Conhecer o papel das categorias é importante para que se possa gerenciar melhor o PDV e conquistar melhores resultados em sua farmácia.
Com essa estratégia de trade marketing bem executada, o ticket médio e a lucratividade, em geral, crescerão em sua farmácia. Continue com a leitura para saber mais!
Gerenciamento por categorias: entenda o conceito
Antes de falarmos sobre o papel estratégico das categorias, é interessante aprender ou relembrar o conceito de GC. Vamos lá?
O gerenciamento por categorias (GC) é uma estratégia cujo objetivo é aumentar a lucratividade dos estabelecimentos do comércio varejista, entregando uma melhor experiência de compra para o shopper.
O GC, portanto, é uma técnica de merchandising com a função de orientar grupos de produtos derivados e complementares. Ao mesmo tempo, se busca aumentar os lucros da farmácia, a partir dessa estratégia.
As 4 classificações do papel para categorias em farmácias
Para praticar o GC, entender o conceito de categorias é demasiadamente relevante. Podemos defini-las como grupos de produtos complementares que servem para atender as necessidades dos shoppers e consumidores.
O papel estratégico para as categorias devem ser classificadas de acordo com algumas estratégias, como o posicionamento de mercado e o comportamento de compra dos clientes.
Além disso, percebem-se muitos benefícios ao adotar essa estratégia, como a otimização dos recursos investidos, a alocação dos espaços corretos para venda, ações promocionais e retorno do investimento.
Para definir as o papel das categorias, o gestor da farmácia pode utilizar uma série de ferramentas. São exemplos: a análise da cesta de compras, o comportamento dos shoppers, a análise da sazonalidade, as tendências de mercado e a participação do grupo de produtos no faturamento do estabelecimento.
Ainda sobre o GC, é importante lembrar que o papel das categorias pode mudar, de acordo com as particularidades de cada negócio e de seus clientes.
Nas estratégias de GC, o papel das categorias são classificados de acordo com a função que elas desempenham e a capacidade de atrair clientes para a farmácia. Veja, a seguir, quais são eles!
1. Destino
Os produtos da categoria “Destino” são aqueles em que a loja em questão é o melhor lugar para se comprar aquele produto.
No caso de uma farmácia, por exemplo, podemos dizer que os produtos da categoria Destino são os medicamentos. Afinal, esse tipo de item não pode ser comercializado em outros estabelecimentos comerciais.
Confira as características:
2. Rotina
Fazem parte da categoria Rotina, os produtos que o consumidor identifica como uma necessidade para o seu dia a dia e que sempre lembra de comprar.
É o caso, por exemplo, dos itens de higiene pessoal, como sabonetes, shampoos, desodorantes, entre outros. Afinal, eles fazem parte das rotinas dos consumidores e podem ser encontrados em uma farmácia para venda.
Confira as características:
3. Ocasionais/sazonal
Os produtos da categoria Ocasionais são aqueles que têm oscilação de vendas durante o ano, de modo que são mais procurados em determinadas épocas.
Aqui podemos usar como exemplo os protetores solares e bronzeadores, que são bem mais procurados no verão, quando as pessoas vão mais à praia ou à piscina.
Confira as características:
4. Conveniência
Os itens da categoria Conveniência atendem aos desejos emergenciais ou pontuais dos clientes da farmácia.
Entre os exemplos estão curativos, remédios para dor de cabeça, preservativos, entre outros. Geralmente, nas drogarias, os produtos de Conveniência fazem parte do setor conhecido como “farmacinha”.
Confira as características:
Agora que conhece o papel das categorias e a importância do GC para melhorar os resultados da sua farmácia, coloque tudo isso em prática!
Para saber mais sobre o assunto, leia agora o nosso artigo que fala sobre os benefícios do gerenciamento por categorias nas farmácias.