Créditos de imagem: Newtrade.
Você já deve saber o quão importante é o posicionamento dos produtos no PDV, não é mesmo? Entre outros espaços, a ponta de gôndola precisa ser muito bem trabalhada, para atrair os olhares dos shoppers e aumentar as vendas da sua farmácia.
Aqui, no blog da GAM, sempre trazemos dicas interessantes para você otimizar os processos e melhorar as vendas da sua drogaria. Neste conteúdo, vamos falar sobre como montar uma ponta de gôndola assertiva. Continue a leitura!
O que é ponta de gôndola?
As gôndolas são definidas como um conjunto de diversas prateleiras com produtos expostos nos pontos de venda.
As pontas de gôndola, portanto, são prateleiras menores, que ficam na lateral das gôndolas comuns. Elas servem para preencher os espaços vazios no PDV e adicionam mais espaço para os clientes.
Explorar as pontas de gôndola estrategicamente pode fazer com que os clientes percebam determinados produtos que eles não estavam pensando em comprar inicialmente. Isso ajuda a aumentar o ticket médio da farmácia e tornar o negócio mais lucrativo.
4 dicas para montar uma ponta de gôndola assertiva
Para que você saiba como montar uma ponta de gôndola assertiva e explorar ao máximo esse espaço da sua farmácia, listamos 4 dicas que podem contribuir com o sucesso do seu negócio. Confira!
1. Abasteça o espaço com até três produtos
Quando falamos em organização de ponta de gôndola, é importante lembrar de abastecer o espaço com, no máximo, três produtos diferentes.
Como o espaço é pequeno, se você colocar mais tipos de produtos, poderá deixar o shopper confuso, por conta da poluição visual. Logo, a estratégia não traria os resultados esperados.
2. Use a ponta de gôndola para expor itens em promoção
Nada impede que você use os mesmos itens que estão expostos no corredor na ponta de gôndola. Porém, vale destacar, que o principal objetivo desse espaço é vender itens que estão em promoção.
Por isso, é recomendado que se evite fazer uma extensão da ponta de gôndola. Prefira trabalhar esse espaço com exclusividade, até para que o shopper vá se acostumando a olhar esse local sempre que for à farmácia e quiser conferir os itens promocionais.
3. Comunique o shopper sobre os itens expostos na ponta de gôndola
É importante que você comunique os shoppers sobre os itens que estão expostos na ponta de gôndola.
Para isso, você pode investir em cartazes de tamanho A4 e colocar bem no centro, proporcionando uma boa visualização no campo de visão de quem entra na farmácia.
Outra dica é fazer fotos do espaço bem organizado, focando o cartaz, e publicar nas redes sociais. Isso fará com que os seguidores da farmácia na internet também fiquem informados sobre os produtos em oferta.
4. Explore o cross merchandising
O cross merchandising é uma estratégia que trabalha diversas áreas da mente humana e pode ser uma excelente alternativa para aplicar nas pontas de gôndola da sua farmácia.
A estratégia visa inserir vários produtos relacionados em um mesmo lugar, para que o cliente olhe e já imagine o que fará com todos aqueles itens juntos.
Você pode colocar fraldas, lenços umedecidos e talco juntos na ponta de gôndola, por exemplo. Assim, os pais que observarem os produtos já poderão comprar tudo o que precisam para para os cuidados de higiene dos bebês.
Se estiver explorando produtos de higiene pessoal, pode colocar sabonetes, shampoos e desodorantes na prateleira.
Enfim, as combinações de cross merchandising que podem ser feitas são muitas. Use a criatividade, mas não esqueça de combinar apenas três itens, conforme explicamos.
Benefícios de explorar corretamente as pontas de gôndola no PDV
As gôndolas organizadas trazem diversos benefícios para a farmácia. Por isso, você deve usar esse espaço nobre para rentabilizar o estabelecimento.
Entre as principais vantagens de explorar corretamente as pontas de gôndola no PDV está o aumento do ticket médio. Afinal, o cliente poderá comprar produtos que não estavam no seu planejamento de compras inicial. Isso ocorre, principalmente, quando o cross merchandising é bem trabalhado.
Além disso, com as gôndolas bem organizadas, o shopper terá uma experiência de compras muito mais positiva. Ele encontrará os produtos que precisa com facilidade, tendo em vista que tudo será disposto numa sequência lógica.
As pessoas têm rotinas corridas e não gostam de perder muito tempo fazendo compras em farmácias e outros estabelecimentos comerciais. Por isso, ao ter gôndolas organizadas, você também agiliza o atendimento e consegue fidelizar clientes.
Não deixe de colocar essas dicas em prática na sua farmácia! Organize as suas pontas de gôndola estrategicamente e veja as suas vendas subirem.
Siga em nosso blog! Leia agora o nosso artigo que fala sobre os tipos de categorias para gerenciar em seu PDV.
Créditos de imagem: Newtrade.