Chegou a época mais fria do ano e, além de roupas que costumam ser mais quentes, os dias mais gelados trazem um aumento na incidência de casos de gripes e resfriados. Por isso, é preciso reforçar a saúde no inverno em seu PDV.
A preocupação com a saúde é constante em todas as épocas do ano, porém, no inverno, ela tende a ser ainda mais forte. Com a chegada deste período, também chega o alerta para o aumento dos quadros de doenças respiratórias, que costumam ser mais frequentes na estação. É um momento importante para manter a farmácia abastecida e preparada para suprir as novas demandas do shopper.
Na estação mais fria do ano, é normal que as pessoas visitem as farmácias e drogarias com mais frequência para comprar produtos que ganham uma demanda maior no inverno como descongestionantes, antigripais e xaropes. Produtos para aliviar os sintomas das doenças e até mesmo preveni-las.
Preocupação com o estoque na saúde do inverno
Por isso, é muito importante estar atento aos medicamentos destinados ao tratamento da gripe e do resfriado nos meses mais frios. Por conta da sazonalidade, a categoria de antigripais acaba sendo impulsionador de movimento para as lojas. É fundamental garantir o estoque correto, mas é primordial ficar atento às regras de exposição, atendimento e segurança, tanto para os profissionais, como para os clientes que buscam por medicamentos e produtos com mais frequência nesta época do ano.
Vale lembrar que, mesmo que a pandemia da Covid-19 tenha saído da emergência global, ainda é muito importante manter cuidados como deixar o ambiente arejado, manter à disposição álcool em gel para a higienização, entre outras ações que dificultem também a proliferação dos vírus.
Agrupar por categorias também
faz a diferença Não esqueça que o gerenciamento por categorias é muito importante em todos os períodos do ano, e não seria diferente durante a época mais fria dele. Isso mostra com mais facilidade os produtos disponíveis e também apresenta ao shopper as novidades do mercado. É uma facilidade na hora da compra que precisa ser mantida e que é uma das garantias de boas vendas.
Além disso, é muito importante manter a equipe capacitada para ouvir com atenção as necessidades do cliente para buscar atender ou superar suas expectativas.
Focar no atendimento faz a diferença em qualquer estação do ano. Fideliza o shopper e faz ele ter a certeza que na farmácia encontrará o que precisa para sua saúde e bem-estar. A disponibilidade de bons produtos nas prateleiras e gôndolas fará a diferença nas vendas durante a estação mais fria do ano, não esqueça disso!