Recentemente, o portal Vitrine do Varejo publicou uma reportagem em que destaca uma previsão feita pela Close-up International para 2022. Segundo o estudo, o setor farmacêutico deverá crescer 15% neste ano, sendo importante investir em estratégias para ter mais lucro com produtos sazonais.
Com a chegada das estações mais frias do ano, o outono e o inverno, o gestor de farmácia deve começar a colocar em prática estratégias para vender mais nesse período.
Quer saber quais são as novidades da estação e como impulsionar as vendas da sua farmácia no momento atual? Então, continue lendo o nosso artigo!
Produtos sazonais mais buscados no outono/inverno
Para impulsionar as vendas e até mesmo aumentar o ticket médio da sua farmácia, é importante que você conheça quais são os produtos sazonais mais buscados no outono e no inverno.
Veja, a seguir, uma lista de itens que costumam vender mais nos meses mais frios do ano!
Antigripais
A gripe e os resfriados estão entre as doenças mais comuns no inverno. Por isso, a venda de medicamentos antigripais tende a crescer muito nesse período.
Você pode montar kits com comprimidos, vitamina C, xaropes e soro fisiológico para inalação, por exemplo. Assim, as pessoas poderão comprar esse “combo” e se recuperarem mais rapidamente do resfriado.
Também é importante lembrar que, por ser uma doença muito comum e de simples tratamento, muitas pessoas não procuram atendimento médico para tratar a gripe.
Para contornar essa situação e evitar a automedicação, a sua farmácia pode se diferenciar da concorrência oferecendo tratamento gratuito no consultório farmacêutico.
A ideia é que o farmacêutico oriente sobre o uso dos antigripais e, nos casos mais graves, sugira a consulta com um médico.
Lenços descartáveis
Assim como a gripe, as alergias respiratórias, como a rinite e a sinusite, ocorrem com frequência nos dias mais frios.
Logo, as pessoas compram mais lenços descartáveis, para fazer a higienização do nariz de forma rápida e prática. Vale a pena fazer esse investimento.
Protetores labiais
O frio dificulta a hidratação dos lábios, fazendo com que as rachaduras e machucados na boca apareçam mais facilmente.
Entre os produtos sazonais do outono/inverno, portanto, também estão os protetores labiais.
Autoteste para covid-19
Desde fevereiro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a venda de autoteste para covid-19 em farmácias.
Nessa modalidade do exame, o paciente compra um kit e, em sua casa, consegue se testar e verificar se está contaminado pelo novo coronavírus ou não.
Como os sintomas gripais são mais comuns no inverno, é provável que as pessoas queiram saber se estão ou não com covid-19. Por isso, o autoteste pode vender bastante nessa estação.
Dermocosméticos
No verão, as vendas de protetores solares e produtos para controlar a oleosidade da pele aumentam de forma considerável. No outono e no inverno, porém, as pessoas costumam se queixar com o ressecamento do rosto e outras partes do corpo.
Investir na venda de dermocosméticos, como cremes hidratantes com vitaminas para a pele e os cabelos é uma excelente ideia.
Além disso, os dermatologistas costumam indicar tratamentos de pele mais agressivos, como o uso de esfoliantes e cremes com ácidos para remoção de manchas, no inverno. Isso porque os raios de sol são menos intensos e causam menos danos à pele, quando associados a esses produtos.
Dicas práticas para vender mais nas estações mais frias do ano
Agora que você já conhece alguns dos produtos sazonais que mais vendem no inverno, vamos apresentar algumas dicas para potencializar ainda mais os seus lucros.
Faça uma exposição adequada dos produtos da estação
Os produtos sazonais devem ser expostos de forma diferenciada na drogaria. Para isso, você pode criar um ponto extra no PDV, como ilhas para os dermocosméticos e cestões para remédios antigripais.
Você também pode explorar os espaços de checkout, ou seja, o balcão de pagamento e o percurso que deve ser feito para chegar até lá. Deixe alguns frascos de vitamina C nesse espaço, por exemplo, para que os shoppers lembrem da importância desses suplementos para não gripar no inverno.
Tenha um bom mix de produtos
É importante que o shopper tenha uma ampla variedade de produtos à sua disposição. Isso faz com que ele possa escolher as marcas que mais gosta e saiba que pode encontrar de tudo em sua drogaria.
O sortimento é uma das principais formas de aumentar o ticket médio de uma farmácia. Ou seja, você não pode deixar esse tipo de estratégia de fora das ações de outono/inverno.
Aposte no delivery
Apesar dos números de contaminações pela covid-19 estarem em declínio em todos o país e até mesmo o uso de máscaras ter sido liberado em muitas cidades, há ainda quem tenha medo de se infectar pelo coronavírus.
Além disso, a recomendação dos órgãos de saúde é para que as pessoas com sintomas gripais fiquem em casa e evitem espalhar os vírus respiratórios pelas ruas.
Em meio a esse cenário, o delivery deverá seguir em alta no outono/inverno 2022. Por isso, siga fazendo vendas por telefone, redes sociais, WhatsApp e outros canais.
Acreditamos no potencial da sua farmácia no outono/inverno 2022! Para ter ainda mais sucesso, leia agora o nosso post com mais dicas para vender produtos sazonais e ter uma boa lucratividade!