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Como melhorar as estratégias da sua farmácia com resultados das pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são instrumentos poderosos para as farmácias. Por meio da aplicação de questionários, o gestor do estabelecimento poderá conhecer como os clientes enxergam o negócio, sob diversos aspectos. Existem diversos métodos que podem ser utilizados para conhecer a opinião dos consumidores, entre os quais se destaca a Net Promoter Score (NPS). Trata-se de uma metodologia em que são feitas perguntas únicas aos respondentes, garantindo mais agilidade e precisão nas respostas. A aplicação da NPS pode ser feita por meio de totens, formulários depositados em urnas ou com o próprio atendente da farmácia questionando o cliente, após a compra. A metodologia simples garante o sucesso na obtenção das respostas. 5 passos para usar os resultados das pesquisas de satisfação Como você pode perceber, fazer pesquisas de satisfação não é tão difícil como parece em um primeiro momento. Métodos como o NPS podem ser aplicados para que se tenha mais efetividade na coleta das respostas e agilidade na condução do processo. No entanto, algumas farmácias param o processo por aí, o que não é recomendado. É preciso usar os dados das pesquisas para formular ações e aplicar melhorias na infraestrutura, no atendimento, no marketing, no administrativo, no financeiro, no estoque, entre tantas outras áreas. Para ajudar você a melhorar ainda mais sua estratégica, listamos um passo a passo para que você coloque em prática em sua drogaria. Acompanhe! 1º passo: trabalhe com indicadores numéricos É muito importante que as respostas dos clientes sejam transformadas em números, já que isso possibilitará que você use os dados para mensurar a média de satisfação ou insatisfação com uma questão. Mesmo que os números sejam extremamente positivos, eles podem ser usados em estratégias da sua farmácia. Imagine, por exemplo, que 96% dos respondentes da sua pesquisa classificaram o atendimento da drogaria como excelente. Esse número é muito bom e indica que não são necessárias, no momento, muitas melhorias no departamento pessoal, tampouco na forma como são conduzidos os treinamentos dos vendedores. 2º passo: faça uma análise crítica das respostas recebidas Com os números em mãos, é interessante que você faça uma análise crítica das respostas recebidas pelos seus clientes. O ideal é que elas sejam agrupadas em duas categorias: as positivas e as negativas. Embora os números positivos possam servir para algumas estratégias, como o exemplo que apresentamos anteriormente, serão nos pontos negativos que você focará. A ideia é que você pense em estratégias que possam melhorar os números negativos.  Se uma grande quantidade de pessoas respondeu que tem dificuldade em encontrar os produtos nas gôndolas e prateleiras, por exemplo, é interessante que você reorganize o layout da farmácia, para que os itens sejam visualizados mais facilmente. 3º passo: trace planos de ação para os itens avaliados Depois de ter avaliado e categorizado os resultados obtidos pela sua farmácia, é importante que você trace planos para cada um dos itens avaliados. Nesse momento, é interessante usar uma metodologia de planejamento estratégico. Entre elas, destacamos o 5W2H, uma metodologia que se baseia em buscar respostas para sete perguntas, que norteiam a execução de uma estratégia. Os questionamentos que devem ser respondidos são os a seguir. What (o quê)? Deve-se destacar o que se pretende fazer com determinado dado encontrado na pesquisa. Why (por quê)? Aqui é necessário descrever de forma clara os motivos que fazem a estratégia necessária. Where (onde será feito)? O objetivo desse tópico é apontar onde a estratégia será realizada, como o setor da farmácia ou canal de comunicação. When (quando)? É preciso definir um prazo para que a estratégia seja cumprida. Por exemplo: concluir um treinamento de vendas em seis meses. Who (quem)? Um responsável pela execução e monitoramento da estratégia deve ser definido. É dessa pessoa que os resultados devem ser cobrados posteriormente. How (como)? Essa parte deve traz com detalhes todas as etapas que devem ser cumpridas para que a estratégia seja colocada em ação. How much (quanto custa)? Deve ser estimado um custo para que a ação se desenvolva. É interessante definir um orçamento, para evitar controlar melhor os gastos. 4º passo: divulgue os resultados das pesquisas É importante que os resultados das pesquisas sejam divulgados para as pessoas envolvidas. É claro que você não precisa tornar as informações públicas de imediato, mas pelo menos o seu time precisa conhecer o que foi apontado pelos clientes, para que também se preparem e possam dar sugestões de melhoria. Fazer uma reunião com os colaboradores, explicando todos os pontos positivos e negativos levantados nas pesquisas de satisfação, bem como o que será feito com os resultados, é necessário. Somente assim, todo o time da farmácia estará muito bem preparado. 5º passo: dê feedbacks para os clientes Finalmente, é preciso dar feedbacks aos clientes, mostrando o que foi feito para sanar as demandas por eles levantadas. Isso pode ser feito, principalmente, por meio de estratégias de marketing. Vamos imaginar a seguinte situação: os clientes apontaram que gostariam de ter a opção de receber os seus medicamentos e produtos em casa, por uma questão de comodidade. Para sanar essa necessidade, você investiu na criação de uma farmácia delivery. Na hora de lançar o e-commerce, a sua estratégia de divulgação deve ser clara e dizer que esse serviço foi lançado atendendo aos pedidos dos clientes, já que uma grande porcentagem disse que gostaria de contar com a plataforma digital. Seguindo esses passos, você poderá melhorar as estratégias da sua farmácia com resultados das pesquisas de satisfação! Coloque tudo em prática e veja o seu negócio crescer! Acompanhe a GAM Distribuidora nas redes sociais para mais dicas interessantes para a sua farmácia! Estamos no Instagram e no Facebook!  

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O que é shopper? O que é consumidor? Entenda as diferenças dos termos dentro da Farmácia

Você sabe o que é shopper? E consumidor?  Melhor ainda: você sabia que shopper e consumidor não são sinônimos? Cada um dos termos têm um significado e é importante conhecer a diferença entre eles para desenvolver as estratégias da sua farmácia. É sobre isso que falaremos neste artigo!  Acompanhe e veja como fazer a diferença para o seu ponto de venda. Entenda o conceito de consumidor No marketing, consumidor é a pessoa que consome um produto, que não necessariamente foi comprado por ela. Imagine, por exemplo, que você foi até uma farmácia e comprou um shampoo especial para o seu tipo de cabelo. Nesse caso, você é um consumidor. Porém, essa compra não necessariamente precisaria ter sido feita por você. Imagine agora que o seu colega de trabalho comentou que passaria na farmácia no intervalo da empresa. Você lembrou que precisa de um shampoo e disse: “Fulano, toma aqui esse dinheiro e traz um shampoo da marca X para mim”.  Nessa situação, você continua sendo um consumidor, tendo em vista que usará o produto, mesmo que não tenha ido até o ponto de venda adquiri-lo.  Mas, então, o que é shopper?  O shopper, por sua vez, é quem compra o produto, mesmo quando não vai utilizá-lo. Vamos para um exemplo prático? Pense que o pai ou a mãe de um bebê foi comprar fraldas. Nesse caso, quem vai usar o produto não é a pessoa que está comprando, mas sim o bebê. Ou seja, os pais são os shoppers e o consumidor é a criança, que é quem, de fato, usará as fraldas. Como você pode perceber, sempre que vamos até uma farmácia, supermercado ou qualquer outro estabelecimento varejista, assumimos um papel de shopper, porém nem sempre somos consumidores. Veja como a diferença entre shopper e consumidor influencia na sua farmácia Agora você já sabe que o shopper é quem compra e que o consumidor é quem usa. É chegado, portanto, o momento de ver como isso impacta nas estratégias de marketing da sua farmácia. Os conceitos de shopper e consumidor são muito importantes para desenvolver estratégias de trade marketing, que são as ações desenvolvidas no ponto de venda.  A ideia desse tipo de estratégia é estimular a venda, por meio da forma como eles são organizados. Trata-se de uma tática que pode ser usada no gerenciamento por categorias nas gôndolas e prateleiras da drogaria, por exemplo. Vamos criar outro exemplo prático. Pense que você fez uma pesquisa na sua farmácia e percebeu que as mulheres são as que mais compram produtos infantis, como mamadeiras, chupetas e outros produtos do tipo que são vendidos em farmácias. Nesse caso, a mãe é a shopper dos produtos utilizados pelas crianças. Por isso, você pode desenvolver estratégias para cativá-las também como consumidoras. Isso é simples!  O objetivo da estratégia é fazer com que a mãe, que estava em um papel de shopper, tenha uma boa jornada de compra. E, dessa forma, ao comprar itens para o seu filho, também acabe comprando artigos para ela. O ticket médio da farmácia aumenta, tendo em vista que mais vendas serão realizadas para cada pessoa que for até o estabelecimento.  Se teve interesse no assunto e quiser saber mais, recomendamos a leitura do nosso artigo: Como o gerenciamento por categorias ajuda no planejamento de estoque →

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Farmácia Mais Vale: uma história construída com o foco nas pessoas

Foi com o objetivo de levar o cuidado e a atenção à saúde das pessoas, sempre de forma humanizada, que, em 20 de agosto de 2002, foi inaugurada em Salete, Santa Catarina, a Farmácia Mais Vale. A empresa idealizada por Joel Basso, que já atuava desde 1995 no ramo farmacêutico, contou com algumas dificuldades no início que foram logo superadas e hoje fazem parte da trajetória de sucesso da empresa. “No início tivemos muitas dificuldades, difícil até citar. Mas coloco a falta de recursos de todo o início de negócio e a adaptação da comunidade onde a primeira farmácia foi instalada como os principais desafios que superamos. Ao longo de toda a nossa história, tivemos várias experiências que nos fizeram crescer. O mercado farmacêutico é muito dinâmico, as experiências são diárias. Quantas vezes tivemos que reinventar o nosso negócio. Acho que as maiores experiências foram mesmo as mudanças, ano a ano, que o nosso mercado exige de um bom administrador”, explica o proprietário, Joel Basso. De acordo com Joel, a Mais Vale tem como grande diferencial o trabalho em prol das pessoas. “Nosso diferencial é o material humano, nossos colaboradores fazem toda diferença. O maior destaque são nossos PDV, modernos, grandes e bem planejados, dando toda comodidade aos clientes. Porém, posso destacar que mantemos firme o compromisso de promover a saúde em nossas farmácias, com o foco em atenção farmacêutica de qualidade e atendimento humanizado”, reforça o proprietário. Valores da Farmácia Mais Vale Atualmente a empresa conta com 18 filiais e uma farmácia de manipulação e tem seu crescimento baseado em valores como a inovação, ética, eficiência, pessoas e planejamento.  “O sucesso de uma farmácia está muito próximo do cuidado com tudo que você faz no seu dia a dia, dentro e fora do estabelecimento. Nada vem ao acaso, tudo é fruto de muito trabalho, conhecimento que se adquire e que buscamos todos os dias. Mas, acima de tudo, pelo amor ao que fazemos, por estarmos dispostos a nos doarmos e fazer o melhor que podemos sempre, nunca esperando algo em troca. Isso resume nosso entendimento sobre o que aconteceu até hoje com a nossa rede de farmácias, e, se falo nossa, é porque somos uma grande família”, garante o proprietário. GAM como grande parceira Para a continuidade desta trajetória, a Farmácia Mais Vale conta com importantes parcerias, entre elas a da GAM. “Falar da GAM é fácil. É uma empresa sólida, que transmite uma credibilidade invejável nesse segmento de mercado, sempre parceira de nossa rede, trazendo muitas oportunidades de negócios. Ela nos auxilia na difícil atividade de continuamos o trabalho de outros profissionais de saúde para que o tratamento tenha excito. Somos parte de uma estrutura que promove saúde e busca com isso também sua manutenção e resultados”, esclarece Joel. Sempre atentos ao mix de produtos, nas inovações do mercado e a necessidade dos clientes, a empresa planeja o futuro. “Posso dizer que existe sim um planejamento, baseado nos erros e acertos do passado. Eles nos mostram que só irá sobreviver ao mercado e conseguir seguir quem tiver muito trabalho, conhecimento, maestria em conduzir pessoas, visão aprimorada de observar as mudança e necessidade de seu cliente. Temos o entendimento que vários são os fatores que levaram uma farmácia ou uma rede de farmácia ao sucesso ou fracasso”, finaliza Joel.

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Como planejar sua farmácia para a retomada em 2021

O ano de 2020 tem sido difícil para praticamente todos os setores da economia, até mesmo para as atividades essenciais, como é o caso das farmácias. A crise financeira, provocada pela pandemia da Covid-19,  reduziu drasticamente o poder de compra de muitas pessoas, que foram obrigadas a reduzir o consumo.  É por isso que planejar a farmácia para 2021 é tão importante, para que se possa aumentar os lucros do estabelecimento no cenário de retomada da economia, que está cada vez mais próximo. O período mais turbulento já passou e agora o seu negócio precisa ter fôlego para crescer nos próximos meses. A boa notícia é que com a desaceleração da pandemia e o desenvolvimento de uma vacina para combater o novo coronavírus, as perspectivas de mercado para o próximo ano são positivas.  De acordo com uma reportagem da revista Veja, que ouviu economistas do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve ter um crescimento de 3,5% em 2021. Para aproveitar mais esse cenário de recuperação, você precisa começar a planejar a farmácia para 2021, quanto antes. Para que você possa ter sucesso nesse momento, listamos algumas dicas. Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber para planejar sua farmácia em 2021. Definição de objetivos para planejar a farmácia em 2021 Para ter um planejamento consistente, é importante que a farmácia tenha objetivos bem definidos. A ideia é que sejam traçadas metas, para que você tenha um norte para desenvolver as suas ações, sempre observando métricas e KPIs como o ticket médio, número de clientes atendidos, faturamento mensal por categoria de produtos etc. Exemplo de objetivo que pode ser definido é o aumento do faturamento da drogaria em X% até determinado mês. Dessa maneira, as campanhas de marketing, as técnicas de vendas praticadas pelos atendentes, entre outras ações devem ter como foco o cumprimento dessa meta. Além de um objetivo geral, também podem ser criados outros específicos. Por exemplo, conhecer a satisfação dos clientes em pesquisas de Net Promoter Score. Os resultados das enquetes podem servir como orientação para que você possa desenvolver ações que melhorem a percepção do público em relação à drogaria e os serviços por ela prestados. Análise das oportunidades e ameaças do mercado É importante que você também fique de olho nas oportunidades de mercado e isso vai além de acompanhar o noticiário econômico. É preciso estar atento a tudo que acontece na mídia e na sociedade, de modo geral, para identificar formas como a sua farmácia pode sanar necessidades das pessoas e, dessa forma, aumentar a renda. A vacina da Covid-19, por exemplo, será que poderá ser aplicada em farmácias, assim como já é possível com a da gripe? Ainda não se tem uma resposta para isso, porém, convém ficar atento, já que haverá uma grande demanda de pessoas para serem imunizadas e até mesmo parcerias com o poder público poderão ser estabelecidas em algum momento, como já acontece em alguns estados com a aplicação da vacina da gripe. Outro exemplo pode ser visto no mercado de beleza masculina! Segundo uma matéria do jornal Paraíba Total, o mercado global de cosméticos para homens projeta US$ 78,6 bilhões até 2023. Logo, ter um espaço para vender esses produtos na sua farmácia pode ser uma excelente oportunidade. Além das oportunidades, também é preciso ficar de olho nas ameaças, que são fatores externos que podem prejudicar o seu negócio. Apesar dos estudos para o desenvolvimento da vacina da Covid-19 estarem avançados, ainda não se tem uma data certa para o seu lançamento. Como mostra uma reportagem da CNN, em alguns estados há o risco de uma segunda onda do vírus. Nesse caso, as políticas mais restritivas de isolamento social podem voltar a ser necessárias. Para que a sua farmácia sofra menos, convém estar preparado também para o pior, mantendo uma infraestrutura para entrega de medicamentos por delivery, por exemplo. Assim, você ameniza essa ameaça. Estudo de públicos Ainda falando sobre comportamento do público, é muito interessante que você faça um estudo para traçar as preferências do seu consumidor. Lembre-se que, nesse sentido, não existe uma regra e que existem diferentes tipos de clientes. É importante que você conheça muito bem quais são as necessidades e anseios, bem como o funcionamento das rotinas dos seus clientes, para que possam desenvolver ações estratégicas ao planejar a farmácia para 2021. Se os seus clientes têm o hábito de usar muito a internet, por exemplo, você pode desenvolver ações de marketing digital de maneira mais intensa. Se julgar interessante, até mesmo uma farmácia online pode ser criada. Monitoramento da concorrência Conhecer a concorrência é bem importante para fazer o planejamento de uma farmácia. Isso não quer dizer que você deve copiar as ações que as outras drogarias fazem, mas sim pensar em estratégias para manter o seu negócio competitivo e a frente dos concorrentes. Se os concorrentes estiverem com o preço muito abaixo do seu, tente descobrir como  eles estão conseguindo trabalhar com essa faixa. Será que eles estão comprando em grande quantidade? Ou os produtos estão próximos ao vencimento e, por isso, há promoção? Questões como essas devem ser pesquisadas, para que a sua drogaria não seja passada para trás. Além disso, observe também fatores como a qualidade do atendimento, as estratégias de marketing, a forma como eles se relacionam com os públicos, entre outros. Não necessariamente o preço precisa ser o seu diferencial. Gestão financeira No que se refere à gestão financeira, é importante que, ao planejar a farmácia para 2021, você consiga ter todas as movimentações de 2020 muito bem organizadas. Ter um fluxo de caixa eficiente, controlar o estoque, fazer um inventário completo no final do ano, entre outras ações, são recomendadas. A ideia é que você possa começar o ano sem nenhuma pendência, para que possa fazer todos os investimentos necessários. Nesses meses que antecedem o final do ano, também podem ser feitos ajustes de contenção, como cortar despesas de serviços que não estão sendo utilizados. Planejamento de marketing Não podemos

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Retorno Sobre Investimento: descubra como calcular o ROI na sua Farmácia

Você sabe como calcular o ROI da sua farmácia? Em caso negativo, recomendamos muito a leitura deste artigo! Isso porque estamos nos referindo a uma métrica imensamente importante, essencial para que seja possível validar o retorno financeiro obtido a partir dos investimentos realizados. A seguir, explicaremos o que é o ROI, como fazer o seu cálculo e os benefícios que a sua farmácia terá ao conhecer e trabalhar com esse indicador. Continue lendo e fique bem informado! Afinal, o que é ROI e por que ele é importante para as farmácias? ROI é uma sigla para “Return Over Investment”, que em nosso idioma significa “retorno sobre o investimento”. A partir desse indicador de desempenho, uma farmácia pode saber quanto dinheiro está ganhando ou perdendo, por conta de cada investimento realizado. É possível praticar o ROI do negócio como um todo, somando todos os investimentos realizados em determinado período e também de uma ação específica.  Imagine, por exemplo, que a sua farmácia fez uma promoção de produtos de beleza e, para conquistar mais vendas, fez um anúncio nas redes sociais e também comprou um espaço publicitário em uma emissora de rádio da sua cidade. Estrategicamente, quando o cliente compra um dos itens da promoção, é convidado a preencher um cupom para participar de um sorteio. Nesse formulário você pode questionar se ele soube da promoção por meio das mídias sociais ou do rádio. Com essa informação, ao término da promoção, você poderá mensurar o ROI obtido pelo anúncio nas redes sociais e também da propaganda no rádio. Assim, verá qual estratégia de marketing trouxe mais retorno e poderá apostar mais nela em oportunidades futuras, visando aumentar os lucros. Esse é apenas um exemplo, tendo em vista que, após saber como calcular o ROI, você poderá fazer o cálculo para qualquer ação de sua farmácia. Como calcular o ROI da farmácia? Aprenda agora mesmo! Calcular o ROI da farmácia é simples! Basta que você conheça o valor investido em uma estratégia e a receita financeira que ela gerou. Depois disso, deve fazer a aplicação em uma fórmula matemática simples. A fórmula do ROI é a seguinte: ROI = (RECEITA – CUSTO / CUSTO) X 100 O resultado alcançado será uma porcentagem, o que facilita a comparação do ROI para diferentes estratégias ou ações. Vamos para um exemplo prático? Imagine que a sua farmácia investiu R$5 mil em um lote promocional de produtos da linha solar para o verão. O lucro obtido com as vendas desses produtos, por sua vez, foi de R$25 mil. Colocando esses valores na fórmula do ROI, teríamos a seguinte expressão matemática: ROI = (RECEITA – CUSTO / CUSTO) X 100 ROI = (25.000 – 5.000 / 5.000) X 100 ROI = (20.000 / 5.000) X 100 ROI = 4 X 100 ROI = 400% O cálculo mostra que o ROI dessa ação foi de 400%. Ou seja, a cada R$ 1,00 investido nos produtos da nova linha, você teve um lucro de R$ 4,00, durante o primeiro mês de vendas. Logo, podemos concluir que o resultado foi positivo para a farmácia, tendo em vista que o investimento realizado trouxe um valor financeiro satisfatório. O ROI traz quais benefícios para o estabelecimento? Saber como calcular o ROI pode trazer diversos benefícios para a sua farmácia.  Corte de custos Ao analisar o ROI, você terá mais informações sobre o panorama de investimentos da sua farmácia. De tal maneira, tomar decisões importantes será uma atividade realizada com muito mais segurança. Você saberá quais investimentos valem a pena e quais não. Assim, poderá trabalhar melhor o seu mix de produtos, forma de distribuição, estratégias de marketing, etc. Tudo o que não trouxer resultados positivos poderá ser cortado. Crescimento dos lucros Ao mesmo passo em que os custos são reduzidos, há um potencial de crescimento dos lucros. Afinal, você direcionará melhor as estratégias, tendo foco naquelas que representam mais ganhos para a drogaria. De maneira resumida, podemos dizer que o dinheiro do negócio será melhor distribuído, sendo empregado em métodos eficientes e que já tiveram o sucesso comprovado. Logo, os lucros aumentarão de forma significativa. Foco nas metas Ao fazer o planejamento estratégico de uma farmácia, por meio de metodologias como a análise SWOT, se definem metas para as ações. Com o ROI, é possível metrificar, ou seja, transformar resultados em números. Dessa forma, fazendo os cálculos, será possível acompanhar o desenvolvimento de diversas ações e, assim, ter mais foco para que as metas sejam atingidas dentro dos prazos estabelecidos. Mapeamento dos resultados da empresa em longo prazo Você pode calcular o ROI de determinada ação todos os meses, fazendo assim um mapeamento em longo prazo. Não se trata de uma métrica que é utilizada hoje, mas que perde a validade amanhã. Se calcular o ROI de uma ação de marketing, por exemplo, pode fazer isso todos os meses. Assim perceberá a evolução ou queda dos resultados e fazer os devidos ajustes para que o número siga sempre positivo. Aprendeu como calcular o ROI da sua farmácia? Conhecer esse indicador é bastante relevante! Por isso, não deixe de mensurar os resultados das estratégias adotadas na sua farmácia! Assim, você poderá agir sempre visualizando explorar ao máximo o potencial de lucros do negócio.   Gostou deste artigo? Então siga se informando e veja agora como usar os pontos quentes da farmácia a seu favor →   

