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Experiência de compra: transforme o PDV e conquiste o shopper

Transformando o PDV em uma excelente experiência de compra para o shopper

Para aumentar o ticket médio e estimular a fidelização dos clientes na sua farmácia, promover uma excelente experiência de compra para o shopper no PDV é um grande diferencial. Nesse sentido, podem ser desenvolvidas estratégias para gerar estímulos e impactar os shoppers, com base no comportamento de compra de seus clientes, fluxo no PDV, vizinhança de categorias etc. Acontece que a gestão e a equipe muitas vezes estão envolvidas na rotina, entre processos e vendas. Por isso, acabam esquecendo de ter uma visão mais estruturada e focada na experiência do cliente. É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue conosco! 6 pontos importantes para melhorar a experiência de compra no PDV Para melhorar a experiência do shopper no PDV e transformar a experiência de compra, existem alguns pontos que são essenciais para você ficar atento. Veja, a seguir! 1. Prateleira adequada Para melhorar a experiência de compra, é importante que se organize as prateleiras de forma adequada. Uma das técnicas mais utilizadas no comércio varejista é a da verticalização. A ideia é que sejam obedecidos alguns padrões de disposição, como o de colocar os produtos com menos saída sempre no lado esquerdo, que é onde as pessoas normalmente começam a olhar. A mesma prática deve ser feita no sentido vertical, de cima para baixo. Assim, haverá uma melhor organização visual dos produtos e isso facilita para que os shoppers encontrem aquilo que eles desejam. Na organização das prateleiras, deve-se priorizar a ordem de cima para baixo com produtos de maior valor agregado ou que deixem maior margem de lucro para o negócio. As últimas prateleiras ficam com os produtos de menor valor agregado. Dessa forma, o shopper consegue visualizá-los e ter uma melhor experiência de compra. Outra técnica interessante é colocar algumas categorias, como a de fraldas e coloração, dentro do racional de exposição. A estratégia é que os shoppers precisam percorrer pelos corredores da farmácia para chegar até onde estão os produtos que eles desejam comprar. Isso faz com que eles visualizem os demais itens expostos, o que contribui para que sejam realizadas as vendas por impulso. Também não se esqueça de manter as suas prateleiras sempre limpas, sem rupturas e com os produtos corretamente precificados. 2. Desenho do fluxo interno da loja A distribuição do mobiliário na farmácia impacta diretamente na experiência de compra do shopper. Por isso, esse é mais um ponto que precisa ser considerado ao transformar o PDV. O desenho do fluxo interno da loja deve ser, preferencialmente, retangular. Dessa maneira, será possível organizar mais facilmente os balcões e as gôndolas. Além disso, quando você vai abrir ou reformar a farmácia, também recomenda-se o uso de portas amplas e de vidro. Isso porque, a transparência e a amplitude garantem que pessoas que estão passando pela rua tenham uma visão da farmácia e se sintam convidadas a entrar para comprar.  Sobre o fluxo interno é importante fazer grandes agrupamentos de categorias no mesmo espaço, ou seja, criar mundos: mundo infantil, mundo beleza, mundo saúde, mundo cuidados pessoais. Isso tudo facilita a jornada do shopper, tendo em vista que ele vai encontrar tudo no mesmo lugar. 3. Conexão das categorias nas exposições Ao transformar o PDV é importante pensar também na conexão das categorias nas exposições. O objetivo aqui é criar uma  espécie de roteiro de compra, para que o cliente não esqueça de outros itens que precisa comprar. Vamos imaginar, por exemplo, o “ mundo infantil”. Nesse caso, o recomendado é que se siga o seguinte racional de exposição: acessórios (chupetas, mamadeiras, mordedores etc); nutrição infantil (papinhas, cereais etc); banho (shampoos, condicionadores, sabonetes, entre outros); pós-banho (cremes e óleos); troca de fraldas (lenços, pomadas, fraldas, cremes para assaduras etc). Esse esquema faz com que, na maioria dos casos, o shopper sequer perceba que tudo está exposto em uma sequência estratégica. No entanto, certamente os resultados serão positivos. Afinal, é essa a sequência de produtos que usamos após dar banho nos pequenos. Assim, vai se formando uma conexão das categorias e o cliente não esquece nada. Além disso, o ticket médio da farmácia aumenta. 4. Cross merchandising O cross merchandising é uma estratégia similar à apresentada anteriormente. A ideia é fazer uma exposição cruzada, para que as pessoas tenham o impulso de comprar por associação. Próximo às prateleiras com fraldas, por exemplo, podem ser colocadas estrategicamente algumas gôndolas com pomadas para assaduras de bebês. Isso fará com que os pais que foram comprar fraldas para os seus filhos também se sintam estimulados a comprar a pomada, que é usada geralmente na troca do acessório da criança. Essa estratégia faz com que o shopper, instintivamente, compre mais por meio da compra combinada de itens. Mas, além de aumentar suas vendas, a ação vai melhorar a experiência de compra dos clientes, que poderão se fidelizar à drogaria. Em determinadas situações, a criação de um ponto extra no PDV também pode ser útil nesse tipo de ação. 5. Sortimento de produtos O sortimento de produtos pode ser um grande diferencial para sua farmácia, inclusive para fidelizar clientes. Afinal, as pessoas sempre encontrarão aquilo que elas desejam no seu estabelecimento, sem ter que ir até um concorrente. Imagine, por exemplo, a prateleira de esmaltes da sua farmácia. Nela, é recomendado que tenham muitas cores, marcas e tipos do produto. Dessa forma, os clientes que buscam por esse item poderão contar com um amplo sortimento e escolher as opções que julgarem mais interessantes. 6. Disponibilidade do produto no PDV Para proporcionar uma boa experiência de compra para os clientes, também é essencial que os produtos estejam sempre disponíveis no estoque da farmácia, principalmente aqueles com maior saída. Para os shoppers, não existe nada pior do que não encontrar o que eles desejam. Isso porque eles terão o trabalho de ir até outra farmácia para comprar aquilo que necessitam. Além disso, ao ir até outra farmácia e perceber que ela é mais completa que a sua, eles podem se fidelizar ao estabelecimento concorrente. Dessa forma, acabam não voltando a comprar de você.

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Cuidados adultos categoria merece atenção nas farmácias

Categoria de Cuidados Adulto merece atenção nas farmácias

Cuidar da saúde e do bem-estar é uma necessidade em todos os momentos da vida. Desde o nascimento até o envelhecimento, as farmácias são essenciais para que o cuidado seja realizado. A partir da vida adulta, os produtos relacionados ao cuidados adultos ganham uma maior variedade e a farmácia precisa ter à disposição um mix variado de produtos que atinjam a necessidade deste público.  Leites especiais, fraldas geriátricas, absorventes geriátricos, lenços e toalhas, produtos para próteses dentárias, meias de compressão, vitaminas e suplementos, aparelhos de pressão e nebulizadores estão entre os produtos mais procurados – e que devem estar à disposição do shopper. Tudo para garantir segurança na hora da compra, satisfação ao encontrar o que precisa, e o mais importante, saúde, bem-estar e qualidade de vida. O público adulto demanda cada vez mais de produtos e serviços diferenciados, afinal, costumam ser mais exigentes com relação à qualidade daquilo que consomem e buscam informações sobre os benefícios oferecidos por bens e serviços. Por isso, é essencial à farmácia ter, à disposição, produtos que facilitem a experiência de compra.  Mas, além disso, também é importante adaptar a farmácia para receber o shopper que busca produtos relacionados ao cuidados adultos. Invista na iluminação da loja e evite deixar o espaço escuro, de difícil acesso e mobilidade.  Tenha em mente o fácil acesso às prateleiras e treine muito bem a equipe para oferecer todas as informações e orientações necessárias. É importante ter muito respeito e paciência. Especialmente neste período de pandemia, o serviço de entrega também é um grande diferencial que a farmácia pode ter. Atenção às categorias Outro importante ponto a ser destacado quando se fala em cuidado adulto é a atenção que precisa ser dada às categorias. O planograma das gôndolas deve ser pensado para este público. Evite colocar produtos nas prateleiras mais altas ou nas mais baixas que dificultem o acesso.  A comunicação também precisa ser efetiva. Invista na visibilidade dos produtos, mostre para qual função ele se destina e demonstre ao shopper a sua preocupação com ele e com as suas necessidades. A disposição dos produtos nas gôndolas deve ser bem organizada e na altura dos olhos, facilitando a busca pela loja. É muito importante fazer também a separação por categoria dos produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) e anunciar corretamente as promoções. Todas estas ações ajudam na hora da compra e são importantíssimas para fidelizar o cliente à sua farmácia. Agora que você já sabe a importância da categoria de cuidados adultos, não esqueça que os produtos que você precisa para montar um mix variado e garantir boas escolhas para a sua farmácia ou drogaria, você encontra no nosso eGAM.  Tenha ótimas vendas!

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Farmácia São Pedro leva qualidade e bom atendimento a São Ludgero

Farmácia São Pedro leva qualidade e bom atendimento a São Ludgero

Com o objetivo de levar saúde e qualidade de vida aos moradores de São Ludgero, em 26 de março de 2011 foi inaugurada a Farmácia São Pedro. O local que em 2021 completará uma década de funcionamento surgiu graças ao espírito empreendedor da proprietária Maria Aparecida de Bona da Silva que viu uma oportunidade de negócio e uma forma de auxiliar na propagação do bem-estar às pessoas. “A ideia principal de comprar uma farmácia foi do meu pai. Ele tinha o sonho de me ajudar a iniciar uma empresa e foi com o ramo farmacêutico que me identifiquei. Eu já trabalhava na área da saúde como técnica de enfermagem, por isso, minha paixão pela saúde e os cuidados com o outro é antiga”, explica a proprietária Cida, como é conhecida na cidade de São Ludgero. Segundo ela, a fundação da farmácia São Pedro foi um desafio a ser superado, já que Maria Aparecida ainda não era formada na faculdade. Ela possuía experiência, porém não poderia exercer o cargo principal. Foi então que foi em busca de novos conhecimentos, estudou e trabalhou muito e, no ano de 2017, veio a tão sonhada graduação. “O bairro Encosta do Sol foi o escolhido para a fundação da primeira farmácia. Ele estava em constante crescimento, então percebemos a necessidade de uma farmácia ali localizada. A localização afastada do centro foi outro desafio que a Farmácia São Pedro superou, a equipe está em constante busca de novos clientes, conquistando-os e mantendo-os a cada dia. Um dos pontos chaves que ajudou muito a superar os desafios enfrentados foi a recepção calorosa dos clientes do bairro e a fidelização de clientes conquistados ao longo dos anos”, explica Cida. Atualmente a farmácia conta com uma filial, a São Pedro II, no bairro Bela Vista, também em São Ludgero. “Inaugurada dia 22 de abril de 2020, a filial surgiu a partir do objetivo de crescimento da empresa. Nesse momento, agora com um sócio, Valdevino Buss, que decidiu embarcar no sonho da nossa tão querida São Pedro II que hoje prospera a cada dia”, explica a proprietária Maria Aparecida. Diferencial no mercado De acordo com a sócia, entre os diferenciais da farmácia estão a busca por profissionais qualificados e farmacêuticos presentes em tempo integral. “Para isto investimos muito desde a seleção até a capacitação dos nossos colaboradores, com o compromisso de promover a saúde em nossas farmácias com dedicação e bem-estar. Garantimos um bom atendimento, ambiente agradável, onde nossos clientes se sentem muito acolhidos, crediário próprio, tele-entrega, fazendo parte da escala de plantões. Desta forma, a empresa está em constante aperfeiçoamento profissional, promovendo diversos cursos para sua equipe como: mentoria para redes sociais (atendendo o cliente online e off-line), coaching, sessões de desenvolvimento humano, palestras motivacionais entre outras atividades educativas”, explica Maria Aparecida. Todo este trabalho fez com que, com o passar do tempo, fosse criada uma grande afinidade com os clientes que se tornam amigos. “No ano de 2018, por exemplo, passei por um momento muito difícil na minha vida, a perda de meu irmão e fiquei muito abalada emocionalmente. Mas, como sempre, tive apoio de nossos clientes. Eles sempre traziam palavras de acolhimento e conforto, ajudando que este momento difícil fosse superado. Tenho muita gratidão por saber que posso contar sempre com eles que, nessa caminhada, se tornaram grandes amigos”, destaca Cida emocionada. Parceria importante entre a Farmácia São Pedro e a GAM Manter a qualidade e bom atendimento aos clientes e fornecedores, além de garantir a excelência é a palavra de ordem na Farmácia São Pedro. Para isso, a empresa conta com importantes parcerias, como a da GAM. “Assim que fui abrir a farmácia mantive contato com o representante Alex. Estava em consulta com minha filha, conversamos na avenida de Tubarão mesmo. Entreguei a ele ali na frente da clínica a documentação necessária. Após avaliada ele veio até aqui e me instruiu a fazer as compras pelo e-Gam. Gosto muito do site da GAM, pois me identifico com os medicamentos e perfumarias que constam em estoque, já que são identificados por fotos e também por seus princípios ativos. Hoje a GAM é a nossa principal distribuidora e nossa parceira”, relata a proprietária. Em quase 10 anos de atividades, a empresa mantém o foco nos valores que desde a sua fundação estão presentes, o respeito ao ser humano, o trabalho honesto, o profissionalismo, a ética e excelência e qualidade no atendimento. “Não existe idade para começar ou finalizar um sonho, todo percurso exige sacrifícios, desde que você não ultrapasse o seu limite e o limite do próximo tudo é valido para conquistar os seus objetivos traçados a curto, médio e longo prazo”, finaliza Maria Aparecida.

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Dermocosméticos no PDV: por que é a hora certa para investir na linha?

Por que é hora de investir em dermocosméticos em seu PDV?

