Você sabe o que representa o setor de não medicamentos de uma farmácia? São todos os produtos classificados como não medicamentos, isto é, perfumaria, alimentos especiais, produtos de higiene, beleza e diversas categorias isentas de prescrição médica.
Ao trabalhar bem com esses itens, a lucratividade da farmácia tende a aumentar, tendo em vista que as pessoas buscarão o estabelecimento não apenas para comprar medicamentos, mas também produtos voltados para a beleza e cuidados pessoais.
Essa situação pode ser comprovada, de acordo com os dados da Abrafarma de 2020, que nos últimos dois anos o movimento de vendas de não medicamentos faturou o equivalente a 32% do total deste comércio. Mas a contribuição pode ser ainda mais expressiva e isso pode ser muito interessante, já que a maior parte destes produtos deixa boas margens. Por isso, vale a pena dar uma olhada nas dicas abaixo.
Veja 5 ações para aumentar as suas vendas de não medicamentos
Ter uma área fora do balcão com disponibilidade, fácil acesso ao cliente e bem estruturada em sua farmácia é relevante para aumentar a lucratividade. No entanto, para que os lucros realmente cresçam, é importante que algumas estratégias sejam desenvolvidas.
Veja, a seguir, uma série de estratégias para aumentar as vendas de perfumaria na sua farmácia!
1. Tenha um bom mix de produtos
Ter um mix variado de produtos é essencial para que as vendas de perfumaria, na sua farmácia, sejam eficientes. No entanto, não vale a pena sair comprando produtos sem ter uma estratégia muito bem definida por trás.
Ao elaborar o mix de produtos da sua farmácia, é importante que você tenha um conhecimento aprofundado do seu público, algo que pode ser conquistado através de pesquisas.
É importante que tenha um mix que atinja a todos os públicos da farmácia. Na área destinada para vendas de shampoos, por exemplo, devem ser contemplados produtos para todos os tipos de cabelo, para que haja opções para todos os clientes.
Além dos shampoos para cabelos, também podem ser oferecidas opções para barba, que devem ficar na área de produtos masculinos da farmácia.
2. Desenvolva ações no ponto de venda
Para aumentar as vendas de não medicamentos, uma boa ideia é realizar ações na própria farmácia, como a demonstração de produtos.
Se você vende uma linha de esmaltes exclusiva, por exemplo, pode convidar manicures para aplicar o produto gratuitamente nas unhas das clientes que o comprarem.
Assim, chama atenção das pessoas que estão na farmácia para comprar outros itens, como medicamentos, que acabam adquirindo também os produtos de perfumaria.
Vale lembrar que ações do tipo podem ser divulgadas nas redes sociais e outras mídias, para chamar mais público.
3. Aposte nas estratégias sazonais
Para aumentar as vendas de perfumaria na farmácia, é interessante desenvolver estratégias sazonais. É o caso, por exemplo, de ações desenvolvidas em datas específicas, como o Dia Internacional da Mulher.
A sua farmácia pode aproveitar essa ocasião e desenvolver kits com produtos femininos, como dermocosméticos. Dessa forma, as pessoas que vão até o estabelecimento podem comprá-los para presentear mulheres especiais, como a mãe, a esposa, a namorada ou uma amiga.
O mesmo pode ser feito em outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia dos Namorados etc.
4. Organize os itens de forma adequada nas prateleiras e gôndolas
Ter tudo muito bem organizado na farmácia é necessário, para que os shoppers encontrem tudo aquilo que eles procuram e também para que realizem compras por impulso.
Para manter tudo muito bem organizado, podem ser desenvolvidas estratégias como o gerenciamento por categoria.
Ao praticar uma estratégia de gerenciamento por categoria, você consegue oferecer uma melhor experiência de compra para os clientes, fazendo com que as vendas das linhas de perfumaria e também de outras áreas da farmácia cresçam de forma significativa.
5. Faça uma divulgação eficiente nas redes sociais
O marketing digital é um grande parceiro para que as farmácias vendam mais e as redes sociais, que fazem parte desse universo, possam ser utilizadas em estratégias para impulsionar a venda de perfumarias.
Você pode fazer publicações evidenciando os produtos, mas também produzir conteúdos que sejam menos publicitários, sem apenas apresentar determinado item e o seu preço, por exemplo.
Vamos imaginar que a sua farmácia venda tinturas de cabelo. Que tal convidar algumas clientes para tingir as madeixas e fazer vídeos mostrando o antes e o depois da aplicação?
Publicações do tipo podem alcançar uma grande audiência, fazendo com que várias clientes procurem a sua farmácia para comprar as tinturas e ficar com um cabelo tão bonito quanto os apresentados nas suas redes.
Essas são as nossas dicas de estratégias para aumentar as vendas de produtos de perfumaria em sua farmácia. Não deixe de executá-las para conquistar ainda mais lucratividade e ter um estabelecimento que não para de crescer.
Este conteúdo foi útil para você? Então, confira agora 15 dicas para montar uma farmácia de sucesso!