Você já tem uma estratégia comercial com o WhatsApp da farmácia?
Caso ainda não use o aplicativo de troca de mensagens para ações de marketing e atendimento ao cliente, acompanhe abaixo mais detalhes!
Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa publicada pelo Tecnoblog, 99% dos celulares brasileiros têm o aplicativo instalado. Além disso, 93% dos usuários de smartphones usam o WhatsApp todos os dias.
Logo, prestar atendimento por meio do WhatsApp da farmácia é uma excelente alternativa para aumentar as vendas e esclarecer dúvidas dos clientes. Também vale lembrar que os contatos digitais cresceram muito durante a pandemia da Covid-19, já que as pessoas estão saindo menos de casa.
Para ter uma boa estratégia comercial com o WhatsApp da farmácia, no entanto, não basta comprar um celular e instalar o aplicativo. É importante usar a versão empresarial do mensageiro, que oferece recursos adicionais para o atendimento ao cliente.
Além disso, existem algumas boas práticas que devem ser utilizadas para que um bom atendimento seja prestado. Acompanhe, a seguir!
WhatsApp Business: saiba como usar a versão empresarial do aplicativo em sua farmácia
O WhatsApp Business é a versão exclusiva para negócios do mais famoso aplicativo mensageiro do mundo. Para que a sua farmácia tenha sucesso ao prestar atendimento pela internet, é necessário optar por essa versão.
Elaboramos um passo a passo para que você saiba como configurar e explorar os recursos do WhatsApp da farmácia. Veja!
1º passo: baixe o WhatsApp Business
Para baixar o WhatsApp Business, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e pesquisar por esse nome. Você perceberá que o ícone do app é igual o da versão comum, mas tem a letra B dentro do balão verde.
Depois de baixar o aplicativo, faça a instalação, concorde com os termos de uso, insira e verifique o seu número de telefone comercial.
2º passo: crie o seu perfil comercial
Com o aplicativo instalado no celular, crie o seu “perfil comercial”. Essa etapa é bem importante já que você pode disponibilizar uma série de informações úteis para os clientes, como o seu endereço físico, site, horários de atendimento etc.
Depois de preencher todos os dados disponíveis, confirme os dados e faça a publicação. Dessa forma, quando os clientes entrarem em contato por meio do WhatsApp da farmácia, poderão visualizar o seu perfil.
3º passo: explore o recurso de etiquetas
Um dos principais recursos que o WhatsApp Business tem, são as etiquetas. Com essa ferramenta, será possível criar categorias e organizar os contatos, facilitando o atendimento na farmácia.
Podem ser usadas etiquetas para categorizar os novos pedidos, pagamentos que foram efetuados, clientes VIPs, entre tantas outras. Você pode organizar os contatos conforme for melhor para a sua organização.
4º passo: crie e configure as respostas rápidas
Ao usar o WhatsApp Business para farmácias, você também pode criar respostas rápidas. A ideia é que você possa ter um banco de frases para responder a questionamentos que os clientes fazem com frequência.
Preços dos medicamentos, horário de atendimento, abrangência do delivery, entre outras dúvidas frequentes que os seus clientes têm podem servir para criar respostas rápidas. Assim, basta selecionar a frase que responde às perguntas realizadas, otimizando o atendimento.
Para criar respostas rápidas, basta acessar o menu do aplicativo e acessar a opção “configurações da empresa”. Lá, selecione a opção “respostas rápidas” e escreva as mensagens que devem ficar no banco de dados.
5º passo: crie e configure as mensagens de saudação e ausência
No mesmo menu em que criou as respostas rápidas, você pode criar mensagens de saudação e ausência para os seus contatos.
A mensagem de saudação pode ser um texto de boas-vindas, apresentado a todos que iniciarem uma conversa com você. Já a frase de ausência pode ser configurada para ser enviada quando alguém faz contato em um horário em que a farmácia está fechada.
Dicas práticas para prestar um bom atendimento pelo WhatsApp da farmácia
Para que você possa ter ainda mais sucesso ao usar o WhatsApp da farmácia em estratégias comerciais, temos algumas dicas práticas. Observe!
Defina um horário e os responsáveis pelo atendimento via WhatsApp
É importante que você defina um horário para o atendimento via WhatsApp, que pode ser o mesmo do atendimento presencial na farmácia. Divulgue essa informação em suas redes sociais, material publicitário etc.
Também defina os responsáveis por responder os clientes nesse canal e garanta que as respostas sejam enviadas em um curto espaço de tempo.
Tenha uma linguagem padrão no atendimento
É bem provável que mais de uma pessoa fique responsável por responder as solicitações enviadas no WhatsApp da farmácia. Por isso, usar uma linguagem padrão é recomendado.
Por “padrão”, queremos dizer que as saudações, o linguajar, a forma de conversar com o cliente não muda de atendente para atendente. É importante estabelecer uma “comunicação homogênea”, ou seja, bem estruturada e organizada para que o cliente sinta que está falando com a sua farmácia, não com uma pessoa diferente sempre que busca ajuda por WhatsApp.
O ideal é que a conversa não seja tão formal, mas ao mesmo tempo não perca o tom sério e respeitoso. Você pode usar emojis, por exemplo, mas com moderação, apenas para ilustrar uma mensagem de texto ou complementar uma informação de maneira mais descontraída.
Também é recomendado ter muito cuidado para evitar os erros de ortografia e gramática! Caso eles aconteçam, a sua farmácia pode ter a imagem prejudicada e a qualidade do atendimento colocada em xeque.
Tome cuidado com as divulgações
No que se refere à divulgação de produtos e promoções via WhatsApp, alguns cuidados devem ser tomados. Você pode enviar publicidade para os seus contatos que permitirem isso, mas deve ter cuidado de divulgar apenas medicamentos isentos de prescrição médica.
Além disso, para evitar enviar mensagens diretas, que podem ser inoportunas para os clientes, recomenda-se usar a ferramenta stories. Trata-se de um espaço em que as publicações ficam visíveis para todos os seus contatos, por 24 horas.
O WhatsApp da farmácia, quando utilizado corretamente, é uma ferramenta poderosa para melhorar o atendimento do seu negócio. Por isso, não deixe de utilizá-lo e seguir todas as dicas que apresentamos aqui,
Quer continuar descobrindo maneiras de melhorar o atendimento na sua farmácia? Então leia agora o nosso artigo que fala sobre como desenvolver estratégias com os resultados das pesquisas de satisfação.