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Em Curitiba, Osmofar leva tradição e bem-estar à comunidade

Foi com o objetivo de levar um atendimento de qualidade e humanizado para a cidade de Curitiba, no Paraná, que em 1988, foi inaugurada a Osmofar. Uma empresa que iniciou de forma familiar e que sempre manteve sua essência de atender bem a comunidade e oferecer uma variedade de produtos aos seus clientes. “Em 1988, a Farmácia Osmofar iniciou suas atividades no bairro Pinheirinho, em Curitiba, com uma modesta loja de 60 metros quadrados onde, junto com meus irmãos Marlene e Carlinhos, começamos a prestar serviços à comunidade local. Os atendimentos eram realizados de forma bastante familiar. Éramos uma família que atendia as pessoas da região”, explica o proprietário da Osmofar, Osmar Correia. No início do negócio, várias foram as dificuldades enfrentadas, mas todas garantiram que a empresa se mantivesse forte, mesmo em períodos mais difíceis. Com coragem e confiança, preços competitivo e diferencial no atendimento, os problemas foram superados e a empresa segue em constante crescimento. Qualidade no atendimento sempre mantida O crescimento exponencial da região onde a farmácia está localizada, fez com que fosse necessária uma ampliação da área de atendimentos. “A nova planta se tornou duas vezes maior para melhor atender as famílias da comunidade. A sede própria foi adquirida após quatro anos de extenso trabalho e dedicação aos atendimentos prestados para as família da região”, explica Osmar. No ano 2000 um novo projeto de urbanismo da região obrigou os proprietário a se mudarem para local onde está a farmácia hoje. “Atualmente são quase 200 metros quadrados de loja, 10 colaboradores e centenas de atendimentos prestados para a comunidade local”, garante o proprietário. Parceria de sucesso com entre Osmofar e GAM Para garantir a continuidade do trabalho desenvolvido ao longo de mais de 30 anos, a construção das parcerias é sempre muito importante e uma das que se mantém até hoje é com a GAM. De acordo com o proprietário, ao longo da trajetória da farmácia, a GAM mostrou que segue princípios nos quais a Osmofar segue e acredita, como o foco no trabalho, honestidade e cumprir sempre o que for negociado. Osmofar: trabalho focado na humanização Além de um mix variado de produtos, o atendimento ao cliente segue como um dos grandes diferenciais da empresa. “O atendimento da farmácia permanece pautado na humanização, empatia, respeito e sobretudo amor ao próximo. A Osmofar é uma família que trata família de geração em geração sempre colocando o ser humano em primeiro lugar”, finaliza o proprietário.

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Saiba o que é Net Promoter Score e como usar a métrica para evoluir os serviços de sua farmácia

Na gestão farmacêutica, existem alguns pontos que sempre devem ser considerados, para que o trabalho realizado seja o mais eficiente possível. Um deles é a satisfação dos clientes, que pode ser mensurado por meio de uma pesquisa chamada de Net Promoter Score. Entender como isso funciona, na prática, é uma boa forma de conhecer mais o seu público e desenvolver as melhores estratégias, em todas as áreas da farmácia. Para saber mais, continue lendo! Veja o que é a Net Promoter Score A Net Promoter Score é uma tendência para as pesquisas, após verificar que as pessoas não têm paciência para responder questionários muito longos. A ideia, portanto, é que se possa compreender o nível de satisfação dos clientes por meio de uma única pergunta. A pesquisa de NPS, como também é conhecida, foi desenvolvida pelo consultor e pesquisador Fred Reichheld, que, em 2003, publicou o primeiro artigo sobre o assunto, na Harvard Business Review, uma conceituada revista científica, mantida pela Universidade de Harvard. Pouco tempo depois, o pesquisador também escreveu um livro chamado “A pergunta definitiva: você nos recomendaria a um amigo?”. Na obra, ele explica detalhadamente como deve ser conduzida a Net Promoter Score. Como aplicar a NPS em farmácias A aplicação da Net Promoter Score em farmácia é bem simples. O método consiste em fazer uma única pergunta para os clientes. Também é possível fazer uma rotatividade de perguntas, falando sobre atendimento, localização, variedade de produtos etc. A pesquisa pode ser feita por meio de totens, que são instalados nas farmácias. Tais dispositivos podem ser alugados por custo acessível pelos gestores dos estabelecimentos.  Caso não haja a possibilidade de investir em totens, os atendentes do caixa podem fazer esse processo manualmente e registrar numa planilha. Assim, o método não deixa de ser aplicado. Assim, em uma semana você pode aplicar uma pesquisa para que os clientes deem uma nota de 1 a 10 sobre o atendimento. Se ele for considerado médio ou ruim, por exemplo, podem ser desenvolvidas ações para que melhorias sejam realizadas. Após isso, aplica-se a rotação e uma nova pergunta é lançada, para que se possa ter diretrizes sobre outras áreas. O importante é que sempre o cliente possa responder dando notas numéricas, onde 1 significa que não recomendaria o estabelecimento de jeito nenhum e 10 significa que recomendaria para todas as pessoas de suas relações. Para o criador dessa metodologia de pesquisa, os clientes são classificados em três categorias, de acordo com a nota que dão em suas respostas: promotores, neutros e detratores. Veja, a seguir! Clientes promotores Os clientes que derem nota 9 ou 10 para a sua farmácia são chamados de promotores. Eles são leais, sempre compram de você e indicariam o estabelecimento para pessoas de suas relações. Clientes neutros São classificados como neutros, os clientes que derem nota 7 ou 8 para a farmácia. Eles não chegam a estar insatisfeitos com o estabelecimento, mas também não estão tão contentes a ponto de indicá-lo ou promovê-lo. Clientes detratores São chamados de clientes detratores aqueles que estão insatisfeitos com os produtos ou serviços da sua farmácia. Eles são as pessoas que dão nota igual ou menor que 6 na pesquisa de NPS. O problema é que, além de não indicarem a sua farmácia, os detratores também falam mal dela. Dessa forma, acabam influenciando outras pessoas negativamente, fazendo com que elas criem uma imagem ruim da drogaria. Depois de ter realizado a classificação dos clientes, você deve finalmente fazer o cálculo da Net Promoter Score. Para isso, é preciso pegar a porcentagem de clientes promotores e subtraí-la da porcentagem de clientes detratores. O resultado será um número que varia entre -100 e 100. Imagine, por exemplo, que você fez a pesquisa com 10 clientes. Destes, 6 foram classificados como promotores, 2 como neutros e 2 como detratores. Para fazer a conta, conforme explicamos. Nesse caso, os 6 clientes promotores representam 60% das respostas. Já os 2 detratores são 20% dos respondentes.  Fazendo o cálculo 60% – 20%, temos um índice NPS de 40%, que é a nota da sua drogaria. Quanto mais próximo de 100% for a sua NPS, melhor, tendo em vista que representará mais clientes satisfeitos. Conheça os benefícios da NPS para farmácias A Net Promoter Score pode ser bastante útil para uma farmácia, trazendo diversas vantagens para o estabelecimento. Confira algumas das principais! Melhor relacionamento com os clientes Caso a sua NPS fique abaixo do esperado, você pode desenvolver ações para compreender os motivos que estão fazendo com que os cliente deem nota baixa. Para isso, pode fazer outras pesquisas, verificar o seu mix de produtos, acompanhar o atendimento realizado pelos farmacêuticos e balconistas etc. Dessa maneira, conseguirá um melhor relacionamento com os clientes, desenvolvendo ações que façam com que as pessoas gostem da sua farmácia e se tornem promotoras, em vez de detratoras. Possibilidade de incentivar ainda mais os clientes promotores Os clientes promotores podem ser incentivados, para que tragam mais pessoas para comprar na sua farmácia. Faça promoções de  fidelidade, como descontos ou distribuição de brindes após uma quantidade X de compras. Isso não apenas fará as pessoas comprarem mais, mas também as incentivará a falarem bem da sua marca nas redes sociais, a divulgarem as ofertas da sua farmácia para os familiares e colegas de trabalho etc. Metodologia simples A Net Promoter Score é uma metodologia simples de ser desenvolvida. Com base nela, você pode mensurar o nível de satisfação dos clientes da sua farmácia, sem ter que fazer um grande investimento ou ter muito trabalho. Basta disponibilizar um formulário enviado por e-mail quando o cliente termina de fazer uma compra ou até mesmo ter uma urna para os clientes preencherem uma folha com a sua nota e depositarem no local. Pretende colocar  o Net Promoter Score em prática na sua farmácia? A metodologia é muito prática e vale bastante a pena experimentar. Continue adquirindo novos conhecimentos e leia agora o nosso artigo que orienta sobre como usar os pontos quentes da sua farmácia a seu

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Linha solar e de repelentes trazem novas oportunidades de vendas às farmácias

O frio e as baixas temperaturas estão saindo de cena e dando espaço ao calor e as temperaturas mais elevadas. Com eles, surge também uma maior exposição ao sol, as atividades ao ar livre e, consequentemente, um crescimento na procura por produtos indicados para a proteção contra os raios UVA e UVB. As mudanças das estações exigem um novo planejamento e gestão de categorias e abrem espaço para novas oportunidades em vendas. No verão, entre os protagonistas que fazem sucesso nas gôndolas da sua farmácia ou drogaria são os da linha solar, como: protetores solares, bronzeadores e produtos pós-sol, além dos repelentes. Então aproveite mais esta oportunidade que chega com as estações mais quentes do ano e incremente o seu faturamento. Ainda que a proteção contra os raios solares deva ser feita diariamente, o consumo de fotoprotetores cresce nos meses mais quentes do ano, geralmente entre outubro e fevereiro. Diante disso, o mercado de protetores solares atinge seu maior pico de vendas nos próximos meses. Para que a sua farmácia esteja preparado para este momento, a exposição correta destes produtos nas gôndolas irá facilitar a compra do shopper e incrementar seu faturamento. É importante lembrar que, nesta temporada solar que está chegando, os bebês e as crianças também precisam de proteção apropriada. Além de uma linha exclusiva para esse cuidado, seu PDV pode investir também em fraldas para uso em mar e piscina, roupas de proteção solar e hidratantes específicos. A categoria infantil é muito importante que seja desenvolvida. Proteção também contra os mosquitos O clima quente traz, junto dele também, uma maior incidência de mosquitos. Não por acaso, cresce a procura por repelentes. Os produtos ajudam a proteger não somente das picada inconvenientes, mas de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, também é importante reforçar oe stoque e oferecer ao shopper diversidade e opções de compra. Lembre-se também que o ponto de venda (PDV) pode comunicar – inclusive com material da indústria – sobre como usar de maneira correta os produtos dessas categorias. Com base nas informações deste editorial, garanta uma linha de proteção solar completa. Aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você, faça suas compras pelo nosso e-GAM e tenha ótimas vendas! Dicas para a exposição dos produtos da linha solar No caso dos protetores solares é importante que a exposição seja feita por marca, facilitando a identificação da categoria. Dentro de cada marca, é necessário também agrupar os segmentos (facial, infantil, pós-sol, regular e bronzeadores). A partir desta separação, também pode ser agrupados os produtos pela diferença nos aplicadores (como aerossol ou outro formato de embalagem, assim também é possível diferenciar na forma de gel, spray ou creme). É importante também que estes produtos sejam expostos em ordem decrescente de Fator de Proteção Solar (FPS). Procure agrupar os produtos na horizontal, do início do fluxo da loja para o fim, do maior FPS para o menor. Isso porque os produtos de maior FPS têm maior valore agregado. Na vertical (de cima para baixo), separe por área de aplicação, colocando os protetores faciais na parte de cima da gôndola até o meio e, do meio para baixo, os protetores corporais. Se o seu PDV tiver apenas um módulo para exposição de toda linha, aproveite os pontos extras, pontas de gôndola ou checkout. Tenha em mente também que, mesmo exposto é importante comunicar, precificar e fazer uma decoração atrativa para mostrar os produtos em destaque. Não esqueça a oportunidade que surge ao dar destaque a esta categoria dos períodos de pré-verão e verão, com a linha solar. Mantenha os produtos expostos em locais de alto fluxo, por meio de pontos extras de cross-merchandising, facilitando a lembrança e a decisão de compra da categoria. Procure também sinalizar o espaço para que o shopper perceba que o verão está chegando e, mesmo que não tenha ido até a farmácia para comprar um produto de proteção solar, faça sua compra.

