O frio começou a sair de cena e já deu espaço às temperaturas mais quentes. Tudo isso já é visível nas ruas. A primavera está aí e o verão se aproxima trazendo consigo mais calor ao longo dos dias e, isso, faz com que as pessoas se exponham ainda mais ao sol. Como consequência, aumenta a procura por produtos indicados para a proteção contra os raios UVA e UVB. As mudanças das estações são um período do ano que exige um novo planejamento que abrirão espaço para novos protagonistas. No verão, entre produtos que fazem sucesso nas gôndolas das farmácias e drogarias estão os protetores solares, bronzeadores e produtos pós-sol, além dos repelentes.
Ainda que a proteção contra os raios solares deva ser feita todos os dias, assim como os cuidados gerais com a pele, o consumo de fotoprotetores cresce nos meses mais quentes do ano. Diante disso, o mercado de protetores solar atinge seu maior pico de vendas nos próximos meses. Para que a sua farmácia esteja preparada para este momento, a exposição correta destes produtos nas gôndolas irá facilitar a compra do shopper e incrementar seu faturamento.
Não esqueça a oportunidade que surge ao dar destaque a esta categoria nos períodos de pré-verão e verão. Mantenha eles expostos em locais de alto fluxo, por meio de pontos extras e cross-merchandising, facilitando a lembrança e a decisão de compra da categoria. Procure também sinalizar o espaço para que o shopper perceba que o verão está chegando e, mesmo que não tenha ido até a farmácia para comprar um produto de proteção solar, perceba o quanto aquele produto também é importante para a sua saúde.
Sabendo que a procura por produtos relacionados ao verão deve crescer nos próximos meses, o ideal é organizar um ambiente convidativo para que o shopper possa conhecer todas as novidades dos segmentos. Procure manter um alinhamento correto com relação à exposição, mix de produtos e preço na região de atuação.
Não esqueça também de garantir a exposição dos produtos da linha solar em lugares estratégicos, que facilitam a visualização do consumidor. Outro ponto bem importante a ser explorado é a comunicação em todas as mídias onde a sua farmácia estiver presente. Uma boa estratégia de comunicação contribui com o conhecimento dos produtos pelo público atingindo inclusive aqueles que ainda não são consumidores da categoria.
Viu só como é necessário ficar atento a alta das temperaturas? Agora que você já sabe a importância de manter uma linha de proteção solar completa e gerenciada em categorias, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. Aproveite, faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas!