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Ter um programa de fidelidade recompensa os clientes por escolher comprar no seu negócio. Além disso, esse tipo de estratégia incentiva a lealdade dos shoppers e incentivam-nos a continuar frequentando a sua farmácia.
Neste artigo, falaremos sobre os principais tipos de programas de fidelidade para farmácias e apresentaremos um passo a passo para você aplicar essa estratégia no seu PDV. Confira, a seguir!
Programa de fidelidade: Entenda o que é
Programas de fidelidade são iniciativas das empresas para recompensar e incentivar a lealdade dos clientes.
Eles oferecem benefícios, como descontos, ofertas exclusivas e outras vantagens, aos shoppers que compram frequentemente no negócio.
O objetivo dessa estratégia é fidelizar os clientes e mantê-los retornando para futuras compras. Assim, a farmácia sempre manterá uma boa lucratividade e poderá até mesmo otimizar os seus investimentos em marketing.
Principais tipos de programas de fidelidade
Existem diversos tipos de programas de fidelidade que as farmácias podem oferecer aos seus clientes. Abaixo, veja quais são os mais comuns:
Programa de pontos
Os clientes ganham pontos por cada compra realizada na farmácia, que podem ser trocados por descontos ou produtos.
Programa de descontos
Os clientes recebem descontos em suas compras futuras, com base nas compras realizadas anteriormente.
Programa de membro exclusivo
Os clientes são eleitos membros exclusivos com base em seu histórico de compras ou outros critérios estabelecidos pela farmácia.
Eles recebem vantagens adicionais, como acesso a promoções exclusivas e ofertas especiais.
Programa de coalizão
São iniciativas que unem os programas de fidelidade de diferentes marcas para oferecer mais benefícios aos consumidores. Por exemplo, ao gastar em uma loja, o cliente pode ganhar vantagens em outras.
Os pontos acumulados com compras em uma rede de drogarias, por exemplo, podem ser trocados por descontos ou produtos em uma rede de supermercados.
Nesse modelo, os dados são administrados pelo operador do programa, restringindo o acesso à base de dados pelas redes varejistas associadas.
Esses são alguns dos principais tipos de programas de fidelidade que as farmácias podem oferecer.
A escolha do programa certo dependerá das metas e objetivos do negócio, assim como do perfil dos seus clientes.
7 passos para criar boas estratégias de programa de fidelidade no seu PDV
Para que você crie um bom programa de fidelidade na sua farmácia e possa tirar o máximo de proveito dessa estratégia, fizemos um passo a passo. Veja:
1º passo: conheça o seu público-alvo
É preciso que você entenda as preferências, necessidades e comportamentos de compra dos clientes para criar uma estratégia personalizada.
2º passo: defina os seus objetivos
Também é necessário que você defina os objetivos que você deseja alcançar com o programa de fidelidade, como aumentar as vendas, retenção de clientes ou aumentar a satisfação dos consumidores.
3º passo: escolha o modelo de programa de fidelidade
Escolha o modelo que mais se adequa ao seu negócio, como programa de pontos, programa de recompensas ou programa de coalizão.
Para fazer a melhor escolha, é importante levar em consideração os seus objetivos e o público que deseja atingir, conforme explicado nos tópicos anteriores.
4º passo: ofereça benefícios atrativos
Crie recompensas que sejam realmente atrativas para os clientes, como descontos, brindes exclusivos, acesso a eventos especiais etc.
Lembre-se que, para ter adesão dos clientes, os programas precisam realmente ser úteis e vantajosos para eles.
5º passo: facilite o processo de adesão
Para atrair mais participantes, o processo de adesão ao programa de fidelidade deve ser simples e fácil de ser realizado, tanto presencialmente quanto online.
Nesse sentido, é uma boa prática promover um treinamento para os seus colaboradores, para que eles saibam como proceder, caso um cliente peça para se cadastrar no programa.
Além disso, eles precisam promover a ação, explicando para os clientes que forem até a sua loja, como realizar a inscrição.
6º passo: tenho uma comunicação eficaz
Promova o seu programa de fidelidade de forma clara e eficaz, seja por meio de anúncios em mídias sociais, comunicações por email ou ações de marketing
Caso você tenha uma equipe de marketing trabalhando para a sua farmácia, convém informá-los do programa de fidelidade, para que a divulgação seja incluída nas atividades planejadas.
7º passo: análise e ajuste o programa de fidelidade, conforme a necessidade
Monitore o desempenho do programa de fidelidade regularmente e ajuste-o se necessário, para garantir que ele esteja alcançando os objetivos desejados.
Com esse passo a passo seguido à risca, você tem tudo para conquistar ótimos resultados com os programas de fidelidade.
E para continuar apostando no crescimento da sua farmácia, confira agora 5 detalhes que influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor.
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