Entenda o conceito de preço x valor e a importância do valor percebido
Clientes de farmácias muitas vezes buscam alguns estabelecimentos pensando em preço, afinal, é da natureza humana querer pagar menores quantias por um determinado produto. Entretanto, pensando em manter e conquistar novos consumidores, é papel do gestor entender a diferença de preço vs valor e ainda saber aplicar o conceito de valor percebido.
Se você não conhece nenhum desses conceitos, vamos explicá-los no conteúdo de hoje. Por isso, sugerimos que continue a leitura do artigo a seguir.
Preço vs Valor: o que podemos aprender sobre o assunto?
Ao receber um cliente em sua farmácia ele pode questionar: qual é o valor de tal medicamento ou o preço de determinado fármaco?
Embora possa parecer claro para alguns, o que muitos outros podem não saber, é que as respostas para essas questões podem ser completamente diferentes e acredite, possui grande impacto no funcionamento de sua farmácia.
Uma vez levantada a dúvida sobre preço vs valor, é hora de compreender cada um desses conceitos.
Entendendo o conceito de preço
De maneira simples, preço significa quanto custa em dinheiro determinado serviço, ou no caso de uma farmácia, determinado produto, aquele, cujo cliente irá investir no momento de uma negociação de compra.
Podemos afirmar que preço é aquilo que pode ser contado e quantificado. Os principais fatores que que devem ser levados em consideração na hora de colocar preço em algo é:
Custo da produção, no caso de um medicamento;
- Margem de lucro que se pretende adquirir sobre a venda de determinado item;
- A demanda por esse produto;
- Os preços praticados pela concorrência;
- O perfil dos clientes que se pretende atingir com o produto comercializado.
Mas e quando preços praticados em determinados serviços ou produtos são semelhantes, como o cliente faz a escolha? É aí que entra o valor e é sobre ele que iremos falar agora.
A importância do valor
O valor, ao contrário do preço não é algo tangível, ou seja, que possa ser tocado.
Em termos diretos, é possível afirmar que o valor é o resultado, a satisfação, o benefício, a vantagem que determinado serviço, ou no caso, produto, traz, levando em consideração as expectativas e necessidades do consumidor.
O valor muitas vezes não se liga ao bem propriamente dito, mas sim o que ele pode representar ao cliente. Como é o caso, por exemplo, de um efeito positivo de um medicamento sobre a saúde do consumidor.
Os principais fatores que influenciam o valor de algo são:
- Atributos;
- Qualidades;
- Necessidades.
A composição dessas três características, são primordiais para a definição de valores de algum bem ou serviço.
Mas além da questão que envolve o preço vs valor, existe também, o que se chama de valor percebido. Como mostraremos agora.
Compreendendo o valor percebido
Você certamente já passou por alguma situação em que determinado produto não valia o preço que era cobrado, ou então, pagou o preço integral de determinada mercadoria por achar que ela valia cada centavo de investimento.
Pois bem, levando em conta o custo x benefício apresentado pelo produto, o cliente é capaz de perceber se o item realmente vale o preço que está sendo cobrado e esse é o verdadeiro conceito de valor percebido.
Essa percepção que o cliente tem a respeito de um valor de um produto é muito importante e deve se fazer presente em estratégias de comunicação de uma farmácia. Isso, pelo simples fato de que justamente o valor percebido que faz o produto ou então, o serviço se destacar, sem depender exclusivamente do preço.
Nesse caso, a melhor forma de colocar em prática o conceito de valor percebido é mostrar aos clientes, a diferença de comprar medicamentos, suplementos ou qualquer outro tipo de produto em sua farmácia.
As melhores maneiras de se colocar o valor percebido em prática na sua farmácia são:
- Manter atendentes informados e atenciosos;
- Ser de fácil acesso ao estabelecimento;
- Ter ou manter facilidades de comprar, atendimento e/ou pagamento;
- Ofertar diferentes serviços, tais como delivery ou atendimento à distância via aplicativos de mensagens;
- Se possível e fazer sentido para o seu negócio, criar promoções;
- Ter um mix variado e assertivo de produtos.
- Horário de funcionamento, organização, limpeza, iluminação e temperatura ambiente da loja;
- Serviços de assistência farmacêutica;
Se você não oferece nada de diferente, o cliente vai perguntar por preço!
Então agora que você já sabe qual é a diferença entre preço, valor e valor percebido, não esqueça de navegar em nosso blog e conhecer outros conteúdos de interesse para você e seu negócio. Clique aqui agora mesmo e descubra os melhores materiais GAM!