”, surgem aí 3 tipos de farmácias: as tradicionais ( com os tradicionais mobiliários e mix de produtos), as farmácias boutique ( onde o foco está nos produtos cosméticos, cuidados da saúde, consciência corporal e muito paisagismo na sua proposta) e as farmácias populares ( que investem na experiencia econômica que o shopper poderá ter, comprando em

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