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Farmácia clínica: qual a importância de criar esse espaço de saúde?

Farmácia clínica: qual a importância de criar esse espaço de saúde?

A sua drogaria já tem um espaço de farmácia clínica? Esse tipo de estabelecimento é uma tendência do setor e está transformando o mercado. Com a popularização das farmácias clínicas, a ideia é que as drogarias deixem de ser vistas apenas como uma loja de dispensação de medicamentos. Elas deverão ser consideradas pela população como estabelecimentos de saúde, onde será possível buscar atendimento e orientações. As novas atribuições do farmacêutico, inclusive, contribuem para isso. Até mesmo os cursos de graduação em Farmácia estão mudando a ementa e direcionando a formação para uma área mais clínica.  Elaboramos este artigo para que você fique por dentro do assunto. Leia os tópicos abaixo e informe-se! O que é uma farmácia clínica? O Conselho de Farmácia de São Paulo define a farmácia clínica como: “uma prática farmacêutica especializada, cuja responsabilidade é assegurar o uso de medicamentos de forma apropriada e segura nos pacientes, através de um conhecimento aplicado e especializado em função dos cuidados do paciente, o qual necessita de educação especializada e/ou treinamento estruturado”. Portanto, a farmácia clínica é um espaço das drogarias em que o farmacêutico presta atendimento aos pacientes, dando orientação e prestando alguns serviços de saúde. Estes serviços são complementares, e podem ou não estar associados à venda de medicamentos, bem como de outros produtos no estabelecimento. Para estruturar o espaço, a farmácia pode investir numa sala separada do local onde os produtos são vendidos. Também é indicado ter um ambiente de espera para que os pacientes aguardem a consulta com o farmacêutico. Outro investimento importante é nos materiais e instrumentos para realizar exames e procedimentos, como o aparelho medidor de pressão arterial, seringas, luvas etc.  Por que criar esse espaço de saúde nas drogarias? A criação da farmácia clínica é uma boa forma da drogaria estar mais presente na vida dos seus clientes. Isso porque, além de comprar medicamentos, as pessoas poderão procurar o estabelecimento para ter atendimento e realizar alguns serviços básicos em saúde. Essa aproximação com o público gera um diferencial competitivo para os clientes. As pessoas perceberão mais valor na sua farmácia e terão preferência pelo seu negócio e não por um concorrente. Além disso, a farmácia clínica também tem uma função social. Tendo em vista que, em muitas cidades, o sistema público de saúde é bastante deficitário, os pacientes podem evitar longas filas de espera e ir até às drogarias para realizar alguns serviços, como a aplicação de medicamentos injetáveis e exames simples. Quais são os serviços que podem ser oferecidos na farmácia clínica? Diversos serviços podem ser prestados na farmácia clínica. Observe, na sequência, alguns dos principais deles e o que é necessário para realizá-los! Orientações sobre uso de medicamentos De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 79% da população brasileira admite fazer uso de remédios sem a prescrição de um profissional capacitado. Esse problema é bem grave, tendo em vista que a automedicação pode ocasionar sérias consequências na saúde das pessoas. Nesse sentido, o farmacêutico clínico poderá atuar indicando medicamentos que não necessitam de receita médica para serem vendidos, como os analgésicos ou comprimidos para dores de cabeça e resfriados. Além disso, o farmacêutico pode orientar o paciente sobre como fazer o uso dos remédios de forma correta.  Se uma pessoa toma um medicamento para pressão alta e um antidepressivo, por exemplo, precisa ter cuidados com horários e forma de administração, para não ter uma intoxicação medicamentosa ou um remédio interferir no efeito do outro. São orientações como essa que os profissionais poderão passar aos pacientes na farmácia clínica. Administração de medicamentos A farmácia clínica também é um espaço em que os pacientes poderão ir para aplicar medicamentos, principalmente os injetáveis. Se alguém precisa tomar uma injeção ou vacina, por exemplo, pode ir até à farmácia e solicitar a aplicação. O farmacêutico ou um técnico em enfermagem podem realizar esse serviço para os clientes. Realização de exames Além da administração de medicamentos, a farmácia clínica também pode oferecer aos clientes a realização de exames. A aferição da pressão arterial, testes rápidos de glicemia, HIV e de covid-19, entre outros, podem ser realizados pelo farmacêutico. Orientações e dicas de saúde A farmácia clínica também serve como um espaço em que o paciente vai para receber orientações, tirar dúvidas e receber dicas sobre saúde, de modo geral. O farmacêutico pode analisar sintomas e indicar quais são as especialidades médicas que os pacientes devem procurar para ter o atendimento mais adequado, por exemplo. A sua drogaria já investiu ou pensa em investir em uma farmácia clínica? Conte para a gente nos comentários!

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Entregue além do esperado! Conheça a estratégia overdelivery

