GAM Distribuidora

Boa gestão em farmácia: como se destacar no mercado competitivo

Ter uma boa gestão em farmácia e saber lidar com a competitividade que o mercado impõe é um desafio diário. Por ser um setor onde o crescimento é cada vez maior, torna-se cada vez mais difícil lidar com a concorrência.

Mas a sua drogaria deve estar pronta para enfrentar a alta competitividade que o mercado exige! É preciso estar sempre atento e traçar estratégias que mantenham a lucratividade do seu negócio em alta.

Por esse motivo, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para se destacar no mercado. Prossiga com a leitura! 

Como fazer uma boa gestão em farmácia?

Uma coisa é certa: a gestão da sua farmácia precisa estar atenta ao mercado e preparada para lidar com a concorrência. Definir uma estratégia é muito importante para manter as coisas no eixo e não comprometer o retorno dos seus investimentos. 

Para que você não fique para trás, é necessário adequar-se aos padrões que o mercado exige. A gestão da sua farmácia precisa estar compatível com o que a demanda pede e constantemente atualizada com as novidades e imposições do mercado farmacêutico. 

Portanto, é vital acompanhar a evolução dos processos dentro da gestão, como a estratégia de venda, o planejamento do PDV, os investimentos e seus retornos, a rotatividade de produtos e colaboradores, o bom gerenciamento da equipe etc. Só assim é possível avaliar e melhorar a performance do seu negócio. 

E lembrando: os clientes são a base de tudo. É conhecendo eles que você vai poder projetar seu futuro: estoque, demandas e, até mesmo, a margem de lucro que você poderá ter em cima de cada produto.

Reduza custos que não agregam retorno

Analisar minuciosamente todos os custos que você tem na sua farmácia é extremamente importante para você ter um resultado positivo na hora de fechar as contas. É o famoso ROI: retorno sobre investimentos. 

Através da avaliação de custos, você consegue otimizar todas as atividades e processos para ter retornos maiores. Assim, cortes de funcionários e vendas não serão impactados, além de possibilitar cadenciar e justificar novos investimentos dentro do seu PDV. 

Para isso, o ideal é fazer uma reunião com financeiro pelo menos uma vez ao mês, com o objetivo de encontrar gaps nas finanças e encontrar soluções futuras para ampliar a margem de lucro do seu negócio. 

Uma dica importante, caso sua farmácia não tenha um sistema integrado, é fazer uma lista com todos os gastos e relacioná-los com o histórico de saídas . Assim, você conseguirá identificar  as despesas e os serviços desnecessários.

Invista na capacitação da equipe 

Você sabe o que é importante para sua equipe? Sabe quais as necessidades da sua farmácia? É hora de você organizar um treinamento e investir em capacitações! 

Cursos que podem agregar conhecimento, palestras motivacionais, workshops para entender e conhecer melhor o perfil dos seus clientes etc. Tudo isso agrega valor a sua marca e será um grande diferencial, que trarão muitos benefícios.

Afinal de contas, é claro: o farmacêutico precisa ter boas práticas ao atender um cliente. Ser qualificado e, além disso, realizar um bom atendimento fará com que o cliente sinta-se acolhido, agregando valor e credibilidade a sua farmácia.

Alguns pontos importantes são: 

  • Conheça os seus produtos;
  • Seja seu próprio cliente;
  • Saiba resolver os problemas de forma eficiente;
  • Dê atenção às necessidades do consumidor;
  • Sempre deseje boas-vindas e o incentive a retornar.

Invista em Marketing Digital

Ter um bom preço já deixou de ser um diferencial no mercado. Com a alta competitividade, você precisa fazer muito mais para se destacar entre seus concorrentes. Por isso, investir em marketing digital para sua farmácia vai te trazer ótimos resultados . 

Uma boa estratégia de marketing eleva o reconhecimento da sua marca no mercado, agrega valor para o seu negócio e aumenta sua lucratividade. O marketing digital faz o seu negócio ser visto e cria oportunidades que fazem crescer a sua demanda. 

Algumas dicas são essenciais se você for investir em marketing digital. Comece identificando seu público e quais as suas necessidades. Construa a persona e ofereça conteúdos que possam agregar valores. Assim você saberá onde e quando investir.

Adeque seu mix de produtos

Possuir variedade na sua farmácia é fundamental para se destacar no mercado competitivo, sabia? 

Atendendo bem seu cliente, repondo produtos de acordo com as estações e estudando seu público-alvo, você saberá quais as reais necessidades do seu negócio e qual a demanda precisará suprir para que seu PDV não fique vazio.

Saber planejar um bom estoque é fundamental para que sua gestão seja excelente. Sua farmácia precisa oferecer a maior variedade possível de produtos para ganhar a confiança do consumidor, mas sabendo o lugar exato para realizar os investimentos e não sofrer com baixo retorno financeiro. 

Viu como pequenos detalhes podem fazer grande diferença? Seguindo essas regras com certeza você fará uma excelente gestão na sua farmácia e terá destaque no mercado. E se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, é só chamar a GAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima