GAM Distribuidora

Pandemia traz a oportunidade das empresas se reinventarem

Com pandemia, GAM Distribuidora inova ao trazer a possibilidade de negócios em uma feira 100% digital e 3D e reforça a importância do futuro com a realização de um show solidário, nesta sexta, com Michel Teló A pandemia colocou em evidência vários sentimentos e estimulou o desenvolvimento de novas ações que impactaram positivamente o mercado. Mais do que a preocupação com a Covid-19, este período incomum vivenciado em todo o mundo destacou ainda mais a criatividade, a inovação e a capacidade de se reinventar. Quando a tudo isso conseguimos adicionar solidariedade, ocorre a transformação de uma realidade e a possibilidade de construir um futuro melhor. Foi com base nessas premissas e pensando no que poderia trazer de inovação para o mercado, que a GAM Distribuidora desenvolveu em 2020, o evento meGAMais Reinvente-se, dentro dele lançamos a Feira meGAMais Reinvente-se, um espaço totalmente virtual, construído em um ambiente 3D, o evento também trouxe conhecimento ao público com o talk: o uso da tecnologia no varejo e irá promover, no encerramento, um Show Solidário com o cantor Michel Teló, nesta sexta-feira, dia 18. Vinculada à live ocorre uma arrecadação de doações cujo valor será repassado à Fundação Abrinq, instituição que desempenha um importante papel no desenvolvimento das crianças. “A meGAMais este ano foi um desafio. Quando veio a pandemia pensamos no que fazer, pois tínhamos compromissos com a feira que é planejada com cerca de um ano de antecedência. Foi então que, com muita criatividade e com muito esforço de todo o nosso time e mesmo com todas as dificuldades de algo inédito, especialmente no nosso segmento, acabamos criando esta grande oportunidade, para a indústria, para o varejo e para as pessoas porque são elas que nos movem.Tentamos nos aproximar ao máximo do ambiente de uma feira em ambiente físico, sem deixar de lado a importância das pessoas em todo esse processo. Nós acreditamos que trabalhando com dignidade e pela comunidade, podemos fazer a diferença”, explica o CEO da empresa, Luís Augusto Nuernberg. De acordo com Luís Augusto, esta é uma experiência inovadora para todos. “Além de fazermos bons negócios, trouxemos conteúdos com oTalk que contou com a presença de André Siqueira, co-fundador da Resultados Digitais, Guga Schifino, Líder de Transformação Digital na 4all Tecnologia e Pedro Zemel, CEO da Centauro. Eles repassaram muitas informações e experiências. Mais do que isso, o encerramento com o show solidário desta sexta-feira, nos dá a oportunidade de construir um futuro melhor para o nosso país, ajudando as crianças da Fundação Abrinq que receberão as doações realizadas na Live. Reinventar-se para um país é apostar no futuro e apostar no futuro é apostar na criança, é nisso que a GAM acredita”, reforça. Fortalecimento da missão da empresa na pandemia Para o diretor comercial da GAM, Ézio Oliveira Júnior, a GAM aproveitou a oportunidade e se reinventou fazendo uma feira totalmente online, repleta de oportunidades. “Temos uma missão a cumprir. Somos o elo entre a indústria e o varejo e não seria uma pandemia que iria nos impedir de atender a demanda do nosso fornecedor e a necessidade do nosso cliente. Por isso, nós nos reinventamos e conseguimos fazer algo melhor do que fazíamos antes”, garante. O evento meGAMais teve início na sexta-feira, dia 11 de setembro, com a palestra de Leandro Karnal, com o tema Reinvente-se e deu continuidade com a Feira virtual na segunda-feira, dia 14. A ação encerrará nesta sexta-feira, dia 18, com o show solidário com Michel Teló que será transmitido a partir das 20h, no Canal do Youtube da GAM (youtube.com/gamdistribuidora). “Nesses 52 anos de GAM estamos sempre inventando. Há 39 anos tivemos a invenção de trazer o primeiro computador para a empresa e isso não parou nunca. Chegamos agora em uma época em que surgiu uma pandemia que balançou todo o mundo, mexendo com todo o ser humano. E não foi diferente. Agora tivemos que nos reinventar e estamos nos reinventando juntamente com nossos fornecedores, com todos os nossos clientes, com todas as pessoas da empresa, com todos que estão fazendo parte desta feira virtual que veio para fazer a diferença não só para o momento que estamos vivendo, como também para as futuras gerações”, enaltece o fundador da empresa, Genésio Antônio Mendes. Olhando para o futuro, a GAM aproveitou todo o investimento na meGAMais para também fazer o bem. Está fazendo negócios de forma diferente, inovando, e assim, abraçando a oportunidade de se reinventar.

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Nova Janguta: uma farmácia construída com base na família e no amor ao trabalho

Uma história que ultrapassa gerações e que foi construída com o objetivo de levar saúde, amor e bem-estar às pessoas. É assim que a trajetória da Nova Janguta, de Campo Largo, região Metropolitana de Curitiba. Fundada em 10 de julho de 2000 por Edison Augusto Soares Filho, a empresa tem sua história construída muito antes disso, graças ao exemplo trazido pelo bisavô do proprietário. “Minha relação com a farmácia já vem antes do meu nascimento. Meu bisavô chamado João Vitor de Almeida Barbosa foi um farmacêutico muito conhecido na cidade de Campo Largo, entre as décadas de 1940 e 1980. Era proprietário de uma farmácia que se chamada Farmácia Janguta, e se destacava por ser um homem muito bom, que atendia todos seus pacientes mesmo se não pudessem pagar. Ele faleceu em 1982, quando eu tinha seis anos e deixou um legado de dedicação e amor tanto pelo povo menos favorecido quanto à família. Após sua morte, nenhum dos seus filhos quis continuar com a farmácia e a empresa então fechou. Uma grande parte dos equipamentos ficaram na casa da minha avó, e durante minha infância sempre tive contato com balanças de medicamentos, seringas de vidro, frascos dos mais variados tamanhos e formatos, entre outros, e isto era algo que sempre me encantava”, conta o proprietário Edison Augusto Soares Filho. De acordo com ele, os anos passaram e, aos 14 anos ele foi trabalhar em uma farmácia como ajudante geral e, após um ano, passou a balconista. “O gosto pela profissão só foi crescendo e aos 17 anos prestei vestibular e passei na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de Farmácia e Bioquímica. Ao me formar, trabalhei como bioquímico em laboratório de Análises Clínicas, mas parecia que algo estava incompleto na minha profissão. Foi então que, com a ajuda financeira dos meus pais e com a participação de um tio muito querido que cedeu uma sala comercial (sem cobrar nada durante dois anos) resolvemos abrir uma farmácia e demos o nome de farmácia “Nova Janguta” em homenagem ao meu bisavô”, conta Edison. Diferencial no mercado Segundo o proprietário, o início foi difícil. “No começo trabalhávamos somente eu e minha mãe e como todo começo, não foi fácil. Nosso capital era pouco, não tínhamos noção de administração de empresa, porém tínhamos um diferencial que era a dedicação e busca pela satisfação do cliente. Com o tempo, graças a Deus e a muito trabalho, nossa empresa prosperou e hoje possui um imóvel próprio com cerca de 300m² de área construída e uma equipe de 10 colaboradores. Temos como diferencial o atendimento e a prestação de serviços farmacêuticos, claro que também somos competitivos no que se refere aos preços, descontos e promoções, porém nos destacamos pela atenção farmacêutica. Como estamos localizados em um bairro onde o poder aquisitivo é menor e o acesso ao médico é restrito, a farmácia tem um papel de destaque na resolução de problemas de saúde, no que diz respeito a sintomas menores, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas e diminuindo o congestionamento do sistema de saúde”, esclarece. Ao longo de mais de 20 anos de história, várias experiências podem ser compartilhadas. “Uma das melhores experiências destes 20 anos foi trabalhar em família, trabalhei 15 anos com minha mãe e trabalho até hoje com a minha irmã e com minha esposa. É muito bom contar com a presença da família, pois nos serve de suporte para enfrentar os problemas do dia a dia, nos dá mais segurança nas decisões. Não tem como dimensionar o quanto é bom ficar próximo de quem amamos”, enaltece. Parceria importante com a GAM A GAM faz parte da história Nova Janguta, pois é a única distribuidora que atende a farmácia desde o dia em que abriu as portas. “A GAM é uma distribuidora inesquecível para mim, pois quando decibi abrir a farmácia, precisava comprar medicamentos, perfumaria etc., porém não conhecia pessoas ou empresas para isso. Então entrei em contato com as distribuidoras mais conhecidas na época, mas como eu era uma pequena empresa, começando no mercado de trabalho e com pouco capital para investir, todas as distribuidoras não me deram retorno algum, com exceção da GAM”, conta. “Fui prontamente atendido pelo representante, que fez meu cadastro e ainda me ajudou a fazer o primeiro pedido da minha empresa. A GAM foi a única que apostou em mim e isto nunca vou esquecer. E, nesses 20 anos que passaram, continua a me atender com a mesma excelência. Muitas empresas surgem no mercado, com ofertas extraordinárias, porém não se sustentam e desaparecem, pois visam apenas o lucro. Pouquíssimas empresas são como a GAM que se tornam cada vez maiores e mais sólidas, pois visam os clientes”, complementa. Projeções para o futuro de Nova Janguta Para o futuro, a empresa planeja uma reforma para o próximo ano. “Prezo que a empresa esteja sempre atualizada nas suas instalações seguindo as tendências do mercado, para isso contamos com a assessoria da rede que fizemos parte. Mesmo atuando há 30 anos a área farmacêutica, acredito que ainda posso colaborar por muito tempo na recuperação da saúde da população”, explica. “Acredito que vender medicamentos não é uma coisa simples, primeiro porque a maioria das pessoas não gosta de gastar com remédios e vender algo que o cliente não quer comprar, não é fácil. E, em segundo, tanto eu como minha equipe, precisamos ter muita responsabilidade ao dispensar um medicamento, pois nossa prioriedade é o bem-estar e a segurança do cliente. Tem uma frase que sempre repito para a minha equipe: “nós não vendemos medicamentos, mas sim vendemos saúde”, complementa o proprietário.

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Cuidados infantis: categoria traz a oportunidade de impulsionar a venda nas farmácias

A chegada de um bebê ou as rotinas de cuidados com as crianças são importantes e envolvem a preparação de toda a família e uma variedade de compras necessárias para esta fase da vida. Os gastos familiares tendem a crescer com a chegada de uma criança, já que o mais importante para os pais é a saúde e a proteção. Por isso, a categoria de cuidados infantis deve estar bem abastecida, ter um mix diversificado e estar bem sinalizada para receber o shopper exigente. Nesse universo infantil, o primeiro entendimento que precisa ser transmitido ao shopper do PDV é sobre a importância do uso de itens específicos às necessidades do bebê, como as fraldas, lenços, pomadas, acessórios e as fórmulas infantis. Eles devem estar agrupados em categorias e expostos de uma maneira que atraiam o cliente e demonstrem a preocupação da farmácia em trazer soluções desde a gestação até o crescimento da criança. É uma forma de fidelizar o cliente, pois ele saberá que nesse PDV encontrará produtos para todas as fases da criança ou da gestação. É de extrema importância ter os produtos expostos no ponto natural e também em algum ponto extra, já que as compras em diferentes locais dentro dos PDVs são feitas de formas diferentes, como por exemplo: quando o shopper vai direto comprar uma fralde, ele busca no ponto natural. Já quando as fraldas estão em um cestão, elas podem servir para uma compra por impulso ou para promover promoções. Cuidado sempre presente Vale ressaltar que quando se fala em criança, o cuidado é sempre importante. O que mais os pais precisam é se sentirem seguros em um local e ter a confiança que nele encontrarão tudo o que for necessário. A pandemia do coronavírus trouxe à tona a importância do cuidado, em todas as esferas. Então, aproveite para mostrar toda essa preocupação para o cliente. É também uma forma de fidelizá-lo. Agora que você já sabe a importância de manter uma linha de cuidados infantis completa e gerenciada por categorias, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. A Nestlé, Beauty Slime, Kimberly e Colgate prepararam ótimas ofertas e são excelentes escolhas para a sua farmácia ou drogaria. Aproveite, faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas! Dicas importantes para a exposição da categoria cuidados infantis Os cuidados e o gerenciamento eficaz desta categoria iniciam já na preparação do ambiente. No espaço dedicado aos produtos infantis, é essencial criar um local aconchegante, que transmita ternura e reflita um pouco do universo infantil. Usar elementos visuais é fundamental para chamar a atenção. A ordem de exposição dos produtos nas prateleiras deve estimular uma compra mais completa. Isso significa que, além dos artigos de necessidade básica, que representam maior volume de venda (fraldas, por exemplo), a gôndola deve dar visibilidade aos produtos de maior valor agregado, como itens de alimentação (leites e fórmulas), ajudando no desenvolvimento dessa categoria. Tudo isso sem deixar de lado os demais itens importantes, como os de higiene, acessórios, entre outros. E não esqueça de precificar os produtos, afinal, preço é essencial para ajudar na venda. Tente organizar os produtos de acordo com a rotina de cuidados. Assim fica mais fácil o shopper passar por cada um desses espaços e ficar atento ao que precisa. No começo da gôndola, por exemplo, coloque os produtos de maior valor agregado e, no fim, os mais procurados, como sabonetes, cuidados com o cabelo, lenços umedecidos e fraldas. Se tiver produtos direcionados para crianças maiores, como brinquedos e acessórios, deixa na parte de baixo da gôndola, para que esteja ao alcance das mãos da criança. Ela também compra, mesmo que indiretamente. Procure colocar no início da gôndola, os produtos para crianças a partir de dois anos de idade. Em seguida, os produtos para bebês de zero a dois anos, deixando as fraldas por último. Essa posição é estratégica, uma vez que as fraldas são os produtos mais procurados e, estando no fim do local de exposição, estimula-se a passagem pelos demais produtos. Fique atento à sazonalidade e crie pontas de gôndolas ou pontos ricos do seu PDV com produtos estratégicos, como por exemplo: no verão é possível montar um espaço exclusivo para fraldas de uso no mar e piscina, protetor solar, repelente, pós-sol, acessórios de praia infantil, entre outros. Crie um calendário promocional anual para te ajudar a organizar essas agendas sazonais. Com certeza suas vendas irão aumentar!

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Como usar os pontos quentes da farmácia a seu favor

O aspecto visual é um fator que faz com que os consumidores se sintam atraídos em um estabelecimento comercial. É por isso que você precisa saber como usar os pontos quentes da farmácia a seu favor e, como consequência, faturar ainda mais. Existem algumas técnicas que podem ser exploradas nesse sentido, para que o layout da farmácia seja mais moderno, bonito e atraente, para que os clientes comprem o que eles precisam e, também, por impulso. É sobre isso que falaremos neste artigo! Acompanhe a seguir. Entenda o que são pontos quentes da farmácia e como utilizá-los de forma estratégica  Também chamados de áreas positivas da loja, os pontos quentes são as partes de uma drogaria que chamam mais a atenção dos shoppers, recebendo mais visitas e, consequentemente, gerando mais vendas. Os pontos quentes da farmácia são os locais em que devem ser colocados os produtos que devem se destacar, como os que mais trazem lucratividade para a loja ou que podem servir para que o shopper compre por impulso.  É importante colocar produtos que sejam da mesma categoria neste espaço, até mesmo para aproveitar o cross merchandising e a compra por impulso. Alguns exemplos que devem ser evitados nesse ponto são: produtos masculinos x infantil, fraldas x absorventes, OTC x produtos de beleza etc.  Em pontos quentes, os produtos devem estar em sintonia e precisam ser da mesma categoria.  Também se destacam as pontas das gôndolas e as prateleiras que ficam na altura do rosto das pessoas. Ilhas para a demonstração de produtos específicos, como é feito em promoções, da mesma forma, costumam chamar a atenção dos shoppers. É muito importante que você, como gestor, faça o uso estratégico desses pontos, distribuindo neles os produtos que são sua preferência para vendas, como: Produtos que estão com a validade mais curta e precisam sair logo;  Produtos em últimas unidades e vão sair das vendas do PDVs;  Produtos que são novidade para seus clientes;  Produtos de valor agregado, de maior lucro para o pdv;  Produtos de inovação ou que estejam na mídia. Algumas indústrias fazem negociação para poder usar esses pontos quentes do PDV, vale consultar com seu representante! Estratégias para explorar os pontos quentes da farmácia Existem algumas estratégias práticas que possibilitam que você tenha mais sucesso ao explorar os pontos quentes de uma farmácia. Confira, na sequência, e coloque em prática! Tenha uma entrada livre  A entrada da drogaria deve ser livre, sem estar coberta por gôndolas ou prateleiras que impeçam o cliente de ter uma visão do todo. Ao entrar na loja, a pessoa deve poder visualizar todas as áreas, para que se dirija até o setor onde se encontram os itens que deseja adquirir. Quando você trabalha a categorização de produtos e cria espaços específicos para cada segmento trabalhado na drogaria, como de medicamentos, de cosméticos, de perfumaria etc., é preciso que tudo possa ser observado em um conjunto e, depois, separadamente, conforme se entra e caminha pelo estabelecimento. No gerenciamento por categorias, chamamos a entrada da loja de “área promocional”, onde você pode expor os “cestões” ou mobiliários promocionais. No entanto, é importante que não seja tão próximo da porta, pois o shopper entra por impulso e, em média, anda pelo seu estabelecimento por aproximadamente 1,30 metros. Somente após essa entrada inicial que o consumidor para e analisa o PDV. Se essa área promocional estiver muito próxima da entrada, passará despercebida.  Posicione o caixa no lado oposto da entrada da farmácia É interessante que o caixa  seja sempre no lado oposto da entrada da farmácia. Isso se justifica porque, dessa forma, o cliente precisará percorrer por todo o estabelecimento para pagar o que deseja comprar. Imagine, por exemplo, que um pai entrou na farmácia para comprar fraldas para o seu filho. Ele foi diretamente para a área destinada aos produtos infantis, mas ao fazer a volta para pagar a conta, se depara com o espaço masculino. Ao observar os itens expostos, tem despertado o desejo de comprar algo para ele e assim gasta mais dinheiro no estabelecimento. Também é muito importante que o caixa e o balcão de atendimento não sejam juntos. Eles precisam estar de lados opostos ou, no mínimo, a uma boa distância. Se o cliente entrar com um produto (medicamento) em mente e o caixa estiver ao lado, a possibilidade de ele apenas comprar o medicamento, pagá-lo e sair da farmácia é grande. Isso faz com que o PDV perca a chance de potencializar as vendas de outras áreas da farmácia, como a perfumaria.  Coloque os medicamentos nas prateleiras ao fundo da farmácia Boa parte dos consumidores procura uma drogaria quando necessita comprar algum medicamento. Por isso, os espaços que vendem os remédios são pontos quentes da farmácia. Uma ideia interessante, portanto, é deixar as prateleiras com medicamentos mais ao fundo. Assim, o comprador será obrigado a percorrer pelos demais corredores da farmácia e observar os produtos. Cada vez mais, farmácias estão reduzindo o espaço útil e visual para o shopper de medicamento e aumentando o espaço para venda e perfumaria. Afinal de contas, o medicamento não pode ser exposto e não fica ao alcance do cliente, não tendo a necessidade de exposição evidente.  No entanto, a perfumaria depende desse espaço para venda. Pense nisso! Será que falta espaço no seu PDV ou será que os medicamentos estão ocupando esse espaço tão necessário?  Posicione determinados produtos estrategicamente próximos ao caixa Você pode criar pontos quentes na farmácia, colocando alguns produtos estrategicamente em gôndolas ou ilhas próximas ao caixa. Um exemplo de setor que deve ser próximo ao local de pagamento é o de produtos masculinos. Os homens são muito mais objetivos do que as mulheres ao fazer compras. Eles tendem a pegar o que querem e já pagar, sem ficar olhando preços ou explorando outros espaços da loja. Logo, os produtos voltados a esse público devem ficar próximos ao caixa, para despertar a atenção. No próprio checkout, inclusive, pode ser expostos os preservativos e ítens de saúde sexual – com certeza as

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Cuidado adulto: com o passar da idade, preocupação com o bem-estar se intensifica

Um mercado que abre novas possibilidades e apresenta oportunidades para a venda das farmácias. Com o envelhecimento da população, novas necessidades surgem nos mais diversos setores da economia. E no ramo farmacêutico não é diferente. Mesmo com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, a procura por produtos específicos do cuidado adulto segue mantida. E, cada vez mais é necessário adaptar-se para atender esse público exigente que preza por bom atendimento e procura produtos e serviços sempre em busca da melhor qualidade de vida, satisfação pessoal e bem-estar. São inúmeros os produtos que incluem os cuidados pessoais e de beleza para atender o público mais experiente, porém, há uma gama crescente também de procura por produtos do cuidado adulto que se tornam fundamentais para garantir a qualidade de vida das pessoas ao envelhecer. Nos produtos que auxiliam no cuidado adulto estão as roupas íntimas, fraldas, toalhas, leites e suplementos. Possibilidades claras para a venda Para que a farmácia consiga aproveitar ainda mais esta busca e aumento de demanda pelos produtos do cuidado adulto, apostar em mudanças de layout, apresentação dos produtos e gerenciamento por categorias se torna cada vez mais essencial. Adaptações, como a inclusão de pequenas lupas nas gôndolas para facilitar a leitura das embalagens e etiquetas de preço, por exemplo, podem ser uma boa opção para as lojas físicas. São iniciativas que podem atrair ainda mais o público que precisa destes produtos. Colocar os produtos em categorias e facilitar a identificação com a exposição dos produtos de forma clara e uma comunicação de fácil visualização também são importantes. Atendimento diferenciado faz diferença Outro ponto importante é o atendimento diferenciado e de qualidade. É preciso garantir o treinamento de colaboradores e farmacêuticos para atender este público e também seus familiares da melhor forma possível, já que grande parte dele está impossibilitado de ir às ruas, devido a COVID-19. Para fidelizar o idoso, o importante é caprichar no atendimento personalizado, com atenção e cuidados especiais. É preciso ter em mente que o idoso é um dos melhores clientes da farmácias. É o que mais faz visitas e o que mais vai consumir a cada ano. Mesm que com a pandemia do coronavírus essa procura tenha sido reduzida, a necessidade de compra de produtos do cuidado adulto se mantém. Então aproveite para manter o estoque em dia e surpreender aqueles que tanto merecem a sua atenção. Agora que você já sabe a importância de manter uma linha do cuidado adulto completa, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. A Evergreen, Kimberly, Arrayanes, Nestlé e Essity preparam ótimas ofertas e são excelentes escolhas para a sua farmácia ou drogaria. Aproveite, faça suas compras pelo nosso eGAM clicando aqui e tenha ótimas vendas!

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Empreendedorismo e foco no cliente garantem o crescimento das Farmácias São Rafael

A experiência e a vontade de ter o negócio próprio, fizeram com que Rogerson Zanandrea, farmacêutico, pós-graduado em estratégias, finanças e custos e Emerson Angonese, técnico em farmácia e formado em marketing, hoje ambos com mais de 30 anos atuando no mercado farmacêutico, resolvessem fundar, no dia 17 de março de 1997, a Farmácia São Rafael, em Chapecó. A empresa foi fundada com base em valores como a inovação, responsabilidade, bem-estar dos clientes, aliança estratégica com fornecedores, colaboradores satisfeitos e comprometidos. “A decisão de abrir, executar e concretizar o sonho de ter o negócio próprio veio em um momento de insatisfação. Começamos os estudos, sem conhecimento técnico, sem embasamento teórico, de forma empírica, mas com instinto de empreender. Escolhemos o Bairo Passo dos Fortes, uma região habitada por militares, um dos bairros mais antigos de Chapecó, com uma população expressiva, que, no nosso entendimento, comportava uma farmácia”, comenta um dos fundadores, Rogerson Zanandrea. Segundo o proprietário, mesmo sabendo que neste mesmo bairro, duas farmácias já havia fechado as portas, resolveram investir no negócio. “O nosso diagnóstico da casa do insucesso deles era pela má qualidade dos serviços prestados. Foi então que, na Borges de Medeiros, Bairro Passo dos Fortes, após aprovarmos a sala comercial, em março de 1997, realizamos o sonho da nossa primeira unidade. Investimos todo nosso capital. Era uma época de muita insegurança, não conhecíamos nada de gestão, mal se falava em comportamento do consumidor, nossas competências e habilidades eram limitadas, mas a vontade de trabalhar e fazer a coisa dar certo era muito grande”, garante Zanandrea. Crescimento aliado ao conhecimento Desde o início das atividades das farmácias São Rafael, a busca pelo conhecimento sempre andou junto aos negócio, tanto que, em 2003, Rogerson e a sua esposa Helena Melo Terebinto concluíram o curso de farmácia pela Universidade do Contestado – Campus Caçador. “Com mais conhecimento e experiência veio à decisão de que deveríamos expandir, percebemos que era hora de fazer diferente, abrimos mais duas unidades em Chapecó, ficando cada sócio responsável por uma das unidades, eram três unidades, com características de independentes. A inovação, a vontade de ser organizado, o empreendedorismo, o crescimento das unidades, as visitas técnicas em outras realidades nos levaram a unificar as atividades e criamos os principais departamentos. Neste momento dividimos as responsabilidades, o Emerson passou a ser o comprador de medicamentos para as três unidades, a Helena passou a comprar pergumaria, e eu passei a cuidar do departamento financeiro e de recursos humanos”, esclarece Rogerson. Atualmente, com 14 lojas próprias em Chapecó e em plena expansão no formato de franquias tendo hoje as 19 lojas neste modelo nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, a São Rafael se consolida como uma empresa constuída por pessoas que gostam de pessoas, com a cultura voltada para o crescimento, para o conhecimento, com muita vontade de vencer, sendo inovadora, com o foco no diferencial. Diferencial Farmácias São Rafael e parceria com a GAM Atualmente a Farmácia São Rafael atua no ramo farmacêutico, por meio da venda de produtos e serviços de saúde e bem-estar. Possui forte atuação na perfumaria, com lojas diferenciadas e um atendimento denominado de autosserviço orientado. “Somos empresários satisfeitos por ter o prazer de garantir diretamente uma melhor qualidade de vida para mais de 200 colaboradores. Pois, além de trabalho, proporcionamos crescimento proissional e pessoal, com treinamento intenso e oportunidades. Construímos uma estrutura onde a relação de consumo está baseada em benefícios para todos, empresa, clientes e fornecedores, sendo justos, garantindo qualidade e entregando mais que produtos, informação e soluções”, aponta Emerson. “Por estes motivos, prezamos pelas parcerias, temos a plena certeza que sem grandes parceiros como a GAM nada disso seria possível. Além disso, temos plena consciência que tudo que sabemos nos trouxe até aqui e para levarmos para o futuro precisamos de mais conhecimento, mais inovação, mais pessoas comprometidas, o trabalho nunca vai parar. Temos muito a agradecer aos nossos colaboradores e clientes que fazem a São Rafael, sem eles nada seria possível”, complementa Emerson. O espírito empreendedor e a vontade de fazer diferente, sempre nortearam o trabalho dos empresários. “Vivemos em uma luta constante pela busca na diferenciação, na inovação. Com a certeza que as pessoas querem algo a mais, que nós poderemos fazer sempre mais, uma evolução constante”. Por isso, seguimos nosso projeto de expansão no modelo franquia que está em plena execução, com abertura de lojas novas e lojas de conversão. Seguimos também com forte investimento na abertura de novas lojas próprias na cidade de Chapecó”, finaliza. Conheça mais sobre as Farmácias São Rafael clicando aqui.

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Farmácia Online: por que e como investir em uma loja virtual?

Você já pensou em atender também no meio digital e ter uma farmácia online, ou seja, uma loja virtual para o seu PDV? Essa é uma estratégia interessante para diversificar os lucros e também conquistar um novo perfil de clientes. Porém, para trabalhar no ambiente online, é preciso ter estratégia! Algumas ações precisam ser executadas para garantir o sucesso da farmácia digital. Neste artigo, vamos apresentar alguns dos principais motivos para você ter uma loja virtual para farmácia e também dicas práticas para ter sucesso nesse segmento. Acompanhe! Por que investir em farmácia online?  O principal motivo que as farmácias têm para abrir uma loja virtual é a crescente demanda pela busca desse tipo de serviço, assim como amplia as atividades do estabelecimento para mais um canal de venda. O número de compras de medicamentos e outros itens disponibilizados nas drogarias pela internet já era grande, mas foi impulsionado pela pandemia do novo coronavírus. Segundo uma pesquisa divulgada pelo portal E-commerce Brasil, apenas em maio deste ano o setor farmacêutico cresceu 21% na internet. Já em fevereiro, no início da pandemia, o crescimento foi de 146%. Isso mostra que, mesmo com regras de flexibilização estarem sendo implementadas em boa parte das cidades brasileiras, um grupo de pessoas ainda não se sente confortável para voltar a fazer compras presenciais na farmácia. Ao mesmo passo, o isolamento social fez cocomportamento. Por conta disso, a tendência é que, mesmo quando a pandemia estiver totalmente controlada, a busca por farmácias virtuais siga em alta. 7 dicas práticas para ter uma farmácia virtual de sucesso Para ter êxito ao levar o seu negócio para a internet, algumas ações e táticas precisam ser seguidas. Veja a seguir! 1. Conheça a legislação para farmácia online A legislação que regulamenta a venda de medicamentos pela internet é a RDC nº 44, da Anvisa. Entre outras coisas, a norma exige que as farmácias virtuais tenham uma loja física. Ou seja, não é possível trabalhar apenas com e-commerce no setor farmacêutico. Além disso, a loja virtual para farmácia precisa disponibilizar um farmacêutico online, 24 horas por dia, para que dúvidas dos clientes sejam tiradas. É interessante que esse atendimento seja disponibilizado em um local visível do site, como em um banner para iniciar o chat. A lei RDC nº 44 também afirma que a comercialização de antibióticos e medicamentos com a tarja preta não pode ser feita pela internet. Nesse caso, é preciso que o cliente seja informado sobre a ida dele até à sede da drogaria e apresente a receita médica, que em alguns casos fica retida. 2. Tenha uma boa plataforma de e-commerce Ter uma plataforma de e-commerce eficiente é fundamental para o sucesso de uma loja virtual para farmácia. Ao contratar esse serviço, questione os desenvolvedores sobre questões como o layout e o design do site, que precisa ser rápido, intuitivo e fácil de usar. Também é muito importante que o seu e-commerce seja desenvolvido em uma plataforma responsiva, ou seja, que se adapta a qualquer tipo de tela. Dessa maneira, se o cliente acessar a loja em um celular com a tela pequena, terá uma experiência tão boa quanto a de alguém que acessa por um computador. 3. Trabalhe bem a divulgação da farmácia online A divulgação da sua loja virtual para farmácia também merece uma atenção especial. Nesse sentido, usar os canais digitais é a melhor opção para fazer o seu marketing, tendo em vista que os clientes que compram online estão nessas mídias. Depois de analisar o perfil do seu cliente, crie a estratégia de comunicação conforme seu objetivo. A criação de posts pode ser uma das ações nas redes sociais (Facebook, Instagram), destacando essa modalidade de atendimento. Também informe as promoções e benefícios que eventualmente ofereça, como a entrega grátis. 4. Mantenha o controle de estoque sempre atualizado Quando falamos em controle de estoque para farmácia virtual, os cuidados não diferem muito do que é recomendado para estabelecimentos físicos. Você deve, no entanto, ter o cuidado para que todas as retiradas sejam atualizadas de imediato. Se por acaso um produto faltar, por exemplo, ele não pode seguir aparecendo no site para os clientes colocarem no carrinho. Por isso, tudo deve ser muito bem alinhado e organizado, para que falhas não se tornem comuns e os consumidores se sintam frustrados. 5. Tenha um bom mix de produtos Assim como a sua loja física, o e-commerce também deve ter um bom mix de produtos, com medicamentos, cosméticos, linha de perfumaria, entre outras categorias. Em suma, todos os setores que já existem na farmácia devem migrar para a sua versão digital. Também podem ser criadas páginas exclusivas para determinados tipos de clientes, como um espaço masculino para produtos voltados para os homens, como espuma de barbear, shampoos, gel para cabelo, entre outros. 6. Controle financeiro No que se refere ao controle financeiro, a principal mudança que você enfrentará está relacionada às novas despesas e receitas que o negócio terá. Agora será necessário investir em questões que talvez antes não eram pensadas, como pagar uma hospedagem de site mais eficiente, fazer a manutenção da plataforma de e-commerce, marketing e mídia paga, banco de imagens para os produtos no site, além de estratégias de expansão da farmácia online.  Novas formas de pagamento também podem surgir na loja virtual para farmácia, como os realizados por meio de QR Codes ou links. Isso deve ser categorizado no seu fluxo de caixa, para que se possa trabalhar efetivamente. 7. Conte com um bom serviço de delivery A forma como as entregas serão realizadas para os clientes da sua loja virtual também deverá ser pensada. Você deve colocar tudo na ponta do lápis para saber se vale a pena contratar entregadores próprios ou terceirizados, por exemplo. O serviço de delivery também precisa garantir entregas eficientes, no horário em que os clientes solicitarem. Para isso, contar com um sistema de gestão logística é essencial, para que se possa controlar os trajetos e atividades dos motoboys. Seguindo essas dicas, você terá mais sucesso

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Como o gerenciamento por categorias ajuda no planejamento de estoque

O gerenciamento por categorias e o estoque da farmácia estão diretamente relacionados. Leia o nosso artigo e entenda! Se você é o responsável pelo setor de compras de uma farmácia, é bem provável que já tenha ouvido falar na relação entre gerenciamento por categorias e estoque, não é mesmo? Muitas vezes apenas chamada de GC, quando uma farmácia desenvolve bem esse processo, ela consegue estruturar melhor o seu posicionamento estratégico e planejar bem o estoque para melhor atender o shopper de acordo com suas necessidades, sendo assertivo na escolha do mix ideal. Vamos lá! Você quer saber como o gerenciamento por categorias ajuda no planejamento de estoque da sua farmácia? Basta seguir a leitura! Por que o gerenciamento por categorias é útil para farmácias Antigamente, drogarias e farmácias eram consideradas ambientes exclusivamente de saúde, assim como consultórios médicos e hospitais. Porém, cada vez mais, esses estabelecimentos deixaram de ser um local onde as pessoas apenas compram seus medicamentos. Atualmente, os estabelecimentos funcionam como uma verdadeira loja de conveniência, com foco no bem-estar, na qualidade de vida e, obviamente, na saúde humana. Produtos de higiene e beleza, cosméticos, perfumarias, determinados tipos de alimentos, entre outros itens podem ser adquiridos nas farmácias/ drogarias. Com essa diversificação, o trabalho de quem gerencia o estoque e as prateleiras também mudou – bastante!  A farmácia pode trabalhar os públicos de forma estratégica, tendo um espaço masculino e outro feminino, por exemplo. Também pode criar diferentes categorias para organizar as suas gôndolas. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Vitrine do Varejo, apenas 58% das pessoas que vão até uma farmácia pretendem comprar medicamentos. Isso quer dizer que mais de 40% dos clientes das drogarias vão até as lojas para adquirir outros produtos. Viu como fazer o gerenciamento por categorias é importante? Afinal, os itens de variedades são tão relevantes para a receita financeira das farmácias, quanto os medicamentos.  Veja os benefícios de uma estratégia de gerenciamento por categorias e estoque para sua farmácia Em uma estratégia de gerenciamento por categorias e estoque, as farmácias e seus clientes obtêm muitos resultados positivos. Veja alguns dos principais! Aumento da lucratividade Ao trabalhar com o gerenciamento por categorias, há um aumento da lucratividade, mas especificamente do ticket médio da farmácia. Isso porque os clientes comprarão mais, tendo em vista a variedade de produtos disponíveis. Se a drogaria vende itens de higiene pessoal, como shampoos e sabonetes, o cliente poderá comprar esses produtos quando for buscar os seus medicamentos. Assim, ele ganha tempo e não precisa ir até o supermercado ou outra loja qualquer para adquirir esses itens. Melhora na eficiência de reposição A relação entre gerenciamento por categorias e estoque também é benéfica no que se refere à eficiência da reposição. Isso acontece porque os clientes terão uma ampla variedade de produtos para escolher, aumentando a quantidade de itens em cada compra. De tal maneira, os itens ficam pouco tempo parados no estoque, minimizando custos e tempo de trabalho, conforme ditam os preceitos da logística “just in time”. Isso evita que os produtos percam o prazo de validade enquanto estiverem armazenados, o que gera prejuízo para a farmácia. Desenvolvimento de promoções chamativas Imagine a seguinte situação: a sua farmácia está com muitos desodorantes masculinos de uma determinada marca “encalhados” no estoque. O produto não caiu no gosto dos clientes e agora o responsável pela administração da drogaria está temendo que eles percam a validade antes de serem vendidos. O que pode ser feito para que o prejuízo seja menor? É bem provável que você tenha pensado em uma promoção, não é mesmo? O problema é que mesmo baixando os custos do desodorante, ele pode não ter a saída desejada. Que tal então montar um kit com outros produtos voltados para o mesmo público? Junte o desodorante a perfumes, cremes de barbear, barbeadores, shampoos, entre outros itens e crie uma cesta especial para o espaço masculino da farmácia!  Essa é uma estratégia interessante para estimular a venda e só pode ser executada quando o comércio varejista tem um bom mix de produtos e faz o gerenciamento por categorias. Afinal, os itens são unidos a outros com a mesma classificação. Planejamento de estoque de acordo com os gostos do público Quando você desenvolve uma estratégia de gerenciamentos por categorias e de estoque na farmácia, consegue ter mais eficiência ao controlar a área de logística do estabelecimento. Isso acontece porque será possível ter mais conhecimento sobre o seu público. Se a sua farmácia vende muitos itens de maquiagem, mas tem pouca procura para perfumaria, por exemplo, isso deve ser considerado no momento de fazer as compras. Assim, os itens que os seus clientes gostam nunca faltarão em estoque. O processo de compra será otimizado! Viu como o gerenciamento por categorias e estoque estão relacionados? Agora você já sabe que essa metodologia de trabalho pode ser muito vantajosa para essa área da farmácia. Por isso, não deixe de executá-la. Lembre-se que, quando precisar fazer compras ou precisar entender mais sobre controle de estoque, nós, da GAM, estamos à disposição. Acesse o nosso site e conheça a nossa empresa e os nossos canais.  

