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Feira Agafarma: GAM participa e leva novidades

GAM leva novidades à Mega Feira Agafarma

A GAM participou no último fim de semana, dias 12 e 13 de março, de mais uma edição da Mega Feira Agafarma, Feira de Negócios exclusiva para associados da rede e que foi realizada em Porto Alegre. Nos últimos três anos a GAM participou da iniciativa como patrocinadora master do evento. “A Feira tem o principal objetivo de gerar negócios com o varejo farmacêutico, sendo a Agafarma uma rede com mais de 400 lojas afiliadas e de grande relevância para o mercado do Rio Grande do Sul. Além do grande sucesso nas negociações, este ano levamos a novidade de uma experiência com os óculos de realidade virtual”, comenta o gestor do Canal Farma, Cesar Augusto Klaumann. “Foi uma interação muito importante entre os participantes e que garantiu que Alicia, da loja Agafarma 816, conquistasse o primeiro lugar no game”, complementa Cesar. Por meio desta experiência que o cliente vivenciou ao se conectar com a GAM, é possível perceber que, na GAM, o futuro é um universo de possibilidades pronto para ser explorado e este foi um dos grandes diferenciais do evento. De acordo com o supervisor, em 2022, a GAM apresentou o melhor resultado de todas as participações. “Esse evento vem para consolidar grandes parcerias com clientes e indústria, a participação em equipe e principalmente a concretização desse conjunto em resultado”, reforça. Além da Mega Feira Agafarma, a GAM já participou em 2022 da Feira Líder Farma, em Machadinho – SC, e também da Feira Cooperfarma, em Foz do Iguaçu, PR.

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A importância de aplicar a gestão de categorias em sua farmácia

A importância de aplicar a gestão de categorias para o sucesso da sua farmácia

Os comportamentos de consumo e as tendências do segmento varejista, em especial as farmácias, estão em constante mudança, tendo em vista que esse tipo de negócio contempla um público muito diversificado e uma infinidade de marcas.  Em meio a esse contexto, compreender sobre Gestão de Categorias tem grande relevância para os empresários da área. Este conteúdo traz informações relevantes sobre o processo de Gerenciamento de Categorias nas farmácias, por meio de um bate-papo com a especialista em GC da GAM, Gilda Goulart Santana Pinheiro. Siga conosco e confira! A relevância do gerenciamento de categorias do setor farmacêutico É muito importante estar atento às novidades do segmento, e às mudanças no hábito de consumo. Somente assim, as farmácias terão sucesso para bem atender os seus clientes. Gilda conta que a pandemia é um exemplo claro disso: “O shopper mudou a rotina, mudou o tipo de produto que costumava comprar e até a frequência de compra. Esse comportamento impacta na compra de produtos, na organização da farmácia e nas tratativas comerciais, o Gerenciamento de Categorias é vivo, as metas mudam, as tendências, os tipos de produto, os planogramas, e até o layout da loja”, diz. Ao estar atenta a essas mudanças, a farmácia estará sempre atendendo às necessidades e às curiosidades do público, será inovadora, e entregará ações de compra e ambiente favorável para o sucesso do negócio. As três frentes do gerenciamento de categorias para farmácias A Gestão de Categorias é importante para três frentes distintas e complementares para a administração de uma farmácia. Saiba mais sobre cada uma delas, a seguir! 1ª frente: cadastro de produtos O Gerenciamento por Categorias bem-sucedido começa com base no cadastro de produtos, onde pode-se construir uma estrutura mercadológica, ou seja, níveis dentro do cadastro de mercadoria. Nessa estrutura, é possível criar grupos de categorias ou “mundos”. Entre os mais comuns estão: infantil, beleza, saúde, cuidados pessoais e alimentos.  Além disso, pode-se criar outros agrupamentos, chamados de categorias. São exemplos: cabelo, corpo, rosto, gestante, cuidados íntimos etc. Em seguida, é recomendado criar subcategorias, que são, de fato, os tipos de produtos dentro das categorias, por exemplo: shampoo, chupeta, condicionador, desodorante, coloração, entre outros. Veja um exemplo prático: Grupo de categoria/mundo: cuidados pessoais Categoria: desodorante Subcategoria: desodorante aerosol Essa estrutura de organização ajuda o gestor da farmácia a ter uma visão mais estratégica e assertiva dos produtos cadastrados. A estrutura mercadológica pode ser customizada de acordo com a necessidade da farmácia, aumentando ou diminuindo as opções, alguns adicionem por exemplo, segmento, marca, indústria, entre outros. 2ª frente: gestão comercial Com base na estrutura mercadológica anteriormente citada, fica mais fácil entender quais são os grupos de categorias, categorias, produtos ou marcas mais relevantes para comercialização na farmácia. Dessa forma, o gestor poderá definir quais itens serão os carros-chefe de determinada categoria ou marca. Logo, será possível entender melhor as oportunidades de negócio e para a ampliação do mix ou sortimento de produtos. “Caso você queira saber qual marca foi mais vendida no semestre ou no último mês, basta fazer os filtros dentro da estrutura mercadológica já construída”, orienta a especialista. 3ª frente: organização da farmácia A terceira frente onde a gestão de categorias é importante está relacionada a organização da farmácia, ou seja, ao layout das categorias, planogramas e materiais de merchandising que possam ser implementados na loja. “Nessa etapa, o gerenciamento de categorias consiste em entender o perfil do cliente, o racional de compra e a jornada na farmácia, e, dessa forma, organizar toda exposição de forma estratégica, alavancando as vendas e aumentando a satisfação do shopper durante a jornada”, explica Gilda.  Em suma, o Gerenciamento de Categorias aumenta a satisfação do shopper, as vendas e o ambiente fica mais acessível, bonito e organizado. A relação entre o gerenciamento de categorias e as vendas O Gerenciamento de Categorias pode ajudar muito a farmácia a vender mais. Isso porque, a partir desse processo, é possível definir o mix ideal, a exposição adequada dos produtos nas prateleiras e o layout da loja. Gilda exemplifica: “Basta pensar como um consumidor, quando vamos comprar algo. Se a loja está limpa, organizada, os produtos bem expostos, com preço, com opções para escolha, já facilita muito a nossa decisão de compra”. E complementa: “Fora os fatores que nem percebemos, mas que também impactam, como: os planogramas feitos, materiais de merchandising, cross merchandising, amostras, degustação, atendimento personalizado, produtos para compra por impulso. É uma diversidade grande de possibilidades que o GC proporciona e que pode alavancar os resultados”. Vale lembrar que a Gestão de Categorias pode ser feita independentemente do tamanho da farmácia. Trata-se de um processo democrático e que pode ser ajustado de acordo com as necessidades de cada negócio. “Você pode fazer o básico ou avançar nas técnicas que o GC compõe no todo, mas o importante é começar pelos pilares que falamos no início, o restante vai surgir naturalmente”, aconselha. Gostou de saber mais sobre a gestão de categorias?  Então, acesse aqui e aprenda mais sobre o assunto e faça sua farmácia se destacar no mercado.

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MB Farmácias foca no bom atendimento e facilidade na hora da compra

MB Farmácias foca no bom atendimento e facilidade na hora da compra

O sonho de ter o próprio negócio começou a se tornar realidade em 12 de novembro de 1994, para Eder Luis Fernandez. Foi nesta data que, em Santo Antônio das Missões, ao lado de um cunhado, ele abriu a MB Farmácias. Com a decisão, novas oportunidades surgiram e possibilitaram levar ainda mais saúde, crescimento e atendimento qualificado à comunidade. “A ideia de abrir um negócio próprio surgiu de um cunhado que era meu sócio no ramo de calçados e confecções. A ideia surgiu porque naquela cidade havia apenas uma pequena farmácia, e percebeu-se a oportunidade de entrar no segmento. A partir de 2011, com a sociedade desfeita, tive que caminhar sozinho, começar a conhecer melhor o ramo, para depois me lançar num projeto de expansão da empresa. Fui atrás de novos conhecimentos, me forcei, inclusive, a voltar aos bancos de faculdade”, explica o proprietário Eder Luis Fernandez. A MB Farmácias sempre procurou como diferencial o atendimento ao cliente. “Para isso, investimos muito desde a seleção até a capacitação dos nossos colaboradores, e trabalhamos constantemente para que o cliente perceba nossa missão, que é a de dedicação total aos nossos clientes, entregando bem-estar e saúde. Também trabalhamos muito forte na layoutização das lojas, para que possamos disponibilizar um ambiente sempre muito agradável, para que as pessoas se sintam muito bem. Como facilidade de compra, temos um sistema de crediário próprio, o que acaba sendo muito utilizado pela facilidade com que fizemos nosso processo de análise e liberação do crédito”, explica o proprietário. Diferenciais importantes para o mercado Atualmente a MB Farmácias conta com 40 filiais todas no interior do Rio Grande do Sul, sendo a sede matriz sediada na cidade de Ijuí. “No início, sozinho e com três lojas, olhava para o mercado e via as grandes redes tomando conta. Cheguei a pensar em não ficar no ramo. Porém, comecei a observar como as redes trabalhavam, onde estavam alguns pontos em que eu podia ser um pouco melhor que eles”. Compromisso com a GAM Com valores que permeiam o trabalho como a responsabilidade, comprometimento, desenvolver as pessoas, compromisso com os resultados, transparência e amor ao Trabalho, a empresa conta com grandes parceiros para dar continuidade ao projeto iniciado ainda em 1994. Um deles é a GAM. “Minha relação com a GAM foi até engraçada, pois nos primeiros anos entre 2012 e 2013, eu comprava muito pouco da GAM por achar que os seus concorrentes eram melhores de trabalhar. Porém, a GAM nunca deixou de estar próxima, em todos os sentidos, desde a solução de um pequeno problema até buscar as melhores negociações. Com isso minha imagem da GAM foi mudando, e hoje é a nossa principal parceira”, reforça Eder. Planejamento para o futuro Para o futuro, a MB Farmácias projeta a continuidade do plano de expansão. “Sabemos da nossa responsabilidade e também sabemos que a empresa deve gerar resultados positivos, com isso, buscamos dar um atendimento sempre muito profissional e qualificado aos nossos clientes, e buscamos sempre as melhores oportunidades em produtos e marcas, que garantam para nós que o cliente, está comprando o melhor”, finaliza Fernandez.

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4 dicas para você montar uma ponta de gôndola assertiva

4 dicas para você montar uma ponta de gôndola assertiva

Você já deve saber o quão importante é o posicionamento dos produtos no PDV, não é mesmo? Entre outros espaços, a ponta de gôndola precisa ser muito bem trabalhada, para atrair os olhares dos shoppers e aumentar as vendas da sua farmácia. Aqui, no blog da GAM, sempre trazemos dicas interessantes para você otimizar os processos e melhorar as vendas da sua drogaria. Neste conteúdo, vamos falar sobre como montar uma ponta de gôndola assertiva. Continue a leitura! O que é ponta de gôndola? As gôndolas são definidas como um conjunto de diversas prateleiras com produtos expostos nos pontos de venda. As pontas de gôndola, portanto, são prateleiras menores, que ficam na lateral das gôndolas comuns. Elas servem para preencher os espaços vazios no PDV e adicionam mais espaço para os clientes. Explorar as pontas de gôndola estrategicamente pode fazer com que os clientes percebam determinados produtos que eles não estavam pensando em comprar inicialmente. Isso ajuda a aumentar o ticket médio da farmácia e tornar o negócio mais lucrativo. 4 dicas para montar uma ponta de gôndola assertiva Para que você saiba como montar uma ponta de gôndola assertiva e explorar ao máximo esse espaço da sua farmácia, listamos 4 dicas que podem contribuir com o sucesso do seu negócio. Confira! 1. Abasteça o espaço com até três produtos Quando falamos em organização de ponta de gôndola, é importante lembrar de abastecer o espaço com, no máximo, três produtos diferentes. Como o espaço é pequeno, se você colocar mais tipos de produtos, poderá deixar o shopper confuso, por conta da poluição visual. Logo, a estratégia não traria os resultados esperados. 2. Use a ponta de gôndola para expor itens em promoção Nada impede que você use os mesmos itens que estão expostos no corredor na ponta de gôndola. Porém, vale destacar, que o principal objetivo desse espaço é vender itens que estão em promoção.  Por isso, é recomendado que se evite fazer uma extensão da ponta de gôndola. Prefira trabalhar esse espaço com exclusividade, até para que o shopper vá se acostumando a olhar esse local sempre que for à farmácia e quiser conferir os itens promocionais. 3. Comunique o shopper sobre os itens expostos na ponta de gôndola É importante que você comunique os shoppers sobre os itens que estão expostos na ponta de gôndola. Para isso, você pode investir em cartazes de tamanho A4 e colocar bem no centro, proporcionando uma boa visualização no campo de visão de quem entra na farmácia. Outra dica é fazer fotos do espaço bem organizado, focando o cartaz, e publicar nas redes sociais. Isso fará com que os seguidores da farmácia na internet também fiquem informados sobre os produtos em oferta. 4. Explore o cross merchandising O cross merchandising é uma estratégia que trabalha diversas áreas da mente humana e pode ser uma excelente alternativa para aplicar nas pontas de gôndola da sua farmácia. A estratégia visa inserir vários produtos relacionados em um mesmo lugar, para que o cliente olhe e já imagine o que fará com todos aqueles itens juntos. Você pode colocar fraldas, lenços umedecidos e talco juntos na ponta de gôndola, por exemplo. Assim, os pais que observarem os produtos já poderão comprar tudo o que precisam para para os cuidados de higiene dos bebês. Se estiver explorando produtos de higiene pessoal, pode colocar sabonetes, shampoos e desodorantes na prateleira. Enfim, as combinações de cross merchandising que podem ser feitas são muitas. Use a criatividade, mas não esqueça de combinar apenas três itens, conforme explicamos.  Benefícios de explorar corretamente as pontas de gôndola no PDV As gôndolas organizadas trazem diversos benefícios para a farmácia. Por isso, você deve usar esse espaço nobre para rentabilizar o estabelecimento. Entre as principais vantagens de explorar corretamente as pontas de gôndola no PDV está o aumento do ticket médio. Afinal, o cliente poderá comprar produtos que não estavam no seu planejamento de compras inicial. Isso ocorre, principalmente, quando o cross merchandising é bem trabalhado. Além disso, com as gôndolas bem organizadas, o shopper terá uma experiência de compras muito mais positiva. Ele encontrará os produtos que precisa com facilidade, tendo em vista que tudo será disposto numa sequência lógica. As pessoas têm rotinas corridas e não gostam de perder muito tempo fazendo compras em farmácias e outros estabelecimentos comerciais. Por isso, ao ter gôndolas organizadas, você também agiliza o atendimento e consegue fidelizar clientes. Não deixe de colocar essas dicas em prática na sua farmácia! Organize as suas pontas de gôndola estrategicamente e veja as suas vendas subirem. Siga em nosso blog! Leia agora o nosso artigo que fala sobre os tipos de categorias para gerenciar em seu PDV.

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Cuidados pessoais: produtos são grandes aliados do bem-estar

Produtos voltados aos cuidados pessoais são grandes aliados do bem-estar

Quem não deseja estar feliz para se sentir bem com a vida, com os cuidados com o corpo e com a beleza em dia? Qualidade de vida e bem-estar passam pelos cuidados da pele, dos cabelos, do próprio corpo. Os cuidados pessoais vem ganhando cada vez mais força e garantindo uma ascensão ainda maior para o setor de higiene e beleza no Brasil. Afinal, quem não gosta de se sentir bem cuidado? O uso de produtos ligados aos cuidados pessoais, como os shampoos, condicionadores, cremes para o rosto e corpo, por exemplo, influenciam diretamente na autoestima das pessoas. Isso faz com que o cuidado vire sinônimo de confiança. E é por isso que a farmácia ganhou um espaço ainda maior quando o assunto é beleza. Você já parou para pensar que há muito tempo as farmácias deixaram de ser um local somente para a venda de medicamentos e se tornaram um espaço onde estão cada vez mais concentradas opções de produtos utilizados para os cuidados pessoais?  Com o consumidor procurando cada vez mais otimizar o tempo e buscando locais onde é possível ter uma ampla variedade de produtos e que facilitem a rotina do dia a dia, as farmácias ganharam ainda mais visibilidade e abriram espaço para fidelizar, cada vez mais, o shopper que busca praticidade e adquirir produtos de qualidade. Na pandemia cuidados pessoais foram evidenciados A pandemia também evidenciou a importância do autocuidado. No período onde houve uma restrição maior, os cuidados pessoais não foram deixados de lado e ganharam ainda mais força com a retomada gradativa das atividades. Por isso, é sempre bom preparar o espaço da farmácia para trazer facilidade na hora da compra e para oferecer ao shopper um mix variado de produtos e opções na hora da compra. Mas como atrair a atenção do shopper? Além de um aumento do espaço destinado às categorias com maior saída, vale também apostar em pontos extras, como pontas de gôndola, ilhas e totens para o checkout. A comunicação também é importante. Reforçar imagens voltadas à beleza, ao cuidado e ao bem-estar chamam a atenção e também fazem a diferença. Não esqueça que é importante reforçar as categorias que se incluem os produtos sazonais. Esse cuidado é importante especialmente para demonstrar a preocupação em oferecer os produtos que estão relacionados à estação e que também reforçam o cuidado com o bem-estar do cliente. Com organização e cuidado, é possível agradar o shopper, fidelizá-lo e garantir ainda mais lucros ao seu negócio. Sabendo de tudo isso, não esqueça que os produtos que você precisa para montar um mix variado e garantir boas escolhas para a sua farmácia ou drogaria, você encontra no nosso eGAM.

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Sete tendências digitais para 2022

Sete tendências digitais para 2022

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. Depois da acelerada digitalização global por conta da pandemia, sete tendências digitais foram citadas com potencial para ganhar ainda mais força em 2022. Depois de dois anos de uma aceleração insana na digitalização global por conta da pandemia do coronavírus, sete tendências foram citadas em um relatório feito pela CI&T, com potencial para ganhar ainda mais força em 2022. 1. Análise de dados Entender o consumidor, analisar dados e ter uma visão geral dos clientes, já é uma estratégia consolidada no meio digital. Além de proporcionar experiências melhores, é possível prever vendas e gerenciar melhor os estoques usando os dados. Com a sinergia entre o gerenciamento de estoque e a demanda e procura, o risco de um determinado produto se esgotar em poucas horas, é muito mais difícil. 2. Mensuração da experiência do cliente Pesquisas de satisfação podem sim ser um ponto de partida para mensurar a satisfação do cliente, mas elas sozinhas não são o suficiente. Entenda a necessidade do seu cliente e crie projetos que otimizem a experiência do cliente. Para isso, use uma abordagem mais abrangente para a mensuração e análise. 3. Foco nas nuvens Utilizar nuvens públicas para oferecer produtos e serviços de última geração faz parte da tecnologia de transformação digital. Mesmo que a implementação de lift-and-shift, armazenamento de dados e recuperação de desastres sejam trabalhos muito valiosos, a verdadeira vantagem competitiva vem da utilização da nuvem para impulsionar a inovação. 4. IA não é um assunto novo Para quem ainda acha que a Inteligência Artificial é o assunto do momento, está atrasado ou parado no tempo. O assunto é estudado desde a Segunda Guerra mundial e hoje colhe os frutos de muita pesquisa e teste. A IBM chama isso de “possivelmente a tecnologia mais poderosa à qual as empresas já tiveram acesso”. Pense na implementação da IA precisa de cuidados constantes e de muita atenção, com tendências e falhas arriscadas, mostrando quais caminhos devem seguir. 5. Everything as-a-Service (XaaS) Esse método as-a-service, está fazendo com que empresas entreguem quase tudo. Organizações B2B, por exemplo, oferecem ofertas usando o XaaS. Essas ofertas são feitas para criar serviços personalizados que atendam às necessidades de cada cliente, com um valor que faça sentido para ele. O principal objetivo das ofertas XaaS é aumentar o valor para o cliente. 6. Equipes multiculturais A mistura de raças, experiências, nacionalidades, gêneros, culturas, sem a menor dúvida vão trazer a uma inteligência além do que se pode notar a curto prazo. O aproveitamento dessa mistura multicultural, além de construir uma cultura corporativa que valoriza a diversidade e o respeito, é na resolução de situações que o grupo pode colaborar com seus conjuntos de competências. 7. Transformação sustentável Que o consumidor está mais exigente quando se trata de meio ambiente, não é mais novidade. A sustentabilidade é sim a onda do presente e empresas de várias categorias diferentes já se preocupam em intensificar seus esforços para o impacto ambiental não seja ainda pior. Os consumidores, especialmente os mais jovens, estão exigindo mudanças por parte das empresas. Mais de três quartos dos consumidores britânicos de alimentos boicotaram determinados produtos com base nos padrões ambientais de uma marca, enquanto sete em cada dez pessoas das gerações Y e Z dizem que pagariam mais por ofertas ecológicas e sustentáveis.

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Sustentabilidade: adote práticas e fortaleça a marca da sua farmácia

Adote práticas sustentáveis e fortaleça a marca da sua farmácia

Cada vez mais os consumidores estão atentos e preocupados com questões que envolvem a sustentabilidade. Para você ter uma ideia, uma recente pesquisa encomendada pelo WWF concluiu que a busca por produtos sustentáveis cresceu 71% entre 2016 e 2020.  O crescente interesse por sustentabilidade vai ao encontro do marketing 3.0 que prega a humanização das marcas. Na prática, uma marca que é genuinamente sustentável agrada mais os consumidores e segue uma tendência de um consumo cada vez mais consciente. No varejo farmacêutico, não é diferente! Por isso, se você é gestor ou proprietário desse tipo de estabelecimento, é um bom momento de iniciar boas práticas sustentáveis, para impactar positivamente os seus clientes e ter uma marca presente na lembrança dos consumidores.  A seguir, falaremos mais sobre o assunto e traremos algumas dicas práticas para você tornar a sua farmácia mais sustentável. Marketing 3.0: atraindo clientes com foco nas práticas humanizadas  Philip Kotler, considerado o pai do marketing, considera o marketing 3.0 como “o estágio mais recente do marketing, em um cenário em que a internet permeia a vida das pessoas o tempo inteiro”. Na visão do teórico, antigamente, o principal diferencial para as marcas era a exclusividade de um produto. Hoje, no entanto, o foco está muito mais na inclusão e no social. As marcas precisam cada vez mais ser inclusivas e representar sentimentos humanos, sendo capazes de criar relacionamentos e estabelecer conexões afetivas. O objetivo do marketing 3.0 é identificar questões importantes para o público, como a sustentabilidade. A partir disso, deve-se buscar meios para realizar ações sociais e humanizadas, que gerem identificação com o público. Se uma farmácia se demonstra preocupada com o meio ambiente, por exemplo, as pessoas que valorizam essa causa criarão um laço afetivo com o estabelecimento. Isso gera maior proximidade com o público, fideliza clientes e, como consequência, conquista melhores resultados para a empresa. 5 dicas práticas para tornar a sua farmácia mais sustentável A seguir, apresentaremos algumas dicas que podem ser aplicadas na sua farmácia. Lembre-se, no entanto, que as ações de sustentabilidade não se limitam a elas e você pode e deve ser criativo para desenvolver as atividades. 1. Se torne um ponto de coleta de medicamentos vencidos, pilhas e caixas de isopor Medicamentos vencidos, pilhas, caixas de isopor, entre outros itens não podem ser simplesmente jogados no lixo doméstico. Esse tipo de material necessita um tratamento especial, para que não agrida o meio ambiente. Inclusive, você também pode criar promoções, como programas de pontos para os clientes que descartarem o lixo especial na farmácia. Ao acumular uma pontuação X, os consumidores podem ganhar um brinde ou desconto nas compras. Dessa forma, a sua farmácia pode se tornar um ponto de coleta para lixo especial. E claro, antes de iniciar a realização dessas ações, é de extrema importância que você procure o local que faça a destinação correta desses itens.  Afinal, não basta apenas recolher, é importante levar os objetos recolhidos para os lugares certos!  2. Adote o uso de sacolas reutilizáveis na farmácia Uma boa maneira de incentivar as práticas sustentáveis na farmácia é reduzir o uso das sacolas plásticas e estimular as ecobags, geralmente feitas de pano. Você pode até presentear os clientes com sacolas reutilizáveis e dar descontos para quem levá-las nas compras seguintes. Esse tipo de ação preserva o meio ambiente, fideliza os consumidores e ainda melhora a imagem da sua farmácia.  3. Faça parcerias com ações em prol da sustentabilidade Você também pode fazer parcerias com entidades públicas ou ONGs da sua região, visando promover a sustentabilidade. Se a prefeitura da sua cidade produzir material publicitário educando a população sobre como fazer a separação do lixo, por exemplo, a sua farmácia pode se oferecer para patrocinar essa ação do poder público. O mesmo vale para qualquer tipo de ação que envolva a preservação do meio ambiente e a conscientização das pessoas para temas como esses. 4. Modifique os processos internos para que sejam mais sustentáveis Para que a sua drogaria realmente seja vista como um ambiente sustentável, as ações internas também devem ser modificadas. Por isso, uma série de comportamentos devem ser colocados em prática entre os colaboradores do estabelecimentos. Os colaboradores da farmácia devem ser orientados sobre o consumo consciente de água e energia, por exemplo. Além disso, é importante priorizar as documentações digitais e reduzir as impressões em folhas de papel. Caso seja viável, a farmácia pode até mesmo tomar medidas mais efetivas, como instalar placas fotovoltaicas para usar a energia solar. 5. Pratique o marketing verde O marketing verde pode ser compreendido como um conjunto de ações de marketing voltadas para adoção de uma postura mais sustentável por uma empresa. Nesse sentido, todas as ações que citamos anteriormente podem ser divulgadas em canais oficiais da sua farmácia, como as redes sociais, bem como na imprensa local. A ideia é divulgar para a comunidade local que a sua farmácia desenvolve ações sustentáveis e está preocupada com a preservação da natureza. Assim, conseguirá ter uma imagem mais positiva perante os consumidores. Pequenas ações podem gerar grandes impactos! Se cada um fizer a sua parte, certamente tornaremos o nosso mundo melhor e os negócios mais sustentáveis. Ter uma gestão de estoque mais assertiva no PDV também é uma maneira de ser mais sustentável, tendo em vista que você evita perdas por vencimento. Para saber mais sobre isso, você pode ler o nosso artigo que fala sobre a metodologia PVPS. Não deixe de conferir!

