Conheça a importância da precificação inteligente para farmácias e como aplicar em seu negócio!
Para que uma farmácia funcione de maneira correta e adequada, são muitas as nuances que precisam estar alinhadas.
Treinamento de funcionários, fornecedores de produtos, diversidade de mercadorias e estratégias diferenciadas são alguns exemplos disso.
No entanto, existe outro ponto muito importante: a adequação de preços. Então, se você quiser saber mais sobre assunto, basta continuar com a leitura!
Compreendendo a precificação inteligente para farmácias
Antes do surgimento de técnicas modernas de precificação, que contam com diversos fatores até a definição do preço final, esse processo era bastante diferente.
Talvez você não se lembre, mas era comum precificar visando apenas a margem de renda necessária para pagar todas as despesas do negócio e ainda garantir lucro para a empresa.
No entanto, esse processo mudou e é importante você entender como ele funciona hoje em dia.
Distribuição de preço por compensação
Nos dias de hoje, existem produtos dentro de uma farmácia que são categorizados como geradores de tráfego. Sendo responsáveis por atrair os clientes para dentro do estabelecimento, gerando uma sensação de “baixo preço” para o consumidor.
Esses produtos são considerados como de baixa rentabilidade para o negócio. É relativamente comum não ganhar quase nada em produtos geradores de tráfego, mas eles são válidos desde que seja possível compensar essa perda com outras mercadorias.
A essa prática, se dá o nome de distribuição de preço por compensação.
Farmácia possui diferentes tipos de produtos
A diversidade de produtos em uma farmácia é bastante grande, podendo existir produtos considerados de emoção, necessidade e angústia. Ao se utilizar desse tipo de categorização, se torna mais simples precificar os produtos da sua farmácia.
Afinal de contas, você precisa garantir a média final de lucro ao fim do mês, não é mesmo?
E para isso, existem várias técnicas, que sempre sempre garantem percepção de “barato” para o consumidor, permitindo, assim, a lucratividade necessária para se manter competitiva no mercado.
De acordo com Cadri Awad, consultor para farmácias e drogarias com atuação nacional, “a precificação inteligente para farmácias é fundamental, uma vez que 88% das pessoas não costumam pesquisar preços e quase sempre fazem compra no mesmo local”
Ele também destaca que “embora o preço seja principal fator de escolha, quando o cliente entende que o estabelecimento pratica bons valores, isso acaba por promover uma fidelização. É por isso que fazer uso desse tipo de estratégia é fundamental para que uma farmácia se mantenha competitiva”.
Estoque e mix de produtos são fundamentais
Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de aplicar uma precificação inteligente na sua farmácia: o tamanho do estoque e o mix de produtos.
Tamanho do estoque
Muitas vezes, o estoque de algumas farmácias é pequeno demais para se aplicar uma precificação inteligente.
Isso acaba não dando margem para concessão de descontos e coberturas que consequentemente se transformará em lucro.
Tentar aplicar uma precificação inteligente com um estoque pequeno, realmente, não é o ideal.
Mix de produtos
Muitas farmácias possuem mix de produtos que não atendem a necessidade do seu público.
Com uma diversidade de produtos que não tem a rotatividade desejada e que ficam estagnados nas prateleiras, a precificação inteligente não funcionará.
Afinal, como você praticará o processo de compensação em algo que não tem saída no seu estabelecimento?
Por isso, é fundamental uma organização de estoque prévia e uma boa definição de mix de produtos de acordo com seu público-alvo.
Como calcular de forma assertiva o preço de um produto?
Nesse momento, você pode já estar se perguntando: ok, mas como calcular de forma assertiva o preço de um produto?
O primeiro passo é realizar um demonstrativo de resultado financeiro, também conhecido como demonstrativo de lucros e perdas – PDL. Esse demonstrativo mostra o potencial de lucro do negócio.
Trata-se de uma ferramenta à disposição do farmacêutico, que com habilidades gerenciais, permite mensurar dados financeiros, através de perdas, custos, receitas e lucros, possibilitando, assim, a realização de uma projeção da situação financeira da empresa, visando garantir estabilidade.
Com essa ferramenta, pode-se saber qual é a quantidade de desconto possível de conceder em determinados produtos, garantindo que haja uma cobertura para outras mercadorias.
A compensação é o verdadeiro segredo da precificação inteligente para farmácias, pois promove “perdas” mínimas em alguns produtos e ganhos consideráveis em outros.
Existem hoje no mercado empresas de consultoria que desenvolvem planilhas de Excel ou Softwares específicos de automatização da precificação inteligente, para que seja possível alcançar a precificação mais adequada à farmácia, levando em consideração sua área de atuação. Tudo de modo automatizado e facilitado.
Esses softwares têm como principais finalidades:
- Definir o resultado financeiro que a farmácia precisa;
- Definir a melhor técnica de precificação condizente com a área de atuação da farmácia;
- Definir o perfil de vendas da farmácia.
Com isso, todos os processos de definição de valores e possíveis concessões de desconto são automaticamente atualizados para que a farmácia seja capaz de atingir seus objetivos financeiros.
4 passos para colocar em prática a precificação inteligente na sua farmácia
Como forma de tornar o processo de precificação inteligente mais fácil, mostraremos agora o passo a passo de como seguir com o plano de ação.
Primeiro passo: demonstrativo de lucros e perdas
O primeiro passo é fazer o demonstrativo de lucros e perdas para descobrir qual é o potencial de lucro da farmácia. Com esse potencial definido, será possível saber se o mesmo está ou não de acordo com o que estabelecimento deseja atingir.
Caso o potencial de lucro esteja em desacordo, será preciso tomar as medidas necessárias para que o lucro final esteja dentro dos parâmetros do que a empresa precisa alcançar.
Segundo passo: análise de estoque
Analisar o estoque é de fundamental importância antes de aplicar a precificação inteligente. Caso o estoque esteja abaixo do ideal, é preciso fazer sua recomposição, promovendo ampliação da estocagem, o que permitirá elevação das vendas, mesmo com concessão de descontos, sendo possível margem de cobertura para geração de lucro.
Terceiro passo: observar o mix de produtos
Após fazer o demonstrativo de lucros e perdas e analisar o estoque, ainda é necessário analisar se o mix de produtos da farmácia é consoante ao posicionamento estratégico e ao público-alvo da farmácia.
Quarto passo: aplicar a precificação inteligente
A precificação inteligente para farmácias só poderá, enfim, ser aplicada após uma organização total dos bastidores, passando por controles financeiros, estoque organizado e mix de produtos bem definidos. Ou seja, é necessário que a parte administrativa esteja totalmente organizada.
Somente após toda essa organização prévia e com a ajuda de uma ferramenta apropriada, será possível aplicar a precificação inteligente em sua farmácia.
Diferente do que muitos podem acreditar, a precificação inteligente não é algo difícil de ser feita, porém, trata-se de um processo relativamente trabalhoso, mas necessário, tanto para a saúde financeira da farmácia, como para a sobrevivência da farmácia no mercado competitivo.
Se você ainda tem dúvidas sobre precificação inteligente para a sua farmácia e quer de esclarecê-las, entre em contato com os nossos consultores clicando aqui.