Entregue além do esperado! Conheça a estratégia Overdelivery

De acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), divulgados em reportagem da revista Exame, as maiores redes do setor fecharam o ano de 2021 com um aumento de 56,8% nas operações de delivery. Tal número representa mais de R$ 2,8 bilhões em vendas. É fato que os hábitos dos consumidores mudaram e que as pessoas, cada vez mais, compram pela internet. Por isso, é bom utilizar de meios para fidelizar clientes que preferem comprar pelos ambientes digitais e o overdelivery é uma estratégia que pode ajudar muito nesse sentido. Se você ainda não sabe sobre do que se trata essa estratégia, não tem problema! Explicaremos tudo, a seguir. Vamos lá? Overdelivery: conheça a estratégia O overdelivery é uma estratégia que busca entregar mais do que o esperado ao cliente, fazendo com que seja agregado valor ao produto. Dessa forma, o shopper fica mais satisfeito e fideliza-se às vendas online realizadas pela farmácia. Porém, para que o overdelivery tenha sucesso, essa prática não deve ser pontual. O ideal é que ela esteja presente em todas as entregas e relacionamentos entre a sua farmácia e seu público. Como resultado, o consumidor satisfeito falará bem do seu negócio para outras pessoas e poderá até mesmo postar fotos do mimo nas redes sociais, impactando os usuários que o seguem. Benefícios do overdelivery para os estabelecimentos O overdelivery, como explicamos, busca ir além do esperado pelos clientes. A ideia é causar o famoso “efeito uau” nos compradores e isso traz muitos benefícios para os estabelecimentos farmacêuticos. Veja, a seguir! Fidelização de clientes A principal vantagem do overdelivery é a fidelização de clientes. Afinal, como os clientes se sentirão mais satisfeitos, é bem provável que eles voltem a comprar da sua farmácia em outras oportunidades. Isso ajuda, inclusive, a reduzir os custos com marketing e divulgação na farmácia, tendo em vista que, com clientes fiéis, não é necessário fazer tantas campanhas para atrair novos shoppers. Criação de advogados da marca “Advogados de marca” é o nome que se dá aos clientes que defendem e falam bem de determinada empresa de forma espontânea, gerando uma publicidade gratuita para os estabelecimentos. Quanto mais clientes forem impactados pelo “efeito uau”, mais advogados de marca a sua farmácia terá e o seu lucro será aumentado. Aumento da visibilidade da marca Os clientes que tiveram experiências positivas com as compras online da farmácia, poderão publicar fotos e vídeos em suas redes sociais. Isso impactará outras pessoas, que conhecerão a sua farmácia e poderão se tornar clientes dela. É interessante destacar que as pessoas consideram muito as opiniões de amigos e familiares na hora de comprar. Logo, se alguém viu um colega comprar algo e postar uma experiência positiva nos stories do Instagram, por exemplo, ficará com uma imagem positiva da sua drogaria. 4 exemplos de aplicação do overdelivery em farmácias Agora que você já sabe mais sobre o overdelivery, vamos dar algumas ideias para você aplicar essa estratégia em sua farmácia. Confira! 1. Crie conceitos e conecte os brindes e mimos Todo mundo gosta de ser presenteado, não é mesmo? Por isso, dar brindes e mimos aos clientes é uma boa maneira de surpreendê-los e gerar o “efeito uau”. Se um cliente comprar um perfume, por exemplo, você pode enviar como brinde amostras grátis de outra fragrância ou um produto complementar, como desodorante ou sabonete líquido. Já para as pessoas que compram medicamentos de uso contínuo, como para controle da hipertensão e da diabetes, você pode oferecer porta-comprimidos personalizados com o logotipo da sua farmácia, por exemplo.  Além de praticar o overdelivery, você também estará apresentando novos produtos ao cliente, que poderá comprá-los em uma ocasião futura. Outro benefício dos brindes está relacionado à gestão de marcas da farmácia. Se o cliente tiver um porta-comprimidos, uma caneta ou um imã de geladeira com o logotipo da drogaria, por exemplo, estará sempre lembrando das experiências positivas que teve com o seu negócio. De tal forma, quando ele precisar comprar medicamentos ou outros produtos comercializados em farmácias, é provável nem cogitar comprar em outro estabelecimento. Afinal, a sua marca estará presente na lembrança desse consumidor. 2. Ofereça cupons promocionais Para ir além do esperado, você também pode oferecer cupons promocionais aos clientes. Assim, junto com o pedido, sugere-se enviar um cupom impresso com um código que pode ser inserido no seu e-commerce ou enviado pelo WhatsApp para aplicar um desconto. Os cupons de desconto podem ter um prazo de validade de um mês ou mais, para que possam ser utilizados pelo cliente em outros momentos em que ele precise comprar itens vendidos em farmácias. 3. Capriche nas embalagens As embalagens dos produtos enviados por delivery também podem ser especiais. Uma ideia interessante é personalizar os embrulhos de acordo com os produtos que foram adquiridos. Se um cliente fizer uma compra de kits para higiene infantil, por exemplo, com shampoos e sabonetes para crianças, é bem provável que ele tenha um filho pequeno, que usará esses itens. Nesse caso, a embalagem de papelão poderá conter um traçado para recortar, para que a criança possa realizar uma atividade manual e formar um brinquedo ou ter um desenho para colorir, por exemplo. Se as embalagens forem para maquiagens, ela pode ter impresso um QR Code que direciona para um vídeo nas redes sociais da farmácia e que traga dicas e tutoriais para usar produtos desse tipo.  Enfim, você pode usar a criatividade de diversas formas para praticar uma estratégia de overdelivery e conquistar a satisfação dos clientes. 4. Escreva bilhetinhos personalizados Uma atitude simples e que passa muito carinho e atenção para os clientes é escrever bilhetinhos personalizados e colar na embalagem. É interessante escrever as mensagens à mão e colocar o nome do cliente, para passar uma ideia de que aquilo foi feito exclusivamente para ele. Além dessas ideias, você pode usar a criatividade e desenvolver outras ações de overdelivery na sua farmácia. Os seus clientes vão adorar e, como consequência, as vendas do estabelecimento aumentarão. Continue em nosso

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DIA DAS MÃES hora de demonstrar todo amor e carinho para elas

DIA DAS MÃES: hora de demonstrar todo amor e carinho para elas

As mães são especiais e em toda a sua dedicação aos filhos transbordam amor e alegria. Criam e fortalecem as relações de confiança desde o gerar da criança e trazem aos filhos, a segurança para trilhar os mais diversos caminhos, sempre servindo de exemplo. É por este motivo que o mês de maio, período especial dedicado às mães, é um momento de homenageá-las demonstrando todo o carinho e a gratidão. Este é um período especial do ano, onde podemos presentear e demonstrar o amor que se sente. Por isso, é uma grande oportunidade para as farmácias se tornarem mais próximas do shooper e oferecerem a eles o que procuram: produtos que levem amor e simbolizem o carinho entre mães e filhos. É por tudo isso que, em maio, o calendário se torna mais um grande aliado. Com o Dia das Mães, é possível trazer ações que aumentem o tíquete médio do cliente, estimule a compra e até fidelize o shopper, proporcionando uma boa experiência de compra. Mas como se preparar para este momento especial? Os primeiros passos são o de planejar o ambiente, garantir um estoque variado e promover ações específicas para a data. Este combo quando trabalhado em conjunto pode garantir ainda mais vendas e clientes satisfeitos e fiéis. Não esqueça da importância de conhecer e trabalhar o PDV garantindo uma exposição adequada dos produtos nas gôndolas. Produtos voltados ao público feminino, relacionados à beleza e ao bem-estar devem estar em evidência, assim como aqueles direcionados às mães. A linha bebê e infantil também deve ser ressaltada, já que as mães estão sempre ligadas nas novidades e não deixam de lado o bem-estar também das crianças. Opções para presentear no dia das mães                           Quem não gosta de receber carinho, especialmente em uma data especial? E quando é possível aliar praticidade a tudo isso? É por este motivo que os kits e os combos de produtos são sempre bons atrativos na farmácia e despertam a atenção do cliente que tem a praticidade de encontrar tudo pronto e embalado.                                Além disso, outro ponto importante para ser trabalhado é a decoração. Faça algo voltado ao lado afetivo. Isso faz a diferença, assim como também procure explorar todo esse material nas divulgações das ações nas redes sociais e canais de comunicação que a farmácia possui.                                Maio é um mês que possibilita que o amor esteja ainda mais presente no seu negócio, por isso, planeje cada atividade que será desenvolvida e esteja ainda mais presente na vida das pessoas.

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Tenha um fluxo de caixa eficiente e consiga uma gestão financeira mais segura

Tenha um fluxo de caixa eficiente e consiga uma gestão financeira mais segura

Ter um fluxo de caixa eficiente é essencial para que as farmácias possam ter uma gestão financeira mais segura. Essa ferramenta proporciona benefícios que vão além de controlar o que entra e o que sai de dinheiro diariamente no caixa da drogaria.  Tendo mais controle, você poderá avaliar a saúde financeira do negócio, bem como fazer projeções de cenários e definir o planejamento estratégico da sua farmácia. As 5 melhores dicas para ter um fluxo de caixa eficiente na farmácia Este conteúdo tem o objetivo de ajudá-lo a conquistar um fluxo de caixa mais eficiente para a sua farmácia. Por isso, listamos uma série de dicas interessantes para melhorar a produtividade dessa atividade. Veja! 1. Defina um padrão de abertura e fechamento do caixa Para reduzir ou até mesmo eliminar os erros no fluxo de caixa, é importante que a sua farmácia defina um Procedimento Operacional Padrão (POP) para isso. Um bom procedimento a ser adotado é a abertura de caixa por turno de operador. Dessa forma, sempre que um funcionário termina o seu turno, precisa fechar o caixa e verificar se tudo está correto, para passar a atividade para o colega que assumirá o posto no próximo período. Esse método é interessante para que o processo possa se tornar mais seguro e seja possível identificar melhorias a serem feitas, assim fazendo treinamentos que auxiliem na otimização do trabalho.  Caso prefira, também é possível fazer a abertura e o fechamento do caixa apenas uma vez por dia, no início e final do expediente, respectivamente. Esse método, no entanto, é mais indicado para farmácias menores e com poucos colaboradores. 2. Tome muito cuidado ao registrar as formas de pagamento Um dos erros mais comuns de serem cometidos ao trabalhar com fluxo de caixa é registrar as formas de pagamento incorretamente no sistema. Hoje em dia, vale lembrar, existem vários métodos de pagamentos que podem ser escolhidos pelos clientes, como em dinheiro, por cartão de crédito ou débito, via Pix, por meio de carteiras digitais, entre outros. É importante que esse registro seja feito corretamente no sistema. Se um cliente pagar com o cartão de crédito, por exemplo, a farmácia precisa pagar uma taxa ao banco por esse serviço. Logo, se esse pagamento for registrado como feito em dinheiro, por exemplo, o caixa não vai fechar. Além de faltar o valor que deve ser descontado para o banco, as notas físicas recebidas não vão bater com o número que foi cadastrado no software.  3. Faça sangrias no caixa da drogaria para evitar perdas Embora os pagamentos com cartão ou por métodos digitais sejam cada vez mais comuns, muitos clientes ainda pagam as compras feitas na farmácia com cédulas de dinheiro. Por isso, é recomendado que, quando um determinado valor for atingido no caixa, seja feita uma sangria, ou seja, a retirada de valores do local. As notas retiradas podem ser colocadas em um cofre ou levadas ao banco, de acordo com as preferências do gestor do estabelecimento. A ideia é que a farmácia não fique com muito dinheiro guardado no caixa, evitando grandes perdas, no caso de furtos. Como a violência nas cidades é cada vez maior, infelizmente, essa é uma medida necessária para resguardar o seu negócio. As sangrias devem ser devidamente registradas no fluxo de caixa da farmácia, para evitar inconsistências entre os dados registrados e os valores reais obtidos. 4. Tenha um sistema com bloqueios Todos os vendedores das farmácias estão aptos para fazer vendas nos sistemas. Em alguns casos, eles próprios fazem a cobrança do cliente e registram o valor recebido no fluxo de caixa. Para proteger o seu fluxo de caixa e evitar erros, no entanto, é interessante que apenas os gestores ou alguns colaboradores específicos da farmácia tenham acesso a determinadas atividades. Ou seja, recomenda-se a definição de acesso, utilizando um sistema que bloqueia as ações que o colaborador não está autorizado a realizar no caixa, como a edição das vendas realizadas e mudanças nas informações de vendas, por exemplo. Sangrias de valores, acesso a telas que não estão relacionadas ao sistema da farmácia, entre outras atividades também podem ser bloqueadas em seus computadores. 5. Utilize os dados para fazer previsões realistas O controle do fluxo de caixa da farmácia, como você já sabe, consiste no registro dos lançamentos e previsões de entradas e saídas. Com esses dados, a sua farmácia pode desenvolver ações estratégicas para potencializar as vendas. Se um determinado mês do ano, historicamente, for menos lucrativo, por exemplo, você pode fazer uma promoção para aumentar o ticket médio e a lucratividade nesse período. Ter subsídios para prever situações e agir previamente para que as ameaças sejam amenizadas é bem importante para a saúde financeira do seu negócio. Como está o fluxo de caixa aí na sua farmácia? Tem algo que gostaria de melhorar? Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis.  Continue com a gente! Leia agora o nosso artigo que fala sobre como aplicar a ferramenta 5W2H em sua farmácia!

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Novidades da estação: confira o que será tendência neste outono/inverno

Novidades da estação: confira o que será tendência neste outono/inverno

Recentemente, o portal Vitrine do Varejo publicou uma reportagem em que destaca uma previsão feita pela Close-up International para 2022. Segundo o estudo, o setor farmacêutico deverá crescer 15% neste ano, sendo importante investir em estratégias para ter mais lucro com produtos sazonais. Com a chegada das estações mais frias do ano, o outono e o inverno, o gestor de farmácia deve começar a colocar em prática estratégias para vender mais nesse período. Quer saber quais são as novidades da estação e como impulsionar as vendas da sua farmácia no momento atual? Então, continue lendo o nosso artigo! Produtos sazonais mais buscados no outono/inverno Para impulsionar as vendas e até mesmo aumentar o ticket médio da sua farmácia, é importante que você conheça quais são os produtos sazonais mais buscados no outono e no inverno.  Veja, a seguir, uma lista de itens que costumam vender mais nos meses mais frios do ano! Antigripais A gripe e os resfriados estão entre as doenças mais comuns no inverno. Por isso, a venda de medicamentos antigripais tende a crescer muito nesse período. Você pode montar kits com comprimidos, vitamina C, xaropes e soro fisiológico para inalação, por exemplo. Assim, as pessoas poderão comprar esse “combo” e se recuperarem mais rapidamente do resfriado. Também é importante lembrar que, por ser uma doença muito comum e de simples tratamento, muitas pessoas não procuram atendimento médico para tratar a gripe. Para contornar essa situação e evitar a automedicação, a sua farmácia pode se diferenciar da concorrência oferecendo tratamento gratuito no consultório farmacêutico. A ideia é que o farmacêutico oriente sobre o uso dos antigripais e, nos casos mais graves, sugira a consulta com um médico.  Lenços descartáveis Assim como a gripe, as alergias respiratórias, como a rinite e a sinusite, ocorrem com frequência nos dias mais frios. Logo, as pessoas compram mais lenços descartáveis, para fazer a higienização do nariz de forma rápida e prática. Vale a pena fazer esse investimento. Protetores labiais O frio dificulta a hidratação dos lábios, fazendo com que as rachaduras e machucados na boca apareçam mais facilmente. Entre os produtos sazonais do outono/inverno, portanto, também estão os protetores labiais.  Autoteste para covid-19 Desde fevereiro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a venda de autoteste para covid-19 em farmácias. Nessa modalidade do exame, o paciente compra um kit e, em sua casa, consegue se testar e verificar se está contaminado pelo novo coronavírus ou não. Como os sintomas gripais são mais comuns no inverno, é provável que as pessoas queiram saber se estão ou não com covid-19. Por isso, o autoteste pode vender bastante nessa estação. Dermocosméticos No verão, as vendas de protetores solares e produtos para controlar a oleosidade da pele aumentam de forma considerável. No outono e no inverno, porém, as pessoas costumam se queixar com o ressecamento do rosto e outras partes do corpo. Investir na venda de dermocosméticos, como cremes hidratantes com vitaminas para a pele e os cabelos é uma excelente ideia. Além disso, os dermatologistas costumam indicar tratamentos de pele mais agressivos, como o uso de esfoliantes e cremes com ácidos para remoção de manchas, no inverno. Isso porque os raios de sol são menos intensos e causam menos danos à pele, quando associados a esses produtos. Dicas práticas para vender mais nas estações mais frias do ano Agora que você já conhece alguns dos produtos sazonais que mais vendem no inverno, vamos apresentar algumas dicas para potencializar ainda mais os seus lucros.  Faça uma exposição adequada dos produtos da estação Os produtos sazonais devem ser expostos de forma diferenciada na drogaria. Para isso, você pode criar um ponto extra no PDV, como ilhas para os dermocosméticos e cestões para remédios antigripais.  Você também pode explorar os espaços de checkout, ou seja, o balcão de pagamento e o percurso que deve ser feito para chegar até lá. Deixe alguns frascos de vitamina C nesse espaço, por exemplo, para que os shoppers lembrem da importância desses suplementos para não gripar no inverno.  Tenha um bom mix de produtos É importante que o shopper tenha uma ampla variedade de produtos à sua disposição. Isso faz com que ele possa escolher as marcas que mais gosta e saiba que pode encontrar de tudo em sua drogaria. O sortimento é uma das principais formas de aumentar o ticket médio de uma farmácia. Ou seja, você não pode deixar esse tipo de estratégia de fora das ações de outono/inverno. Aposte no delivery Apesar dos números de contaminações pela covid-19 estarem em declínio em todos o país e até mesmo o uso de máscaras ter sido liberado em muitas cidades, há ainda quem tenha medo de se infectar pelo coronavírus. Além disso, a recomendação dos órgãos de saúde é para que as pessoas com sintomas gripais fiquem em casa e evitem espalhar os vírus respiratórios pelas ruas. Em meio a esse cenário, o delivery deverá seguir em alta no outono/inverno 2022. Por isso, siga fazendo vendas por telefone, redes sociais, WhatsApp e outros canais. Acreditamos no potencial da sua farmácia no outono/inverno 2022! Para ter ainda mais sucesso, leia agora o nosso post com mais dicas para vender produtos sazonais e ter uma boa lucratividade!

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Com o ticket médio das farmácias baixo, é hora de ser estratégico

Com o ticket médio das farmácias baixo, é hora de pensar estrategicamente

Um recente estudo realizado pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) e pela Unicamp trouxe um dado preocupante para o varejo farmacêutico: o ticket médio das farmácias caiu de forma considerável. Segundo a pesquisa, em 2021, o ticket médio caiu R$ 10,30, quando comparado ao ano anterior. Além disso, 51,8% dos entrevistados disseram que a questão financeira foi o principal motivo para deixar de comprar um produto. É fato que diversos fatores, como o aumento da inflação, a pandemia da covid-19 e a crise econômica reduziram o poder de compra da população brasileira. A pergunta que fica é: como minha farmácia pode reverter essa queda do ticket médio? Falaremos sobre isso neste artigo, trazendo boas dicas para você colocar em prática. Continue a leitura! Ticket médio: o que é isso, afinal? Damos o nome de ticket médio ao indicador que mostra o valor médio de compras de cada shopper em um estabelecimento. Assim, é recomendado que as farmácias desenvolvam estratégias para que os clientes comprem mais produtos cada vez que vão até a loja. Essa é uma forma de manter os lucros sempre em alta, sem ter que, necessariamente, atrair mais pessoas até o local. 8 dicas incríveis para reverter a queda do ticket médio nas farmácias Para que a sua farmácia possa driblar a crise e conseguir manter um ticket médio alto, pensar estrategicamente é essencial. Confira as nossas dicas e coloque-as em prática! 1. Entenda o perfil de seus clientes Para manter o ticket médio da farmácia alto, entender o perfil de seus clientes é muito importante. Afinal, você precisa  saber o que as pessoas esperam encontrar quando visitam a sua farmácia. Ex.: Uma análise mais profunda sobre o cenário econômico para analisar as motivações pela queda de compra na farmácia podem impactar no mix da sua loja. Pode haver migração de marcas por conta do preço mas o produto é o mesmo.  2. Aposte nas marcas próprias Em tempos de ticket médio baixo, as marcas próprias devem ganhar ainda mais força. Isso porque elas são mais acessíveis para os consumidores e oferecem uma margem de lucro mais alta para a farmácia. É possível apostar em produtos dos mais diversos com marca própria, tais como itens de higiene pessoal, maquiagens, produtos infantis, entre outras opções.  3. Saiba quais marcas rentabilizam mais na farmácia O gestor da farmácia deve buscar meios para saber quais marcas rentabilizam mais na farmácia. De tal maneira, é possível dar mais espaço para elas nas gôndolas e potencializar as vendas. Não deixe as suas prateleiras cheias de produtos com marcas pouco relevantes! Pense que esse espaço deve ser preenchido de forma estratégica para potencializar os lucros do estabelecimento. 4. Diversifique o mix de produtos das famílias mais vendidas Além de saber quais marcas vendem mais, é fundamental saber quais são os produtos mais vendidos na farmácia. A ideia é que o mix desses itens seja ainda mais explorado. Imagine, por exemplo, que a sua farmácia vende muitos desodorantes, mas só tem cinco fragrâncias cadastradas para venda, se a quantidade for aumentada para 10, certamente as vendas também aumentarão. 5. Tenha espaços exclusivos para ofertas Todo mundo gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Por isso, para aumentar o ticket médio, é interessante que a sua farmácia tenha espaços exclusivos para ofertas. Você pode usar um cestão, adicionar um ponto extra no PDV, fazer um checkout exclusivo para ofertas, entre outras estratégias do tipo.  Lembre-se que os produtos de encarte e sazonalidade geram compras por impulso e isso aumenta os resultados de venda de forma considerável.  6. Faça vendas consultivas Sabe aquela pessoa parada olhando a prateleira sem decidir o que levar? O atendimento consultivo pode ajudá-la a não deixar a loja sem comprar nada! É por isso que os vendedores das farmácias não devem ser meros balconistas, mas sim entender sobre os produtos que são vendidos nos estabelecimentos, para passar informações aos clientes. Se você tiver uma vendedora que entende bastante sobre maquiagem, por exemplo, ela pode ajudar as pessoas interessadas na compra desse tipo de produto a fazer boas escolhas. Isso não só aumenta o ticket médio, como também fideliza clientes. 7. Diversifique os serviços da sua farmácia Para aumentar o ticket médio, também é interessante diversificar os serviços da sua farmácia. Entre outras coisas, você pode investir em um app próprio ou até mesmo usar o WhatsApp para fazer vendas online e entregas por delivery. Outra dica interessante é criar um consultório farmacêutico e proporcionar o atendimento clínico na farmácia. Dessa forma, o farmacêutico poderá indicar medicamentos que não exigem prescrição médica, aplicar vacinas e injeções, verificar a pressão arterial, realizar exames rápidos, como as testagens de glicose e para covid-19 etc. 8. Atrele descontos a compras de medicamentos Para finalizar, uma boa dica para aumentar o ticket médio da sua farmácia é atrelar descontos em medicamentos a uma compra de algum produto de perfumaria, por exemplo. Boa parte dos clientes que vão até às farmácias fazem isso para comprar os seus remédios. Se eles ganharem descontos nesse item, podem se sentir motivados a comprar produtos de outras linhas. As dicas que trouxemos aqui são muito importantes para que você possa aumentar o ticket médio da sua farmácia e manter os lucros em alta, mesmo em um período de crise. Logo, colocá-las em prática é mais do que interessante. Também é uma boa ideia conhecer estratégias como a árvore de decisão de compra. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre esse tema.

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Farmácia oficinas leva saúde e bem-estar à cidade de Tubarão

Farmácia oficinas leva saúde e bem-estar à cidade de Tubarão

Com o trabalho focado na ética, na responsabilidade e na segurança, a Farmácia Oficinas iniciou suas atividades em 1º de outubro de 1964, em Tubarão, Santa Catarina. Ao longo de quase seis décadas de existência, muitas foram as histórias que fizeram com que os proprietários José Ricardo Nogared Cardoso, Rita de Cassia Vieira Cardoso e Camila Vieira Cardoso permanecerem até hoje no negócio e levando, cada vez mais, saúde, bem-estar e qualidade de vida ao Sul catarinense. “Meu pai trabalhava com o seu irmão Lindomar Cardoso Tournier na Farmácia Santa Albertina e surgiu a oportunidade de montar a sua própria farmácia. A partir desse momento, Osmar Cardoso estabeleceu a Farmácia Vera Cruz, no Bairro de Oficinas, onde se encontra até hoje. Com uma estrutura organizacional simplificada a Farmácia Oficinas se destaca por um atendimento que visa a segurança, qualidade e bem-estar dos clientes, com um atendimento individualizado”, explica o proprietário José Ricardo Nogared Cardoso.  Segundo José Ricardo, uma das primeiras dificuldades, assim como para todo município, foi a enchente registrada no ano de 1974. “A farmácia foi completamente destruída e recomeçou a sua atividade seis meses depois. Outras dificuldades foram os diversos planos econômicos do país ao longo dos anos, que causaram diversas instabilidades”, aponta. Parceria importante com a GAM Desde a fundação da GAM, em 1968, a Farmácia Oficinas tem uma relação muito próxima com a distribuidora. “Lembro da GAM na galeria PIO XII e posteriormente na Avenida Marcolino Martins Cabral. Tenho em minha lembrança uma empresa muito organizada e dirigida de maneira exemplar pelo Genésio, que sempre foi visionário, principalmente no período da informatização das empresas. Nós estivemos presentes em diversos eventos e cursos promovidos pela GAM, que nos permitiu estarmos sempre atualizados e conectados com a GAM. Antes da informatização das farmácias e num período de alta inflação semanal no país, a GAM era a empresa que nos trazia regularmente a revista de preços atualizadas. Isso nos ajudava muito na administração do dia a dia”, ressalta.  A parceria importante com a GAM possibilita que a farmácia trabalhe com medicamentos de referência, genéricos, perfumaria, suplementos, linha infantil, etc. Além de ter um Laboratório de Manipulação para fórmulas cosméticas, fitoterápicos e medicamentos em geral.  Diferencial da Farmácia Oficinas De acordo com o proprietário, o relacionamento próximo com o cliente é um dos grandes diferenciais no atendimento. “Por ser uma farmácia de bairro e nós termos um relacionamento bom com nossos clientes, nós conseguimos acompanhar e ajudar diversas gerações de uma mesma família. Fazer parte disso é muito gratificante. Você conseguir acompanhar o crescimento desde os avós até bisnetos muitas vezes. Desejamos manter o nosso atendimento individualizado e ao mesmo tempo acompanhar a tecnologia e inovação que o mercado exige. Mas sem perder a nossa essência”, reforça José Ricardo.

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GAM 54 anos: uma história alicerçada na confiança, tecnologia e inovação

GAM celebra 54 anos de uma história alicerçada na confiança, na tecnologia e na inovação

Foi no dia 1º de abril de 1968 que o jovem Genésio Antônio Mendes deu início a história da GAM. De lá até agora, foram 54 anos de uma trajetória baseada no trabalho e na coragem, e alicerçada na tecnologia e inovação. Em mais de cinco décadas, muitos foram os desafios vencidos, muitas as barreiras superadas e muitos os amigos conquistados. A GAM se consolidou como uma empresa que é o elo entre a indústria e o varejo, mas mais que isso, é uma empresa em que é possível confiar. De 1968 até 2022, a GAM se fortaleceu ainda mais no mercado mantendo sua sede em Tubarão, porém expandindo seus negócios. Atualmente a empresa conta com centros de distribuição nas cidades de Tubarão (SC), Santa Cruz do Sul (RS), Serra (ES) e em São José dos Pinhais (PR). Este ano, ampliou sua atuação também para a região Centro-Oeste do país com a instalação de um novo Centro de Distribuição em Brasília.  A cada passo dado, a cada oportunidade de crescimento, conseguimos atuar cada vez mais forte nos canais Farma, Hospitalar e Alimentar, sem deixar de lado o que a acompanha desde o primeiro dia, que são os valores da empresa. A GAM acredita que uma grande empresa se faz com ideias e pessoas e, para isso, busca contribuir da melhor forma e trazer a solução mais eficaz para as pessoas.  Renovação sem perder a essência Ano a ano a história da GAM se renova, porém, sem perder a sua essência. O sonho colocado em prática pelo fundador Genésio Antônio Mendes, continua vivo nos serviços oferecidos, nos processos, nos valores e no clima entre os colaboradores. Isso é transmitido também aos clientes e todos aqueles que de alguma forma se fazem presentes nessa história que chega em 2022 aos 54 anos. Os resultados apresentados são muito mais do que números, estão baseados no propósito de fazer o melhor para servir as pessoas. Por tudo isso, a cada ano que passa, a GAM renova a missão de ser a ligação entre a indústria e o varejo, na entrega de saúde, higiene e beleza. É uma trajetória que completa mais de cinco décadas, e que se mantém fiel ao compromisso de levar um serviço de qualidade às mais diversas regiões do país, atendendo sem distinção e promovendo a saúde e o bem-estar. Gratidão a você por fazer parte da nossa história!

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11 dicas para oferecer boa experiência na sua farmácia

11 dicas para oferecer a melhor experiência e ter sucesso nas vendas da sua farmácia

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Na última terça-feira (15) foi comemorado o Dia do Consumidor, data em que entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor, tornando o Brasil o país pioneiro em orientações para consumidores que eventualmente se sentiram lesados numa relação comercial. Sabe-se que, quanto melhor a experiência do cliente, maiores são as chances de eles se tornarem clientes fiéis e, ainda, promoverem a marca. Veja 11 dicas de especialistas do setor sobre como oferecer aos consumidores experiências inesquecíveis na hora da compra: 1.Seja transparente e mensure a experiência do seu cliente Para o CEO e cofundador da SoluCX, Tiago Serrano, empresa de pesquisa de satisfação e NPS no Brasil, transparência é uma das chaves para que o cliente fique por dentro do que pode acontecer e, assim, gerar uma relação de confiança entre ele e a marca. “Seja transparente com ele, pois ele está esperando um padrão e você precisa ser sincero que talvez esse padrão nem sempre vai poder acontecer. Além disso, o cliente percebe quando está sendo enganado e, automaticamente, isso resulta em uma experiência negativa”, comenta. Serrano aponta que o uso de métricas para mensurar o que o cliente está dizendo a seu respeito é fundamental, pois, desta forma, ele entende que sua opinião está sendo levada a sério. “Caso contrário, você pode gerar uma frustração e perder esse cliente, que ainda pode se transformar em um cliente detrator, que irá falar mal de você no mercado, e tirar possíveis novos clientes”, explica o CEO. 2. Reduza as etapas de compra De acordo com o anuário da CX Trends 2022, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 32% dos participantes afirmam que um dos principais motivos que levam à desistência da compra é a quantidade de etapas e informações pessoais solicitadas pelos aplicativos ou site até o carrinho final. O CEO da Octadesk, Rodrigo Ricco, afirma que as empresas devem analisar o tempo que o processo leva desde a seleção do produto até o carrinho. “Este é um ponto de queixa em comum entre os participantes da pesquisa. A loja precisa pensar se todas as etapas e informações solicitadas são estritamente necessárias. É essencial revisar a jornada do consumidor e diminuir todas as fases possíveis até o carrinho”, recomenda. 3. Atendimento personalizado ao cliente como prioridade Quem gosta de ter uma experiência negativa como consumidor? Para Bruno Stuchi, CEO da Co.Aktion, seja buscando informação, durante uma compra ou, talvez as piores experiências que recordamos durante um atendimento, ficam marcadas no relacionamento com a marca. “Prover uma boa experiência ao cliente é usar a empatia na hora de criar processos, implementar soluções e treinar a equipe, esta que precisa estar capacitada para também ser empática. Sendo assim, a dica é a cada iniciativa que impacte o cliente, pergunte-se: “Você como consumidor(a), como se sentiria com esta interação?”. Se a resposta for “feliz” ou “bem”, sua iniciativa tem boas chances de dar certo”, explica. 4. Invista em experiência móvel Com a ascensão do uso dos dispositivos móveis, smartphones e tablets se tornaram mais um canal de compra. Para o country manager da CM.com, empresa holandesa líder em comércio conversacional (ConvComm), Ronald Bragarbyk, as marcas devem ficar atentas à forma como os clientes querem conversar. Uma pesquisa realizada pela Meta mostra que cerca de 80% dos consumidores preferem se comunicar por meio de canais de mensageria. “É extremamente importante fornecer uma experiência móvel de comunicação que seja no canal preferido do cliente, seja por WhatsApp, Instagram, Messenger, SMS ou E-mail, mas sempre baseado em dados e no comportamento digital do usuário. Investir em soluções como o Mobile Marketing Cloud, permite que as empresas criem campanhas de marketing personalizadas, apoiando-se em dados das práticas online do consumidor. Dessa maneira, você impacta uma audiência que tenha interesse na oferta de seus produtos e serviços”, explica o especialista. Ronald ainda ressalta a importância do uso da inteligência de dados como o CDP (Customer Data Platform) para fazer campanhas e comunicações segmentadas e personalizadas, de acordo com interesse do consumidor. Assim, é possível criar uma conexão mais profunda entre a marca e o cliente garantindo uma experiência memorável 5. Tenha um planejamento estratégico bem estruturado O CEO da vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve plataforma de gestão para micro e pequenas empresas, Reginaldo Stocco, reforça que, para não deixar de aumentar suas vendas em datas como esta, é fundamental a elaboração de um planejamento bem estruturado,  e a dica é contar com um sistema de gestão que permita uma visão completa do seu negócio e auxilie nas análises. “O Dia do Consumidor é um evento super importante para o comércio brasileiro, além de ser uma oportunidade para as empresas, sejam elas varejistas ou não, de oferecer benefícios e vantagens aos seus clientes. Por isso, a organização e o planejamento são essenciais nesse processo, para que consiga atender ao aumento da demanda e também à experiência do cliente. Desta forma, é possível evitar imprevistos e prejuízos neste período para não desapontar o consumidor. 6. Acompanhe as novidades e tendências do mercado Conforme a tecnologia avança, muitos serviços ganham novas versões ou novos produtos. Os meios de pagamento são um bom exemplo, além do Pix, que já é conhecido por boa parte do público, o Buy Now Pay Later (BNPL) ou Compre Agora Pague Depois é tido como a evolução do crediário e vem crescendo entre os brasileiros por ser fácil, seguro e democrático. Com ele, os clientes não precisam ter cartão de crédito ou limite disponível para realizar uma compra e pagar de forma parcelada. “Isso aumenta e melhora a experiência do cliente no seu negócio. Além de oferecer um serviço novo e inclusivo, é possível atingir um novo tipo de público que antes não conseguia fazer compras parceladas ou tinha que esperar conseguir o valor integral do produto para comprar. Com o Provu Parcelado, por exemplo, qualquer pessoa pode comprar itens de valores mais altos e pagar em parcelas que cabem no bolso via boleto bancário”, diz a gerente Sênior de Customer Excellence na Provu,

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Estratégias de merchandising para as vendas no mês das mães

Estratégias de merchandising para o aumento de vendas no mês das mães

Explorar as datas comemorativas para desenvolver ações de merchandising é uma excelente estratégia para aumentar as vendas da sua farmácia em períodos sazonais. É bastante comum que todo o comércio se mobilize para a realização de campanhas natalinas, por exemplo. No entanto, essa não é a única data do calendário sazonal que pode ser explorada pela sua farmácia. O Dia das Mães está chegando e você pode aproveitar essa data para conquistar novos clientes e também aumentar o ticket médio da drogaria. Para ver algumas dicas, continue lendo. A importância das ações de merchandising nas datas comemorativas Antes de colocarmos a “mão na massa”, é importante que você entenda um pouco mais sobre a importância das ações de merchandising nas datas comemorativas e como tais atividades podem impulsionar os lucros de uma farmácia. O merchandising pode ser definido como um conjunto de técnicas de marketing realizadas para planejar uma melhor promoção e oferta de produtos, indicando maneiras de se trabalhar para que se obtenha melhores resultados de vendas. Além da estratégia, é uma forma de destacar os produtos, colocando eles em evidência, em espaços alternativos que possam atrair o shopper e gerar compra por impulso ou lembrança, que é o caso das datas comemorativas.  Para saber mais sobre estratégias de merchandising, de maneira geral, recomendamos que leia o nosso artigo que aborda esse assunto.  Com as estratégias de merchandising, você pode impulsionar as vendas de sua farmácia em datas comemorativas. Assim, conseguirá manter o faturamento alto em diferentes épocas do ano. O Dia das Mães é, historicamente, considerado a segunda data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Por isso, você não pode perder a oportunidade de lucrar mais nesse mês tão especial.  4 dicas de merchandising para preparar a sua farmácia para o mês das mães Comemora-se o Dia das Mães sempre no segundo domingo de maio. Porém, as ofertas e campanhas em celebração à data podem perdurar durante todo o mês, para incentivar ainda mais as vendas. Logo abaixo, apresentaremos uma série de dicas de merchandising para você preparar a sua farmácia para vender mais no mês das mães. Confira! 1. Explore os sentidos dos clientes Engana-se quem pensa que as ações de merchandising estão relacionadas apenas à forma como os produtos são disponibilizados no PDV. Elas também podem e devem explorar os sentidos dos clientes, como o tato, o olfato, a audição e o paladar. Se a sua farmácia vende perfumes, por exemplo, pode distribuir amostras grátis das principais fragrâncias, para que os shoppers possam sentir o aroma e escolher o produto que acharem ter mais a ver com o gosto de suas mães. O mesmo vale para os dermocosméticos, que podem ter itens de mostruário para que os shoppers possam experimentar e sentir as texturas na pele antes de comprar. A esse tipo de estratégia se dá o nome de marketing sensorial. Explorá-la no mês das mães é uma boa maneira de impulsionar as suas vendas no período. 2. Organize as gôndolas e as prateleiras de forma estratégica De acordo com um estudo publicado no International Journal of Scientific & Technology Research, o layout e o design de uma loja do comércio varejista são os principais elementos que afetam o comportamento dos shoppers, principalmente quando trazem promoções. Por esse motivo, é uma boa prática organizar as gôndolas e as prateleiras da sua farmácia de forma estratégica no mês das mães. Uma das coisas a ser feitas é criar prateleiras com produtos que complementam uns aos outros, organizados de forma estratégica, o que chamamos de cross merchandising. Os perfumes, os cremes para o corpo e as linhas de shampoos e itens para o cabelo podem ser dispostos próximos um ao outro, por exemplo. Dessa forma, os clientes poderão associar os produtos e comprar diversos itens para presentear as suas mães. 3. Monte kits especiais e faça pontos extras no PDV O ponto extra no PDV é um espaço criado esporadicamente para expor produtos especiais ou temáticos. No mês das mães, você pode organizar uma ilha com kits presenteáveis para essa data. Monte kits, como cestas temáticas, que reúnam produtos de beleza, maquiagens, perfumes, dermocosméticos e outros itens presenteáveis vendidos em sua farmácia. Trabalhe com um preço atrativo, para incentivar essa venda. Outra ideia interessante é apostar na personalização. Disponibilize cartões para que os clientes possam escrever mensagens para as suas mães, homenageando-as nessa data tão especial. 4. Organize as suas vitrines e pontas de gôndola de forma chamativa  O vitrinismo é uma das estratégias de merchandising mais antigas que se tem registro. Quem nunca ficou encantado com uma vitrine e parou a caminhada para admirar uma loja na rua, não é mesmo? Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, as vitrines podem ser responsáveis por até 70% das vendas das lojas de rua. Logo, deixar de investir nessa estratégia de merchandising no mês das mães seria uma verdadeira loucura. Crie cenários bonitos e chamativos para a vitrine da sua farmácia, apostando em uma decoração com corações ou outros elementos que representem todo o amor que dedicamos às nossas mães. De forma estratégica, insira os produtos da sua farmácia nesse cenário, mostrando sempre os preços especiais a que eles estão sendo comercializados para a data comemorativa. O objetivo da estratégia é encantar os clientes, para que eles possam parar o que estão fazendo e entrar na farmácia para aproveitar as ofertas. Faça as vendas da sua farmácia decolarem no mês das mães com essas estratégias de merchandising. Coloque tudo em prática e depois conte para a gente quais foram os seus resultados! Continue em nosso blog! Leia agora o artigo que fala sobre como transformar o PDV em sua excelente experiência de compra para o shopper.

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