A busca por práticas de sustentabilidade e eco-friendly tem se tornado uma prioridade em diferentes setores. No campo farmacêutico isso também é uma realidade e é por isso que você, gestor de farmácia, precisa estar por dentro desse assunto.
Ao investir em práticas sustentáveis, além de fazer a sua parte para vivermos em um mundo melhor, você atrairá mais clientes para a sua farmácia.
Então, fica uma questão para você refletir: a sua farmácia já é sustentável? Para encontrar a resposta para essa pergunta e saber como proceder para se tornar eco-friendly, continue lendo.
O que é uma farmácia sustentável?
Uma farmácia sustentável é aquela que busca reduzir seu impacto ambiental por meio da adoção de práticas e políticas que consideram o planeta, as comunidades e a economia.
Isso envolve a implementação de medidas para diminuir o desperdício, o uso de recursos naturais e a poluição. Tudo isso ao mesmo tempo em que promove a saúde e o bem-estar dos clientes e dos funcionários.
5 dicas para tornar a sua farmácia mais sustentável
Para que a sustentabilidade seja incorporada ao DNA da sua farmácia, há algumas boas práticas que podem ser executadas. Veja, a seguir, algumas dicas:
Comercialize produtos eco-friendly
Oferecer uma variedade de produtos eco-friendly e sustentáveis é uma estratégia poderosa. Isso porque você poderá se apoiar em marcas que já são reconhecidas por serem eco-friendly.
São exemplos de produtos eco-friendly: medicamentos naturais, alimentos orgânicos, produtos de higiene pessoal e limpeza fabricados com ingredientes sustentáveis e embalagens biodegradáveis ou recicláveis.
Torne-se um ponto de coleta de blister
Os blisters (embalagens individuais de medicamentos) geralmente não são recicláveis nos métodos tradicionais devido à sua composição.
Tornar-se um ponto de coleta para reciclar essas embalagens é uma maneira inteligente de ajudar os clientes a descartá-las corretamente. Assim, você ajuda a sua comunidade a contribuir para a redução do impacto ambiental.
Reduza o uso de plástico
Minimize o uso de sacolas plásticas, oferecendo alternativas reutilizáveis ou biodegradáveis. A sua farmácia pode mandar fazer ecobags personalizadas para vender ou dar de brinde para os consumidores.
Além disso, procure formas de reduzir o uso de embalagens plásticas nos produtos vendidos, incentivando embalagens recarregáveis ou a granel. Sabonetes líquidos, xampus, perfumes e outros produtos podem ser vendidos em refil, por exemplo.
Promova a conscientização entre os clientes
Eduque os clientes sobre práticas sustentáveis, como descarte adequado de medicamentos vencidos e embalagens, incentivando-os a adotar hábitos mais ecológicos.
Isso pode ser feito por meio de publicações nas redes sociais, colocação de cartazes e no próprio atendimento do farmacêutico aos pacientes.
Invista em energia renovável e eficiência energética
Instale sistemas de energia solar, adote iluminação LED e implemente medidas para reduzir o consumo de energia na farmácia.
Isso não só reduz os custos operacionais, mas também diminui a pegada de carbono do estabelecimento. E, é claro, agrada os consumidores mais atentos para as questões de sustentabilidade.
Benefícios adotar uma política eco-friendly na sua farmácia
Adotar uma abordagem eco-friendly vai além de atender às demandas do mercado atual. Trata-se de uma oportunidade para a farmácia ser parte ativa na construção de um futuro mais sustentável.
Ao apostar na sustentabilidade, você poderá observar vários benefícios tangíveis e intangíveis na sua drogaria. Entre eles, destacam-se os seguintes:
Engajamento dos clientes
Os clientes estão cada vez mais preocupados com práticas sustentáveis. Ao tornar a farmácia eco-friendly, você atrai e fideliza consumidores conscientes, que valorizam empresas comprometidas com a responsabilidade ambiental.
Isso cria uma conexão emocional com a marca, resultando em lealdade e recomendações positivas para a farmácia. Em especial, esse tipo de ação é interessante para fidelizar pacientes que compram com frequência, como os que utilizam medicamentos de uso contínuo.
Impacto ambiental positivo
Ações sustentáveis, como redução de plástico, reciclagem de embalagens, uso de energia renovável e oferta de produtos eco-friendly, contribuem diretamente para a redução do impacto ambiental.
O resultado disso é menos resíduo, menor consumo de recursos não renováveis e diminuição da poluição. Ou seja, você contribuirá para a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.
Adoção do marketing verde
A diferenciação por meio de práticas sustentáveis é uma estratégia de publicidade eficaz, a qual se dá o nome de marketing verde.
Comunicar as iniciativas eco-friendly da farmácia atrai a atenção de consumidores engajados com questões ambientais.
Além disso, utilizar esses valores como parte da identidade da marca gera uma vantagem competitiva, destacando-se no mercado e fortalecendo a reputação da farmácia.
Redução de custos a longo prazo
A implementação de práticas sustentáveis leva à redução de custos operacionais.
Por exemplo: investir em tecnologias de eficiência energética ou em embalagens mais sustentáveis reduz os gastos com energia e materiais, resultando em economias a longo prazo para a farmácia.
Melhoria da imagem corporativa
Empresas com comprometimento ambiental são percebidas como socialmente responsáveis e éticas.
Essa reputação positiva influencia a percepção dos stakeholders, incluindo clientes, fornecedores e investidores. Ou seja, aumenta-se a credibilidade e a confiança na marca da farmácia.
Para finalizar, lembre-se que a sustentabilidade está diretamente relacionada à tecnologia. Saiba mais em nosso artigo que explica a revolução digital no setor farmacêutico.