Aprenda a desenvolver um planejamento estratégico para ajudar na gestão de sua farmácia
Através de um planejamento estratégico é possível criar planos de ações para sua farmácia, envolvendo metas, objetivos e principalmente formas de alcançá-los. Nesse processo de desenvolvimento, será possível concentrar foco e forças nos lugares certos para manter seu estabelecimento sempre forte, competitivo e crescendo no mercado. Trata-se de uma ferramenta de grande importância para todo e qualquer gerente farmacêutico. Que tal aproveitar esse artigo para desenvolver um planejamento para 2020?
Quer saber como desenvolver? Continue lendo esse artigo.
Vantagens de um planejamento estratégico para a gestão de sua farmácia
O setor farmacêutico é extremamente competitivo, e para manter ou atrair um fluxo de clientes, é preciso investir tempo e energia em um planejamento estratégico. Quando feito de forma correta, é possível colher uma série de vantagens, sendo as principais:
- Seguir caminhos lineares rumo aos objetivos;
- Visualizar oportunidades;
- Maior controle financeiro;
- Transformar ameaças em oportunidades.
Se uma farmácia não traçar metas de curto, médio e longo prazo, assim como não definir investimentos, passará por momentos delicados. Quem não traça um planejamento estratégico, não consegue se adequar a grande variedade de cenários, expondo as finanças a grandes riscos.
Questões a se considerar antes de montar um planejamento estratégico
Para um planejamento estratégico de sucesso, é importante levar cinco questões em consideração antes de sua montagem:
- Avaliar a estratégia vigente;
- Considerar o ambiente;
- Apontar a direção a ser seguida;
- Identificar o nível estratégico;
- Ter um resumo do planejamento.
O primeiro passo consiste na identificação do caminho que a empresa segue, em seguida, é necessário avaliar se o ambiente é propício para se cumprir a missão estipulada. O passo seguinte é estabelecer o caminho a ser seguido pela farmácia no próximo período de tempo, assim como a viabilidade estratégica. Por fim, em um pequeno documento, basta finalizar o planejamento antes de colocá-lo em prática.
Ao término dessas etapas, é hora de implementar essas estratégias. Para isso será necessário:
Divulgação – transmita aos funcionários o que espera da atuação deles;
Preparação e organização – investimento em incentivos, como treinamentos e mudanças estruturais, caso necessário;
Acompanhamento – tenha todas as ideias do planejamento estratégico anotadas, controlando-as para que possam ser cumpridas.
Montando um planejamento estratégico funcional
Montar e colocar um plano de estratégia em ação é trabalhoso, porém é mais simples do que muitos podem imaginar. Uma vez que se monte toda a estrutura funcional, basta apenas manter o modelo alimentado, tornando seu giro muito mais fácil.
A recomendação nesse caso, é trabalhar com as seguintes ferramentas estratégicas:
- Avalie a situação de sua farmácia no ano anterior e identifique quais foram as mudanças realizadas voltadas a crescimento;
- Determine o foco de atuação, criando uma lista com dez objetivos realistas (e otimistas) que possam ser atingidos em até um ano;
- Avalie mensalmente o desenvolvimento do planejamento até que o objetivo final seja atingido;
- Defina pontos fortes e fracos de sua farmácia;
- Garanta que haja recursos suficientes para o seu plano de ação;
- Deixe claro para os colaboradores sua importância para o cumprimento de prazos e alcance de metas;
- Defina pessoas para acompanhar diferentes partes do plano, como forma de monitorar, revisar e estimular o andamento do plano.
Outro ponto importante é ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Afinal, para que uma farmácia funcione existe toda uma equipe atuando conjuntamente, por isso dar voz aos funcionários, ouvir sugestões e críticas é de fundamental importância dentro de um planejamento estratégico.
Além disso, também solicitar informações dos clientes também é algo que deve ser encaixado dentro desse planejamento, críticas e sugestões são sempre bem-vindas, afinal, o cliente sempre tem razão.
Embora seja algo trabalhoso no início, mas que uma vez montado, pode ser usado de maneira funcional e constante. Sem um planejamento estratégico sua farmácia pode estar fadada ao ostracismo e o fracasso. Pense nisso.
Depois de aprender sobre planejamento estratégico, que tal começar a se planejar para o próximo ano junto com a GAM? Temos ótimos preço quando se fala de fármacos de qualidade, abasteça seu estoque agora mesmo clicando aqui.
Por fim, caso ainda não seja cliente, basta acessar esse link, fazer o seu cadastro e aproveitar as oportunidades especialmente desenvolvidas para sua farmácia.