Você já parou para pensar se a sua farmácia tem um bom mix de produtos? Caso ainda não tenha atentado para essa questão, convém levantar esse questionamento. Isso porque o sortimento permite que a sua drogaria seja mais atualizada, prática e competitiva.
Ao fazer uma análise de sortimento, você melhora o mix da sua farmácia e consegue ter mais êxito nas vendas. Afinal, os seus clientes terão os produtos que eles necessitam à disposição.
Caso você tenha muitas dúvidas sobre o assunto, não se preocupe! A seguir, esclarecemos os principais questionamentos que os farmacêuticos e gestores de farmácia têm sobre o tema. Acompanhe!
O que é sortimento de produtos e qual é a sua relação com o mix de produtos?
Sortimento é o nome dado a tudo que se comercializa dentro de uma loja. Nesse sentido, os produtos são divididos em categorias e subcategorias, de acordo com as necessidades do estabelecimento.
A sua farmácia pode ter uma categoria para as maquiagens, por exemplo. Dentro dela, existem outras subcategorias, como os batons, as sombras, as bases, os corretivos, etc.
Outras classificações ainda podem ser criadas dentro de cada subcategoria. Os batons, por exemplo, podem ser cintilantes, cremosos, com efeito matte, etc.
Quando é apostado uma variedade de itens de cada categoria e subcategoria, podemos dizer que a farmácia tem um bom mix de produtos.
Qual é a diferença entre sortimento por variedade e sortimento por profundidade?
Há ainda diferentes tipos de sortimento, que impactam na forma como é formado o mix de produtos da farmácia. Estamos falando aqui sobre o sortimento por variedade e por profundidade.
O sortimento por variedade corresponde à quantidade de categorias, marcas e departamentos que estão disponíveis em uma loja.
Já o sortimento por profundidade está relacionado ao número de SKUs registrados dentro de cada categoria. Ou seja, pela quantidade de itens de cada tipo que está armazenada em seu estoque.
Por que é importante ficar atento ao sortimento da farmácia?
Definir o mix de produtos da farmácia é muito importante e pode impactar o fluxo de caixa do negócio.
Os gestores das drogarias devem ficar atentos às diferentes modalidades de sortimento, para definir a melhor estratégia para cada situação.
Para ter uma maior variedade de produtos na farmácia, é preciso apostar em mais categorias, marcas e departamentos na farmácia. Já para ter mais profundidade, é preciso ter muitos itens na mesma categoria.
Na prática, quanto mais especializada em determinado segmento uma farmácia for, menos categorias ela terá. Ao mesmo passo, terá um mix maior de produtos na área em que é especialista.
Vamos para um exemplo prático? Imagine uma farmácia que fica em um bairro nobre de uma grande cidade e tem muitos clientes que adoram maquiagem.
Essa farmácia pode se especializar nesse segmento e oferecer inúmeras alternativas de rímel e bases para os mais variados tons de pele, por exemplo.
Agora vamos mudar de foco e imaginar uma farmácia que fica junto a um posto de combustível. Será que para essa drogaria vale a pena investir pesado em um mix de produtos com muitas opções de maquiagem?
Provavelmente não, concorda? O público dessa farmácia é mais generalista e busca por produtos mais voltados para a conveniência, como remédios para resfriados, antiácidos, itens de higiene pessoal, entre outros.
Compreender as características do sortimento da farmácia, portanto, é essencial para não deixar faltar no estoque os produtos preferidos dos seus clientes.
Como aplicar o sortimento na farmácia e melhorar o mix de produtos?
Para que você saiba como aplicar o sortimento na farmácia e melhorar o mix de produtos do seu negócio, listamos algumas dicas práticas. Acompanhe!
Pesquise e conheça o shopper
Pesquisar e conhecer o shopper é importante para que você possa escolher melhor os nichos que podem ser mais explorados em sua farmácia.
Os seus clientes gostam de perfumes? Então, é uma boa ideia apostar em um mix mais variado no departamento de perfumaria, por exemplo.
Analise a concorrência direta e indireta
Como é o mix de produtos nas suas concorrentes? Observe isso e veja como as outras farmácias da região se comportam.
A ideia não é copiar estratégias, mas sim se diferenciar e apostar em opções mais interessantes para o seu público.
Faça boas negociações comerciais
Fazer boas negociações com os seus fornecedores é outro ponto muito relevante. A ideia é ter boas parcerias comerciais, para nunca deixar faltar nas prateleiras os produtos preferidos dos seus clientes.
Avalie e acompanhe o ciclo de vida e a performance dos produtos
O ciclo de vida dos produtos também devem ser avaliados, para que o mix da sua farmácia esteja sempre atualizado.
Acompanhar a moda, por exemplo, é importante para drogarias que apostam na venda de maquiagens e itens de beleza.
Pode ser que surja uma tendência de cabelos vermelhos e muitas pessoas procurem uma tintura dessa cor, o que gera alta demanda do produto. Porém, quando a moda passar, a busca por esse produto cairá de forma significativa.
Investigue as inovações no mercado
As inovações de mercado também devem ser investigadas e exploradas pela sua farmácia. Com o uso de ferramentas de software e aplicativos, por exemplo, você pode observar quais produtos vendem mais, estabelecer curvas e oferecer um sortimento mais adequado.
Ter um mix de produtos bem trabalhados resultará em mais vendas para a sua farmácia. Por isso, não deixe de apostar nessa estratégia!
E por falar em estratégias interessantes para farmácias, recomendamos que você conheça o conceito de árvore de vendas. Temos um artigo bem interessante sobre esse assunto. Leia agora mesmo!