Créditos de imagem: Fotto: Shutterstock.
Embora você possa pensar que sortimento e mix de produtos são sinônimos, esses conceitos têm significados um pouco diferentes. Para quem é gestor de farmácia, compreendê-los é bem interessante.
Por isso, se você quiser saber mais sobre o assunto e a forma como aplicar esse conhecimento na sua drogaria, prossiga com a leitura!
Saiba o que é o sortimento de produtos
O conceito de sortimento diz respeito ao conjunto de categorias vendidas no estabelecimento.
Ou seja, tratam-se de distribuição de sortimento que o lugar vende, por exemplo: esmaltes, remédios de dor de cabeça, preservativos e pastilhas.
Desta forma, são diversas opções para diversas pessoas que buscam por categorias diferentes, assim, atingindo várias necessidades.
A definição de sortimento para seu PDV deve sempre ser baseada no público-alvo que você possui. Por exemplo, não adianta ter para vender chaveiro, se não é algo que seu cliente tem interesse de comprar.
Isso é o sortimento!
Veja agora o que é mix de produtos
Quando falamos em mix de produtos, variedade é uma das primeiras palavras que vem à cabeça.
É justamente isso que o mix representa, uma grande variedade de produtos, com a mesma função, porém de marcas diferentes.
A sua farmácia pode vender várias marcas de esmaltes, por exemplo. Dessa forma, os clientes poderão optar pelo produto que gostam mais ou que estiver com um valor mais acessível.
Trabalhar com um bom mix de produtos é muito importante e interessante, tendo em vista que as pessoas tendem a ser fiéis a determinadas marcas.
Dessa forma, se uma cliente for até à drogaria querendo comprar um esmalte da marca X, mas você só trabalhar com a Y, ela poderá acabar desistindo da compra.
Ou seja, irá até outra farmácia, onde existe o produto que ela deseja comprar. Lá, ela poderá se tornar uma cliente fiel e não voltar mais ao seu estabelecimento.
A importância de trabalhar com um bom sortimento e mix de produtos na farmácia
O sortimento e o mix de produtos são muito importantes para as farmácias. A partir dessas estratégias é possível fazer análises para identificar qual o equilíbrio adequado de produtos para uma drogaria,
A forma mais adequada para fazer uma gestão de sortimento e mix é conhecendo o seu público, bem como as suas necessidades e anseios. Por isso, as pesquisas de opinião são sempre uma boa estratégia.
Quando você tem um bom mix e sortimento, consegue compor as gôndolas e prateleiras da sua farmácia com itens que realmente são de interesse de seus clientes e podem gerar boas vendas.
Além disso, quando o cliente encontra tudo o que ele precisa na sua farmácia, não terá mais a necessidade de ir a outros estabelecimentos. Ou seja, você conquistará a fidelização dos clientes.
O ticket médio da farmácia também sobe, tendo em vista que aumenta a quantidade de produtos que se encontram à disposição dos clientes para compra.
Um bom sortimento e mix de produtos também contribui para que você melhore o planejamento de estoque da farmácia. Leia agora o nosso artigo que fala sobre isso!
Créditos de imagem: Fotto: Shutterstock.