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Como e por que aplicar merchandising no PDV da sua farmácia?

Merchandising no PDV: saiba o que é e a importância de aplicar em sua farmácia!

Existem muitas formas de melhorar o fluxo, funcionamento e consequentemente o ganho em uma farmácia, por isso, cada vez mais se faz notória a importância do merchandising no PDV dentre desse processo de crescimento e otimização funcional. Muitos proprietários de farmácias ainda têm muitas dúvidas sobre a aplicação de diferentes conceitos relacionados à propaganda, expansão e otimização de seu negócio.

Se você é proprietário de uma farmácia, o conteúdo sobre merchandising no PDV de hoje foi produzido sob medida para o seu negócio. Continue a leitura e mude totalmente o modo de operação de seu estabelecimento. Confira.

Introduzindo os conceitos de merchandising no PDV

Merchandising é uma palavra/termo originário da língua inglesa, que pode ser facilmente compreendido como o ato de fazer negócio. Trata-se de técnicas de marketing para planejar uma melhor promoção e oferta de produtos, indicando maneiras de se trabalhar para que se obtenha melhores resultados de vendas.

PDV é uma sigla abreviada para ponto de venda. Se você é proprietário de um estabelecimento, como é o caso da farmácia, você tem um PDV de medicamentos, que pode se expandir para itens de perfumaria, cosméticos, nutracêuticos e suplementos, por exemplo.

Trabalhar o merchandising no PDV é fundamental para qualquer farmácia nos dias de hoje.

Merchandising no PDV em farmácias

Antigamente as farmácias eram compostas por balcões e todos os produtos ficavam atrás dele, onde somente o farmacêutico e atendentes podiam acessá-los. Com o passar dos anos, os hábitos mudaram e prateleiras com produtos sem necessidade de prescrição saíram de trás dos balcões e se tornaram mais acessíveis aos clientes.

Foi a partir desse momento que surgiu a venda por si só, ou seja, sem a necessidade de um vendedor. Essa é uma técnica clássica de merchandising no PDV. Junto à essas mudanças, veio o desafio de fazer com que os clientes comprem em maiores quantidades, para que a farmácia aumente seus ganhos e tenho giro de estoque.

Principais objetivos

Então, os principais objetivos do merchandising no PDV são:

  • Promoção de produtos através de sua exposição;
  • Atrair a atenção do consumidor de maneira positiva, conduzindo-o a compra;
  • Aumentar a visibilidade dos produtos;
  • Acelerar o giro das mercadorias;
  • Informar os consumidores sobre os produtos;
  • Facilitar a busca por produtos;
  • Melhorar a experiência de compra.

Dessa forma, fica clara a necessidade de fazer uso dessa técnica de marketing. Com isso em mente, é hora de dar dicas de como aplicar o merchandising no PDV em sua farmácia.

Dicas para aplicar o merchandising no PDV em sua farmácia

Aplicar o merchandising no PDV em sua farmácia é relativamente fácil, basta seguir as dicas que daremos a seguir.

Variedade e exclusividade de produtos

Esse é um ponto importante de ser mencionado. Quanto mais variedade e maior exclusividade melhor será seu merchandising no PDV. Sua farmácia ficará conhecida pela quantidade e exclusividade, facilitando a fidelização e indicação de novos clientes.

Atendimento

Esse é outro quesito de grande importância. Embora hoje o consumidor compre bastante coisa sozinho, ter funcionários treinados, educados e que conheçam os produtos faz toda a diferença na experiência de compra.

Por isso, ofereça treinamentos regulares a seus funcionários para que sempre atendam da melhor maneira possível.

Exposição de produtos de maneira inteligente

Essa é uma dica de ouro. Se você tem muitos produtos e também exclusividade exponha-os de maneira inteligente.

Os melhores locais para exposição de produtos são:

  • Próximos ao caixa;
  • Próximos ao balcão de atendimento;
  • Vitrines que possam facilmente serem vistas da rua;
  • Pontas de gôndolas.

Além disso, oferecer em dias específicos do mês e da semana testes de alguns produtos, como perfumes, desodorantes, suplementos ou quaisquer outros tipos de manufaturas, é uma ótima estratégia de merchandising no PDV.

GAM pode melhorar o merchandising no PDV da sua farmácia

Ter um fornecedor de qualidade, com bons preços e prazos é uma ótima maneira de aumentar e girar seu estoque, economizar dinheiro e ainda contar com produtos exclusivos em sua farmácia.

Se você busca implantar merchandising no PDV em seu estabelecimento conte com a gente.

No mercado desde a década de 1960, temos uma linha diferenciada de produtos e uma equipe de logística totalmente funcional, podemos contribuir positivamente para a sua farmácia.

Coloque em prática agora mesmo o merchandising no PDV de sua farmácia. Para isso, basta realizar suas compras em nossa plataforma clicando aqui.

Enfim, caso ainda não seja um cliente GAM, faça seu cadastro nesse link e comece a comprar!

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