O Julho Amarelo é uma campanha de conscientização sobre as hepatites virais que tem se mostrado essencial para combater o avanço dessas doenças no Brasil.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o País registrou um número alarmante de casos confirmados ao longo dos anos, totalizando 718.651 ocorrências entre 2000 e 2021.
Ou seja, as hepatites virais são um problema de saúde pública, sendo que a hepatite C se destaca como a maior causa de óbitos relacionados a esse grupo de doenças.
Nesse contexto, as farmácias desempenham um papel fundamental na disseminação de informações e na promoção da prevenção e tratamento das hepatites virais. É aí que entra o Julho Amarelo!
Que tal saber mais sobre essa campanha e como implementá-la na sua farmácia? É só prosseguir com a leitura, que contaremos tudo!
Julho Amarelo: saiba mais sobre a campanha e as hepatites virais
O Julho Amarelo é uma campanha anual realizada no Brasil com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Instituída pela Lei nº 13.802/2019, o movimento busca conscientizar a população sobre a importância de conhecer os riscos, os sintomas e as formas de prevenção das hepatites.
As hepatites virais, cabe lembrar, são inflamações do fígado causadas por vírus, medicamentos, álcool, drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Muitas vezes, a doença não apresenta sintomas claros. Porém, quando eles ocorrem, podem incluir fadiga, febre, mal-estar, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), urina escura e fezes claras.
As hepatites virais se classificam em diferentes categorias. São elas:
- Hepatite A: infecção leve transmitida por via fecal-oral, relacionada às condições sanitárias precárias. Pode ser prevenida com vacinação;
- Hepatite B: transmitida principalmente por via sexual e contato sanguíneo. Prevenção por meio de vacinação e uso de preservativos;
- Hepatite C: transmitida principalmente por contato com sangue, é uma das principais causas de transplante de fígado. Não há vacina disponível;
- Hepatite D: ocorre apenas em pessoas infectadas com o vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B protege contra a infecção por hepatite D;
- Hepatite E: transmitida por via fecal-oral, pode causar epidemias em algumas regiões. Não se torna crônica, mas pode ser grave em mulheres grávidas.
A partir da conscientização e disseminação de informações, o Julho Amarelo busca alertar a população sobre a gravidade das hepatites virais.
A campanha aborda a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento adequado. Além disso, incentiva a adoção de medidas preventivas, como a vacinação e a prática de relações sexuais seguras.
5 ações para a sua farmácia realizar no Julho Amarelo
Consideradas como verdadeiros hubs de saúde, as farmácias têm um papel importante na campanha do Julho Amarelo.
Abaixo, veja algumas dicas para executar no seu estabelecimento:
1. Promova a conscientização de seus clientes
Desenvolva campanhas de conscientização tanto dentro da farmácia quanto em espaços externos, como por meio de cartazes, banners e faixas informativas.
Aborde informações sobre os diferentes tipos de hepatites virais, formas de transmissão, sintomas, prevenção e a importância do diagnóstico precoce.
Você também pode disponibilizar folhetos informativos para os clientes. Eles podem ser entregues pelo caixa ou colocados na sacola, junto com as compras realizadas.
No caso de entregas por delivery, é possível grampear os folhetos informativos junto às embalagens de entrega.
2. Realize testagem gratuita
Oferecer testes rápidos e gratuitos para hepatites virais é uma excelente forma de promover a detecção precoce e incentivar as pessoas a se preocuparem com sua saúde hepática.
O farmacêutico pode receber os clientes no consultório, fazer a coleta de material, emitir o laudo com os resultados e dar orientações para as pessoas positivadas.
Entre outras coisas, o farmacêutico deve orientar o paciente para buscar ajuda médica especializada, na rede pública ou privada, para realizar o tratamento correto.
3. Promova palestras e workshops
Realize palestras e workshops educativos em sua farmácia, convidando profissionais de saúde, como médicos ou enfermeiros especializados em hepatites virais, para compartilhar informações e responder a perguntas.
Também garanta que esses eventos cubram tópicos como prevenção, vacinação, riscos, tratamentos disponíveis e a importância de exames regulares.
Caso não haja um espaço físico suficiente para receber muitas pessoas na farmácia, é uma boa ideia realizar esses eventos online. As transmissões das palestras podem ser feitas nas redes sociais da drogaria, por exemplo.
A vantagem das transmissões online é que as pessoas podem enviar perguntas para serem respondidas ao vivo. Além disso, os vídeos ficam disponíveis para serem assistidos para quem não estava online no momento da atividade.
4. Firme parcerias com organizações locais
Estabeleça parcerias com instituições de saúde, ONGs ou grupos de apoio relacionados às hepatites virais em sua região.
Juntos, vocês podem promover eventos conjuntos, como mutirões de testagem, palestras em comunidades locais ou atividades de conscientização em locais de grande circulação, como centros comerciais.
Essas parcerias fortalecem a mensagem e ampliam o impacto da campanha. Além, é claro, de promoverem a sua farmácia e fortalecer a imagem do estabelecimento perante os públicos.
5. Fomente a campanha nas redes sociais
Use as redes sociais da sua farmácia para compartilhar conteúdo relevante sobre as hepatites virais ao longo do mês de julho.
Publique informações educativas, dados estatísticos, dicas de prevenção, histórias de sucesso de pacientes ou entrevistas com profissionais de saúde.
Também incentive os seus seguidores a compartilhar essas postagens para ampliar o alcance da campanha.
Lembre-se que o envolvimento dos profissionais de saúde é essencial para fornecer informações confiáveis e precisas aos clientes. Além, é claro, de encaminhá-los adequadamente para serviços de saúde, quando necessário.
Além do Julho Amarelo, esta época do ano também é marcada pela queda das temperaturas e o aumento das doenças respiratórias. Então, aproveite e leia o nosso artigo que explica como preparar o seu PDV para o inverno.