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Conheça 5 fatores que contribuem para uma gestão farmacêutica de sucesso

Existem alguns pilares que embasam uma gestão farmacêutica de sucesso. Leia o nosso artigo e veja quais são eles! Ao administrar uma drogaria, não basta compreender sobre medicamentos, cosméticos e outros produtos vendidos no local. É essencial que o responsável pelo estabelecimento entenda de gestão farmacêutica, para que possa ter uma visão do negócio como um todo. A gestão farmacêutica envolve diversas áreas, como a administração, o marketing, os recursos humanos, a contabilidade, entre outras. Isso não quer dizer que o gestor precisa fazer tudo isso sozinho. Pelo contrário, ele pode e deve ter colaboradores em todas essas áreas. Porém, é preciso ter, ao menos, conhecimentos básicos em cada segmento, para que possa orientar e supervisionar os trabalhos. 5 fatores essenciais para o sucesso da gestão farmacêutica Para que você possa fazer uma gestão farmacêutica de sucesso, existem alguns fatores que precisam de atenção. Elaboramos uma lista com os principais deles, para que possa estar de olho. Acompanhe! 1. Planejamento estratégico Na gestão farmacêutica, assim como em qualquer outro tipo de negócio, ter as ações bem planejadas é fundamental. A ideia é que se possa trabalhar com planos estratégicos, que possam impulsionar o negócio. Ao fazer o planejamento estratégico, uma das metodologias a ser utilizada é a análise SWOT. Esse método orienta o gestor do negócio a listar todas as forças e fraquezas da farmácia, bem como as ameaças e oportunidades do cenário em que ela está inserida. A partir do cruzamento dessas informações, são geradas estratégias, que devem nortear as atividades desenvolvidas em todas as áreas da farmácia. O objetivo é que as táticas adotadas sirvam para potencializar os pontos fortes e aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo em que se reduzem as fraquezas e ameaças. 2. Controle de estoque Para uma farmácia ter sucesso, o controle de estoque é fundamental. É preciso ter um trabalho minucioso nessa área, controlando o mix de produtos e garantindo que todos os itens com maior saída estejam sempre disponíveis para os clientes. Vale lembrar que os medicamentos, por exemplo, são itens de primeira necessidade. Quem faz um tratamento com medicamento contínuo, pode se tornar um cliente fiel do seu negócio. Porém, se essa pessoa não encontrar o que precisa na sua drogaria, poderá buscar em uma concorrente. Ao ter um controle de estoque bem definido, você poderá otimizar os processos de compra, negociando com os fornecedores, para que nada fique em falta. Também evita as compras em excesso, que podem gerar prejuízo, como quando os produtos perdem o prazo de validade antes mesmo de serem vendidos. 3. Ações de marketing O marketing é um dos principais pilares da gestão farmacêutica. Embora os medicamentos sejam itens essenciais, apenas a venda deles não garante a sobrevivência de uma farmácia. De tal maneira, é necessário atrair clientes para que comprem os demais produtos do estabelecimento. Para estruturar estratégias de marketing, é essencial que você tenha um conhecimento aprofundado no público da sua farmácia. Você precisa entender quem compra de você e quais são os seus objetivos.  Vale lembrar que as campanhas podem ser segmentadas para públicos diferentes, como o masculino e o feminino, por exemplo.  Sobre canais, existe uma infinidade deles. Caso acredite que dê retorno, o investimento em mídias tradicionais, como os panfletos impressos e anúncios em emissoras de rádio e TV locais, devem ser realizados – caso façam sentido para o seu público. Ao mesmo tempo, não deixe de investir nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, que oferece mecanismos de segmentação de público, assim é muito fácil encontrar seus clientes. Produza conteúdo de qualidade para essas mídias e conquiste os seus seguidores, que podem estreitar o relacionamento e se tornarem fiéis à sua farmácia.  Mas claro, lembre-se sempre: o investimento em publicidade, seja em veículos tradicionais (jornais, rádio, TV etc) ou em mídias digitais, devem ser avaliados de acordo com o perfil da sua clientela. Afinal de contas, não faz sentido investir dinheiro em um ambiente que o seu cliente não está presente, não é mesmo?  4. Fluxo de caixa Na gestão farmacêutica, também é essencial que se trabalhe bem o fluxo de caixa. Isso é muito importante para que as contas fechem e você possa fazer os investimentos necessários para o andamento do negócio, de acordo com as projeções de lucro. O fluxo de caixa deve registrar todas as movimentações financeiras feitas pela farmácia, como as receitas e as despesas. Também é interessante que elas sejam categorizadas, para que se possa ter uma dimensão mais eficiente da contabilidade e se perceba em que situações é possível cortar custos, por exemplo. As despesas podem ser catalogadas em fixas e variáveis. No caso das fixas, estamos nos referindo àquelas que há desembolso todos os meses, como o pagamento dos funcionários, as contas de energia elétrica, telefone e internet etc. Já as variáveis são aquelas que não ocorrem todos os meses, como a compra de novas gôndolas, manutenção dos computadores, pequenas reformas no ambiente, entre outras. Para as receitas, também é interessante criar categorias. Sempre separe a forma como são feitos os pagamentos, como em dinheiro ou cartão de crédito, por exemplo. Assim, você saberá os valores líquidos que têm para pagar as contas imediatamente e o que está previsto para entrar mais adiante. 5. Recursos humanos De nada adianta você ter as melhores estratégias no seu negócio, se você não tiver um pessoal capacitado para executá-las. É por isso que a área de recursos humanos também é muito importante para uma boa gestão farmacêutica. A equipe de uma farmácia pode ser composta por balconistas, auxiliares administrativos, farmacêuticos, técnicos em enfermagem etc. Por isso, antes de tudo, é recomendado listar todos os profissionais que devem fazer parte do seu time. A partir disso, liste as qualificações e a formação que cada um deles precisam ter. Com esses dados em mãos, fica mais fácil de conduzir processos seletivos e contratar pessoas que realmente façam a diferença na sua farmácia. Apresentamos aqui os principais pilares da gestão farmacêutica. Conhecer todos eles é, muito