Os empresários do ramo farmacêutico precisam estar sempre de olho nas tendências de mercado para ampliar os lucros de seus negócios e atender bem os clientes. Atualmente, algo que está em evidência são os dermocosméticos. O mercado da beleza é um dos que mais vem crescendo nos últimos meses e foi impulsionado pela pandemia da Covid-19. Investir nesse segmento pode ser um grande diferencial para a sua farmácia. Siga a leitura e saiba mais! O crescimento da procura de dermocosméticos pelo público consumidor Os dermocosméticos são os produtos com ativos farmacológicos que agem na beleza, mas também tratam a saúde da pele. Eles conseguem penetrar nas camadas mais profundas da pele e são recomendados pelos dermatologistas para tratamentos como prevenção e redução de rugas e linhas de expressão, clareamento de manchas etc. O público consumidor vem cada vez mais procurando por esse tipo de produto nas farmácias. Para você ter uma ideia, de acordo com o Ranking Mundial de Consumo de HPPC da Abihpec/Euromonitor, o Brasil é o quarto maior mercado para itens de beleza e cuidados pessoais. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão. Além disso, de acordo com uma reportagem do portal Terra, a busca por dermocosméticos cresceu muito na pandemia. Isso se justifica porque as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e, dessa forma, passaram a dispor de mais tempo para os cuidados pessoais. Afinal, se você está trabalhando em home office e não vai fazer nenhuma chamada de vídeo no dia, pode muito bem usar uma máscara facial enquanto faz as atividades profissionais, por exemplo. O Terra trouxe dados de um estudo feito pela agência Corebiz. De acordo com a pesquisa, o comércio eletrônico de dermocosméticos cresceu 68% entre 1 e 14 de junho de 2020. Agora, com a pandemia mais controlada e a vacinação contra a Covid-19 ganhando força, a tendência é que as pessoas voltem a frequentar mais as farmácias físicas. Por isso, vale a pena investir na venda de dermocosméticos no seu PDV. 5 dicas para aumentar as vendas de dermocosméticos no PDV Quer saber como aumentar as vendas de dermocosméticos no seu PDV? Nós temos algumas dicas práticas para colocar em ação. Confira! 1. Crie espaços exclusivos para a venda de dermocosméticos Os dermocosméticos devem ficar em um espaço exclusivo na farmácia, para que tenham o destaque que merecem no PDV. Eles não precisam ficar necessariamente junto com os cosméticos comuns. Os produtos podem ser dispostos em balcões ou prateleiras que formem um setor exclusivo – Porém sempre dentro do mundo/grupo de categorias de beleza, para que o shopper encontre toda solução de beleza no mesmo lugar.  Para ter ainda mais sucesso nas vendas de dermocosméticos, é necessário estudar sobre os produtos para que seja uma venda consultiva, pois geralmente são grupos com valor agregado e alguns de recomendação médica. Assim, quando os clientes quiserem comprar dermocosméticos, eles poderão se dirigir a esses espaços. 2. Aposte na venda de produtos de qualidade É claro que todo mundo gosta de pagar menos pelos produtos que precisa. No entanto, o fator preço não é o primeiro da lista do consumidor de dermocosméticos. Esse perfil de público está focado em comprar produtos de qualidade para os cuidados com a sua pele. Por isso, aposte na venda de dermocosméticos realmente bons, de marcas conhecidas e renomadas no mercado. Você pode, inclusive, buscar por marcas de dermocosméticos para fazer parcerias únicas. Dessa forma, a sua farmácia poderá ser uma revendedora exclusiva de determinado produto na sua região. 3. Promova treinamentos para os vendedores Para vender mais dermocosméticos, é muito importante que os vendedores sejam qualificados e tenham entendimento sobre esse tipo de produto. Atualmente, o vendedor tem um papel mais de consultoria do que a efetivação da venda em si. Dessa forma, vale a pena qualificar os funcionários para que eles saibam dar dicas e orientar os melhores produtos para cada queixa dos pacientes. Já existem, inclusive, cursos voltados para a área de venda de dermocosméticos. Você pode proporcionar esse treinamento aos funcionários, para que eles entendam mais sobre os produtos e melhorem a experiência de compra dos clientes. 4. Faça eventos de divulgação Conforme a vacinação avançar e os protocolos de segurança contra o novo coronavírus se tornarem menos restritos na sua cidade, é possível começar a fazer eventos de divulgação. Você pode convidar dermatologistas para lives exclusivas para dar dicas sobre como usar dermocosméticos, por exemplo.  Também é possível fazer interação online, com o dermatologista parceiro gravando uma série de vídeos para as suas redes sociais, pensando em estratégias de engajamento. Dessa forma, as pessoas têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e já comprar os produtos que foram recomendados pelo profissional. 5. Dê amostras grátis A sua farmácia pode solicitar aos fabricantes, amostras grátis dos dermocosméticos que eles vendem. Dessa forma, os vendedores podem dar os brindes para os clientes interessados nesse tipo de produto. Se o cliente gostar do produto do qual ganhou a amostra, certamente ele voltará à farmácia para comprar um frasco maior e seguir usando o dermocosmético. A sua farmácia está pronta para alavancar as vendas de dermocosméticos no PDV? As dicas que trouxemos podem ajudar bastante a tornar os seus lucros maiores. Coloque todas elas em prática! Siga se informando com a GAM! Leia agora o nosso artigo com 5 simples passos para criar o seu consultório farmacêutico.

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Atendimento humanizado: como fortalecê-lo na farmácia?

Como fortalecer o atendimento humanizado na farmácia?

O atendimento humanizado é uma aposta dos estabelecimentos dos mais diversos tipos e no varejo farma não é diferente. Apesar dessa tendência, ainda há muitos farmacêuticos e gestores que desconhecem a importância do tema e como colocá-lo em prática. O fato é que as farmácias que investem no atendimento humanizado dos seus clientes conseguem obter muitos resultados positivos em suas rotinas. Para saber mais, prossiga com a leitura! O que é o atendimento humanizado? O atendimento humanizado é aquele com foco nas relações humanas, como o próprio nome sugere. Trata-se, portanto, de uma maneira mais individualista e menos mecânica de atender os clientes. Isso não quer dizer, no entanto, que as novas tecnologias não possam ser usadas no atendimento. Pelo contrário, elas podem e devem ser usadas, inclusive para conhecer melhor os clientes e poder propor soluções mais personalizadas para cada pessoa. Por que apostar na humanização do atendimento é tão importante? O fator humano conta muito no momento em que escolhemos as empresas das quais compramos produtos. Isso é muito mais considerado quando falamos em estabelecimentos de saúde, como as farmácias. Afinal, esse é um tipo de loja que mexe ainda mais com o nosso fator emocional. Uma pessoa que vai até uma farmácia comprar um medicamento para si mesma ou para um familiar, por exemplo, pode estar fragilizada pelo fato de ter sido diagnosticada com uma doença. Dessa forma, se ela for bem tratada e orientada, de forma simpática e eficiente, é bem provável que isso fique gravado na sua memória. Logo, quando houver outra oportunidade em que ela precisar comprar medicamentos ou outros itens vendidos em uma farmácia, o seu estabelecimento será o primeiro a ser lembrado. O atendimento humanizado também é uma maneira de reforçar o papel do farmacêutico na farmácia. Esse profissional, então, atende e orienta os pacientes, além de possuir um cuidado maior no atendimento, levando a uma ação muito mais humana.  Qual é o passo a passo para implementar o atendimento humanizado na farmácia? Implementar o atendimento humanizado na farmácia pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Por isso, confira algumas dicas para efetivar esse atendimento: Aposte na boa comunicação O primeiro passo para oferecer um atendimento humanizado na sua farmácia é apostar em uma boa comunicação com os pacientes e clientes. No livro “Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde”, a autora, Maria Júlia Paes da Silva, explica que a tarefa do profissional de saúde é decodificar, decifrar e perceber o significado da mensagem que o paciente envia. Ou seja, é preciso estar atento aos sinais de comunicação verbal e não-verbal emitidos pelos clientes, para que sejam tomadas as melhores medidas de atendimento. Uma pessoa com pouco conhecimento na área da saúde, por exemplo, pode ter dificuldade para compreender a forma de uso de determinado medicamento. Dessa forma, para atender esse cliente, é preciso ter empatia e saber se comunicar da maneira mais clara possível. Proporcione treinamentos para a sua equipe É de fundamental importância que o atendimento humanizado não seja praticado apenas pelo farmacêutico ou alguns colaboradores da farmácia. Todo o time deve estar sincronizado, para dar o melhor de si aos clientes. Para que isso aconteça, a farmácia pode criar uma espécie de manual de boas práticas e fazer treinamentos para que os clientes saibam como executar as regras. Aqui, vale lembrar, que o atendimento humanizado não deve ser prestado apenas a clientes, mas também a fornecedores, médicos parceiros e outros públicos que se relacionam com a farmácia. Invista em um relacionamento duradouro com os clientes A relação entre os consumidores e os colaboradores da farmácia deve ser embasada pela confiança. Por isso, é importante investir em meios para que se tenha um relacionamento duradouro. Para isso, você pode demonstrar preocupação em sempre melhorar as atividades do negócio, por exemplo. Nesse sentido, uma ação que pode ser desenvolvida são as pesquisas de satisfação. Usar as redes sociais para dar dicas e manter-se próximo do cliente também ajuda a estreitar as relações e praticar as relações humanas no atendimento. As dicas que apresentamos aqui farão com que você possa prestar um atendimento mais humanizado na farmácia. Coloque-as em prática e acompanhe os benefícios de trabalhar dessa maneira. Continue em nosso blog! Leia agora o nosso conteúdo com 5 passos para criar seu consultório farmacêutico.

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Protetor solar como potencializar as vendas no inverno

Como potencializar as vendas de protetor solar na sua farmácia no inverno?

O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal Guia da Farmácia. O inverno não costuma ser a estação mais promissora para a venda de proteção solar, mas isso não significa que a categoria deve ser esquecida. Confira as dicas da sócia diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, para potencializar as vendas de protetor solar na sua farmácia durante o inverno. Motivos da compra: embora o consumo de protetor solar continue crescendo, seu uso ainda está muito concentrado durante a sazonalidade. Sendo assim, a compra ocorre, basicamente, por dois motivos: proteção, que reflete a maior preocupação das pessoas com os danos causados pelos raios solares; ou prevenção, que está ligado à vaidade e aparência de médio e longo prazos. É uma compra planejada, sendo de abastecimento para os itens faciais e ocasional para os produtos corporais. Importância do canal farma: a boa notícia é que o shopper tem preferência em realizar essa compra no canal farma, por ter a percepção de existir mais variedade de produtos, principalmente para o rosto. Além da sazonalidade: diante desse cenário, a primeira dica para potencializar as vendas dos filtros solares com a chegada da temporada de outono-inverno é ressaltar a importância de seu uso diário em qualquer época do ano, inclusive pelas pessoas que trabalham dentro de casa por conta da pandemia. Formas de exposição: o ideal é iniciar a exposição segmentando os itens infantis dos adultos, assim como os pós-sol e protetores faciais. Depois desse passo, segue-se organizando a categoria por blocos de marca e destacando as linhas de maior valor agregado, sendo os itens de proteção com bronzeamento e/ou com aplicadores diferenciados, como spray/ aerossol, por exemplo. Por fim, a sugestão é de agrupar os Fatores de Proteção Solar (FPS) do maior para o menor e seus respectivos tamanhos de embalagem. Ações adicionais: na temporada dos dias mais frios, o ponto de venda (PDV) pode fazer uso de pontos extras e também do checkout para expor a categoria, principalmente a focada na proteção do rosto.

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Produtos voltados ao cuidado do homem garantem boas vendas

Produtos voltados ao cuidado do homem garantem boas vendas às farmácias

O cuidado e a preocupação com a pele, os cabelos, as unhas e o corpo deixaram de ser algo exclusivamente feminino para ganhar cada vez mais espaço no universo masculino. Aparelhos de barbear, cremes e pós-barba, desodorantes, shampoos e condicionadores, tinturas e dermocosméticos tornaram-se parte da rotina de cuidado do homem. E, para garantir um cliente satisfeito e fiel, é muito importante adequar a farmácia para receber o público masculino, que se torna cada vez mais exigente na busca do bem-estar, beleza, saúde e qualidade de vida. No universo masculino, é possível identificar dois perfis distintos de shoppers na farmácia. Um perfil que compra no “modo automático”, sem pensar muito em marca ou benefício do produto que está levando para casa e o outro que busca o diferencial, que conhece os produtos, que busca algo específico para determinada área do corpo e conhece os benefícios do produto que está levando. São dois perfis diferentes que exigem preparo da farmácia para atender da melhor forma possível, e, garantir assim, a fidelidade na hora da compra e uma jornada de compra customizada. Conheça um pouco mais cada perfil Para aqueles que compram de forma automática, é comum passar pouco tempo na frente da gôndola e, normalmente, comprar sempre os produtos em que confiam. Por isso, os artigos precisam sempre estar disponíveis e ter embalagens fáceis de encontrar. No outro lado, há os interessados na categoria, um perfil que passa mais tempo na gôndola, procurando seus produtos e lendo os rótulos. Para agradar este shopper, é importante que o PDV exponha os benefícios e funções dos produtos, ajudando-o a fazer a melhor escolha. É neste ponto que a comunicação entra como essencial. Apresentar os produtos, mostrar as suas funcionalidades, a que se destinam e não esquecer as promoções são pontos fundamentais. Especialmente neste período do ano onde há a preparação do estoque para o Dia dos Pais.  Esta é uma data onde os produtos direcionados ao público masculino ganham ainda mais destaque. De olho na gestão de mix para agosto, onde há uma data comemorativa importante e que conecta ao universo masculino, o shopper também fará a compra para presentear. Portanto, este é o momento adequado para aumentar o sortimento e mix de produtos, garantindo opções de escolha e soluções diferenciadas. Neste período é interessante investir em kits presenteáveis. Foco no gerenciamento por categorias de cuidado do homem Na hora de pensar no gerenciamento das categorias, é necessário estar atento aos pontos que podem fazer a diferença na hora da compra. Por isso, é importante que o PDV tenha um local/mundo exclusivo para esse público. Sendo assim, confira algumas orientações de onde criar o espaço para a categoria de cuidado masculino: Coloque esta área numa região de fácil acesso já que, em sua maioria, são itens de reposição; Exponha a categoria em gôndolas de centro; Coloque os produtos relacionados ao cuidado do homem no mesmo ou próximo ao corredor de cuidados pessoais (higiene bucal, desodorantes, cuidado íntimo, cuidado adulto). Saiba mais sobre o seu público Sabendo quais são os itens mais procurados pelos homens, especialmente por aqueles que são clientes da farmácia, é possível expor os itens na gôndola ou no checkout sempre seguindo a sequência de produtos de maior para menor valor agregado e destacando os produtos que dão mais margem, porém, para isso, é necessário avaliar os relatórios gerenciais da farmácia. Agora que você já sabe a importância de manter uma linha completa e variada de produtos voltados ao universo masculino, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. Faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas!

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Consultório farmacêutico confira 5 passos para criar o seu

5 simples passos para criar o seu consultório farmacêutico

A sua farmácia já tem um consultório farmacêutico? Essa é uma tendência para os estabelecimentos e pode ser um grande diferencial para atrair mais clientes e ter vantagem competitiva perante a concorrência.  O papel do farmacêutico pode ir muito além de atender os clientes atrás do balcão. Ele pode atuar de modo mais personalizado que auxilie sobre o uso de medicamentos em um consultório, montado dentro da própria farmácia, por exemplo. Orientando o paciente sobre como usar os medicamentos prescritos ou até mesmo a avaliação do conjunto de medicamentos usados pelo paciente quanto a dosagem, horário de consumo e possíveis interações. A ideia é que o consultório possa posicionar a farmácia como um estabelecimento de saúde, de fato. A drogaria que investe nesse serviço deixa de ser vista pelos clientes apenas como uma loja onde eles compram medicamentos e outros produtos. Veja os 5 passos para montar um consultório farmacêutico Sabendo da relevância e do diferencial competitivo que um consultório farmacêutico pode trazer para a sua farmácia, você pode estar pensando em como estruturar e oferecer esse serviço, não é mesmo? Desenvolvemos um passo a passo para ajudá-lo na montagem do seu consultório farmacêutico. Veja, a seguir! 1. Consulte a legislação vigente O primeiro passo para montar um consultório farmacêutico é analisar bem a legislação que rege esse tipo de estabelecimento. Uma das leis que pode ser observada é a nº 13.021, no qual permite que esses espaços tenham a finalidade de atender com cuidado, conforto, agilidade e rapidez uma maior demanda de clientes, principalmente se estes possuírem doenças crônicas preexistentes ou sejam gestantes. Além disso, a Lei também permite que serviços como o de vacinação sejam realizados.  Esses novos modelos de consultórios farmacêuticos vêm chamando a atenção dos gestores de drogarias e farmácias, mas, para adotar este novo modelo, é necessário que haja um estudo cauteloso que regularize as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica no Brasil, especialmente as Resoluções 585 e 586 do CFF – Conselho Federal de Farmácia. Além disso, é importante conversar com órgãos fiscalizadores do seu município, como a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros. Eles podem dar orientações específicas sobre a legislação municipal sobre a abertura e estrutura necessária para o funcionamento de um consultório farmacêutico. Inclusive, no contrato social e no alvará sanitário da farmácia, é preciso incluir a prestação do atendimento ao público para serviços farmacêuticos. 2. Escolha a localização do consultório dentro da farmácia Com a parte legal e burocrática organizada, você pode começar a pensar no local em que o consultório ficará localizado dentro do layout da farmácia. É interessante que ele fique em um espaço de fácil visualização, para que os clientes percebam que a drogaria presta esse serviço. Também é importante que o espaço seja em uma sala separada do restante do ambiente da farmácia. Assim, o farmacêutico poderá atender os pacientes de forma individual, podendo tratar dos assuntos íntimos de cada pessoa, sem correr o risco de outros clientes ouvirem a conversa. Ainda sobre o local, você pode investir em estratégias de comunicação visual para que o espaço seja bem visível na farmácia. Coloque placas e setas indicando para a sala de atendimento com o farmacêutico, por exemplo. 3. Invista na infraestrutura necessária para o consultório farmacêutico Para que possa ser prestado um serviço de qualidade, a farmácia pode investir em toda a infraestrutura necessária para o consultório farmacêutico, de acordo com os serviços que serão prestados e conforme cita a lei RDC nº 197/2017. Equipamentos como o esfigmomanômetro com estetoscópio, o aparelho para teste rápido de glicemia, as seringas e as agulhas para aplicação de vacinas e injeções, a geladeira para medicamentos que necessitam de refrigeração, entre outros itens podem ser adquiridos. Fora esses itens mais específicos, também pode ser feito o investimento em uma mesa e cadeiras confortáveis, para que os pacientes possam receber as orientações dos farmacêuticos. 4. Crie um plano para a divulgação dos serviços Muitas pessoas não sabem que o farmacêutico pode prestar atendimentos de saúde. Por isso, é interessante pensar em um plano de  divulgação, para que os clientes da sua farmácia entendam que podem contar com esse serviço no estabelecimento. É necessário explicar para os clientes que o atendimento farmacêutico pode acabar com o péssimo hábito da automedicação, por exemplo. Para isso, podem ser realizadas ações nas redes sociais e mídias tradicionais. O farmacêutico pode usar os canais de comunicação digital da farmácia para explicar ao paciente que ele pode dar orientações sobre o uso de medicamentos. Assim, uma pessoa que sente uma dor de cabeça e vai comprar um analgésico, por exemplo, pode ser atendida pelo profissional, para saber se o remédio é realmente o mais indicado. Além disso, caso perceba que o problema do paciente é algo mais grave, o farmacêutico pode orientá-lo a realizar uma consulta médica. Assim, pode-se ter uma orientação mais específica ou realizar exames, para que a medicação seja realmente eficiente. 5. Proporcione um treinamento adequado para os farmacêuticos Até poucos anos era pouco comum que as faculdades de Farmácia preparassem os profissionais para atendimento clínico. Por isso, como se trata de uma atividade mais recente, é comum que farmacêuticos que já se formaram há mais tempo não se sintam tão preparados para realizar essa atividade. Para esses profissionais, é importante que sejam realizados treinamentos ou cursos específicos, para atualização. Assim, eles ficarão mais preparados para atender bem aos pacientes que desejarem realizar esse serviço na sua farmácia. O consultório farmacêutico pode ser um grande diferencial para a sua farmácia! Se você oferecer atendimento profissional sem custo para os clientes, é bem provável que eles prefiram comprar na sua farmácia e não em uma concorrente.  Além de prestar um importante serviço para a comunidade em que você atua, portanto, ao ter um consultório farmacêutico, você irá estreitar laços com os clientes, conquistando uma maior fidelização. Outro diferencial que pode ser implementado na sua farmácia é o atendimento via WhatsApp. Saiba mais em nosso artigo que explica como criar uma boa

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Farmácia Super Popular leva saúde e bem-estar para a comunidade

Farmácia Super Popular leva saúde e bem-estar para a comunidade

Foi com a vontade de empreender e montar o negócio próprio que Aíze Fernandes e Valquíria Pacheco fundaram em 28 de agosto de 2008, a atual Farmácia Super Popular, em São Francisco do Sul – Santa Catarina. Uma oportunidade que abriu portas para o crescimento do negócio e para ampliar a oferta de saúde e bem-estar à comunidade. “A farmácia foi criada inicialmente em dezembro de 2005 e inaugurada por Ligia Loebach Rosa, em março do ano seguinte, com a razão social ‘Drogaria Loebach Ltda’ e com o nome comercial ‘Farma Trevo’. No entanto, em agosto de 2008, a farmácia foi adquirida e a razão social passou a ser ‘Drogaria Aize Ltda’. O nome fantasia mudou para ‘Master Farma – Farma Trevo’ e, atualmente, está com o nome farmácia ‘Super Popular’, também da rede Master Farma. Com a oferta da venda da drogaria, surgiu a ideia de comprar, pois ela já estava funcionando, com quadro de clientes formado e eu já estava trabalhando nela, então digo que surgiu de uma oportunidade, afinal, ela caiu no meu colo e eu segurei”, garante a proprietária Aíze Fernandes. Segundo Aíze a adaptação à nova rotina de empreendedora foi tranquila.  “Eu sabia da rotina da farmácia, fluxo e conhecia os clientes. O meu início foi o de continuar o que a Ligia tinha iniciado anos atrás. Nesses 13 anos, cada ano teve suas dificuldades. Hoje, a maior dificuldade enfrentada é a pandemia. O início da pandemia gerou medo e insegurança em todos os colaboradores. O comércio farmacêutico em geral teve que se adaptar, buscar informações científicas para continuar atendendo com segurança, ficar atento a mudança de legislação, se adequar ao ‘novo normal’”, esclarece a proprietária. Diferenciais da farmácia Atualmente a Farmácia Super Popular conta com uma filial inaugurada em 26 de maio de 2021, em Jaraguá do Sul. “A Drogaria Aize II tem o nome comercial de Stylofarma Santa Luzia. A loja foi montada do zero, e estamos muito felizes. Nas duas farmácias nos destacamos pela prestação de serviços farmacêuticos como: aplicação de injetáveis, aferição de pressão, colocação de brincos, teste de glicemia capilar e tele entrega. A farmácia faz plantão 24 horas em escala de rodízio semanal, também possui convênio com o Governo Federal no programa Farmácia Popular do Brasil e por pertencer a rede Super Popular – Master Farma, possui descontos agressivos em medicamentos, além dos encartes promocionais. A farmácia possui também redes sociais ativas (Facebook e Instagram) e realiza sorteios de brindes aos clientes como forma de retribuição pela preferência”, explica Aíze. Parceria importante entre a Farmácia Super Popular e a GAM Para o futuro, Aíze planeja expandir com abertura de novas lojas e, para isso, conta com o apoio importante de parceiros como a GAM. “A GAM é nosso parceiro desde 2005 e é nosso principal parceiro pela facilidade do pedido eletrônico, as formas de pagamento, variedades de produtos, preços e prazos. Teve um representante da GAM que presenteou a farmácia com uma brinquedoteca da Turma da Mônica, que ficou anos e anos na loja, foi um presente que ajudou muito nas vendas e sou muito grata”, comenta. A Farmácia Super Popular se mantém há mais de uma década demonstrando que a farmácia não é somente um local para a venda de medicamentos, é um espaço para saber ouvir, informar, orientar, levar bem-estar, confiança, cuidado e saúde. “Encaro a responsabilidade de vender itens tão indispensáveis com entusiasmo, empatia, honestidade, dando sempre o melhor de mim pra melhor atender aos clientes. Queremos sempre passar a mensagem para que nunca desistam dos seus sonhos, tenham um objetivo, ame, ame-se e seja feliz”, finaliza Aíze.