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Reposição de Estoque com qualidade: 4 sinais que sua farmácia precisa dar atenção

Ao observar alguns pontos, você pode melhorar a reposição de estoque em sua drogaria. Confira! Você já parou para pensar se a reposição de estoque da sua drogaria tem qualidade? É preciso ficar sempre de olho em alguns detalhes, principalmente em relação ao controle de estoque, para que sejam evitados prejuízos e os lucros aumentados.  Para que você compreenda quais são esses pontos que precisam ser sempre monitorados, criamos uma lista. Confira a seguir! 5 sinais para ficar de olho na reposição de estoque 1. Realização de inventário  Para ter uma reposição eficiente, fazer um inventário é de fundamental importância. A partir dessa atividade, será possível identificar possíveis casos de excesso ou falta de mercadoria. As drogarias que não têm o hábito de realizar inventários periódicos e correm o risco de ficar com produtos com prazo de validade curto no estoque. Se isso acontecer, as mercadorias não poderão ser vendidas e haverá prejuízo. É comum sistemas de ERP já possuírem rotinas de inventários automatizadas, mas, ainda assim, nem sempre todas as entradas e saídas de produtos são registradas adequadamente em Farmácias. Essas informações precisam ser atualizadas e alimentadas no sistema cotidianamente, sem falta. Somente assim o sistema consegue manter inventários 100% precisos, de acordo com o estoque real do PDV.   O ideal é que o inventário seja realizado pelo menos uma vez por ano, antes que seja feito o planejamento estratégico da farmácia. De tal maneira, o relatório poderá ser utilizado para ajudar a compor a análise SWOT, por exemplo. 2. Adoção da técnica PEPS Por falar em data de validade dos produtos, é importante que você conheça a técnica PEPS, que ajuda muito na reposição de estoque. A sigla significa Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Ou seja, os produtos que deram entrada antes no estoque devem ser os primeiros a serem vendidos para  os clientes. Assim, não acontecerá a perda de itens por conta do prazo de validade expirado. Com a metodologia, os responsáveis pelas compras terão mais controle e poderão fazer negociações com os fornecedores com maior conhecimento do estoque, para que a farmácia não fique desabastecida. Aqui, no entanto, é necessário considerar prioritariamente a validade dos produtos. É possível que uma unidade de determinado produto comprada hoje, por exemplo, tenha validade mais curta que a unidade comprada mês passado.  Portanto, embora a técnica PEPS seja muito interessante, um alerta é prestar bastante atenção nas diferentes validades e prazos de expiração dos produtos no seu PDV.  3. Conhecimento de públicos Para garantir uma boa reposição no estoque da sua farmácia, é muito importante que se tenha um amplo conhecimento sobre os diferentes públicos que a drogaria tem. Para isso, fazer uma pesquisa é interessante, assim como acompanhar a visão que os vendedores têm do público.   Se a farmácia tem uma grande quantidade de consumidores que são portadores de doenças crônicas, por exemplo, jamais deve deixar de ter em estoque os medicamentos prescritos.   Imagine, por exemplo, uma pessoa diabética. Ela precisa comprar insulina todos os meses, para garantir a sua saúde e o seu bem-estar. Se ela tem o hábito comprar na sua farmácia, mas em determinada ocasião não encontrar o remédio que precisa, irá numa concorrente. O problema é que ao ir até outra farmácia, ela poderá se fidelizar à empresa que disputa clientes com você. Ou seja, essa pessoa pode não voltar mais! É por isso que o conhecimento de público é tão importante, para ter uma infraestrutura que possa sanar todas as necessidades dos seus clientes. Saber mais sobre as pessoas que compram de você também é importante para garantir a reposição de produtos mais sazonais. Se a farmácia tem um espaço masculino, por exemplo, que vende produtos de beleza e cosméticos para  homens, precisa estar atenta para os produtos preferidos por esse público. Se a maioria dos clientes prefere um desodorante da marca X, por exemplo, não adianta ter muitas unidades da Y em estoque, tendo em vista que o risco de eles ficarem “encalhados” nas prateleiras é muito maior. 4. Uso da tecnologia Investir em recursos tecnológicos para melhorar a reposição de estoque é bem importante. Fazer um controle de estoque à mão ou com programas simples, como o Excel, é uma tarefa muito suscetível a erros, como falhas de contagem, por exemplo. Existem diversos softwares de gestão que ajudam a fazer o controle de estoque de forma totalmente integrada. De tal forma, quando um produto é vendido no balcão, o atendente já dá a baixa automaticamente na quantidade armazenada.  Assim sendo, o setor de compras terá muito mais facilidade para se planejar e ter mais produtividade nas suas atividades. As chances da farmácia ficar desabastecida, por conta de erros, serão muito menores. Esses são alguns dos principais sinais que devem ser observados para garantir uma reposição de qualidade. Esperamos que este material tenha sido útil e que você possa colocar as dicas que trouxemos em prática, na sua drogaria. Quer continuar aprendendo sobre o tema? Então sugerimos que leia o nosso artigo que fala sobre a importância de um estoque bem planejado em farmácias! Ele traz várias informações relevantes e que podem ser colocadas em prática no seu estabelecimento. Não deixe de acessar o nosso eGAM e confira nosso mix de produtos. Temos parceiros importantes e certamente possuem produtos de grande demanda: Unilever, L´Oréal, Sanofi, EMS, Coty, Kimberly, Medley, Bayer, Colgate entre outras venham conferir!

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A importância de ter um espaço para o público masculino na Farmácia

Ao criar um espaço masculino na farmácia você poderá diversificar o seu público e aumentar o ticket médio. Saiba mais!  Diversificar o público é uma estratégia interessante para qualquer tipo de negócio, tendo em vista que, dessa forma, a quantidade de clientes cresce e os lucros aumentam. É por isso que ter um espaço masculino na farmácia é tão importante.  De acordo com uma pesquisa da Euromonitor, até 2021, o mercado da América Latina será líder nesse segmento, com o Brasil estando acima da média dos demais países.  Assim como as farmácias têm sessões exclusivas para produtos femininos, como esmaltes, tinturas para cabelo, maquiagens etc., o mesmo pode ser feito para os homens. Continue lendo e tire as suas dúvidas sobre o assunto!  Vamos explicar o porquê de ter um espaço masculino na drogaria, como atrair esse público, quais são os produtos que não podem faltar e muito mais. Vamos lá? Por que ter um espaço masculino na farmácia? Uma reportagem da revista Forbes traz dados interessantes sobre o mercado de cuidados pessoais para homens. Segundo a publicação, o Brasil é o segundo país em que mais se vendem cosméticos e produtos de beleza para o público masculino, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Porém, não é apenas a procura por cosméticos que justifica a criação de um espaço masculino na farmácia. É cada vez mais comum que os homens se tornem responsáveis por adquirir medicamentos e outros produtos relacionados aos cuidados para toda a família. Pode-se considerar ainda o crescimento do poder de compra dos homens homossexuais. De acordo com uma pesquisa feita pela inSearch e divulgada pelo Sebrae, os homens homossexuais gastam cerca de 30% a mais em bens de consumo do que os heterossexuais.  Como montar o espaço masculino na drogaria? Entendidos os motivos para montar um espaço masculino na farmácia e os potenciais de ganho que eles proporcionam, é chegado o momento de colocar a mão na massa e criar esse local no estabelecimento. Veja algumas dicas! Separe os produtos por categorias Ao montar um espaço masculino na farmácia, é interessante que você separe os produtos por categorias. Itens para o cabelo, por exemplo, podem compartilhar a mesma prateleira. O mesmo vale para perfumes, cremes etc. Também é interessante criar sessões de produtos para nichos específicos de público.  Organize os itens de forma estratégica Os itens precisam ser organizados de maneira estratégica na farmácia, para chamar a atenção dos consumidores. A ideia é fazer com que os produtos contenham uma história, façam uma situação ser criada na cabeça de quem está comprando. Os shampoos para cabelo, por exemplo, podem ficar próximos dos géis, dos produtos para barba, entre outros. Como um item complementa o outro, é essencial que isso seja visualizado pelo cliente, para que ele possa comprar mais do que havia planejado inicialmente.  Você pode usar a estratégia de cross merchandising, por exemplo, para atrair a venda casada e fazer com que o shopper faça compras por impulso ou por lembrança. Ex: creme de barbear ao lado da lâmina de barbear / preservativo ao lado dos lubrificantes / esponja de barbear ao lado da espuma de barbear.  Outro ponto importante a ser destacado é que essa categoria nunca deve ser próxima (frente/ou lado) da categoria feminina/cuidados femininos. Precisa ser em uma área mais neutra, por causa da particularidade de compra de cada categoria (um encontro desses dois perfis de consumo, inclusive, pode atrapalhar a conta.  Ex: mulher com vergonha de escolher absorvente ou produtos de cuidado íntimo quando um homem estiver próximo, ou o shopper da categoria masculina não ficar à vontade para escolher seu produto perto de crianças (categoria infantil) ou mulheres. Faça com que o espaço masculino seja localizado de forma atrativa Por falar nisso, é muito importante que o espaço masculino na farmácia seja localizado de forma atrativa e, de preferência, muito bem sinalizado (a comunicação, nesse momento, precisa ser clara).  Qualquer vendedor que for questionado vai reconhecer que os homens são muito mais objetivos do que as mulheres. Eles saem de casa com a ideia fixa de que vão comprar um produto X e buscam por somente aquilo nas lojas, ao contrário de muitas mulheres que, por vezes, preferem conhecer novos produtos, perguntar sobre as novidades etc. Para driblar essa objetividade dos homens, eles precisam ver os produtos destinados a eles assim que entram na farmácia. De tal maneira, cresce a chance deles comprarem mais e a drogaria crescer o seu ticket médio.  Nessa categoria, é essencial ter preço em tudo e em todas as prescrições do produto, do pagamento, da promoção bem clara, pois homens, geralmente, não possuem o hábito de pesquisa, muito menos sentem-se confortáveis em questionar um atendente. Sem essa comunicação precisa, a chance de compra diminui.   Que estratégias podem ser usadas para atrair o público masculino? Para atrair o público masculino para a sua farmácia, podem ser feitas diversas ações, em meios físicos e digitais. É preciso usar a criatividade para ganhar a atenção desse público e fazer com que eles prefiram a sua farmácia. Nas redes sociais, como no Facebook e no Instagram, você pode criar anúncios patrocinados segmentados para o público masculino da sua região, por exemplo. Quais são os produtos indispensáveis no espaço masculino de uma farmácia? Existem diversos tipos de produtos que podem fazer parte do espaço masculino na farmácia e você pode personalizá-lo, de acordo com as preferências do seu público. No entanto, alguns itens são indispensáveis, utilizados pela maioria dos homens e, por isso, devem fazer parte do ambiente dedicado a eles. Exemplos disso são os diferentes tipos de  aparelhos e espumas de barbear, preservativos, desodorantes, perfumes, shampoos, gel para cabelo, sabonetes, protetores solar, sabonete masculino, tratamento para barba, kits de presente, lubrificantes etc.  É importante também prestar atenção na sazonalidade dos produtos. Em determinadas épocas do ano pode haver mais procura por determinados itens. No verão, por exemplo, a busca por desodorante tende a ser maior. Questões como essas devem ser observadas para garantir mais sucesso nas vendas. Além

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