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Como o bom atendimento pode influenciar nas vendas em sua farmácia?

Como o bom atendimento pode influenciar no resultado das vendas em sua farmácia?

Aumentar as vendas é uma meta de praticamente todos os negócios. Para isso, as farmácias costumam fazer promoções, apostar em produtos diferenciados, investir em marketing e publicidade, entre outras ações. Porém, muitas vezes o bom atendimento é negligenciado. Não basta apenas investir em atrativos para a sua drogaria se, quando o cliente chegar lá, não for bem atendido, concorda? É por isso que, para aumentar as vendas e fidelizar os consumidores, você precisa oferecer um bom atendimento. Para saber mais sobre como o bom atendimento pode influenciar nos resultados das vendas da sua farmácia, bem como receber dicas para implementá-lo, continue a leitura! O impacto do bom atendimento nas vendas e fidelização de clientes O bom atendimento impacta diretamente nas vendas e na fidelização de clientes. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Hibou, divulgada em uma reportagem do portal Terra. De acordo com o estudo, o bom atendimento nos estabelecimentos é algo fundamental para 94% dos brasileiros. Por isso, fica comprovado que investir na qualidade do trato com os clientes é tão importante quanto oferecer preços atrativos. A pesquisa também trouxe outro dado muito relevante: apenas 11% dos brasileiros estão totalmente satisfeitos com a qualidade do atendimento oferecido pelas lojas e marcas. Isso nos dá margem para entender que há uma insatisfação quase geral entre os brasileiros, no que se refere ao atendimento recebido nos estabelecimentos. Logo, essa é uma oportunidade de se diferenciar dos concorrentes. Se a sua farmácia fizer um investimento forte nessa área e prestar um atendimento excelente aos clientes, poderá se tornar a preferida dos consumidores da sua região. Logo, haverá um aumento significativo nas vendas. O aumento nas vendas ocorre de forma proporcional à fidelização. Afinal, quando um cliente é bem atendido, ele volta ao estabelecimento sempre que houver necessidade e oportunidade. 4 dicas para prestar um bom atendimento ao cliente na farmácia Você já deve ter entendido sobre a relevância do bom atendimento para farmácias, certo? Então, agora é o momento de “arregaçar as mangas” e colocar isso em prática na sua loja. Veja, a seguir, uma série de dicas para oferecer um atendimento mais positivo, humano e diferente em sua drogaria.  1. Tenha um atendimento ao cliente humanizado Na área da saúde, muito tem se falado sobre o atendimento humanizado, que é aquele que considera a integralidade do cuidado, ou seja, prevê a união entre a qualidade técnica e o relacionamento desenvolvido entre o cliente e a equipe. No caso de uma farmácia, é importante que o atendimento faça com que o estabelecimento não seja visto apenas como uma loja de medicamentos e perfumaria, mas sim como uma unidade de saúde, em que o cliente sabe que receberá cuidados e atenção. Entre outras coisas, a farmácia pode ter um consultório em que o farmacêutico recebe os clientes e repassa orientações sobre o uso dos medicamentos, explicando os melhores horários e formas de consumo.  Isso faz com que as pessoas percebam um cuidado e preocupação, gerando laços entre a comunidade local e os profissionais da farmácia. O impacto nas vendas é bem positivo, tendo em vista que os clientes terão preferência em comprar na sua farmácia, já que o atendimento é diferenciado da concorrência. 2. Entenda as dores dos seus clientes Os atendentes de farmácia precisam ser treinados para terem empatia no atendimento aos clientes. Deve-se lembrar que cada pessoa tem uma “dor” diferente ao ir até a loja e isso deve ser identificado e solucionado. Se um cliente chegar na farmácia buscando uma maquiagem para disfarçar espinhas no rosto, por exemplo, é importante ter lá alguém que entenda das práticas e que possa oferecer os melhores produtos para o tipo de pele dessa pessoa. A ideia é que o atendimento na farmácia se torne uma espécie de consultoria e não apenas a venda direta de produtos. Por conta disso, investir na especialização dos atendentes é uma ideia interessante. Dessa forma, você terá colaboradores que entendem bem da parte de maquiagens, outros especialistas em dermocosméticos, alguns que ficam mais focados na venda de medicamentos etc. 3. Organize bem os produtos nas gôndolas e prateleiras O bom atendimento também passa pela organização dos produtos nas gôndolas e prateleiras da farmácia. Nesse sentido, uma das técnicas mais recomendadas é a da verticalização, método em que são obedecidos alguns padrões de disposição, como o de colocar os produtos com menos saída sempre no lado esquerdo, que é onde os clientes geralmente começam a olhar. No sentido vertical deve ocorrer da mesma forma, mas com os produtos organizados de cima para baixo. Isso faz com que os produtos fiquem mais organizados e os shoppers encontrem mais rapidamente o que desejam. Também é interessante criar conexões entre as gôndolas, para que o cliente possa seguir uma espécie de roteiro de compras. 4. Tenha uma boa apresentação A apresentação pessoal é essencial para que os clientes tenham uma boa impressão dos atendentes da sua farmácia. Por isso, os colaboradores também precisam ser orientados nesse sentido. Visando facilitar a padronização e até mesmo a identificação dos atendentes, sugere-se que a farmácia invista em uniformes para os atendentes. O crachá com o nome do funcionário também é útil para gerar uma aproximação com o consumidor. Vamos melhorar o atendimento ao cliente na sua farmácia? Então, coloque em prática tudo que ensinamos aqui!  Aproveite e leia também o nosso artigo que fala sobre a transformação do PDV em uma excelente experiência de compra para o shopper.

