Créditos de imagem: Shutterstock.
O ano de 2023 está chegando e com ele uma série de novas tendências para o mercado farmacêutico.
Além de fazer o seu planejamento estratégico para o próximo ano, também é interessante que você saiba como o mercado deverá se comportar nos meses que se aproximam.
Assim, é possível pensar de forma ampla, fazer os investimentos necessários e se manter sempre à frente da concorrência. Veja mais informações, a seguir!
5 maiores tendências do mercado farmacêutico para 2023
Realizamos uma pesquisa sobre as maiores tendências para o mercado farmacêutico em 2023. Veja, abaixo, um compilado com as informações que reunimos!
1. O mercado farmacêutico brasileiro deverá entrar para o Top 5 global
Uma matéria publicada pelo portal Saúde Business trouxe alguns dados interessantes, levantados pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias.
Segundo a publicação, o nosso País conta com mais de 118 mil CNPJs de varejistas no setor farmacêutico e quase 5 mil distribuidores de medicamentos.
O número é bem expressivo, sendo uma fatia do PIB brasileiro que movimentou R$ 66 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021, para você ter uma ideia.
De acordo com os dados levantados pela entidade, a tendência é que, até o final de 2023, o Brasil entre para o Top 5 dos maiores mercados da indústria farmacêutica mundial.
2. O mercado farmacêutico deve avançar 10,5% em 2023
Outra pesquisa que demonstra uma tendência de avanço para o mercado farmacêutico para 2023 foi realizada pela IQVIA, empresa especialista em dados e tecnologia.
O estudo, publicado em matéria do portal Varejo & Consumo, apontou que o mercado farmacêutico deverá crescer em até 10,5% em 2023.
Nesse número estão incluídos o varejo em drogarias, farmácias de manipulação e canais institucionais.
3. Reformulação do programa Farmácia Popular
O Farmácia Popular, programa cujo objetivo é conceder remédios de forma gratuita ou com descontos vantajosos para a população de baixa renda, deverá ser reformulado em 2023.
De acordo com uma reportagem do portal Política Livre, o Instituto Brasileiro de Saúde e Assistência Farmacêutica (IBSFARMA) entregará um projeto de reformulação do programa à equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
A entidade pede a recomposição e ampliação do orçamento do programa Farmácia Popular, que sofreu cortes no governo do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, o novo governo deverá subir o valor destinado ao programa em mais de R$ 1,2 bilhão até o final de 2023.
Para isso, no entanto, a equipe do futuro presidente da república deverá contar com o apoio do Congresso Nacional, para a aprovação das emendas necessárias.
4. Expansão do autoatendimento
A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) divulgou que o autoatendimento já representa 47% das vendas em farmácias.
Por conta disso, as farmácias devem ficar atentas a esse movimento, que deve ter ainda mais crescimento e destaque no decorrer de 2023.
Ainda segundo a Febrafar, no autoatendimento, destaca-se a venda de medicamentos isentos de prescrição, que representam sozinhos 15% das vendas.
5. Atendimento humanizado
O portal Consumidor Moderno apresentou dados interessantes, oriundos de uma pesquisa feita pelo Doctoralia, no que se refere ao atendimento humanizado.
De acordo com o estudo 63% dos brasileiros buscam por um atendimento mais humanizado, quando o assunto são serviços de saúde, como consulta médica, compra de medicamentos ou orientação farmacêutica.
Por isso, é imprescindível que a sua farmácia busque prestar um atendimento mais centrado no paciente. Transformar o estabelecimento em um hub de saúde, com vínculos fortes com a comunidade, é uma boa forma de garantir isso.
E então, gostou de saber quais são as maiores tendências do mercado farmacêutico para 2023? Conhecê-las é muito importante para que você possa conquistar melhores resultados no ano novo que está chegando.
Aproveite e leia também o nosso artigo com dicas para organizar o seu PDV no verão e aumente as vendas na época mais quente do ano!
Créditos de imagem: Shutterstock.