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Ferramenta 5W2H: quais são as vantagens de usá-la em sua farmácia

As vantagens de utilizar a ferramenta 5W2H em sua farmácia

É bastante comum que os farmacêuticos ou gestores de farmácias busquem por métodos para melhorar a gestão dos seus estabelecimentos. Nesse sentido, algo que pode ser implementado no negócio é a ferramenta 5W2H. Essa metodologia foi desenvolvida ainda na década de 1950, por especialistas da empresa Toyota, no Japão. De lá para cá, o modelo foi adaptado e pode ser aplicado em organizações dos mais variados segmentos, inclusive farmácias.  Quer saber mais sobre a ferramenta 5W2H e como utilizá-la em sua farmácia? Então, é só você prosseguir com a leitura! Ferramenta 5W2H: entenda o que é e como usar na sua farmácia A ferramenta 5W2H pode ser definida como um conjunto de questões que ajudam a compor planos de ação de maneira muito mais rápida e eficiente. O principal propósito da metodologia é proporcionar que as tarefas sejam desenvolvidas de maneira eficaz e que o acompanhamento possa ser feito de maneira mais ágil e visual. O nome 5W2H faz referência às perguntas que devem ser respondidas para cada ação do planejamento estratégico da empresa. Isso porque devem ser dadas respostas para 5 questões que começam com a letra W e duas com a letra H, na língua inglesa. As perguntas a serem respondidas são: What: o que precisa ser feito?; Why: por que tal ação deve ser realizada?; Who: quem é a pessoa responsável por essa ação?; Where: em que local a ação será implementada?; When: quando a ação deverá ser realizada?; How: como essa ação será conduzida?; How much: quanto esse projeto custará?. Ou seja, a partir das respostas de todas essas questões, será possível enxergar com clareza e de forma bem esmiuçada como cada estratégia deve ser seguida. Isso garante que o gestor da farmácia possa verificar o andamento de cada um dos seus projetos, controlando o tempo, identificando gargalos e evitando atrasos, por exemplo. Exemplo de aplicação da metodologia 5W2H em uma ação da farmácia Quer ver um exemplo prático do uso da ferramenta 5W2H na sua farmácia? É simples! Vamos supor que em uma data comemorativa, você decida trabalhar com um ponto extra no PDV. Assim sendo, criou uma planilha usando a ferramenta 5W2H para controlar essa ação. O resultado foi o seguinte: 5W2H PARA COLOCAR PONTO EXTRA NO PDV What Criação de um ponto  extra no PDV Why Para aumentar as vendas em uma período sazonal Who Maria, gerente da farmácia Where Em local estratégico no layout da farmácia When Entre os dias 01/08 a 31/08 How Será criado um ponto extra no PDV para vender itens alusivos à data comemorativa How much R$ 1.000,00. Com essa planilha detalhada, fica mais fácil para o gestor desenvolver a ação e acompanhar os resultados de cada etapa do processo.  Viu como usar a ferramenta 5W2H pode ser útil para a sua farmácia? Por isso, não deixe de considerá-la para melhorar o dia a dia do seu negócio. 5 vantagens da ferramenta 5W2H para farmácias Utilizar a ferramenta 5W2H pode ser muito vantajoso para a sua farmácia. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios que serão obtidos pelo seu negócio! 1. Fácil aplicação Usar a ferramenta 5W2H é bem simples e fácil. Basta fazer uma tabela no Excel para ter tudo controlado.  A nossa dica é criar uma tabela com um programa em nuvem, como o Google Docs, para que você possa usá-la em qualquer local. 2. Baixo custo Você não precisa gastar praticamente nada para adotar o método 5W2H. Afinal, não é preciso investir em um software ou algo do tipo. Tudo pode ser feito com recursos que já estão disponíveis na infraestrutura da sua farmácia. 3. Melhora a gestão de projetos e tarefas A gestão de projetos e tarefas, bem como o cumprimento do planejamento estratégico da farmácia serão mais controlados. O gestor poderá saber exatamente em que pé está a situação de cada uma das atividades da farmácia. 4. Melhora a produtividade A produtividade das atividades também melhorará. Afinal, tudo será controlado e, caso observe um gargalo, o gestor poderá buscar meios para solucioná-lo. Caso determinada ação não seja realizada, será fácil verificar quem é o responsável por ela e procurar se informar com o responsável pela realização, por exemplo. 5. Garante o cumprimento dos prazos Em uma farmácia, é importante que os prazos sejam cumpridos. Se você está fazendo uma campanha de vendas sazonal, por exemplo, não podem ser tolerados atrasos. Com esse recurso, fica mais fácil de evitar esquecimentos e falhas que resultem no atraso das ações. O uso da ferramenta 5W2H é bem vantajoso para as farmácias, como você pode perceber. O nosso desejo é que o nosso conteúdo tenha sido útil e que você possa implementar essa interessante metodologia no seu negócio.Veja agora mais 15 dicas para montar uma farmácia de sucesso! Assim, o seu negócio poderá prosperar de forma muito mais saudável.

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