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GAM inova e apresenta feira 100% digital e em 3D

O ano de 2020 ficará marcado não só pela Covid-19, mas também pelas oportunidades que surgiram em meio à pandemia e como as empresas adaptaram-se em meio à crise. A pandemia colocou em evidência vários sentimentos e estimulou o desenvolvimento de novas ações que impactaram positivamente o mercado. Mais do que a preocupação com a Covid-19, este período incomum vivenciado em todo o mundo destacou ainda mais a criatividade, a inovação e a capacidade de se reinventar com a Feira meGAMais. Foi com o objetivo de trazer ainda oportunidades, conhecimento e responsabilidade social para o mercado, que a GAM Distribuidora desenvolveu em 2020, o evento meGAMais Reinvente-se, 100% digital construído por pessoas para pessoas. Entre as atrações, a feira totalmente virtual, desenvolvida em um ambiente 3D, levou uma experiência para a tela promovendo uma nova forma de fazer negócios. O evento também contou com a troca de experiências através do Talk com o tema “O uso da tecnologia no varejo” realizado com a presença de André Siqueira, co-fundador da Resultados Digitais, Guga Schifino, Líder de Transformação Digital na 4all Tecnologia e Pedro Zemel, CEO da Centauro. No último dia do evento, também foi promovida uma live com o Show Solidário com o cantor Michel Teló, onde houve arrecadação de doações à Fundação Abrinq, instituição que desempenha um importante papel no desenvolvimento das crianças. “A Feira meGAMais este ano foi um desafio. Quando veio a pandemia pensamos no que fazer, pois tínhamos compromissos com a feira que é planejada com cerca de um ano de antecedência. Foi então que, com muita criatividade e com muito esforço de todo o nosso time e mesmo com todas as dificuldades de algo inédito, especialmente no nosso segmento, acabamos criando esta grande oportunidade, para a indústria, para o varejo e para as pessoas porque são elas que nos movem.Tentamos aproximarmo-nos ao máximo do que seria uma feira em ambiente físico, sem deixar de lado a importância das pessoas em todo esse processo. Nós acreditamos que trabalhando com dignidade e pela comunidade, podemos fazer a diferença”, explica o CEO da empresa, Luís Augusto Nuernberg. De acordo com Luís Augusto, esta é uma experiência inovadora para todos. “Além de fazermos bons negócios, trouxemos conteúdos com o Talk, onde foram repassadas muitas informações e experiências. Mais do que isso, o encerramento com o show solidário nos deu a oportunidade de contribuir para um futuro melhor para o nosso país, ajudando as crianças da Fundação Abrinq que receberam as doações realizadas na Live. Reinventar-se para um país é apostar no futuro e apostar no futuro é apostar na criança, é nisso que a GAM acredita”, reforça. Feira meGAMais: capacidade de se reinventar em meio à pandemia Para o diretor comercial da GAM, Ézio Oliveira Júnior, a GAM aproveitou a oportunidade e se reinventou fazendo uma feira totalmente online, repleta de oportunidades. “Temos uma missão a cumprir. Somos o elo entre a indústria e o varejo e não seria uma pandemia que irianos impedir de atender a demanda do nosso fornecedor e a necessidade do nosso cliente. Por isso, nós nos reinventamos e conseguimos fazer algo melhor do que fazíamos antes”, garante. O evento meGAMais teve início na sexta-feira, dia 11 de setembro, com a palestra de Leandro Karnal, com o tema Reinvente-se e deu continuidade com a Feira virtual na segunda-feira, dia 14. A ação encerrou na última sexta-feira, dia 18, com o show solidário com Michel Teló, transmitido pelo Canal do Youtube da GAM. “Nesses 52 anos de GAM estamos sempre inventando. Há 39 anos tivemos a invenção de trazer o primeiro computador para a empresa e isso não parou nunca. Chegamos agora em uma época em que surgiu uma pandemia que balançou todo o mundo, mexendo com todo o ser humano. E não foi diferente. Agora tivemos que nos reinventar e estamos nos reinventando juntamente com nossos fornecedores, com todos os nossos clientes, com todas as pessoas da empresa, com todos que fizeram parte desta feira virtual que veio para fazer a diferença não só para o momento que estamos vivendo, como também para as futuras gerações”, enaltece o fundador da empresa, Genésio Antônio Mendes. Olhando para o futuro, a GAM aproveitou todo o investimento na meGAMais para também fazer o bem. Está fazendo negócios de forma diferente, inovando, e assim, abraçando a oportunidade de se reinventar.

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