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4 pilares essenciais para fortalecer a perfumaria na sua farmácia em 2024

4 pilares essenciais para fortalecer a perfumaria na sua farmácia em 2024

Conhecer as tendências de perfumaria para 2024 é extremamente relevante para os gestores de farmácias. Isso se justifica porque esse tipo de produto é cada vez mais procurado pelos consumidores, podendo trazer mais lucros e aumentar o ticket médio dos estabelecimentos.

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as vendas de produtos das linhas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, no último ano, cresceram 15%. Tais dados foram revelados pelo portal Tissue Online.

Com números tão promissores, sem dúvidas, convém conhecer as novidades do segmento para implementá-las em sua farmácia. Saiba mais, na sequência!

Tendências de perfumaria para 2024: 4 pilares para conhecer

Basicamente, as tendências de perfumaria para 2024 se dividem em quatro pilares. Veja quais são eles:

1. Novas fragrâncias

As tendências de perfumaria para 2024 prometem uma experiência olfativa verdadeiramente revolucionária. Antecipando o futuro, os perfumes do próximo ano serão caracterizados por fragrâncias inovadoras e únicas, destacando-se pela incorporação de notas exóticas e ingredientes naturais. 

A versatilidade ganhará destaque com fragrâncias unissex, refletindo a modernidade e a diversidade de gostos. Os perfumes artesanais e personalizados também ganharão terreno, oferecendo uma abordagem única à perfumaria.

As categorias de perfumes orientais e amadeirados manterão sua aura de sofisticação e mistério, enquanto os aromas frescos e cítricos serão ideais para o verão, transmitindo energia e vitalidade. O minimalismo estará em voga, com fragrâncias mais leves e discretas, enquanto as notas florais oferecerão um toque de romantismo e feminilidade.

Esse panorama foi apresentado pelo portal Femmeverso, indicando que 2024 será um ano verdadeiramente notável para a perfumaria.

2. Popularização dos óleos essenciais

Um artigo publicado pelo portal Metrópoles trouxe à tona uma pesquisa interessante: cerca de 30% da população dos Estados Unidos relatou sofrer de irritações causadas por perfumes. 

Além disso, a reportagem apresentou um estudo conduzido pela renomada professora Anne Steinemann, da Universidade de Stanford. Ela revelou que aproximadamente um terço da amostra pesquisada demonstrou sensibilidade a fragrâncias mais populares.

De acordo com a pesquisadora, tal condição pode ter sérios impactos na saúde da população, incluindo dores de cabeça, dificuldades respiratórias, efeitos adversos no bem-estar geral e irritações na pele.

Para reverter esse problema, os pesquisadores apontam os óleos essenciais naturais como alternativas para quem não pode usar perfumes. Logo, esse tipo de produto está em alta e deve vender ainda mais em 2024.

3. Durabilidade e valor

O portal Cosmetic Innovation apurou que 39% dos usuários de perfumarias comprariam novas fragrâncias, caso soubessem que elas são de longa duração.

Como não são considerados itens de primeira necessidade, as pessoas tendem a fazer escolhas mais pensadas ao comprar perfumes, por exemplo.

Logo, é comum que seja considerada a relação entre a durabilidade e o valor do produto. Em 2024, os consumidores devem seguir dando preferência para os itens que duram mais.

4. Produtos sustentáveis

Novamente citando o levantamento do Femmerverso, é interessante destacar que a sustentabilidade será fundamental em 2024.

As marcas devem seguir investindo em embalagens eco-friendly e ingredientes sustentáveis, alinhando-se com as preocupações ambientais dos consumidores. 

A tecnologia não ficará para trás, com perfumes inteligentes que se adaptam à pele e ao clima, proporcionando uma experiência personalizada.

Dicas práticas para vender linhas de perfumaria e dermocosméticos em sua farmácia

Além de conhecer as tendências de perfumarias para 2024, você, gestor farmacêutico, deve estar por dentro das melhores estratégias para vender esse tipo de produto. Veja, a seguir, algumas dicas:

Faça o gerenciamento de categorias

Uma organização clara e equilibrada é essencial para facilitar a navegação dos clientes e maximizar as vendas. 

A análise regular das vendas ajuda a manter o estoque alinhado com as demandas do mercado. Por isso, fazer o gerenciamento de categorias corretamente é tão relevante.

Conheça os produtos comercializados

Treine sua equipe para ser especialista nos produtos de perfumaria e dermocosméticos. Isso inclui responder a perguntas dos clientes e fornecer recomendações personalizadas. 

Também incentive os funcionários a experimentar os produtos para compartilhar experiências. Você pode distribuir amostras grátis para os colaboradores, por exemplo. 

Desse modo, eles terão contato com os itens que oferecem aos clientes e poderão dar instruções de uso e repassar informações com mais propriedade.

Capriche na apresentação visual no PDV

Posicione produtos populares em locais de destaque e utilize displays atraentes com iluminação adequada para chamar a atenção dos clientes. 

Também organize os produtos nas gôndolas de maneira lógica e atraente para facilitar a comparação. Isso facilita para que os clientes encontrem os produtos de perfumaria e decidam pela compra.

Proporcione testes

Ofereça amostras ou testers para que os clientes possam experimentar os produtos antes de comprar. Sentir o aroma dos perfumes, por exemplo, é essencial para escolher uma fragrância agradável.

Outra ideia, é realizar eventos ou demonstrações para gerar interesse em novos lançamentos e produtos em destaque.

Preste atenção nos feedbacks dos clientes

Dê atenção para o feedback dos clientes e use-o para aprimorar a seleção de produtos e o atendimento ao cliente. Isso ajuda a construir uma base de consumidores fiel e satisfeita.

Coloque em prática as nossas orientações e explore ao máximo as tendências de perfumaria para 2024 para aumentar os lucros da sua farmácia.

No próximo ano, também devem seguir em alta as vendas online. Então, prepare-se lendo o artigo que conta se vale a pena cadastrar a farmácia em aplicativos de delivery.

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