Quem trabalha no comércio varejista já percebeu que os shoppers estão cada vez mais atentos e bem informados. Por isso, é importante que os gestores de farmácias entendam e se adequem a essa nova geração de consumidores. Somente assim será possível usar canais digitais, como as redes sociais, para ajudar na decisão de compra.
Para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Perfil do Shopper do Futuro, divulgada em uma reportagem do portal S.A. Varejo, 44% dos shoppers fazem pesquisas online antes de efetuar compras.
É por esse e outros motivos que a sua farmácia precisa estar nas redes sociais, sempre contribuindo para a decisão de compra do shopper. Isso fará com que as vendas cresçam e você tenha mais resultados positivos no negócio.
A importância da farmácia estar presente nas redes sociais e outros canais de mídia digital
Como explicamos, 44% dos shoppers pesquisam antes de comprar qualquer coisa. É por isso que a sua farmácia precisa investir em produção de conteúdo para as redes sociais e outros canais de mídia digital.
A ideia é que os consumidores e clientes possam se informar nos canais da sua farmácia e não nos de uma concorrente. Indiretamente, isso é responsável pelo crescimento das vendas e fortalecimento da sua marca no mercado.
Afinal, ao mostrar que entende de determinado assunto, a sua farmácia será vista como uma referência, o que impacta na decisão de compra do shopper. Ele preferirá comprar no seu estabelecimento, com o qual ele já estabeleceu uma relação, do que em qualquer outro.
Vale lembrar que as estratégias nas redes sociais não são úteis apenas para quem tem uma farmácia online e vende por meio de e-commerces. Esse tipo de ação também ajuda muito no crescimento das vendas em estabelecimentos físicos.
A escritora Martha Gabriel, no livro “Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital”, explica um conceito chamado cibridismo, termo que une as palavras “ciber” e “hibrido”.
Ao explicar esse conceito, Gabriel comenta que não existem mais barreiras entre um ambiente digital e virtual. As pessoas deixaram de estar conectadas para serem conectadas.
Logo, investir em ações nas redes sociais é de extrema importância para que você possa conquistar mais resultados eficientes nas suas vendas e impactar o poder de decisão de compra.
Veja como as farmácias podem usar as redes sociais para ajudar na decisão de compra do shopper
Quer saber como concorrer de igual para igual com grandes marcas e desenvolver estratégias que ajudam os seus clientes a tomarem uma decisão de compra usando as redes sociais? Então, confira as nossas dicas!
Produza conteúdos informativos para os shoppers
As redes sociais são um canal que, além de proporcionar um melhor relacionamento com a marca, também podem informar os clientes sobre assuntos importantes.
Por isso, é bem interessante que você produza conteúdos informativos, como: sobre inovação, pesquisas interessantes do segmento, tipos de produtos e categorias, por exemplo. Tudo isso é importante para contribuir com a decisão de compra dos shoppers.
Você pode montar um calendário de conteúdos, com os temas sendo distribuídos de acordo com as tendências de venda de cada época.
No verão, por exemplo, você pode produzir posts falando sobre a importância de ter cuidados com a pele ao ir à praia ou à piscina. Dessa forma, estimula a venda de protetores solares.
Divulgue as suas ofertas e promoções
Os preços baixos são sempre um grande chamariz de clientes para qualquer comércio varejista. Por isso, é importante que você divulgue as suas ofertas e promoções!
Mas, tome cuidado! As suas redes sociais não podem virar um folheto repleto de anúncios! Os especialistas em comunicação digital recomendam que seja adotada uma técnica conhecida como 80/20.
A ideia é que 80% dos conteúdos produzidos sejam informativos e apenas 20% mais comerciais, trazendo anúncios de ofertas e promoções. Assim, você evita que as pessoas se cansem de receber propaganda e acabem deixando de seguir os seus perfis.
Faça lives com especialistas convidados
Uma boa ideia para ajudar o shopper a tomar decisões é trazer especialistas para falar sobre determinados assuntos. Um formato de conteúdo que pode explorar bastante isso são as lives.
Vamos supor que a sua farmácia está com uma nova linha de dermocosméticos. Nesse caso, é interessante convidar um dermatologista para fazer uma live e falar sobre o uso correto desses produtos, tirando dúvidas do público, ao vivo, de forma totalmente interativa.
Para atrair mais usuários para assistir a live, você pode fazer um sorteio no final, distribuindo produtos grátis para quem enviar perguntas.
Promova os conteúdos digitais no ambiente físico
Como diz a teoria de Martha Gabriel, as pessoas estão cada vez mais cíbridas, ou seja, conectadas o tempo todo. Por isso, você pode ajudar o shopper a ter uma melhor decisão de compra usando as redes sociais dentro da sua própria farmácia.
Para fazer isso, você pode usar recursos de realidade aumentada, como os QR Codes. Imagine, por exemplo, que você tem uma prateleira com várias marcas de tintura para cabelo.
No canto dessa prateleira você pode colocar um cartaz com um QR Code, que pode ser escaneado pelo celular do shopper para que ele tenha acesso a um tutorial postado em suas redes sociais, explicando como aplicar as tinturas no cabelo, passo a passo.
Dessa forma, o shopper verá como o uso do produto é prático e poderá decidir comprá-lo naquele mesmo momento, aumentando o ticket médio da farmácia.
Além das redes sociais, você pode usar o WhatsApp para potencializar as vendas na sua farmácia. Saiba mais em nosso artigo que aborda esse tema!