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Metodologia PVPS: tenha uma gestão de estoque mais assertiva

Metodologia PVPS: tenha uma gestão de estoque mais assertiva em seu PDV

Você está procurando formas mais assertivas para organizar o estoque em sua farmácia? Então, precisa conhecer a metodologia PVPS. Ao aplicar essa metodologia no seu PDV, ficará mais fácil ter o estoque sempre organizado. Isso reflete num atendimento de mais qualidade e, consequentemente, na satisfação dos clientes. Pronto para aprender sobre a metodologia PVPS? Então, continue com a gente! PVPS: conheça a metodologia e a sua importância PVPS é uma sigla para “Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair”. Ou seja, trata-se de um método de organização que considera o prazo de validade dos produtos, independentemente do momento em que eles deram entrada no estoque da farmácia. A ideia é que a farmácia sempre priorize a venda dos medicamentos e demais produtos que estão com a data de vencimento mais próxima. Dessa forma, se evita que os itens percam o prazo de validade ainda no estoque, tendo que ser descartados e gerando prejuízo para o estabelecimento. Além disso, quando se pratica o PVPS, a localização e a separação dos produtos também é facilitada. Isso agiliza o atendimento e evita que o cliente tenha que ficar esperando por muito tempo até que o atendente encontre o medicamento solicitado. Aprenda a aplicar o PVPS na sua farmácia  Se a sua farmácia tem um software de gestão para controle de estoque fica bem mais fácil aplicar o PVPS. Nesse caso, basta cadastrar as datas de validade de cada produto ou lote quando eles chegarem à farmácia. Com o registro dos prazos de validade realizado, é preciso organizar os produtos. Aqueles que estão com a data de vencimento mais próxima podem já ser colocados nas gôndolas e prateleiras do PDV, para que sejam encontrados pelos clientes que vão até o estabelecimento. Inclusive, se você verificar que tem uma grande quantidade de produtos com prazo de validade muito curto, pode fazer promoções. Dessa forma, você vende esses itens mais rapidamente e evita o prejuízo de descartá-los. Para os produtos que não vão para o PDV, mas ficam no estoque da farmácia, podem ser criados esquemas de organização para que os repositores saibam quais itens devem ir primeiro para as prateleiras. Uma ideia é desenvolver um sistema de organização por cores, com etiquetas coladas nos pallets ou prateleiras do estoque. O vermelho pode representar os produtos que devem ser colocados antes à venda e o azul os que podem esperar mais um pouco, por exemplo. Depois, conforme novos produtos forem entrando no estoque, as etiquetas são substituídas. Enfim, você pode adaptar essas ideias de acordo com a forma que julgar mais adequada para a sua drogaria. O importante é que os produtos com curto prazo de validade sejam vendidos antes. Extra: 4 dicas para organizar o estoque da drogaria de forma eficiente Para que você possa organizar o estoque da farmácia com eficiência, temos algumas dicas que podem ser colocadas em prática em paralelo à metodologia PVPS. Confira! 1. Realize inventários periódicos É importante que você realize inventários periódicos no seu estoque. O indicado é que essa atividade seja feita a cada três meses. Durante o inventário, se perceber algum erro no sistema adotado para seguir a metodologia PVPS, pode fazer a correção. 2. Também organize o estoque dos insumos da loja Falamos bastante sobre como organizar o estoque dos medicamentos e demais produtos que são vendidos na sua farmácia. Porém, você não pode esquecer de também organizar o estoque de insumos da loja, como folhas de papel, material de escritório, luvas para atendimento no consultório farmacêutico etc. 3. Invista em um software de gestão para farmácias Fazer o controle de estoque de forma manual é bem complicado e mais suscetível a erros. Por isso,é essencial que sua farmácia realmente utilize a ferramenta do software que possui e da maneira certa, realizando os processos corretamente. Pois, com um sistema digital, será possível registrar todas as datas de validade dos produtos e encontrá-los rapidamente quando for necessário. O próprio programa mostrará quais são os itens que devem ser comercializados primeiro, de acordo com os dados nele registrados. Além disso, com um software de gestão, assim que um produto é vendido, é dada a baixa no estoque. Dessa forma, os repositores podem organizar a retirada de itens do estoque para colocar nas prateleiras em que os clientes têm acesso. 4. Promova treinamentos para os colaboradores da farmácia Farmacêuticos, atendentes, repositores ou qualquer outro colaborador que tiver contato com o estoque da farmácia devem ser treinados sobre como proceder ao incluir ou retirar itens do espaço. Por isso, é recomendado que a farmácia promova treinamentos para que todos saibam como proceder ao trabalhar no estoque. Inclusive, quando novos colaboradores forem contratados, isso deve fazer parte do processo de onboarding na empresa. A metodologia PVPS é muito relevante para organizar o estoque da farmácia e evitar perdas. Por isso, considere aplicá-la em sua farmácia para ter mais resultados positivos e assertividade na organização do estabelecimento. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, leia agora o nosso conteúdo que fala sobre a importância de uma boa gestão de estoque para maior lucratividade na farmácia!

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Mês das mulheres: março traz o universo feminino às farmácias

Março traz o universo feminino às farmácias

Estamos nos preparando para o mês de março e sua proximidade também faz pensar que este é um mês especial. Afinal, é especialmente dedicado às mulheres! Quando se fala no universo feminino, logo entra em evidência os cuidados com a beleza, a saúde, a autoestima, o amor (seja com a família, os amigos ou consigo mesma) e o bem-estar. Este é um ótimo momento para proporcionar ao shopper uma nova experiência. Mas como isso pode ser feito? Que tal apostar em ações que demonstrem o quanto o seu cliente é especial? Encante o shopper com um mix de produtos variados, com ações que demonstrem a sua preocupação com o que é de interesse do público feminino. Invista e comunique ações especiais para a data e para este mês especial. Deixe a farmácia no clima, desde período do ano, e encante. Com ações diferenciadas é possível agradar ainda mais este público, no mês das mulheres. Além da variedade, crie uma experiência na hora da compra Já parou para pensar o quanto as mulheres estão sempre em busca de novidades e variedades, mas não deixam de lado a qualidade dos produtos que levam para a casa? Então, como agradar um público tão exigente? É possível agradar o público feminino oferecendo os produtos e serviços que elas buscam, colocados em um ambiente agradável e que facilite a compra. Absorventes, tinturas variadas, ceras depilatórias, acessórios de cabelos, acessórios para unhas, acessórios de maquiagem e dermocosméticos fazem parte da gama de produtos que chamam a atenção e devem estar expostos de forma clara, em um ambiente adequado, onde é possível expor as características e benefícios daquilo que está exposto. As mulheres gostam de interagir com os produtos, saber mais sobre suas propriedades, e passar um tempo maior do que os homens em uma farmácia. Portanto, se a loja não oferecer todas estas possibilidades, pode ter dificuldade em atrair e, principalmente, fidelizar esse público. Fique atento também ao grande diferencial que é ter profissionais qualificados para solucionar as dúvidas e indicar produtos, caso esta seja a vontade do shopper. Atenção e cuidado são fundamentais para uma ótima experiência na hora da compra. No PDV, não esqueça de proporcionar novas experiência no mês das mulheres Não esqueça também de trazer o lado emocional ao PDV. Comunique levando às categorias a importância do bem-estar, dos cuidados com a autoestima e da satisfação de se manter bem e cuidada. Toda mulher gosta de se sentir querida e perceber que o ambiente onde está foi preparado pensando na sua experiência de compra. Para que tudo isso ocorra como o planejado, não esqueça! Os produtos que você precisa para montar um mix variado e garantir boas escolhas para a sua farmácia ou drogaria, você encontra no nosso eGAM. Tenha ótimas vendas!

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