O cuidado e a preocupação com a pele, os cabelos, as unhas e o corpo deixaram de ser algo exclusivamente feminino para ganhar cada vez mais espaço no universo masculino. Aparelhos de barbear, cremes e pós-barba, desodorantes, shampoos e condicionadores, tinturas e dermocosméticos tornaram-se parte da rotina de cuidado do homem. E, para garantir um cliente satisfeito e fiel, é muito importante adequar a farmácia para receber o público masculino, que se torna cada vez mais exigente na busca do bem-estar, beleza, saúde e qualidade de vida.
No universo masculino, é possível identificar dois perfis distintos de shoppers na farmácia. Um perfil que compra no “modo automático”, sem pensar muito em marca ou benefício do produto que está levando para casa e o outro que busca o diferencial, que conhece os produtos, que busca algo específico para determinada área do corpo e conhece os benefícios do produto que está levando. São dois perfis diferentes que exigem preparo da farmácia para atender da melhor forma possível, e, garantir assim, a fidelidade na hora da compra e uma jornada de compra customizada.
Conheça um pouco mais cada perfil
Para aqueles que compram de forma automática, é comum passar pouco tempo na frente da gôndola e, normalmente, comprar sempre os produtos em que confiam. Por isso, os artigos precisam sempre estar disponíveis e ter embalagens fáceis de encontrar.
No outro lado, há os interessados na categoria, um perfil que passa mais tempo na gôndola, procurando seus produtos e lendo os rótulos. Para agradar este shopper, é importante que o PDV exponha os benefícios e funções dos produtos, ajudando-o a fazer a melhor escolha.
É neste ponto que a comunicação entra como essencial. Apresentar os produtos, mostrar as suas funcionalidades, a que se destinam e não esquecer as promoções são pontos fundamentais. Especialmente neste período do ano onde há a preparação do estoque para o Dia dos Pais.
Esta é uma data onde os produtos direcionados ao público masculino ganham ainda mais destaque. De olho na gestão de mix para agosto, onde há uma data comemorativa importante e que conecta ao universo masculino, o shopper também fará a compra para presentear. Portanto, este é o momento adequado para aumentar o sortimento e mix de produtos, garantindo opções de escolha e soluções diferenciadas. Neste período é interessante investir em kits presenteáveis.
Foco no gerenciamento por categorias de cuidado do homem
Na hora de pensar no gerenciamento das categorias, é necessário estar atento aos pontos que podem fazer a diferença na hora da compra. Por isso, é importante que o PDV tenha um local/mundo exclusivo para esse público. Sendo assim, confira algumas orientações de onde criar o espaço para a categoria de cuidado masculino:
- Coloque esta área numa região de fácil acesso já que, em sua maioria, são itens de reposição;
- Exponha a categoria em gôndolas de centro;
- Coloque os produtos relacionados ao cuidado do homem no mesmo ou próximo ao corredor de cuidados pessoais (higiene bucal, desodorantes, cuidado íntimo, cuidado adulto).
Saiba mais sobre o seu público
Sabendo quais são os itens mais procurados pelos homens, especialmente por aqueles que são clientes da farmácia, é possível expor os itens na gôndola ou no checkout sempre seguindo a sequência de produtos de maior para menor valor agregado e destacando os produtos que dão mais margem, porém, para isso, é necessário avaliar os relatórios gerenciais da farmácia.
Agora que você já sabe a importância de manter uma linha completa e variada de produtos voltados ao universo masculino, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. Faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas!